SóProvas


ID
1493899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

O embaciamento, considerado uma prática de controle da erosão em culturas permanentes, como o café, consiste na realização de vários cortes profundos no terreno em cada rua da cultura. Essa prática tem como vantagens o baixo custo e a facilidade de execução, e como desvantagens, a baixa eficácia e redução de 30% da perda de terra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    AS  PRÁTICAS DE CARÁTER MECÂNICO PARA CONTROLE DE EROSÃO:
    - PLANTIO EM CONTORNO (NÍVEL);
    -TERRACEAMENTO;
    - CANAIS ESCOADOUROS;.
    Fonte:http://abge.org.br/uploads/arquivos/archivoseccion_244_emfococontroledeeros.pdf
  • embaciamento é uma técnica agrícola que abre valas entre as ruas das culturas com o objetivo de reduzir o escoamaneto superficial e aumentar a infiltração.

    A questão errou ao dizer que é de "baixa eficácia"

  • Terraceamento

  • Seria a caixa seca?

  • Professores favor comentar!!

    Afinal pagamos para isso também.

  • O embaciamento, considerado uma prática de controle da erosão em culturas permanentes, como o café, consiste na realização de vários cortes profundos no terreno em cada rua da cultura. Essa prática tem como vantagens o baixo custo e a facilidade de execução, e como desvantagens, a baixa eficácia e redução de 30% da perda de terra.

    Acredito que a questão tenha se referido a terraceamento:

    "O terraceamento é uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas. Com isso, as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos do solo e causando menos impactos sobre ele.

    Além de evitar a erosão e ampliar as áreas de cultivo, o terraceamento também é importante no sentido de aumentar o aproveitamento da água, pois, dependendo do tipo de terraço aplicado, as águas das chuvas são armazenadas ou retidas, podendo ser reaproveitadas ou direcionadas para outros lugares.

    Apesar de todas essas vantagens, o terraceamento apresenta alguns problemas. O primeiro deles é o alto custo de sua aplicação, que exige um estudo detalhado prévio. Assim, é preciso compreender o tipo de solo e suas características, além de dimensionar corretamente os níveis dos terraços conforme a área e a declividade do terreno, pois, caso contrário, em vez de se evitar erosões, pode-se agravá-las."

    Gabarito: Errado.

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.