SóProvas


ID
1493869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                   Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A conservação in situ é menos onerosa que a conservação ex situ

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A conservação in situ, ou seja, dentro do habitat natural, é menos onerosa que a conservação ex situ, ou seja, em cativeiro, fora do habitat natural, uma vez que não precisa fazer construção de seções de animais.

  • GABARITO: CERTO.

    .

    A conservação ex situ, que é fora do habitat natural (pode ser uma área selvagem, como um santuário ou cativeiro, como zoológicos ou outro local semelhante), acaba sendo mais onerosa do que a conservação in situ, que é dentro do habitat natural da espécie, pois há todo um custo com a manutenção do local, tratamentos, infraestrutura, etc.

  • Gabarito: certo.

    Todavia é questionável. Basta analisar a situação nacional das unidades de conservação. Para a conservação realmente acontecer há muito investimento!

  • E se o habitat natural estivesse completamente exaurido? As vezes é mais fácil e menos oneroso proteger as espécimes em áreas menores e mais protegidas do que restaurar o habitat e torcer que não haja novamente a intervenção humana. Esta questão facilmente poderia ter sido anulada uma vez que da a entender que sempre in situ será mais barato.

  • Gabarito: Certo

    Porém isso é questionável dependendo dos tipos de custos que são contabilizados, e sabemos que a regularização/criação de unidades de conservação podem ser burocráticas por exemplo...