SóProvas


ID
1493362
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Escola de bem-te-vis

            Muita gente já não acredita que existam pássaros, a não ser em gravuras ou empalhados nos museus - o que é perfeitamente natural, dado o novo aspecto da terra, que, em lugar de árvores, produz com mais abundância blocos de cimento armado. Mas ainda há pássaros, sim. Existem tantos, ao redor da minha casa, que até agora não tive (nem creio que venha a ter) tempo de saber seus nomes, conhecer suas cores, entender sua linguagem. Porque evidentemente os pássaros falam. Há muitos, muitos anos, no meu primeiro livro de inglês, se lia: “Dizem que o sultão Mamude entendia a linguagem dos pássaros ...”
            Quando ouço um gorjeio nestas mangueiras e ciprestes, logo penso no sultão e nessa linguagem que ele entendia. Fico atenta, mas não consigo traduzir nada. No entanto, bem sei que os pássaros estão conversando.
            O papagaio e a arara, esses aprendem o que lhes ensinam, e falam como doutores. E há o bem-te-vi, que fala português de nascença, mas infelizmente só diz o próprio nome, de- certo sem saber que assim se chama. [...]
            Os pais e professores desses passarinhos devem ensinar-lhes muitas coisas: a discernir um homem de uma sombra, as sementes e frutas, os pássaros amigos e inimigos, os gatos - ah! principalmente os gatos ... Mas essa instrução parece que é toda prática e silenciosa, quase sigilosa: uma espécie de iniciação. Quanto a ensino oral, parece que é mesmo só: “Bem-te-vi! Bem-te-vi!”, que uns dizem com voz rouca, outros com voz suave, e os garotinhos ainda meio hesitantes, sem fôlego para as três sílabas
.

                                               (MEIRELES, Cecília. O que se diz e o que se entende. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 95-96)

- ah! principalmente os gatos ... (4° parágrafo)

Explica-se o sentido do segmento transcrito acima como uma

Alternativas
Comentários
  • será que não pode ser a B também?

  • Gabarito: E.

    É de conhecimento geral (experiência pela vivência) que, na área urbana, os gatos representam uma grande ameaça aos pássaros.


    Bons estudos!

  • É impressionante. O cara pula pra CESPE, aí a prova é viajada. Volta pra FCC, a prova é viajada. Fica difícil saber o que o examinador quer. Ninguém acerta uma questão dessa por conhecimento. As pessoas acertam no achismo.

  • tipica questão em que há no mínimo três alternativas que a banca pode considerar como certa e justificar em eventual recurso!

  • Que questão é essa? KKKK ...concurso no Brasil tá uma palhaçada mesmo. O cara põe mais de uma alternativa que atende ao que pede. pra mim a B, a D e a E atendem plenamente a questão

  • Fui de D, e desci ladeira abaixo.

  • confesso que ja fiz essa questao em outro concurso. e todas as vezes que a fiz e marcava a A. mas hj eu acertei hehehe

  • Para mim, estão "corretas" a "B" e a "E" (gabarito)

     

    Isso é lamentável, a gente sabe. Questão de interpretação é assim: subjetiva. O examinador determina qual a alternativa correta, com base em julgamento próprio, sem qualquer base legal ou regra que dê suporte. Isto é, não existe em lugar nenhum a reposta; só no interior da mente do examinador. 

      

    É como eu sempre falo, questão de interpretação é a única que posso dar o luxo de errar.

  • Pessoal acertei a questão. Concordo com a explicação de Gilmar Rodrigues. 

    A questão não é absurda como dizem alguns colegas. Quem aqui não nunca assistiu ao desenho do piu piu com o gato frajola....

    É só uma questão de interpretar e eliminar as alternativas. Pronto!

  • A resposta poderia ser perfeitamente a Letra "C", na minha opinião.

  • Não importa se é do conhecimento geral que gatos fazem mal a passáros, isso não faz com que as outras alternativa estejam erradas. Esse é o ridículo da questão.

    I. É do conhecimento geral que gatos fazm mal a pássaros, e eu estou tentando passar uma certeza sobre essa afimação ao exclamá-la (Letra C certa, portanto)

    II. É do conhecimento geral que gatos fazm mal a pássaros, e eu estou fazendo uma observação imediatista sobre isso no meu travessão (Letra B correta, portanto)

  • Eu sofro em questão de interpretação da fcc. Senhoooor ajuda aqui

  • Questão não dá o comando adequado para responder de forma objetiva. Não diz se é inferência, compreensão, etc. Porém, concordo com o Robson, de fato a questão parece trabalhar com alusão ou referênciação dêitica, aquilo que não está no texto mas você só sabe se tiver conhecimento de mundo. Gabarito E.

     

  • Gab D

    a) dúvida? não há, súbita = repentina, errada

    b) não tem nexo

    c) preocupação ?não há

    d) lembrança? não há

    e) Gabarito, reflexão os gatos - ah! principalmente os gatos