Em relação às finalidades especificamente atribuídas à emissão dos títulos públicos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(V) Refinanciamento da divida pública. O mais claro objetivo, definido pela própria Secretaria do Tesouro Nacional, responsável pela emissão dos mesmos.
(V) Financiamento do déficit orçamentário. Os títulos têm a finalidade de captar recursos para as atividades estatais, o que equivale a financiar o déficit público primário (receita menos despesa, excluindo pagamento de juros da dívida).
(F) Execução da política monetária. A maioria pôs verdadeiro aqui, suponho, pelo simples fato de que a política monetária manipula a taxa dos títulos públicos. O Banco Central (executor da política monetária) não é o responsável pela emissão, como visto, mas pela definição taxa básica de juros da economia (via reunião do COPOM), o que afeta não só o juros do título do governo, como pretende afetar outras taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Desde a LRF (Art. 34), o executor da política monetária não emite mais título público. É para pegar o candidato com as calças curtas, pois apesar de já ter emitido título no passado, agora o Banco Central só manipula o seu rendimento. O mecanismo de política monetária chamado "Open Market" é um ambiente onde o Banco Central realiza a compra e venda de títulos públicos com os bancos comerciais. Já a emissão pertence à Secretaria de Tesouro Nacional.
Avisem-me qualquer erro.
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX