-
Gab a.
Espécie documental, exemplos: ata, carta, certidão.
Tipos documentais, exemplos: ata da reunião, certidão de nascimento.
Lembre-se sempre que os tipos documentais levam 2 palavras, SEMPRE.
-
Help nessa questão.
-
De acordo com
Bellotto, enquanto a espécie documental é a configuração que assume um
documento de
acordo
com a disposição e a natureza das informações nele contidas, o tipo documental
é a configuração que
assume
a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou.
20.11.00.01Termo
de Compromisso (espécie) + Estágio (atividade) = Termo de Compromisso de
Estágio
20.11.00.04 Declaração (espécie) + Estágio(atividade) =
Declaração de Estágio
-
A espécie documental é a configuração da informação no interior do documento, é seu aspecto formal, que determina a sua nomenclatura. Ex: ata, edital, decreto, contrato, etc.
A tipologia documental é a espécie acrescida de sua função, ou seja, é quando se considera não apenas a configuração do documento, mas também o contexto de sua produção e seu objetivo. Ex: edital de concurso público (espécie documental produzida com o objetivo de regulamentar um concurso), contrato de aluguel (espécie documental com a finalidade de selar um acordo de aluguel), etc.
A unidade de classificação é o menor item componente do plano de classificação, que não tem subdivisões.
Considerando que o plano acima é baseado em assuntos, então somente os assuntos devem ser classificados, e não as espécies e tipos documentais produzidos. Caso ocorra, o plano será limitado. Por exemplo, se em vez de classificar o assunto "pagamento" nós classificarmos a espécie "folha de pagamento", os demais documentos que tratem do mesmo assunto, como "contracheque" ou "comprovantes de transferência" não terão classificação.
É o que ocorre com "termo de compromisso de estágio" e "declaração de estágio". Nestes, o plano classifica o tipo, e não o assunto. Compromisso com o estágio pode gerar vários documentos, como termo de compromisso, termo de ciência, etc.
Gabarito do professor: Letra "A"