SóProvas


ID
1493548
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o objetivo de refletir sobre um dos processos de sua área de trabalho, em busca de melhoria, Pedro Santos convidou sua equipe para a realização de um Brainstorming, já que esta ferramenta possui as características de:

I- indefinição de tempo;
II- presença de julgamento previo;
III- registro de ideias;
IV- liberação da criatividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • B)  O que é ? - O Brainstorming é uma técnica de geração de idéias em grupo que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes. Soluções criativas e inovadoras para os problemas. Origem: Foi originalmente desenvolvida por Osborn, em 1938. Em Inglês, quer dizer “tempestade cerebral”.  Regras do Brainstorming:  1. Enfatizar a quantidade e não a qualidade das idéias; 2. Evitar críticas, avaliações ou julgamentos sobre as idéias; 3. Apresentar as idéias tais como elas surgem na cabeça, sem rodeios, elaborações ou maiores considerações. Não deve haver medo de “dizer bobagem”. As idéias consideradas “loucas” podem oferecer conexões para outras mais criativas; 4. Estimular todas as idéias, por mais “malucas” que possam parecer;

    5. “Pegar carona” nas idéias dos outros, criando a partir delas; 6. Escrever as palavras do participante. Não interpretá-las


    Fonte: GESPUBLICA – Núcleo da Excelência Pública no Maranhão

  • Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade. tempestade de ideias. 

  •  

    Gabarito letra B.

     

     

     

    Ferramentas de Desenvolvimento de Alternativas - Brainstorming e Brainwriting

     

     

    Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de alternativas é o brainstorming, ou “tempestade de ideias”. O objetivo dessa ferramenta é criar um ambiente em que as críticas sejam “suspensas” e que existam, portanto, um encadeamento de ideias.
    Dessa maneira, um grupo de pessoas se reúne em um ambiente e começa a “jogar soluções ao vento”, ou seja, cada pessoa pode sugerir qualquer ideia, por mais “louca” que possa parecer à primeira análise.
    Quando um número razoável de alternativas tenha sido gerado, esse processo se interrompe. Portanto, o próximo passo acontece com a seleção das melhores alternativas geradas no brainstorming.

    De acordo com Maximiniano: Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia. Esses dois princípios asseguram que pessoas se exprimam livremente, sem receio de críticas, e que as ideias se associem e gerem novas ideias, num processo em que o objetivo é assegurar primeiro a quantidade de alternativas.

    Brainwriting. Nessa ferramenta, as ideias não são passadas de modo oral, e sim através de papéis que são trocados entre a equipe, sem que as pessoas fiquem sabendo quem escreveu cada sugestão.

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Gabarito Letra B.

    Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade. tempestade de ideias. 

  • GABARITO: LETRA B

    Brainstorming é o nome dado à uma técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos.

    Popularizado pelo publicitário e escritor Alex Faickney Osborn, o termo no Brasil também é conhecido como ‘Tempestade de ideias’. Tal técnica vem sendo considerada a espinha dorsal em muitas áreas, como a publicidade, o marketing, a Gestão de Processos, bem como todas as ramificações da engenharia.

    O brainstorming é uma técnica usada para levantar ideias de soluções de problemas ou para criar coisas novas. 

    A dinâmica da reunião pode ser resumida da seguinte forma:

    Explicação do problema;

    Anotação das ideias por parte de cada participante;

    Apresentação das ideias para o grupo;

    Agrupamento das ideias;

    Encerramento.

    Na prática, existem muitas variações para a reunião de brainstorming. É bastante comum as equipes partirem para a exposição, em voz alta e sem filtro, de “toda ideia que passar pela cabeça”.

    Princípios de Alex Osborn:

    Sem críticas

    Buscar volume de ideias

    Combinar ideias similares

    Wechsler (2002, p. 224) e Alencar (2000, p. 49) que enfocam:

    Não critique: em nenhum momento as ideias geradas pela etapa de ideação podem ser criticadas ou censuradas, pois tais atitudes tendem a bloquear a linha criativa das pessoas prejudicando assim toda a seção;

    Suspenda julgamentos;

    Quanto mais ideias melhor: através da quantificação de ideias aumentam as chances de surgirem ideias consideradas eficazes para um determinado contexto;

    Pegue carona nas ideias dos outros: significa complementar ou aperfeiçoar uma ideia trazida por outro companheiro do grupo;

    Crie um ambiente de humor livre de punições: isso ajuda a remover distrações e demais problemas que cada individuo possa ter ao concentrar sua mente na geração de ideias.

    MEUS RESUMOS + PROF. PERONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.