SóProvas



Questões de Fundamentos


ID
333085
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A área de uso sustentável, em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
O texto acima refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Art .   15.   A  Área  de  Proteção  Ambiental  é  uma  área  em  geral extensa,   com  um  certo  grau  de  ocupação  humana,
    dotada  de  atribut os  abióticos,   bióticos,   estéticos  ou  culturais  especialmente  importantes  para  a  qualidade  de  vida  e  o
    bem­ estar  das  populações  humanas,   e  tem  como  objetivos  básicos  proteger  a  diversidade  biológica,   disciplinar  o
    processo  de  ocupação  e  assegurar  a  sustentabilidade  do  uso  dos  recursos  naturais. 


ID
541168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O talco pode ser riscado pelo quartzo porque o(a)

Alternativas

ID
541180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual o bioma brasileiro influenciado pelo clima subtropical, com ocorrência no sul do Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Que venha o IBGE

    O clima Subtropical existe abaixo da linha do trópico de capricórnio, que corta o estado de SP, e com isso é possível eliminar as opções: Amazônia, Caatinga, Cerrado.

    Como é dito que a ocorrência é no SUL do Brasil, podemos eliminar também a Mata Atlântica, já que essa é nativa desde o Nordeste até o Paraná.

    Portanto, gabarito letra E

  • O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território nacional. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

    A floresta amazônica é conhecida como abrigo da maior biodiversidade do mundo, pois nela podem ser encontradas milhares de espécies animais, vegetais e micro-organismos. Além da variedade de seres biológicos, a região conta com muitos rios, os quais formam a maior reserva de água doce de superfície disponível no mundo. O clima que caracteriza a região é o equatorial úmido. Quanto ao relevo, é possível perceber diferentes formações, como planaltos e planícies.

    Vamos analisar com mais calma alguns elementos que compõem este rico bioma.     

    O Bioma Cerrado

    Imprimir

    E-mail

    O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

    Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

     

    Mapa: Uol Educação

     

    A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais.

    Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano. 

     

  • No Brasil, o bioma Campos Sulinos abrange parte do território do Rio Grande do Sul. São cerca de 170 mil Km2. Além das fronteiras do país, ele se estende por terras do Uruguai e da Argentina.

    Os campos sulinos são também conhecidos como pampas, palavra de origem indígena que quer dizer “região plana”. Na verdade, os pampas são apenas um pedaço das terras dos campos sulinos. O bioma engloba também campos mais altos e algumas áreas semelhantes a savanas.  

    Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná,  Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.

    Cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica, as nascentes e mananciais abastecem as cidades, esse é um dos fatores que tem contribuído com os problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição.  A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à da Amazônia. Os animais mais conhecidos da Mata Atlântica são: Mico-Leão-Dourado, onça-pintada, bicho-preguiça e capivara.

  • pampa = campos sulinos


ID
545578
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O planeta Terra pode ser dividido em regiões de grande extensão, nas quais se desenvolvem, especificamente, determinados tipos de vida. Esses grandes ecossistemas são denominados biomas. O bioma localizado ao sul do Brasil, com predomínio de vegetação herbácea, geralmente baixa, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Tundra, taiga e deserto não estão localizados no Brasil.

    Por eliminação resta floresta tropical e campos limpos, como a questão falou bioma localizado no SUL, não é floresta tropical, logo, campos limpos.

     

  • Bioma Pampa. Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores). No Brasil, o Pampa está presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também territórios da Argentina e Uruguai. Os Campos da Região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”, entretanto, esta denominação corresponde somente a um dos tipos de campo, encontrado mais ao sul do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina. Logo, campos limpos é a alternativa que mais se aproxima a essa pergunta. https://www.ibflorestas.org.br/bioma-pampa.html


ID
545584
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No estudo da dinâmica de populações, a zona de interseção entre dois ou mais ecossistemas, na qual se verifica que tanto a densidade quanto o número de espécies são maiores que nos ecossistemas vizinhos, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Ecótone ou ecótono: é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas -- isto é, a totalidade da flora e fauna que faz parte de um mesmo ecossistema e suas interações. Por isso, os ecótonos são ricos em espécies, sejam elas provenientes dos biomas que o formam ou espécies únicas (endêmicas) surgidas nele mesmo. (http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28830-o-que-sao-ecotonos/)

    Xerófito: vegetal adaptado para sobreviver e desenvolver-se nos em nos climas muito secos Autóctone: é toda substância ou organismo nativo de determinada região. As espécies autóctones ou nativas são aquelas características da região, em contraposição às espécies exóticas ou cultivadas, que são trazidas de outros locais. (http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-853-9568,00.html) Alóctone: que não é originário do país ou região em que habita, inverso de autóctone.
  • Comentários

    Ecótone ou ecótono: é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas;

    Xerófitovegetal adaptado para sobreviver e desenvolver-se nos em nos climas muito secos;

     Autóctone: é toda substância ou organismo nativo de determinada região. As espécies autóctones ou nativas são aquelas características da região, em contraposição às espécies exóticas ou cultivadas, que são trazidas de outros locais (Alóctone).

    Alóctone: não tem origem no local onde se encontra ou onde se manifesta, não é nativa. 

    Gabarito: “A”


ID
556096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É de conhecimento público a existência de recursos provenientes dos royalties de petróleo. Também no setor elétrico há um sistema de compensação financeira aos estados e municípios pela exploração de recursos hídricos, visando à produção de energia elétrica. A determinação de uma tarifa atualizada de referência, com a qual serão calculados os valores a serem pagos como compensação, é de competência da(o)

Alternativas
Comentários
  • A competência é Irrenunciável; Imprescritível; Intransferível e Imodificável pela vontade das partes.

  • A competência é Irrenunciável; Imprescritível; Intransferível e Imodificável pela vontade das partes.


ID
560932
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O aumento de problemas ambientais, as modificações do clima e o estudo de fontes alternativas de energia são considerados nas discussões que mobilizam o mundo. São fontes alternativas de energia (fontes de energia renováveis):

Alternativas
Comentários
  • Inúmeras são as fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que essas fontes se dividem em dois tipos, as fontes de energia renováveis e as não renováveis.

    As fontes de energia renováveis, são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte, exemplos deste tipo de fonte são a energia eólica e solar.

    Por outro lado as fontes de energias não renováveis têm recursos teoricamente limitados, sendo que esse limite depende dos recursos existentes no nosso planeta, como é o exemplo dos combustíveis fósseis.

    Algumas das energias renováveis onde actualmente existe um maior desenvolvimento

    Biomassa: utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc).

    Energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção superam os benefícios.

    Energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores. Suas vantagens são: é abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preços relativamente competitivos.

    Etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia eléctrica. Suas vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.

    Biodiesel: o biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. Vantagens: é renovável, não é poluente. Desvantagem:  existe o esgotamento do solo.

    Exemplos de Fontes de Energias Renováveis:

    Energia Hídrica;

    Energia Eólica;

    Energia Solar;

    Energia Geotérmica;

    Energia das Ondas e Marés;

    Energia da Biomassa.

    Fontes de energia não renováveis

    Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental.

    Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas. Exemplos de Fontes de Energias não Renováveis:

    Energia Do Carvão;

    Energia do Petróleo;

    Energia do Gás Natural;

    Energia do Urânio.

    A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, mas além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos.


ID
560938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A crosta terrestre é constituída por elementos e componentes inorgânicos sólidos e massas de um ou mais minerais chamados rochas. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - Os minerais compõem a crosta terrestre e são fontes de quase todos os recursos renováveis que utilizamos.

II - Rochas são combinações sólidas de um ou mais minerais que fazem parte da crosta terrestre.

III - As rochas ígneas são aquelas que se formam na superfície terrestre ou abaixo dela.

 
IV - Como exemplo de rocha sedimentar podemos citar o granito. 

V - As rochas metamórficas formam-se quando uma rocha preexistente é sujeita a altas temperaturas e pressões.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
564811
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Todos os seres vivos precisam de energia para suas sobrevivências. Qual das seguintes descrições corresponde ao comportamento de seres autótrofos fotossintetizantes?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Erro da A: Síntese de substâncias ORGÂNICAS


ID
564883
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O petróleo não convencional pode ser definido como aquele que comumente é explorado e produzido fora das condições tecnológicas usuais, a custos mais elevados, de qualidade inferior, e explorado em áreas de difícil acesso ou remotas. Nessa classificação, encontram-se os óleos

Alternativas

ID
766867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

Com base na biogeografia de ilhas, os fragmentos melhores seriam aqueles com uma menor relação área/perímetro.

Alternativas
Comentários
  • EXEMPLO :

    AREA 1 :COM 4ha de area e perimetro de 1000m => 4/1000=0.004 (realção maior) perimetro menor - situação melhor

    AREA 2: COM 4ha de area e perimetro de 4000m=> 4/4000= 0.001 (relação menor) perimetro maior - situação pior

  • '' Seriam Aqueles''


ID
766870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

Os corredores ecológicos podem facilitar a propagação do fogo e de espécies exóticas introduzidas pelo homem.

Alternativas
Comentários
  • Pode também ocorrer uma maior propagação de doenças, competição com espécies domésticas ou mesmo fenômenos naturais, como o fogo, que destroem a conectividade entre os fragmentos. Ainda não é bem compreendido como que os corredores ecológicos favorecem a biodiversidade.

  • Como são conectores, podem tanto ajudar na propagação da bodiversidade quanto na de fogo e espécies exóticas.


ID
766873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

Os corredores ecológicos pertencem a uma das categorias de áreas de preservação permanente previstas no Código Florestal Brasileiro, não alterada pela Medida Provisória n.º 2.166/2001.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    XIX - corredores ecológicos: porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

    Lei 12.651/12 (Código Florestal)

    Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

    II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

    a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;

    b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;

    III - as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais, decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento;

    IV - as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros;

    V - as encostas ou partes destas com declividade superior a 45º , equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive;

    VI - as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues;

    VII - os manguezais, em toda a sua extensão;

    VIII - as bordas dos tabuleiros ou chapadas, até a linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais;

    IX - no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25º , as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação;

    X - as áreas em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação;

    XI - em veredas, a faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.


ID
766879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

No estudo apresentado, os fragmentos ripários mais estreitos podem ser aqueles que incluem, em sua maioria, apenas as áreas anualmente inundadas pelas cheias do rio (mata de várzea).

Alternativas
Comentários
  • Várzea é um tipo de vegetação característico da , que ocorre ao longo dos rios e planícies inundáveis. Esse ambiente é periodicamente inundado e está sob o regime hidrológico do  e de seus tributários mais próximos, por isso é bastante dinâmico, sendo constantemente remodelado pelos rios.

    A floresta de várzea apresenta menor diversidade de plantas do que a terra firme, pois poucas espécies dispõem de mecanismos morfofisiológicos que tolerem o ritmo sazonal de inundação. Mas ainda assim apresenta alto valor, pois contempla espécies restritas e características desse . Além disso, a várzea apresenta uma alta concentração de , resultado da grande quantidade de nutrientes no solo.

  • Questão incompleta.

  • Quanto ao conceito do zona ripária:

    Designa-se como zona ripária, zona ripícola (do latim ripa: 'margem', 'ribanceira') ou zona ribeirinha um bioma que se distingue pela interação entre vegetação, solo e um curso d'água. ... Tecnicamente, as zonas ripárias são tratadas como biomas, ou seja, conjuntos de ecossistemas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_rip%C3%A1ria

    Bons estudos.


ID
766912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

O Pleistoceno pertence à era Mesozóica.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O pleistoceno pertence à era cenozoica.

  • sem texto de novo.

ID
766915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O cenário da fauna sul-americana era bem diferente há dez mil anos. Os cerrados e o Pantanal eram mais parecidos com a savana africana, com animais que pesavam até 4 t. Na América do Sul, porém, esses mamíferos imensos eram únicos, incluindo preguiças terrestres, cavalos nativos, gliptodontes (parecidos com tatus), gonfotérios (parentes dos elefantes), toxodontes (semelhantes a hipopótamos) e tatus gigantescos. Hoje, a cena é bem diferente: apenas o cervo-do-pantanal e a anta pesam mais de 100 kg. Os enormes animais (megafauna) do Pleistoceno certamente se alimentavam de frutos. A comparação com animais de tamanho similar existentes hoje na África e na Ásia leva a crer que a megafauna extinta foi muito importante na dispersão de sementes em ambientes abertos sul-americanos. Se essa megafauna desapareceu, como muitas das plantas cujas sementes ela provavelmente dispersava conseguiram sobreviver até os dias atuais?

Idem, ibidem, p. 83-4 (com adaptações)


Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.



A principal hipótese para responder à pergunta lançada pelo texto é a da dispersão secundária.

Alternativas
Comentários
  • A dispersão secundária de sementes realizada pela fauna é particularmente importante em regiões tropicais. Cerca de 90% das espécies arbóreas de florestas tropicais tem suas sementes dispersadas por animais, fator este importante na manutenção das populações de espécies vegetais.

    https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/936771/ecologia-da-dispersao-secundaria-de-frutos-da-castanheira-bertholletia-excelsa-no-estado-do-acre-brasil


ID
766918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

A dispersão não é uma questão importante quando se trata de recuperação de hábitats em unidades reflorestadas com vegetação nativa e protegidas da ação do homem, de forma a se obter a sucessão ecológica.

Alternativas
Comentários
  • É uma das questões mais importantes.


ID
766921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

A vantagem adaptativa da dispersão é evitar a competição intra-específica por água e luz e diminuir a taxa de mortalidade intrapopulacional.

Alternativas
Comentários
  • "A dispersão de sementes é um processo importante para as plantas, pois permite uma ampliação da distribuição espacial dos seus descendentes, diminuindo a mortalidade de sementes decorrente de processos denso-dependentes, como a competição intraespecífica e o ataque por patógenos e predadores (Janzen, 1970; Connell, 1971). Além de reduzir os efeitos denso-dependentes, a dispersão da semente permite sua chegada até locais cujo hábitat pode ser mais propício ao seu desenvolvimento do que locais próximos da planta-mãe. Essa chegada até habitat adequado pode ser favorecido pela dispersão direcional, quando a dispersão das sementes pelos agentes dispersores não se dá de forma aleatória (Howe & Smallwood, 1982). Tanto a diminuição dos efeitos negativos de permanecer ao lado da planta-mãe, quanto a dispersão direcional até habitats adequados, aumentam as chances da semente germinar e da futura plântula ter um estabelecimento bem sucedido e sobreviver até sua reprodução."


ID
766963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As figuras abaixo mostram o resultado de uma pesquisa relativa a mudanças no uso do solo na região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas, no município de Pirassununga – SP, e foram reproduzidas de V.R. Pivello et al. O Uso do Solo na Região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas (Pirassununga – SP) e Seu Atual Papel como Unidade de Conservação. In: L. L. Leite e C. H. Saito. Contribuição ao Conhecimento Ecológico do Cerrado. Brasília, Departamento de Ecologia – Universidade de Brasília, p. 286-94.

Alternativas
Comentários
  • questão incompleta

  • questão sem nada pra marcar? kkk
  • Han!!???


ID
766987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

A Convenção sobre Diversidade Biológica, apesar de adotar a doutrina do patrimônio comum da humanidade para a biodiversidade, não aplica o princípio da não-apropriação da biodiversidade.

Alternativas
Comentários
  • questão confusa, para mim seria anulada. Sobre o tema:

    Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi estabelecida a Convenção sobre a Diversidade Biológica. Como objetivos da convenção estão “a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes, e a repartição equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos... levando em conta todos os direitos sobre tais recursos e tecnologias”. Países signatários também são obrigados a “respeitar, preservar e manter o conhecimento, inovações e práticas das comunidades locais e populações indígenas com estilos de vida tradicionais relevantes à conservação e utilização sustentável da diversidade biológica”, assim como “encorajar a repartição justa e equitativa dos benefícios oriundos da utilização desse conhecimento, inovações e práticas”. Tais diretrizes estabeleceram, portanto, que cada país tem direito sobre seus recursos naturais, e que suas áreas não devem ser exploradas sem a devida autorização, condenando os pilares que sustentam a prática da biopirataria.

  • No preâmbulo já temos o trecho:

    "Reafirmando que os Estados têm direitos soberanos sobre os seus próprios recursos biológicos".

    Acho que quiseram dizer que, apesar da diversidade do planeta ser considerada um bem comum, os Estados tem autonomia para explorar seus recursos. Tanto que a partir da CDB que começaram a pensar em normas para regular o patrimônio genético...


ID
766990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos


Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

Se a fusão celular for produzida mediante métodos tradicionais de cultivo, à situação descrita não se aplicará a lei que trata dos organismos geneticamente modificados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 11105/2005

     Art. 4º Esta Lei não se aplica quando a modificação genética for obtida por meio das seguintes técnicas, desde que não impliquem a utilização de OGM como receptor ou doador:

    I – mutagênese;

    II – formação e utilização de células somáticas de hibridoma animal;

    III – fusão celular, inclusive a de protoplasma, de células vegetais, que possa ser produzida mediante métodos tradicionais de cultivo;

    IV – autoclonagem de organismos não-patogênicos que se processe de maneira natural. 

  • uma dessas é torcer pra n cair...

ID
766993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

As orquídeas e bromélias pertencem, respectivamente, às famílias liliácea e bromeliácea.

Alternativas
Comentários
  • Família das orquídeas: Orchidaceae

    Família das bromélias: Bromeliaceae


ID
766996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

Apesar de ações negativas por parte de turistas e comerciantes não- conscientizados, como as descritas no texto, o turismo não é legalmente considerado atividade impactante, sendo dispensado da cobrança de taxa de controle e fiscalização ambiental (TCFA).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 6938/1981(PNMA)

    Art. 17-C. É sujeito passivo da TCFA todo aquele que exerça as atividades constantes do Anexo VIII desta Lei.        (Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)

    ANEXO VIII

    (Incluído pela Lei nº 10.165, de 27.12.2000)

    atividades potenciaLmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais

    Código: 19

    Categoria: Turismo

    Descrição complexos turísticos e de lazer, inclusive parques temáticos.

    Pp/gu: Pequeno


ID
766999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

A chapada é uma formação pedológica de elevação do horizonte A, que se destaca na paisagem do semi-árido.

Alternativas
Comentários
  • São formados por ABC

  • formação geológica, não pedológica


ID
767017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Graças às políticas de proteção, a baleia jubarte não faz mais parte da lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Alternativas
Comentários
  • baleia jubarte atualmente encontra-se seriamente ameaçada de extinção, estando incluída em várias listas de animais ameaçados, inclusive na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de extinção, apesar do número de baleias ter aumentado na costa brasileira nestes últimos anos (Hetzel e Lodi, 1993).

  • Na verdade, esta informação está desatualizada (é de 20 anos atrás). Hoje, após um longo processo de conservação (no Brasil com o Projeto Baleia Jubarte, por exemplo), a população de baleias foi contabilizada em aprox. 25 mil indivíduos (muito diferente dos menos de 500 à época antes dos projetos de conservação), o que configura que elas não mais se encontram ameaçadas de extinção.

  • Questão desatualizada.


ID
767020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma Unidade de Conservação em que são permitidos a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

  • Certo.

    LEI Nº 9.985 DE 18 DE JULHO DE 2000

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    § 1o O Parque Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

    § 2o A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e àquelas previstas em regulamento.

    § 3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.

    § 4o As unidades dessa categoria, quando criadas pelo Estado ou Município, serão denominadas, respectivamente, Parque Estadual e Parque Natural Municipal.


ID
767023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O zoneamento ecológico-econômico (ZEE) não pode ser utilizado para proteger a baleia jubarte, pois ele é um instrumento continental da Política Nacional do Meio Ambiente, dissociado do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro está dentro da Política Nacional de Gerenciamento Costeiro que está dentro do Plano Nacional de Meio Ambiente

  • Gabarito: errado.

    Decreto 4297/2002(Zoneamento ecológico-econômico)

    Art. 14. As Diretrizes Gerais e Específicas deverão conter, no mínimo:

    II - necessidades de proteção ambiental e conservação das águas, do solo, do subsolo, da fauna e flora e demais recursos naturais renováveis e não-renováveis;


ID
767026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Políticas de proteção à baleia jubarte estão de acordo com os objetivos da Lei n.º 7.661/1988 (Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro).

Alternativas
Comentários
  • Certo, por coerência.


ID
767029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

A defesa da baleia jubarte pode ser fortalecida com a implantação, nas escolas da costa leste brasileira, da educação ambiental como disciplina específica no currículo escolar do ensino fundamental, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9795/1999(PNEA)

    Art. 10. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

    § 1º A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.

  • que questão boa, na moral..
  • Seria ótimo implementar a educação ambiental como disciplina específica desde os primeiros ensinamento, teríamos seres humanos mais conscientes com certeza.


ID
767050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos


Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

Campos Sulinos foram consideradas todas as formações campestres do tipo savânico ocorrentes no sul do país, incluindo-se aquelas entremeadas à região da floresta ombrófila mista até os campos na campanha gaúcha.

Alternativas
Comentários
  • os pampas são formados conforme características pedológicas específicas. De uma forma ou de outra "o que está em cima é defino por aquilo que está embaixo. Dizer que a região da floreta ombrófila mista é do bioma "campos sulinos" é errado. As características do solo nas florestas omrófilas, certamente, são bem diversas 

  • Os pampas são estepes e não savanas.


ID
767053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

A classe de legenda “extrema importância biológica”, no mapa, foi definida exclusivamente pela presença de endemismo, que se justifica por si só.

Alternativas
Comentários
  • NÃO!!!!

    Você está no artigo errado!!!

    Se trata do artigo 22 e não do artigo 10 que você mencionou!!

    Correto são 10 anos e o fechamento temporário é sim possível!

  • QConcursos, se não colocar o mapa fica bem difícil de resolver a questão viu.

  • Marquei "errado" e acertei, por conta do termo "exclusivamente".


ID
767059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

O referido workshop levou em consideração os diferentes aspectos biológicos da biodiversidade, excluindo os aspectos socioeconômicos, que pertencem à alçada do zoneamento ecológico-econômico.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, por conta do "excluindo os aspectos socioeconômicos".


ID
767092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A reserva legal deve corresponder a 80% de uma propriedade rural situada em área de floresta localizada na amazônia legal; a 35%, quando situada em área de cerrado localizado na amazônia legal; a 20%, quando situada em área de floresta ou formas de vegetação nativa localizada nas demais regiões do país; a 20%, nos campos gerais localizados em qualquer região do país.

Alternativas
Comentários
  • Imóvel localizado na Amazônia Legal:

    • 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas;
    • 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado;
    • 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais.

    Imóvel localizado nas demais regiões do País:

    • 20% (vinte por cento).

  • Imóvel localizado na Amazônia Legal:

    • 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas;
    • 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado;
    • 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais.

    Imóvel localizado nas demais regiões do País:

    • 20% (vinte por cento).

    Bendito serás!!


ID
767095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As áreas de proteção ambiental (APAs) são unidades de conservação de proteção integral, onde todo e qualquer empreendimento exige o estudo prévio de impacto ambiental.



Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/200(SNUC)

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Área de Proteção Ambiental;

    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;

    III - Floresta Nacional;

    IV - Reserva Extrativista;

    V - Reserva de Fauna;

    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e

    VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • UCs de Proteção Integral

    ESte PARQUE RESERVA um MONUMENTAL REFÚGIO da VIDA SILVESTE

    Estação Ecológica; 

    Parque Nacional; 

    Reserva Biológica;

    Monumento Nacional; 

    REfúgio de VIda Silvestre


ID
767101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os corredores ecológicos são unidades de conservação de uso sustentável que se destinam ao manejo ambiental visando ao uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e à subsistência extrativista de uma comunidade, com produtos como a borracha, a castanha, os pescados e a flora medicinal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/200(SNUC)

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Área de Proteção Ambiental;

    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;

    III - Floresta Nacional;

    IV - Reserva Extrativista;

    V - Reserva de Fauna;

    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e

    VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • Os corredores ecológicos são instrumentos de planejamento da paisagem com o objetivo principal de garantir que as Unidades de Conservação – UC não se transformem em “ilhas”. 

  • essas são um presente...

ID
767104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As áreas de preservação permanente (APP) são unidades de conservação de caráter particular e com função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e da flora, assim como de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/200(SNUC)

    Art. 21. A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. (Regulamento)

  • O erro está em classificar APP's como unidades de conservação.

  • As áreas de preservação permanente (APP) são unidades de conservação de caráter particular e com função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e da flora, assim como de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

  • Errada

    12.651/2012, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações.

    Não é uma área particular, como afirma o texto.


ID
767122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Nas etapas iniciais da sucessão, o resultado líquido da fotossíntese é maior que o do processo de respiração, resultando em acúmulo de biomassa, o que significa crescimento na floresta. A organização florística e estrutural resulta da competição e de outros processos bióticos e abióticos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • O acúmulo de biomassa é maior no período de crescimento inicial. Espécies mais jovens acumulam mais biomassa em menos tempo.

  • A organização florística e estrutural resulta da competição?


ID
767125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A regeneração natural por meio do banco de sementes e da chuva de sementes tem pequena importância no processo de sucessão, pois a comunidade que retorna é composta principalmente por espécies inéditas no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    Conforme as forças que direcionam o processo, a sucessão pode ser dos seguintes tipos:

    • Sucessão Autogênica: provocada por mudanças originadas por processos biológicos internos ao ecossistema.
    • Sucessão Alogênica: quando ocorrem mudanças por forças externas ao ecossistema, como tempestades, incêndios e processos geológicos.

    Logo, qualquer interferência externa pode sim afetar a sucessão, principalmente a primária.

    todamateria.com.br/sucessao-ecologica/

  • A regeneração natural possui suma importância no processo de sucessão ecológica e as espécies que retornam não são diferentes/inéditas.


ID
767128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Teoricamente, a seqüência natural de comunidades que se sucedem no processo referido no texto seria: comunidade inicial → comunidades intermediárias →comunidades tardias → comunidade clímax. Nessa seqüência, ocorreria também o aumento da biomassa, da complexidade florística e estrutural e da complexidade nas relações biológicas locais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A sucessão ecológica pode ser dividida em três estágios: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax. Veja, a seguir, mais sobre cada um desses estágios.

    É formada pelos primeiros organismos que se instalam em uma região, como os líquens e musgos em rochas. De uma maneira geral, as espécies pioneiras apresentam como características: o crescimento e amadurecimentos rápidos, fácil dispersão e brotos que são intolerantes à sombra. Essas características tornam as espécies pioneiras organismos com grande capacidade de colonização.

    O desenvolvimento da comunidade pioneira está diretamente relacionado com o das comunidades intermediárias. Algumas vezes observamos que a comunidade pioneira é responsável por facilitar o desenvolvimento de outras espécies, uma vez que é responsável por aumentar, entre outros fatores, a BIOMASSA da região.

    Entretanto, nem sempre isso é observado. Algumas espécies podem inibir o desenvolvimento de outras, e outras espécies, no entanto, podem desenvolver-se sem influenciar as demais.

    É aquela que se apresenta como uma comunidade de transição, em que é observado um aumento na diversidade, porém o ecossistema ainda não atingiu seu auge.

    É aquela em que se observa o auge da diversidade em um ecossistema. Nessa comunidade o que se percebe, geralmente, é uma maior biomassa e também uma teia alimentar mais complexa do que nas outras comunidades.

    https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sucessoes-ecologica.htm


ID
767131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Em teoria, uma estratégia para a aceleração do processo de sucessão em área desmatada consiste, nas etapas iniciais, no plantio de enriquecimento com espécies tardias ou clímax, a pleno sol, evitando-se, dessa forma, a longa seqüência de comunidades pioneiras e intermediárias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A sucessão ecológica pode ser classificada quanto à natureza do substrato que dá origem ao processo em: sucessão primária e sucessão secundária.

    A sucessão primária tem início em uma área desabitada.

    As espécies pioneiras conseguem se estabelecer em locais inóspitos, sujeitas à diversas condições ambientais e abrem caminho para o estabelecimento de novas espécies.

    São exemplos de espécies pioneiras os líquens e as gramíneas.

    A colonização de espécies pioneiras é importante para o processo de sucessão. A partir das pioneiras, as condições originais do ambiente começam a ser alteradas.

    A sucessão secundária ocorre em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica. Por isso, apresentam mais condições para o estabelecimento de seres vivos.

    Como exemplo estão as clareiras, as áreas desmatadas e os campos de cultivo abandonados.

    A sucessão secundária desenvolve-se mais rapidamente que a primária.

    https://www.todamateria.com.br/sucessao-ecologica/


ID
767134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As clareiras resultantes da queda de árvores exercem papel fundamental na renovação das florestas e na manutenção da sua diversidade. Seu efeito principal é a facilitação da penetração da luz até os níveis mais baixos da floresta, estimulando o crescimento de arvoretas e o florescimento de plantas arbustivas e herbáceas.

Alternativas
Comentários
  • CORRECTO

  • Achei tudo muito absurdo.

  • As clareiras naturais são responsáveis pela regeneração de florestas tropicais, contribuindo de forma significativa para sua diversidade florística (Brokaw, 1982a; Denslow & Hartshorn, 1994).


ID
1079281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo do tempo, o homem alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência, sem causar grandes danos ao meio ambiente. No entanto, à medida que a sobrevivência ficou associada à vida em grandes comunidades, as alterações da natureza tornaram-se cada vez maiores e, com isso, a degradação ambiental foi inevitável. Hoje, o debate é sobre as alternativas possíveis para reverter o quadro de degradação atual ou pelo menos minimizar os efeitos. A valoração socioeconômica dos danos ambientais, assim como a contabilidade ambiental, são ferramentas que procuram chegar a resultados que exprimam, com algum grau de confiabilidade, os custos ambientais decorrentes de certos danos ou impactos causados ao meio ambiente e para as comunidades em geral.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens 112 e 113, a respeito da degradação e valoração ambientais.


As plantas invasoras são consideradas, atualmente, como a segunda maior ameaça mundial à biodiversidade, perdendo apenas para a destruição do meio ambiente pela exploração humana direta. O agravante é que, comparada à maioria dos problemas ambientais, em vez de serem absorvidos com o tempo e terem seus impactos amenizados, esses impactos se agravam à medida que as plantas invasoras ocupam o espaço das plantas nativas

Alternativas
Comentários
  • O gabarito oficial da questão é certo. Mas discordo plenamente, pois não são as PLANTAS INVASORAS  a segunda ameaça mundial a biodiversidade, e sim as ESPÉCIES INVASORAS, que incluem espécies animais inclusive. Trago trecho do doc ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS do MMA:

    "As espécies exóticas invasoras têm um significativo impacto na vida e no modo de vida das pessoas. O impacto sobre a biodiversidade é tão relevante que essas espécies estão, atualmente, sendo consideradas a segunda maior ameaça à perda de biodiversidade, após a destruição dos habitats, afetando diretamente as comunidades biológicas, a economia e a saúde humana."

    Alguém opina?


  • A questão não faz referencia a plantas invasoras


ID
1079284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo do tempo, o homem alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência, sem causar grandes danos ao meio ambiente. No entanto, à medida que a sobrevivência ficou associada à vida em grandes comunidades, as alterações da natureza tornaram-se cada vez maiores e, com isso, a degradação ambiental foi inevitável. Hoje, o debate é sobre as alternativas possíveis para reverter o quadro de degradação atual ou pelo menos minimizar os efeitos. A valoração socioeconômica dos danos ambientais, assim como a contabilidade ambiental, são ferramentas que procuram chegar a resultados que exprimam, com algum grau de confiabilidade, os custos ambientais decorrentes de certos danos ou impactos causados ao meio ambiente e para as comunidades em geral.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens 112 e 113, a respeito da degradação e valoração ambientais.

A valoração tenta traduzir, em termos econômicos, os valores associados à sustentação da vida e dos bens e serviços advindos dos ecossistemas naturais, refletindo a importância relativa que o homem atribui aos componentes do meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Valorar economicamente um recurso ambiental significa determinar quanto melhor, ou pior, ficará o bem-estar das pessoas em função da mudança na quantidade ou qualidade de bens ou serviços ambientais.


ID
1135831
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando os aspectos morfológicos e anatômicos, os crustáceos possuem

Alternativas

ID
1135867
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Comissão Nacional de Biodiversidade tem como finalidade coordenar, acompanhar e avaliar as ações do PRONABIO, competindo-lhe, especialmente,

Alternativas

ID
1135879
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em ação de fiscalização realizada pela Polícia Militar, um homem foi surpreendido tentando comercializar ilegalmente filhotes de aves da fauna silvestre brasileira, sendo dois espécimes de arara-azul grande (Anodorhynchus hyacinthinus), três espécimes de arara-canindé (Ara ararauna), um espécime de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), quatro espécimes de sabiá-da-mata (Turdus fumigatus) e cinco curiós (Oryzoborus angolensis). Considerando a autuação do crime e aplicação da multa pelos policiais, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Na lei nº 9.605/98, diz que:

    Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    II - ter o agente cometido a infração:

    a) para obter vantagem pecuniária.

    Mas não diz o quanto que agravaria a pena. Será sempre o dobro?


  • Decreto 6.514/2008

    Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.

     

    Art. 24.  Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

     

    Multa de:

    I - R$ 500,00 (quinhentos reais) por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção;

    II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES.

     

    § 1º As multas serão aplicadas em dobro se a infração for praticada com finalidade de obter vantagem pecuniária.

     

    § 2º Na impossibilidade de aplicação do critério de unidade por espécime para a fixação da multa, aplicar-se-á o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por quilograma ou fração.

     

    § 3º Incorre nas mesmas multas:

    I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;

    II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural; ou

    III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente ou em desacordo com a obtida. 


ID
1135882
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao crime de introdução de espécime da fauna silvestre, nativo ou exótico, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    Decreto 6514/2008.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    a) introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 1.000,00 (mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante nos anexos da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES. ERRADO. Art. 25.  Introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no País ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível:(Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008). Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 3.000,00 (três mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 500,00 (quinhentos reais), por indivíduo de espécie não constante em listas oficiais de espécies em risco ou ameaçadas de extinção. ERRADO. Art. 25, Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • c) introduzir espécime da fauna silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 3.000,00 (três mil reais), por indivíduo de espécie constante em listas oficiais de espécies em risco ou ameaçadas de extinção. ERRADO. Art. 25, Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) incorre nas mesmas penas aplicadas a introdução de espécime da fauna silvestre, nativa ou exótica, quem comercializa espécime da fauna silvestre não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção, sem licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível. ERRADO. Art. 25, § 2o  Incorre nas mesmas penas quem reintroduz na natureza espécime da fauna silvestre sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) entende-se como introdução de espécime animal no país, além do ato de ingresso nas fronteiras nacionais, a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo. CERTO. Art. 25, § 1o  Entende-se por introdução de espécime animal no País, além do ato de ingresso nas fronteiras nacionais, a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ID
1286110
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As usinas termelétricas são instalações industriais usadas para a geração de energia elétrica (eletricidade), a partir da energia liberada na forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível.
Entre os diversos tipos de combustível, listados abaixo, aquele que apresenta a vantagem de gerar maior quantidade de energia, por unidade de massa, que entra em combustão é o

Alternativas

ID
1286119
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Brasil possui um Sistema Interligado Nacional, composto por usinas e linhas de transmissão, que, administrado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, abrange as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte. Esse fato permite, entre outras coisas, a operação de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas em regime de complementaridade. Os custos da produção, contudo, variam de acordo com a fonte utilizada e têm reflexo nas tarifas pagas pelo consumidor.

Entre as formas de geração, qual apresenta maior custo de produção, em R$/MWh?

Alternativas

ID
1286131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Além da água, substâncias essenciais como carbono, enxofre, fósforo e nitrogênio participam de uma trajetória, denominada Ciclo Biogeoquímico, que passa tanto pelo meio inanimado quanto pelos organismos.
Em relação aos ciclos formados por tais substâncias, constata-se que o(a)

Alternativas
Comentários
  •  Fluxos de carbono

    O carbono distribui-se na natureza da seguinte forma: 0,06% na atmosfera, oceanos, plantas e animais; 99,94% nas rochas e sedimentos oceânicos (BERNER e LASAGA 1989, p. 58).

    Pode-se perceber que a maior parte do carbono na Terra está estocado nas camadas geológicas e nos sedimentos oceânicos e está sob a forma de carbonates, de carvão e de petróleo.

    Porem, os três principais reservatórios de carbono capazes de fazer trocas entre si e que compõem o ciclo biogeoquímico do carbono são: atmosfera, oceanos e biosfera terrestre.

    Estes reservatórios têm subdivisões internas e os mecanismos de trocas nas suas fronteiras são muito complexos. O ciclo biogeoquímico do carbono é o nome dado ao conjunto de processos responsáveis por retirar carbono de um determinado reservatório, fazê-lo participar de compostos e reações em outros reservatórios e após algum tempo devolvê-lo ao reservatório de origem. O carbono estocado em combustíveis fósseis não é permutável naturalmente, isto ocorre apenas com a interferência humana.

    A figura 1 mostra os reservatórios de carbono e os fluxos do mesmo entre esses reservatórios.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141990000200010


  • a) ciclo do enxofre é o mais autorregulável dentre os citados, por ser predominantemente gasoso. Errada, predominantemente litosférico.
    c) maior reservatório de água do planeta, com exceção dos oceanos, é a atmosfera, devido aos fenômenos de evaporação das águas superficiais e de transpiração dos vegetais. Errada, são as geleiras e calotas polares.
    d) desnitrificação no ciclo do nitrogênio devolve o nitrogênio à atmosfera, por meio de um fenômeno aeróbio. Errada, fenômeno anaeróbio.
    e) mineração e a agricultura são atividades humanas que desequilibram o ciclo do fósforo, fazendo com que esse elemento, a longo prazo, se acumule nos continentes. Errada, esse elemento tende a ser lixiviado até chegar ao depósito oceânico e se acumule.



ID
1286134
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de população pode ser dado pelo conjunto de indivíduos da mesma espécie, que dividem o mesmo habitat.
Em relação à dinâmica desse conjunto, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Em biologia denomina-se potencial biótico à capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sob condições ambientais óptimas. A expressão do potencial é limitado por qualquer condição ambiental que iniba o aumento da população. Uma espécie que atinja o seu potencial biótico terá um crescimento populacional exponencial pelo que se dirá que tem uma fertilidade elevada.  

    resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.

  • recursos ilimitados. Certeza disso ?  todo recurso é findavél  

  • Tbm fiquei na dúvida na alternativa C pela palavra ILIMITADA.

     

  • O conceito de potencial biótico a priori é inalcançável já que a natureza é um sistema aberto. Então para atingir o potencial biótico máximo em teoria teria que se ter recursos ilimitados, condições climáticas favoráveis e ausência de outras espécies que limitassem seu crescimento.

    Pelo menos foi esse meu entendimento.

     

    bons estudos a todos

  • A - comunidades são criadas por interação de populações de diferentes espécies, que possuem o mesmo nível de importância na determinação de suas características. ERRADA (Comunidade é conjunto de populações mas que não possuem o mesmo nível de importância).

    B - duas espécies, no mutualismo, formam uma associação benéfica, mas não indispensável às duas. ERRADA (no mutualismo, uma espécie depende da outra).

    C - a taxa de crescimento populacional de uma espécie chama-se potencial biótico, quando o ambiente em que vive possui recursos ilimitados, condições climáticas favoráveis e ausência de outras espécies que limitem seu crescimento. CERTO (Potencial biótico é a possibilidade que a população encontra de sobrevivência em um ambiente propício. A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.)

    D - a diversidade de espécies, em geral, aumenta com o incremento da latitude. ERRADO (a latitude zero encontra-se na linha do equador e sobe até os trópicos (de 0º a 90º) - a biodiversidade aumenta dos trópicos para o equador, ou seja, a biodiversidade aumenta com a diminuição da latitude).

    E - tanto a densidade populacional quanto o número de espécies costumam ser menores no ecótone. ERRADO (ecótone ou ecótono é a intersecção entre dois ecossistemas, justamente por isso, organismos que vivem nos dois sistemas podem viver no ecótone, assim como outros organismos que só vivem ali, ou seja , a diversidade e quantidade de espécies e indivíduos é maior. Ex. estuário).


ID
1358488
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os recifes de corais resultam de uma simbiose entre pólipos e algas unicelulares e se formam em águas quentes e claras das regiões tropical e subtropical. São ecossistemas antigos, diversificados e de grande produtividade que abrigam, aproximadamente, um quarto das espécies marinhas. Esses recifes são vulneráveis aos danos, pois crescem lentamente e são destruídos com facilidade. Além disso, florescem apenas em águas claras e rasas com salinidade constante e de temperaturas entre 18 e 30 ºC.
Entre os problemas ambientais decorrentes de atividades humanas atuais, NÃO constitui uma ameaça à biodiversidade dos recifes o(a)

Alternativas
Comentários
  • a) Qualquer mudança na temperatura do oceano, causará modificações nos ecossistemas aquáticos

    b) O aumento no nível do mar vai mudar a estrutura da zona eufótica e consequentemente danos ao ecossistema

    c) degradação mecanica

    d) essa não precisa nem comentar, rsss...

  • Resposta: alternativa e

     

    Até onde eu sei, os corais não sobrevivem em águas profundas logo, a pesca em águas profundas não os afetam.


ID
1379380
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base na tabela de Mohs, sabendo-se que o quartzo apresenta dureza 7, e a apatita apresenta dureza 5, qual a dureza do feldspato já que ele pode ser riscado pelo quartzo mas não pode ser riscado pela apatita ?

Alternativas

ID
1408672
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida, mas que com a intervenção do homem sobre a natureza, inclusive com a liberação dos gases produzidos pelos veículos automotores, está aumentando, deixando o nosso planeta cada vez mais quente. Esse fenômeno é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Você conhece o efeito estufa natural e seu papel na vida terrestre?

     

    Muito se escuta, mas pouco se sabe sobre o verdadeiro papel do efeito estufa natural. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta Terra adequada para a sobrevivência humana. Imagine o terceiro planeta do sistema solar sem a ajuda desse fenômeno de aquecimento térmico? Não sobreviveríamos em uma eterna era do gelo e muitas espécies não se desenvolveriam.

     

    Vamos entender primeiro como funciona este efeito. Parte dos raios solares que atingem a terra são refletidos para o espaço e outra parte absorvidos e transformados em calor, devido aos gases estufa, que trabalham como isolantes, fazendo com que o aquecimento seja retido no planeta, como se fosse um cobertor. Este fenômeno contribui com a proliferação de vida na terra e com a subsistência humana.

     

    Porém, com o crescimento da industrialização e o consumo exagerado, o homem tem contribuído demasiadamente para o aumento da concentração natural desses gases. O aumento do número de veículos faz com que aumente o consumo de combustível, e, consequentemente, a poluição do ar.

     

    Novas indústrias são implantadas diariamente, contribuindo com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos. O desmatamento também colabora com a emissão de gases nocivos, pois quando as árvores são cortadas, elas liberam uma grande quantidade de CO2 que estava armazenado para o processo de fotossíntese, em que elas purificam o ar devolvendo oxigênio para a atmosfera. Com ações negativas como estas, grande parte dos raios solares acaba esquentando a temperatura do planeta ao invés de voltar para o espaço, causando o aquecimento global. O efeito é exatamente como o de uma estufa.

     

    O superaquecimento do planeta causa danos irreversíveis, como o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível dos oceanos, facilitando o surgimento de desastres naturais como tsunamis, furacões e maremotos. Essas mudanças climáticas também prejudicam a natureza, desregulam ecossistemas e causam a extinção de inúmeras espécies. A previsão é de que a temperatura do planeta aumente em 2°C nos próximos anos, causando ainda mais mudanças desastrosas.

     

    Mesmo com tantas informações em noticiários e formação sobre o assunto nas escolas, o ser humano ainda não se conscientizou totalmente sobre o caos que o efeito estufa ainda pode causar na vida terrestre. Muito podemos fazer para evitar um efeito desastroso para as futuras gerações. Evitar ir de carro para o trabalho, reduzir a emissão de gases poluentes em indústrias e evitar o consumo de produtos que emitam CFC já são atitudes que podem prevenir alguns danos.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-conhece-efeito-estufa-natural-papel-vida-terrestre/


ID
1493818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de hotspot foi criado em 1988 pelo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade, e onde as ações de conservação seriam prioritárias e mais urgentes. Ele chamou essas regiões de hotspots.
                                                                          Internet: < www.conservation.org.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, a respeito de aspectos a ele relacionados.

Nas áreas consideradas hotspots, busca-se assegurar a preservação dos locais que possuem alto grau de endemismo e de ameaças.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As áreas chamadas hotspots de biodiversidade são as regiões biogeográficas com vegetação diferenciada do resto do mundo e possuem ameaça de serem destruídas totalmente, sendo de preservação prioritária. Ainda devem possuir altos índices de endemismo.

  • Endemismo é o conceito que se aplica quando uma dada espécie é encontrada apenas numa área geográfica específica – espécie endémica.

  • GABARITO CERTO.

    Os hotspots  devem atender a dois critérios rigorosos:

    - A região deve conter pelo menos 1.500 plantas endêmicas (endemismo é um organismo encontrado em apenas um lugar do planeta e em nenhum outro. Endemismo é uma forma de medir o quão única e insubstituível é uma determinada coisa);

    - A região deve ter perdido mais de 70% da sua cobertura vegetal original.


ID
1493821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de hotspot foi criado em 1988 pelo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade, e onde as ações de conservação seriam prioritárias e mais urgentes. Ele chamou essas regiões de hotspots.
                                                                    Internet: < www.conservation.org.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, a respeito de aspectos a ele relacionados.

Entre os hotspots do planeta, dois se localizam no Brasil: o Cerrado e a Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Cerrado e Mata Atlântica.

  • ERRADA.

    No Brasil, os hotspots são o Cerrado e a Mata Atlântica.

  • GABARITO: ERRADO.

    No Brasil há dois hotspots:

    Cerrado, com mais de 4.400 espécies de plantas endêmicas;

    - Mata Atlântica, com mais de 8.000 espécies de plantas endêmicas.

  • Temos que lembrar que precisa ter 70% de area comprometida!
  • Nos estudos ambientais, entende-se por hotspot toda área natural cuja preservação é prioridade em níveis mundiais em razão de suas elevadas ameaças de extinção. Por definição, é considerada como hotspot toda área com pelo menos 1500 espécies endêmicas (que só existem naquela região) e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original. No Brasil, dois domínios naturais são classificados como tal: o Cerrado e a Mata Atlântica.

    Fé em Deus, Fé no Futuro.


ID
1493824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Para a preservação de uma unidade de conservação, a área efetiva preservada se mostra mais importante do que o seu formato.

Alternativas
Comentários
  • Que bom, heim...


    Questão ERRADA.


    Aff...

  • Sávio o formato é importante devido ao efeito de borda presente nas áreas a serem preservadas. Dependo o local, faz-se necessário priorizar o formato para melhorar a preservação.


    A criação de unidades de conservação da natureza, com estabelecimento de limites definidos, dentro dos quais é imposta uma série de restrições às atividades humanas, não é suficiente para se alcançar os objetivos de preservação e/ou conservação, devido, entre outros motivos, ao chamado "efeito de borda". Entende-se por efeito de borda as modificações nos parâmetros físicos, químicos e biológicos observadas na área de contato do fragmento de vegetação com a matriz circundante. Ou seja, é a influência física, química, biológica e antropogênica nas imediações das unidades de conservação.

    Esse efeito de borda costuma afetar a biota e reduzir quantitativa e qualitativamente a biodiversidade das unidades de conservação, representando riscos à gestão dessas áreas.

  • ERRADA.

    A área efetiva e seu formato são muito importantes para a Unidade de Conservação. Porque podem ter corredores ecológicos, minimização do efeito de borda, etc.

  • Questão passível de anulação.
  • Para provar que está errado é só pensar numa unidade de conservação longa e estreita. Um caso desses não poderia abrigar espécies de topo de cadeia.

  • Não entendi nada...


ID
1493827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Entre os biomas brasileiros, a Caatinga e o Cerrado são considerados de menor importância para a conservação, pois os regimes de chuvas diferenciados nesses biomas limitam sua biodiversidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Primeiro, a biodiversidade não é limitada pelos regimes de chuva diferenciados, pelo contrário, a biodiversidade desses biomas são bem amplas. Segundo, entre os biomas brasileiros, eles são considerados de grande importância, uma vez que no período de saca, entre agosto e outubro, há grandes riscos de queimadas.

  • ERRADA.

    Cerrado é um hotspot de biodiversidade, sendo um bioma para ser preservado e conservado.

    Além disso, a caatinga é pelo regime de chuvas que a caracterizam.

  • GABARITO: ERRADO.

    - O Cerrado é considerado um hotspot, consequentemente, uma área que é considerada de grande importância ambiental, pois abriga mais de 4,4 mil espécies de plantas endêmicas.

    - A Caatinga, devido ao seu clima semi-árido, com chuvas irregularmente distribuídas e clima seco, aumenta as chances de queimadas na região.

    Portanto, os biomas Cerrado e Caatinga são considerados de maior importância para a conservação.

  • O cerrado é o xodó brasileiro rsrs


ID
1493830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Para a criação de uma unidade de conservação (UC), prefere-se uma grande reserva fragmentada e com corredores ecológicos a uma pequena reserva isolada e não fragmentada.

Alternativas
Comentários
  • Não há  que se falar em hierarquia nessas questões

  • ERRADA.

    Nem sempre é assim. Se for uma reserva sem corredores ecológicos, mas com alto grau de endemismo, não há o que comparar com uma reserva pequena cheia de corredores ecológicos.

  • GABARITO: ERRADO

    Não há como comparar uma área com a outra, haja visto que não é apenas de tamanho que se trata a importância da área. Precisa-se analisar também o grau de endemismo na região. 


ID
1493836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal


Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o   item , acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

Phantera onca é classificada como uma espécie guarda-chuva, pois exige extensas áreas preservadas para sobreviver e reproduzir.

Alternativas
Comentários
  • Só vi onça em mata fechada. 

  • Esse nao e o conceito de especie guarda-chuva. Gabarito Errado

  • Espécie "guarda-chuva" é o termo que designa as espécies que, com a sua proteção, ajudam a proteger, de forma indireta, outras espécies que usam o mesmo habitat.

    A onça-pintada, como está criticamente ameaçada de extinção e a Mata Atlântica também está, se proteger a onça-pintada, protege a Mata Atlântica, que vai proteger, indiretamente, outras espécies deste mesmo bioma. E a onça-pintada precisa de áreas grandes e preservadas.

    Logo, está realmente CERTA.
  • GABARITO: CERTO

    Espécie Guarda-Chuvas é um termo utilizado para as espécies que ajudam a preservar outras espécies, de maneira indireta, que se utilizam do mesmo habitat.

  • Esse termo é algo novo para mim.

  • A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes onde ocorre, principalmente por regular o tamanho das populações de suas espécies presas como, por exemplo, queixadas, capivaras e jacarés. É um animal que exige extensas áreas preservadas para sobreviver e se reproduzir. Dessa forma, a onça-pintada é considerada uma espécie guarda chuva, pois suas exigências ecológicas englobam todas as exigências das demais espécies que ocorrem no seu ambiente. Ou seja, quando a onça estiver bem, outras espécies estarão bem também.

    FONTE: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/5215-conheca-animais-que-se-destacam-na-natureza

  • Espécie guarda-chuva é o termo utilizado para representar uma espécie cujo é ocupado por uma área ampla na qual a sua conservação permite a conservação de diversas outras espécies.

    Fonte: https://www.infoescola.com/ecologia/especie-guarda-chuva/

    Gabarito: Certo.


ID
1493839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A fragmentação da Mata Atlântica é um dos fatores que podem levar ao desaparecimento de espécies do bioma.

Alternativas
Comentários
  • Deixa a floresta como está

  • CERTA.

    A fragmentação da Mata Atlântica dificulta a dispersão das espécies, que acabarão abandonando o local de origem por falta de alimento e abrigo.

  • GABARITO: CERTO

    A onça-pintada (Phantera onca), é um animal de grande porte, e necessita de grandes áreas para sua sobrevivência. Logo, quanto maior a fragmentação da Mata Atlântica, menor serão suas chances de sobrevivência, pois eles se verão em dificuldades para conseguir alimento, água e abrigo. E se verão ameaçados pelos efeitos de borda da fragmentação (maior luminosidade, aumento de temperatura, maior incidência de ventos e diminuição da umidade), é um efeito cascata.

  • Fragmentar habitat é perder a biodiversidade.


ID
1493842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A Mata Atlântica, considerada um dos biomas mais preservados do país, é constituída por formações florestais e ecossistemas associados como restingas, manguezais e campos de altitude.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkk massa!
  • kkkkkkkkkkkkkkkkk
  • "mais preservados do país" - uma ova! 

  • Gabarito: Errado

    A questão erra ao dizer que a Mata Atlântica é considerado um dos biomas mais preservado do país. Pois o correto seria dizer que o Pantanal é o bioma mais preservado no Brasil, mantendo 83% da sua cobertura vegetal original, segundo as informações do Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Fonte:http://famasul.com.br/assessoria_interna/bioma-mais-preservado-no-brasil-pantanal-tera-eventos-e-revista-especializada-em-ms/28716/
  • Resposta errada devido a a Mata Atlântica ser um dos biomas menos conservados do Brasil, principalmente devido ao processo de ocupação e urbanização que focado no litoral, lugar onde esse bioma se encontra

  • ERRADA.

    A Mata Atlântica é um dos biomas menos preservados do país.

  • GABARITO: ERRADO

    A questão está errada ao mencionar que a Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais preservados do país.

    A Mata Atlântica é um hotspot, sendo considerado uma área de grande importância ambiental. Restando-lhe menos de 8% de área remanescente. É um dos biomais mais devastados de nosso país, junto com o Cerrado.

    O Bioma mais preservado do país é o Pantanal, de acordo com informações do IBAMA

    (http://www.pantanalecoturismo.tur.br/NOTICIA-2613-PANTANAL+E+O+BIOMA+MAIS+CONSERVADO+DO+PAIS+INFORMA+IBAMA.htm)

  • Bioma menos preservado. O restante do texto está correto. 

    As florestas que compõem a Mata Atlântica são:

    Floresta Ombrófila Densa

    Floresta Ombrófila Aberta

    Floresta Ombrófila Mista

    Floresta Estacional Decidual

    Floresta Estacional Semidecidual

    ​Também agrega os seguintes ecossistemas:

    Mangues

    Restingas

    Campos de Altitude

  • Pantanal é o mais preservado


ID
1493845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

As ações para a proteção da espécie Phantera onca na Mata Atlântica incluem estão a criação de áreas para proteção integral dentro das áreas prioritárias e a manutenção do fluxo gênico entre as populações da espécie em áreas de isolamento e(ou) tamanhos populacionais críticos mantidos ou restabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • ANULADA.

    Na redação do item, o uso da expressão “incluem estão” prejudicou seu julgamento objetivo, motivo pelo qual se opta por sua anulação. 

  • Apesar de ter sido anulada, a questão está correta, desde que entendida que a criação de area de proteção integral é uma das medidas, já que para manutenção do fluxo gênico [e necessário a adoção de corredores ecológicos, RL, APA, não podendo limitar a area do mamífero a uma pequeno pedação de terra.


ID
1493848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte propiciou um grande desenvolvimento econômico na Amazônia, com a criação de postos de trabalho e de infraestrutura para a população próxima aos canteiros de obras, causando um impacto ambiental praticamente nulo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A usina de Belo Monte, que deveria se chamar "Belo Monstro" ou "Belo Morte", terá um impacto ambiental astronômico, inundando uma boa parte da floresta amazônica, gerando gases estufa como o metano, por exemplo. Além disso, há indígenas naquele local.

    E ainda tem pessoas que são a favor. 

  • GABARITO: ERRADO

    Considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da Usina de Belo Monte será a terceira maior usina do mundo, localizada no Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

    A usina deverá gerar 41,6 milhões de megawatts de energia por ano, o suficiente para atender o consumo de 20 milhões de pessoas no Brasil. Poderá ajudar também no desenvolvimento econômico da região, com a criação de empregos.

    Apesar destes aspectos positivos, a sua construção irá gerar muitos impactos ambientais também, como a inundação de áreas das cidades de Altamira e Vitória do Xingu em consequência da construção de dois canais, que irá desviar o leito original do rio e prejudicar os agricultores e a população local, já que a única forma de transporte desta região, o transporte fluvial, será interrompida, além de acarretar na redução da oferta de água. A travessia de um local ao outro é de grande importância para estes moradores, já que é dessa forma que eles têm acesso à médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.

    A diminuição da vazão do rio Xingu também afetará as terras indígenas de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, prejudicando os índios que vivem da pesca feita no rio. Além disso, o desmatamento na área poderá ser intensificado, além do aumento da ocupação desordenada do território, causando impacto sobre essas populações indígenas, condenando seus povos e sua cultura que sempre residiram ao longo de sua bacia.

    Além disso, a instalação da infraestrutura desta obra afetará também a flora e a fauna local, causando uma perda irreversível de centenas de espécies. Levando estes dados em consideração, a viabilidade econômica desta construção se torna contraditória.

    Por conta destes impactos, a construção desta usina já foi paralisada e retomada muitas vezes. É uma polêmica que já dura mais de 20 anos, mas que não impediu o andamento da sua construção, que segue até hoje.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/a-construcao-da-usina-de-belo-monte-e-seus-impactos-ambientais/

  • Os impactos ambientais foram nas mais variadas esferas, sejam elas ambiental, social ou econômica.

  • Belo Monte foi uma grande tragedia nacional. O empreendimento secou o rio Xingu, como muitos técnicos ambientais previram durante a fase de estudos de viablidade. Dizimou populacoes de peixes. Acabou com o meio de subsistencia dos povos ribeirinhos, que tinham na pesca sua principal atividade economica.

    As obras da hidreletrica atrairam um numero enorme de pessoas para a cidade de Altamira, que sem condicoes de comportar a mudança intensa de seu perfil demografico, se tornou uma das cidades mais violentas do Brasil.

    O empreendimento não cumpriu as medidas de compensacao, e a maioria das familias retiradas de suas casas não receberam a moradia prometida...

    Enfim, a lista de impactos negativos é extensa...

    Recomendo o documentario "River Silence" (no globoplay)para visualizar a extensao do problema.


ID
1493851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

Francisco Alves Mendes Filho foi um grande defensor da Amazônia. As suas conquistas incluem a criação do movimento União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar madeireiros, castanheiros e seringueiros da região de Basiléia e a criação de uma reserva biológica.eguintes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    .

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, e ativista político e ambiental brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

  • ERRADA.

    Chico Mendes foi um seringueiro, ativista e ambientalista que defendeu a Amazônia. Ele não expulsou seus colegas seringueiros da região.

  • Gab: e

    Castanheiros e seringueiros utilizam da natureza da forma sustentável. 

     

  • GABARITO: ERRADO.

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

    .

    Suas conquistas incluem sim a criação do movimento da União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar os madeireiros. Porém ele lutava a favor dos direitos dos povos indígenas, castanheiros, seringueiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco e populações ribeirinhas.


ID
1493854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item seguinte.

A preservação da Amazônia passa pela retirada dos madeireiros, seringueiros, castanheiros e ribeirinhos da região, uma vez que suas atividades prejudicam a regeneração da floresta.

Alternativas
Comentários
  • E os nativos?

  • Os ribeirinhos são população tradicional que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência.

  • Gabarito: errado

    A preservação da floresta passa pelo uso sustentável dos recursos naturais, do convívio harmonico entre homem e floresta. 

  • ERRADA.

    Seringueiros e castanheiros fazem do uso sustentável sua sobrevivência na Amazônia. Ribeirinhos fazem pesca artesanal para sobreviver. Logo, não faz sentido retirar estas pessoas para preservar a Amazônia. Deveria retirar os madeireiros ilegais.

  • GABARITO: ERRADO

    A preservação da Amazônia passa pela retirada dos madeireiros, porém seringueiros, castanheiros e ribeirinhos da região, fazem do uso sustentável sua sobrevivência na região Amazônica. Uso sustentável = com equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

  • Aos madereiros existem hoje plano de manejo...a qual pode se retirar 3 a 5 arvores em 1 hectar a cad periodo de 35 anos em media isso nao degrada nada! Nao generelisem a situacao!
  • até os ribeirinhos querem retirar? kkk

ID
1493857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos biomas e fitofisionomias brasileiros, julgue o item subsecutivo.

A Amazônia é o maior bioma brasileiro, ocupando grande parte do norte do país. Entre suas fitofisionomias estão as matas de várzeas, as matas de igapó e o cerrado amazônico.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A Floresta Amazônica é o maior bioma do Brasil. Tem as matas de várzea, as matas de igapó e o cerrado amazônico.

  • GABARITO: CERTO.

    A Floresta Amazônica Brasileira é o maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 42% do território nacional. Estava originalmente distribuída nos estados do AM, PA, AC, AP, RO, RR, MT e TO.

    .

    A Floresta Amazônica pode ser dividida em três tipos, de acordo com o relevo e a quantidade de água:

    .

    - Mata de Igapó: Quase sempre alagada, com plantas selecionadas para esse ambiente;

    - Mata de Várzea: Com terrenos baixos, sujeitos a inundações, tem o solo enriquecido devido a deposição de sedimentos;

    - Cerrado Amazônico ou Mata de Terra Firme: Área nunca inundada e adaptada à pobreza de nutrientes do solo. É a que ocupa a maior área da floresta e possui as árvores mais altas.

  • Ainda tem as formações denominadas Campinaranas, importante principalmente no estado de Roraima.


ID
1493863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos biomas e fitofisionomias brasileiros, julgue o item subsecutivo.

No bioma Cerrado, os incêndios e as queimadas são ocasionados exclusivamente pela ação antrópica e provocam danos irreparáveis à fauna e à flora da região.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Uma das características peculiares do Cerrado é o começo de incêndios de forma natural e cíclica. Algumas espécies possuem troncos adaptados para se protegerem destes incêndios.

  • GABARITO: ERRADO

    .

    O bioma Cerrado é uma região de clima tropical, com uma estação seca bem definida, que cria condições para a ocorrência de fogo.

    O fogo é ocasionado de forma natural, e este bioma possui espécies de árvores com troncos adaptados para se proteger dos incêndios. O formato tortuoso dos troncos das árvores do cerrado se deve a uma combinação de fatores características do solo e do clima, bem como pela frequência de incêndios.

  • Uma das características específicas da vegetação do Cerrado é que algumas espécies precisam do fogo para estimular seu desenvolvimento(rebrotamento)


ID
1493866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                       Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

O programa europeu usado pelo zoológico da Dinamarca está equivocado, pois o recomendado seria que o exemplar referido no texto reproduzisse antes de ser sacrificado.

Alternativas
Comentários
  • Não era só doar o bicho?

  • Era só isola ló! Que maldade

  • Que terrível essa decisão. Que tal devolvê-lo para a natureza?


ID
1493869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                   Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A conservação in situ é menos onerosa que a conservação ex situ

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A conservação in situ, ou seja, dentro do habitat natural, é menos onerosa que a conservação ex situ, ou seja, em cativeiro, fora do habitat natural, uma vez que não precisa fazer construção de seções de animais.

  • GABARITO: CERTO.

    .

    A conservação ex situ, que é fora do habitat natural (pode ser uma área selvagem, como um santuário ou cativeiro, como zoológicos ou outro local semelhante), acaba sendo mais onerosa do que a conservação in situ, que é dentro do habitat natural da espécie, pois há todo um custo com a manutenção do local, tratamentos, infraestrutura, etc.

  • Gabarito: certo.

    Todavia é questionável. Basta analisar a situação nacional das unidades de conservação. Para a conservação realmente acontecer há muito investimento!

  • E se o habitat natural estivesse completamente exaurido? As vezes é mais fácil e menos oneroso proteger as espécimes em áreas menores e mais protegidas do que restaurar o habitat e torcer que não haja novamente a intervenção humana. Esta questão facilmente poderia ter sido anulada uma vez que da a entender que sempre in situ será mais barato.

  • Gabarito: Certo

    Porém isso é questionável dependendo dos tipos de custos que são contabilizados, e sabemos que a regularização/criação de unidades de conservação podem ser burocráticas por exemplo...


ID
1493872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                    Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A girafa é um animal que pode ser encontrado nas savanas africanas, bioma caracterizado por campos herbáceos com árvores esparsas que se espalham sobre grandes áreas dos trópicos secos e com regime sazonal de chuva.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As girafas são das savanas africanas, que é um bioma de campos com vegetação pequena e herbácea e com árvores espalhadas em grandes áreas e possuem regime cíclico de chuvas.

  • pera, a prova pediu bioma africano!?
  • Gabarito: Certo.

    A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.

    Savanas é um tipo de formação vegetal que pode variar de um campo herbáceo até a matriz campestre com árvores esparsas. Esse bioma é característico de locais com clima tropical, quente e úmido, cujo a estação seca é demorada e no período chuvoso o índice pluviométrico pode passar dos 1.

    Riscos Ambientais Por ser uma vegetação que se desenvolve em regiões de climas secos, as queimadas são comuns neste bioma, representando um dos principais riscos ambientais e também para a população. Devido às condições climáticas, os solos são considerados pouco férteis.

    A savanas da África e os leões que vivem ali estão desaparecendo a um ritmo alarmante, com uma redução de dois terços nós últimos 50 anos, segundo estudo publicado está semana. A pesquisa sustenta que menos de 500 leões permanecem na região.

    Fonte: https://treinamento24.com/library/lecture/read/48559-quais-as-caracteristicas-do-bioma-savana

  • serio essa questão?


ID
1493875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                    Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A conservação de animais ex situ, como em zoológicos, não pode ser considerada uma forma de preservação de espécies, que exige preservação realizada in situ.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Se uma espécie estiver criticamente em perigo, a conservação ex situ pode ser considerada uma alternativa.

  • Questão: A conservação de animais ex situ, como em zoológicos, não pode ser considerada uma forma de preservação de espécies, que exige preservação realizada in situ.

    Resposta: Errada.

    Argumento: Animais ex situ devem ser acolhidos em zoológicos in sito para preservação independente de estarem em vulnerabilidade.

  • ERRADO

    Complementando:

    In situ é uma expressão do latim que significa “no lugar” ou “no local”, na tradução literal para a língua portuguesa.

    ex situ, como você agora já deve imaginar, é justamente o inverso, “fora do lugar”.

    Fonte: https://academiadaconservacao.com.br/blog/ex-situ-e-in-situ-qual-a-diferenca


ID
1493878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

Na elaboração e execução do manejo florestal sustentável em pequena escala, alguns princípios básicos que regem a utilização comunitária de espaços e recursos devem ser respeitados, tais como: as fronteiras definidas, a monitoração do uso dos recursos naturais pelos comunitários, as sanções aplicáveis aos que desobedecem aos regulamentos e os mecanismos de resolução de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Manejo florestal é a utilização racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta. Manejo é uma atividade econômica oposta ao desmatamento, pois não há remoção total da floresta e mesmo após o uso o local manterá sua estrutura florestal. O manejo bem feito segue três princípios fundamentais: deve ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. O princípio da técnica de exploração de impacto reduzido - principal ferramenta do manejo florestal - é extrair produtos da floresta de maneira que os impactos gerados sejam mínimos, possibilitando a manutenção da estrutura florestal e sua recuperação, por meio do estoque de plantas remanescentes. Diversificar a produção é um dos princípios mais importantes para o uso sustentável dos recursos florestais.


ID
1493884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

Nos projetos de manejo florestal sustentável em pequena escala na Amazônia, onde a exploração ocorrerá em lotes particulares, a divisão de benefícios, como renda, emprego, treinamento, viagens, e a escolha do primeiro lote a ser explorado se baseiam em critérios essencialmente técnicos, que envolvem o conhecimento da área a ser explorada.

Alternativas
Comentários
  • A prática de manejo em pequena escala ou manejo comunitário, implica um contexto social e econômico com diferentes tipos de relações interpessoais. Diegues (1997) caracterizou alguns sistemas de manejo comunitário que se estabeleceram e se reproduzem através de relações de parentescos, compadrio, ou pela aceitação compartida de regras e valores sociais, econômicos e ambientais.


    Fonte: http://www.mma.gov.br/estruturas/pnf/_arquivos/mfc_imazon.pdf

  • "se baseiam em critérios essencialmente técnicos" = restritivo

  • Alguém poderia explicar essa questão, por favor :(

  • O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

    Na elaboração e execução do manejo florestal sustentável em pequena escala, alguns princípios básicos que regem a utilização comunitária de espaços e recursos devem ser respeitados, tais como: as fronteiras definidas, a monitoração do uso dos recursos naturais pelos comunitários, as sanções aplicáveis aos que desobedecem aos regulamentos e os mecanismos de resolução de conflitos.

  • Complementando e pra ajudar a analisar o porquê de a questão estar errada:

    "O manejo florestal é a única forma de utilizar os recursos da Reserva Legal que na Amazônia representa 80% da área de sua propriedade, pois permite identificar o que pode ser retirado da floresta de forma sustentável, através de técnicas adequadas gerando renda, além de estimular o crescimento da floresta contribuindo para conservação ambiental.

    O Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE) é um instrumento onde o agricultor poderá manejar até 500 hectares de sua propriedade ou até quatro módulos fiscais em caso de posse comprovada."

    Fonte: http://www.idam.am.gov.br/manejo-florestal-sustentavel-em-pequena-escala/

    Olá! Algum parceiro de estudo pro concurso do IBAMA - Técnico Ambiental? Estudo com afinco.

    Bons estudos!

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.


ID
1567837
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com Pereira e Gonçalves (Auriverde, 2004), no livro “Legislação e Gestão Ambientais”, o conceito de meio ambiente se encontra estampado de forma expressa na Lei de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a.

    PNMA, Lei 6938/81, art 3º, para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

    I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.



ID
1610500
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As raízes sugam da terra os nutrientes necessários à planta através da

Alternativas

ID
1610521
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quais são os tipos de seiva que circulam nos tecidos das plantas?

Alternativas

ID
1623844
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F”, as afirmativas FALSAS:


( ) As atividades humanas, de modo geral, provocam alterações nos meios físico, biológico e antrópico, sendo que essas modificações são chamadas de impactos ambientais.


( ) Uma das possíveis modificações ambientais provocadas pelo homem é o desmatamento, ou seja, a retirada da cobertura vegetal, observada na execução de empreendimentos.


( ) O Pampa é o único bioma contido em apenas um Estado do Brasil, o Rio Grande do Sul, ocupando aproximadamente 63% da sua área, com uma vegetação predominantemente constituída de gramíneas e arbustos esparsos. Esse bioma teve aproximadamente 54% de sua cobertura vegetal desmatada até 2009.


( ) A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%).


A alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  •  A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%). Pará é o estado com maior taxa de desmatamento.

  • A situação nos biomas extra-amazônicos não é menos crítica: da Mata Atlântica, restavam, em 2010, 12% de uma área total de 128.898.972 ha; os 113.923.019 desmatados foram substituídos por áreas agrícolas, pastoris e urbanas. As taxas são elevadas em todas as unidades da federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior (95%) e Santa Catarina, a menor (77%). Dos demais biomas, o Pampa apresenta o maior percentual de desmatamento 54% (dados de 2009), seguido pelo Cerrado que, em 2010, fora desmatado em 49%. Na Caatinga, até 2009, eram 46%, cabendo o menor valor relativo ao Pantanal, com 15%.

    Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14236-asi-ids-2012-brasil-avanca-rumo-ao-desenvolvimento-sustentavel-mas-ainda-tem-muitos-desafios-a-enfrentar


ID
1707175
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Toxoplasmose pode ser identificada em primatas não humanos com os seguintes sintomas:

Alternativas
Comentários
  • 4X ESTA MESMA QUESTÃO. ATENÇÃO AÍ PESSOAL DO Q CONCURSOS!

    GABARITO LETRA A.

  • Toxoplasmose - Adquirida por ingestão oral de carne crua ou mal cozida. Principais sintomas: Febre, diarreia, vômito.


ID
1867225
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na biosfera, por meio dos ciclos biogeoquímicos, a água, o nitrogênio, o carbono e outros elementos químicos são constantemente transformados durante a composição e a decomposição da matéria orgânica, seguindo caminhos pelos meios bióticos e abióticos. Esses ciclos conferem à biosfera um poder de autorregulação.

Esta propriedade de autorregulação é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Homeostase: é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação. É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.

     

    Biocenose:  Ou biota, corresponde a todo o conjunto de seres vivos que vivem em determinada região e que interagem entre si. Em outras palavras, ela compreende todo o conjunto de seres vivos que existe em determinado ecossistema.

     

    Biótipo: É o conjunto de características herdadas geneticamente e adquiridas no ambiente que configura o indivíduo.

     

    Ecótopo: O ecótopo corresponde ao ambiente ecológico de certo ser vivo (determinado por seus fatores físicos e químicos) ou a um tipo específico de hábitat dentro de determinada área geográfica.

     

    Anisotropia: Caracteriza a diferente reação dos diferentes órgãos de uma planta ao mesmo estímulo. Quanto à influência da força da gravidade, o caule é anisotrófico relativamente à raiz. O caule tem geotropismo negativo e a raiz geotropismo positivo.


ID
1867240
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O potencial de evaporação em uma coordenada da superfície terrestre varia dependendo de diversos fatores.

Em relação à influência destes fatores sobre a evaporação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1867270
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos crimes previstos na Lei nº 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Não é crime o abate de animal, quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.

( ) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente quando a infração for cometida por decisão de seu representante legal.

( ) Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas é um exemplo de crime contra a fauna.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D 

    Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas é um exemplo de crime contra a flora

    LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998

    Seção II
    Dos Crimes contra a Flora
    (...)

    Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e
    demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
    Pena: ­ detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
     

  • soltar balões. não deixa de ser um crime contra a fauna pois quando acontece a queimada a fauna e a flora perece !!!

    mas no texto d lei e o gabarito é só na flora . gabarito D

  • ( VERDADEIRA ) De fato, não é crime o abate de animal, quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.

    Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado:

    I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;

    II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente;

    IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente.

    ( VERDADEIRA ) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente quando a infração for cometida por decisão de seu representante legal, no interesse ou benefício da sua entidade.

    Art. 3º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

    Parágrafo único. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.

    ( FALSA ) Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas é um exemplo de crime contra a FLORA.

    Dos Crimes contra a Flora (...) Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena: ­ detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    Resposta: D


ID
1882345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação à distribuição de água na natureza, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d) No Brasil, a menor disponibilidade hídrica superficial encontra-se na região hidrográfica Atlântico Nordeste ORIENTAL.

    e)  A maior reserva de águas subterrâneas exploráveis do Brasil encontra-se nos estados do Pará, Amazonas e Amapá , no Aquifero Alter do Chão.

  • Questão bem difícil e exige bastante conhecimento do assunto.

  • A) Errada, apenas 1% da água doce está na superfície.

    Estratégia Concursos: Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e apenas 1% encontra-se nos rios e lagos.

    B) Errada. No Brasil, 3% dos recursos hídricos encontram-se nas bacias junto ao Oceano Atlântico, onde vive mais da metade da população brasileira; na região Norte, onde vivem 5% da população brasileira, estão aproximadamente 80% dos recursos hídricos.

    Site da ANA: Estima-se que o país possua cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. Mas a distribuição natural desse recurso não é equilibrada. A região Norte, por exemplo, concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, mas representa apenas 5% da população brasileira. Já as regiões próximas aos Oceano Atlântico possuem mais de 45% da população, porém, menos de 3% dos recursos hídricos do país.

    E) Errada.

    Site da ANA: recententemente, descobriu-se que o Aquífero Alter do Chão (região Norte do Brasil) é o maior reservatório de águas subterrâneas do planeta. Antes, o maior do planeta era o Guarani.


ID
1882351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ainda a respeito do ciclo hidrológico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A preciptação nos oceanos é de 324 x 10¹² m³ (77%).  A preciptação média nos continentes é de 99 x 10¹² m³ (23%).

    c)  A maioria dos fenômenos meteorológicos ocorre na TROPOSFERA.

  • Algúem sabe me dizer o erro na E?

  • Ramon Almeida, acredito que a E esteja incorreta pois, em termos mundiais, a neve cai em maior volume que o granizo. Foi o que eu interpretei da questão pelo menos. 

  • sobre a alternativa "e"

    acredito que seja á água em estado de "vapor" a maior movientação para os continentes.

    espero ter contribuido!

  • Alguém sabe  explicar a relação entre a concentração de ozônio na atmosfera e o ciclo hidrológico? Não vejo relação direta.

  • Resposta: alternativa a

     

    Alternativa a. Dário, o ozônio na atmosfera, principalmente na camada de ozônio na estratosfera, contribue para a grande variabilidade do ciclo hidrológico provavelmente por que o ozônio causa o efeito estufa. 

  • A eficiência do cloro como catalisador é bastante elevada, chegando a quebrar 100.000 moléculas de ozônio em um ano. Como o bom ozônio (da estratosfera) absorve grande quantidade de radiação solar no ciclo ozônio-oxigênio, a sua degradação pode intensificar o efeito estufa em muito. Por isso o CFC é considerado um  (GEE), mesmo que sua ação seja indireta. ( fonte: wikipédia)

  • Como a incidência solar não está inclusa nos fatores que contribuem para as variações no ciclo? Isso me induziu ao erro...


ID
1882375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A relação entre a quantidade de vapor de água presente em determinado volume de ar e a quantidade de vapor de água no mesmo volume de ar saturado de umidade denomina-se

Alternativas
Comentários
  • UMIDADE RELATIVA DO AR


ID
2077018
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma árvore na qual o total de madeira é aproveitável em obras importantes, uma região rica se destaca em desenhos e nós . Como é denominada essa região?

Alternativas

ID
2077027
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, a respeito do corte e transporte da madeira.

I - Para evitar que fermente e carunche, devido à umidade ambiente, convém que a madeira seja retirada logo após o corte.

II - Em mata de terreno acidentado, as toras são retiradas por meio de deslizadores, carretas ou tratores.

III- Fora da mata, a madeira deve ficar sob os raios solares, objetivando uma secagem rápida.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pois é, eu em!

  • Pois é, eu em!


ID
2077048
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a opção correta com relação às madeiras de reflorestamento.

Alternativas

ID
2100796
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O uso de agrotóxicos, sem dúvida, foi um dos fatores que contribuiu para o aumento da produção agropecuária por meio do controle de pragas e doenças. Hoje, porém, discute-se como aumentar a produção agropecuária orgânica, pois o uso de agrotóxicos

Alternativas

ID
2165257
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O meio ambiente é o local onde a vida acontece e está inserida. A ação do homem sobre este, através da manipulação da matéria, possibilitou uma melhoria na sua qualidade de vida. Para tais modificações é necessário que se conheçam as propriedades da matéria. Sobre estas é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2198725
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No ambiente há diversos elementos prejudiciais à saúde de uma determinada comunidade, elementos estes, que interferem diretamente no processo saúde-doença. Esses elementos recebem a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • Elementos: Poluentes


ID
2219167
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre as ações que podem ser tomadas para diminuir o número de árvores cortadas no meio ambiente, pode-se citar:

Alternativas

ID
2219212
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No ref lo restam ento do solo brasileiro foram plantadas árvores provenientes de outras regiões. São espécies dessas árvores, EXCETO:

Alternativas

ID
2389000
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os ciclos biogeoquímicos envolvem o movimento dos elementos ou compostos essenciais à vida entre o meio biótico e abiótico. Tais ciclos podem ser classificados em dois tipos básicos dependendo da natureza do reservatório abiótico. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o seu reservatório, costuma-se classificar os ciclos biogeoquímicos em dois tipos: os ciclos gasosos e os ciclos sedimentares. Os ciclos gasosos possuem como principal reservatório a atmosfera. Como exemplo, podemos citar o ciclo do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. Já os ciclos sedimentares são aqueles que possuem como reservatório a crosta terrestre. São exemplos os ciclos do fósforo e do enxofre. Os ciclos gasosos geralmente ocorrem de maneira mais rápida que os ciclos sedimentares. Isso acontece em face da dificuldade de acesso dos organismos aos reservatórios da crosta terrestre. Além desses fatores, a velocidade dos ciclos também pode ser influenciada pela natureza do elemento químico, taxa de crescimento de seres vivos, movimento na teia alimentar, taxa de decomposição e a ação do homem. A intervenção humana no meio ambiente altera significativamente a ciclagem dos elementos. A poluição, a extração de minerais, a agricultura e a produção de energia são exemplos clássicos de nossa interferência nos ciclos biogeoquímicos. Resposta errada: letra c
  • C) Compartimento de troca: tempo curta de residência, duração que um elemento é mantido em um compartimento.

  • C) Definição de reservatório


ID
2429155
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente, é a introdução na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.

Tal conceito refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2429158
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos. A degradação do solo pode ocorrer de vários fenômenos:

I. Erosão ou desertificação do solo.

II. Utilização de tecnologias inadequadas.

III. Falta de práticas de conservação de água no solo.

IV. Destruição da cobertura vegetal, nomeadamente para a expansão urbana.

Estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2477857
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A preocupação com a preservação do meio ambiente e da vida tem sido motivo de reuniões mundiais. Entre as medidas propostas, foi elaborado um dos mais ambiciosos projetos de combate ao aquecimento global. Assinale a alternativa que indica um dos países que têm se negado a validar esse documento.

Alternativas

ID
2488204
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo o Princípio de Le Chatelier, quando se exerce uma ação sobre um sistema em equilíbrio, ele se desloca no sentido que produz uma minimização da ação exercida.

Com relação ao Princípio de Le Chatelier, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Um aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a reação exotérmica.

( ) Um aumento da pressão desloca o equilíbrio para a reação que ocorre com contração de volume.

( ) O catalisador não desloca equilíbrio, apenas diminui o tempo necessário para atingi-lo.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O principio de Le Chatelier refere-se a "compensação" de uma ação em uma reação quimicamente falando. Poderão variar conforme efeitos sofridos e influencia no meio em que ocorre a mesma. Temperatura, pressão(reagentes gasoso) e concentração; são alguns dos exemplos. No caso acima, a primeira alternativa estaria INCORRETA pelo fato de que, um aumento na temperatura causa o deslocamento da reação no sentido ENDOTERMICO. A segunda alternativa estaria CORRETA pois pelo principio, um aumento de pressão causa o deslocamento da reação no sentido onde houver menos mols sendo referida a tal contração a qual se fala. E por ultimo, a ultima alternativa esta CORRETA, pois como sabemos um catalisador funciona como um acelerador da reação participando da mesma, porem nao sendo "consumido".  Resposta final E

  • 1- PRESSÃO

     

    O aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido em que é produzido o menor nº de mols de gás.

     A diminuição da pressão desloca o equilíbrio no sentido em que é produzido o maior nº de mols de gás.

     Em uma reação gasosa em que não existe variação no número de mols entre reagentes e produtos a variação da pressão não resulta em perturbação do estado de equilíbrio.

     

    2. TEMPERATURA:

     

    2.1 Aumento da temperatura: Reação endotérmica

    2.2 Diminuição temperatura:  Reação exotérmica

     

    3. CATALISADOR:

     

    3.1 Não altera estado de equilíbrio

    3.2 Altera o tempo necessário para que o estado de equilíbrio seja atingido

     

     

    Espero ter contribuído, Deus Abençõe!


ID
2508013
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As variações nos teores de oxigênio dissolvido estão associadas aos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos corpos d’água. Para a manutenção da vida aquática aeróbica, são necessários teores mínimos de oxigênio dissolvido. Assinale a alternativa que corresponde ao teor mínimo de oxigênio exigido por cada organismo.

Alternativas
Comentários
  • As variações nos teores de oxigênio dissolvido estão associadas aos processos físicos,

    químicos e biológicos que ocorrem nos corpos d’água. Para a manutenção da vida

    aquática aeróbia são necessários teores mínimos de oxigênio dissolvido de 2 mg/L a

    5 mg/L, de acordo com o grau de exigência de cada organismo. A concentração de

    oxigênio disponível mínima necessária para a sobrevivência das espécies piscícolas é

    de 4 mg/L para a maioria dos peixes e de 5 mg/L para trutas.

    Site do Ministério da Saúde: vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano PDF


ID
2512291
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em meio ambiente, o termo que define todos os componentes vivos de um determinado sistema ecológico ou ecossistema é o:

Alternativas
Comentários
  • Biosfera: Espaço delimitado pela interface entre a superfície terrestre, oceanos e atmosfera, no qual a vida é naturalmente encontrada.

    Biota: Conjunto de espécies ou organismos vegetais e animais, que se encontram em determinada região

  • Biomassa: é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, que pode ser usada na produção de energia.

    Biosfera: O local onde acontece a vida. 

    Biota: O conjunto de todos os seres vivos.

    Biodiversidade: A riqueza e variedade de formas de vida que existe na Terra.

    Resposta: C