a) Errado. Se os juros reais da dívida forem negativos, aí é que teremos um superávit operacional. Isso significaria que o país é credor líquido e, portanto, computar os juros faria aumentar o resultado e não o contrário
b) Perfeito. Ter resultado primário positivo significa que o governo arrecadou mais do que gastou, excluindo-se os juros da análise. O resultado nominal será superavitário apenas se os juros sobre a dívida não compensarem este superávit primário.
c) Não podemos afirmar isso porque não sabemos o montante dos juros. Assim, não poderíamos medir como se comportaria o resultado operacional ainda que tenhamos a informação sobre a atualização monetária.
d) De novo, precisaríamos de mais informações. Para saber se haverá superávit ou déficit nominal, precisamos saber se o valor dos juros nominais supera ou não o resultado primário positivo alcançado.
e) Errado! Se os juros reais forem nulos, então resultado operacional é igual a resultado primário. Logo, teríamos também superávit operacional.
Resposta: B