SóProvas



Questões de Poluição e Crise Ambiental


ID
103576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado.
A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão
do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de
ar-condicionado da Terra. A preservação da mata é fundamental no
combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. "Planeta Terra", nov./2009, p. 20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
inserção da Amazônia no quadro de desenvolvimento sustentável,
julgue os itens que se seguem.

A cobiça internacional sobre a Amazônia passa ao largo de seu importante peso nos processos naturais que regulam os padrões climáticos globais, como afirmado no texto, mas deriva do extraordinário patrimônio mineral da região, hoje plenamente conhecido e devidamente mensurado.

Alternativas
Comentários
  • Errado: "hoje plenamente conhecido e devidamente mensurado."Desconhecido e ainda não mensurado.
  • passa ao largo? entendi como passa longe de ser - e acertei

  • Concordo Helbert Rocha. Isso aqui e nos outros países no qual possuem parte da amazônia.

  • "Desconhecido e ainda não mensurado."


ID
109690
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diante das mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo e de suas consequências futuras, o homem começa a se conscientizar da importância da preservação ambiental para a sobrevivência da espécie humana. A legislação ambiental, apesar de severa, só será eficaz se o próprio homem tomar consciência da participação individual nesse esforço de preservação. São medidas de preservação e respeito ao meio ambiente:

I - respeitar e preservar todas as formas de vida;
II - usar racional e responsavelmente todos os recursos naturais como a água e o ar; III - somente efetuar a queima de lixo, se nele não houver a presença de materiais plásticos, borrachas ou pneus;
IV - nunca jogar óleos combustíveis nos esgotos, apenas óleo de cozinha, pois este não contamina o lençol freático;
V - não jogar lixo nas ruas, pois os bueiros ficam entupidos, alagando as vias públicas em época de chuvas.

Estão corretas APENAS as medidas

Alternativas
Comentários
  • fui eliminando as mais absurdas 

    óleo no esgoto aonde 
  • Da época que ainda era mais fácil passar em concursos.

  • Atualmente você não encontra questão assim nem no ENEM..

  • qual e a resposta gente

  • Coloquei a alternativa B- I,II, V


ID
259699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o seguinte item, referente aos agrotóxicos e à destinação das
suas embalagens.

Caso um agricultor faça uso de agrotóxicos em sua lavoura, ele é obrigado a devolver as embalagens vazias e as suas respectivas tampas ao estabelecimento comercial em que adquiriu esses produtos, no prazo máximo de um ano, contado da data de sua compra, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas. Caso remanesça produto na embalagem, ainda no seu prazo de validade, o agricultor pode devolver as embalagens até 6 meses após o término do prazo de validade, devendo manter à disposição dos órgãos fiscalizadores os comprovantes de devolução de embalagens vazias, fornecidas pelos estabelecimentos comerciais, postos de recebimento ou centros de recolhimento, pelo prazo mínimo de um ano, contado da devolução da embalagem.

Alternativas
Comentários
  • MINHOQUINHA, O AGRÔNOMO AMIGO, RESPONDE:
    Lei de Agrotóxicos:
    "§ 2o Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente".
    Agora combinem com o Decreto:
    Art. 53.  Os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra.

            § 1o  Se, ao término do prazo de que trata o caput, remanescer produto na embalagem, ainda no seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade.
    Comentário adicional: uma questão do tipo híbrida, combinando lei e regulamentação.
    cOMENTÁRIOS  "".""""""""."njdhfgbvff
      Agora um trecho do sítio do INPEV: "Quando e onde as embalagens vazias devem ser devolvidas pelo agricultor?

    Quando?
    As embalagens vazias devem ser devolvidas juntas com suas tampas e rótulos quando o agricultor reunir uma quantidade que justifique o transporte. O agricultor tem o prazo de até 1 ano depois de compra para devolver as embalagens vazias. Se sobrar produto na embalagem, poderá devolvê-la até 6 meses após o vencimento".

      

  • A destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos é um procedimento complexo que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens.Em 2000 foi aprovada a Lei 9.974 de 06/06/2000, regulamentada pelo Decreto 4.074/02, que estabeleceu regras acerca da destinação final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos, entre outras providências. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução nº 334/03, dispôs sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
     
  • Minhoquinha kkk
  • O X da questão é ter a convicção se realmente os prazos legais são esses mesmos de devolução de embalagens vazias ou se a CESPE tá sacaneando.


ID
541090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quanto à ocorrência e ao controle da poluição do solo, analise as afirmativas abaixo.
I - O manejo integrado de pragas é um problema grave na recuperação dos solos.
II - A biomagnificação explica a disseminação de alguns defensivos agrícolas em escala mundial.
III - Os fertilizantes sintéticos podem causar a eutrofização de águas.
IV - O efeito residual do DDT apresenta vantagens para o meio ambiente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II - Biomagnificação seria a acumulação de algum elemento químico à medida que sobe os níveis tróficos da cadeia alimentar, por isso explica a disseminação dos defensivos (animais de topo de cadeia com toda a concentração de defensivos da cadeia)

    III - Aumenta a quantidade de nutrientes na água proveniente de fertilizantes, gerando grandes quantidades de matéria orgânica e como consequência ocorre um aumento na quantidade de plantas aquáticas indesejáveis, além da morte de organismos e animais endêmicos do local.


ID
541108
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando-se as características físicas e químicas da água, qual, dentre as apresentadas abaixo, gera um processo de eutrofização?

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

    Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).

    Durante esse processo, a quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.

    Em consequência, o número de agentes decompositores também se eleva (bactérias anaeróbias facultativas), atuando na degradação da matéria morta, liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes afetados, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.

     

  • Quais seriam os sais?


ID
541111
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das características de uma carga difusa de introdução de poluentes no meio aquático se dá por

Alternativas

ID
541117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A presença na água de seres que causam doenças, como protozoários, é um exemplo da ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
541126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Alguns tipos de poluição, por circularem na atmosfera e nos oceanos, têm consequências globais, sendo seus efeitos estendidos para além das fontes de poluição. Associe o elemento/molécula à sua característica.
I - Ozônio      II - Dióxido de Carbono      III - Cloro
P - Forma um “cobertor isolante" sobre a superfície terrestre, mas retarda a perda de calor, sendo que seu aumento na atmosfera pode levar ao derretimento das calotas de gelo polares.
Q - É uma forma molecular de oxigênio pouco reativa como oxidante.
R - Causa a quebra de uma importante molécula de oxigênio presente na atmosfera superior, diminuindo a blindagem da superfície da terra contra a radiação ultravioleta.
S - É produzido próximo à superfície da terra pela oxidação do oxigênio na presença de óxido nitroso e luz do sol.
As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    I - S → Ozônio é produzido próximo à superfície da terra pela oxidação do oxigênio na presença de óxido nitroso e luz do sol. 

    Processo de smog fotoquímico, cuja reação geral é:

    COVs + NO + O + luz solar → mistura de O, HNO e compostos orgânicos.

    II - P → Dióxido de Carbono forma um “cobertor isolante" sobre a superfície terrestre, mas retarda a perda de calor, sendo que seu aumento na atmosfera pode levar ao derretimento das calotas de gelo polares.

    Fenômeno do efeito estufa/aquecimento global

    III - R → Cloro causa a quebra de uma importante molécula de oxigênio presente na atmosfera superior, diminuindo a blindagem da superfície da terra contra a radiação ultravioleta.

    Fenômeno do buraco de ozônio:

    Os átomos de cloro catalisam a reação de quebra do ozônio, transformando O3 em O2 + O.


ID
541129
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere à poluição atmosférica, considere as afirmativas abaixo sobre o uso do álcool como combustível automotor.
I - A migração dos veículos que usam álcool para a gasolina gerará uma diminuição nas emissões de monóxido de carbono.
II - O álcool emite mais aldeídos do que a gasolina.
III - O uso de álcool diminui os problemas decorrentes das emissões de fumaça preta, vindas, por exemplo, do diesel.
É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Por Bruna Teixeira da Fonseca

    Mestre em Química (UFRJ, 2012)
    Graduada em Química (UFRJ, 2010)

    Os aldeídos são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, ou seja, o carbono da carbonila é primário. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Se apresentam sob a forma gasosa, líquida ou sólida e os aldeídos de cadeias pequenas são solúveis em água devido as ligações hidrogênio que fazem, ganhando apolaridade conforme a cadeia de carbonos aumenta. Um fato interessante sobre os aldeídos é que as suas moléculas não realizam ligação hidrogênio entre si, atraindo-se por forças de dipolo permanente.

  • Gabarito E


ID
541132
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma situação crítica de poluição local que se caracterize pela formação de SO2 e material particulado, com picos de poluição no inverno, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Altermativa a. 

     

    O smog industrial é típico de regiões frias e úmicas. Os picos de concentração ocorrem exatamente no inverno, em condições climáticas adversas para a dispersão de poluentes. Um fenômeno metereológico que agrava o smog industrial é a inversão térmica, quando os picos de concentração de poluentes ocorrem nas primeiras horas da manhã.

     

    Fonte: Livro Introdução à Engenharia Ambiental, Braga.

  • Smog Industrial: SO2 e SO3 = H2SO4

    Smog Fotoquímico: NOx + Sol = O3


ID
541138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a avaliação de risco a que estão expostas as populações, com relação a passivos de contaminação de solos e águas subterrâneas.
I - O resultado da avaliação de risco orientará a definição da faixa de concentração dos contaminantes que serão alcançados pela remediação.
II - A avaliação de risco é usada para quantificação das consequências de um episódio de contaminação.
III - A base para a avaliação de risco é a quantificação de risco à saúde da fauna.
IV - A qualidade das informações levantadas em campo é indiferente para a qualidade dos resultados obtidos na avaliação de risco.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira geral, o gerenciamento de riscos pode ser entendido como um processo, cujos passos básicos são: 1. Identificação dos perigos; 2. Análise dos riscos; 3. Implementação de um plano de controle/redução dos riscos; 4. Monitoração do plano 5. Reavaliação periódica do plano.

    Conforme indicado no quadro acima, os dois primeiros passos constituem a fase de análise do gerenciamento dos riscos: primeiramente, busca-se identificar todos os perigos (ou seja, as fontes de risco). Existem várias técnicas para isso, que serão vistas no Módulo 3. O segundo passo consiste na avaliação dos riscos decorrentes dos perigos identificados. Este passo é essencial para se poder traçar um plano de controle/redução de riscos que seja otimizado, ou seja, que aloque os recursos existentes de acordo com o nível de risco de cada perigo. Pode-se ainda dizer que Gerenciamento de Risco: - É um processo de decisão no qual escolhas podem ser feitas dentre um conjunto de alternativas capazes de atingir a um “resultado requerido” Os resultados requeridos de um Programa de Gerenciamento de Risco podem decorrer de: - Exigências regulatórias (legislação) - Normas ambientais internacionais ou - Normas ou procedimentos da própria empresa Em última instância, os seus resultados devem sempre resultar na redução dos riscos para níveis “toleráveis ou aceitáveis” dentro das restrições impostas pelos recursos disponíveis. 

     

  • Gabarito A


ID
541144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os processos de reabilitação de solos e águas subterrâneas contaminadas, os mais comumente aplicados são:

Alternativas
Comentários
  • C

     

  • Biomagnificação: não é tratamento, na vdd é um processo indesejado de acúmulo de poluentes ao longo da cadeia alimentar

    Biomagnetismo: viagem do examinador, isso cabe no máximo em pseudociência do povo exotérico

    Absorção de nutrientes: também não é tratamento, é apenas um processo natural de plantas e microorganismos

    Desorção química/térmica: processo natural em que os poluentes podem se espalhar no meio devido a certas condições. É o inverso da adsorção: substâncias antes presas a substratos são liberadas devido ao calor ou pH do meio, por exemplo. Novamente, não são nenhuma medida mitigadora

    Os processos de remediação corretos são: biorremediação; remoção e redisposição do solo (processo ex situ); atenuação natural monitorada (= biorremediação passiva); bioventilação (um tipo de biorremediação); bombeamento e tratamento de águas subterrâneas

    Procurem material sobre esses tipos de medidas mitigadoras, pois são importantes. RESPOSTA: C


ID
545500
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Há um processo de pré-tratamento para remediação de solos, aos quais são misturados aditivos com rejeitos ou solos contaminados, objetivando minimizar a taxa de migração de contaminantes no meio ambiente e promover uma transformação química e/ou física dos resíduos ou dos contaminantes dissolvidos no solo de maneira a diminuir sua toxicidade. Tal processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • O método de Solidificação ou Estabilização promove o isolamento de poluentes, como CHC e metais pesados, mas não a sua remoção. Trata-se da imobilização física ou química dos contaminantes, através da introdução de material que pode provocar a solidificação ou pode causar uma reação química ou modificação do pH que acarretará na imobilização destes compostos.

    É considerado um processo simples e barato, por utilizar equipamentos convencionais e facilmente disponíveis, contudo o processo exige um longo período de monitoramento porque o processo pode reverter e liberar os contaminantes.

  • Air Stripping/Sparging - Processo de transferência de massa que implica na volatilização de compostos da água através da passagem de ar pela água, aumentando-se assim a transferência entre as fases gasosa e líquida do solo. É muito usado na remediação de água subterrânea contaminada com substâncias orgânicas voláteis, tais como solventes.

     

    Pump and treat - Técnicas “off-site”, que consistem na remoção da água subterrânea do terreno para seu posterior tratamento. 


ID
545503
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São exemplos de poluentes atmosféricos primário e secundário, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Poluentes primários - são aqueles lançados diretamente à atmosfera

    Poluentes secundários - são aqueles formados a partir da reação quimica entre a radiação UV da atmosfera e os poluentes primários

  • Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como por exemplo: o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), fuligem, e aldeídos.

    Poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reações químicas entre os poluentes primários, com destaque para o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3-), os sulfatos (SO42-) e o ozônio (O3).

  • Gabarito: A


ID
545506
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D
    "Smog fotoquimico: típico de cidades ensolaradas, quentes e clima seco. O principal poluidor são os veículos (NO2, CO, hidrocarbonetos). Na atmosfera, esses gases sofrem reações por efeito da radiação solar gerando novos poluentes.Destacam-se: óxidos de nitrogenio, radicais orgânicos PAN ( peroxi acetil nitrato), ozonio e alguns aldeídos. A cor característica é avermelhada/marrom."
    Fonte: 


ID
545509
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera. Diante dessa diversidade, uma ação efetiva de controle e abatimento é a que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
545512
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução CONAMA no 003/90 estabelece os padrões de qualidade do ar e as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna e aos materiais. Segundo o estabelecido por essa Resolução, um método de amostragem e análise para a fumaça é o de

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO/conama/N.º 003 de 28 de junho de 1990

    Publicada no D.O.U, de 22/08/90, Seção I, Págs. 15.937 a 15.939.

    O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do Art. 6º, da Lei nº 7.804, de 18 de julho de 1989, e tendo em vista o disposto na Lei nº 8.028, de 12 de abril de 1990, Decreto nº 99.274, de 06 de junho de 1990 e,

    Considerando a necessidade de ampliar o número de poluentes atmosféricos passíveis de monitoramento e controle no País;

    Considerando que a Portaria GM 0231, de 27.04.76, previa o estabelecimento de novos padrões de qualidade do ar quando houvesse informação científica a respeito;

    Considerando o previsto na Resolução CONAMA nº 05, de 15.06.89, que instituiu o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar "PRONAR, RESOLVE:

    Art. 1º - São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

    Parágrafo Único - Entende-se como poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar:

    I - impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; 

    II - inconveniente ao bem-estar público;

    III - danoso aos materiais, à fauna e flora.

    IV - prejudicial à segurança. ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

     

     

    Art. 3º - Ficam estabelecidos os seguintes métodos de amostragem e análise dos poluentes atmosféricos a serem definidos nas respectivas Instruções Normativas: 

    a) Partículas Totais em Suspensão - Método de Amostrador de Grandes Volumes ou Método Equivalente.

    b) Fumaça - Método da Refletância ou Método Equivalente.

    c) Partículas Inaláveis - Método de Separação Inercial/Filtração ou Método Equivalente.

    d) Dióxido de Enxofre - Método de Pararonasilina ou Método Equivalente.

    e) Monóxido de Carbono - Método do Infra-Vermelho não Dispersivo ou Método Equivalente.

    f) Ozônio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente.

    g) Dióxido de Nitrogênio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente.

    § 1º - Constitui-se Método de Referência, os métodos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO e na ausência deles os recomendados pelo IBAMA como os mais adequados e que deva ser utilizado preferencialmente.

    § 2º - Poderão ser adotados métodos equivalentes aos métodos de referência, desde que aprovados pelo IBAMA.

    § 3º - Ficam definidas como condições de referência a temperatura de 25ºC e a pressão de 760 milímetros de coluna de mercúrio (1.013,2 milibares)

  • Art. 2º - Para os efeitos desta Resolução ficam estabelecidos os seguintes conceitos:

    I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população. 

    II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral. 

    Parágrafo Único - Os padrões de qualidade do ar serão o objetivo a ser atingido mediante à estratégia de controle fixada pelos padrões de emissão e deverão orientar a elaboração de Planos Regionais de Controle de Poluição do Ar.


ID
545524
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A contaminação de águas destinadas ao consumo humano com cianotoxinas é um problema grave, decorrente da poluição ambiental dos mananciais de água. Pode provocar a mortandade de peixes e outros animais, incluindo o homem, que consome a água ou os organismos contaminados. Como exemplo de cianotoxinas, cita-se a

Alternativas
Comentários
  • As cianobactérias são micro-organismos procariontes, sem flagelos, fotoautotróficos, capazes de habitar diversos ambientes hídricos. A crescente acumulação de nutrientes nos corpos hídricos, especialmente nitrogênio e fósforo, induz ao processo de eutrofização, que tem sidoproduzido principalmente por atividades humanas, sendo que as principais fontes desse enriquecimento são as descargas de esgotos domésticos e industriais dos centros urbanos e a poluição difusa originada nas regiões agricultáveis. A consequência da eutrofização associada a diversas condições ambientais leva a ocorrência de floração. O crescimento abundante de cianobactérias na superfície da água, denominado floração, causa impactos sociais, econômicos e ambientais, podendo introduzir efeitos negativos tanto de ordens estética e organoléptica, pois as cianobactérias podem produzir metabólitos como geosmina e metilisoborneol (MIB) que podem ocasionar odor e sabor desagradáveis na água potável e liberar metabólicos altamente tóxicos chamados cianotoxinas. Os seres humanos são expostos a cianotoxinas através da água tratada. De acordo com sua ação farmacológica, as duas principais classes de cianotoxinas incluem, as neurotoxinas: anatoxina-a, anatoxina-a(s) esaxitoxinas, e as hepatotoxinas: microcistinas, nodularinas e cilindrospermopsina. Alguns gêneros de cianobactérias também podem produzir toxinas irritantes ao contato definidas como Lipopolissacarídeos (LPS). As neurotoxinas têm ação rápida, que vão de minutos a poucas horas, agem na transmissão dos impulsos nervosos e podem causar a morte por paralisia respiratória. As hepatotoxinas apresentam ação mais lenta, podendo causar morte num intervalo de poucas horas a poucos dias, devido aos danos no fígado e efeitoscancerígenos.

  • As microcistinas são toxinas naturais produzidas por cianobactérias. Estruturalmente são heptapéptidos monocíclicos com um aminoácido específico, ADDA (3-amino-9-methoxy-2,6,8-trimethyl-10-phenyldeca-4,6-dienoic acid) e dois aminoácidos variáveis. Estão associadas às algas e constituem um perigo para os animais domésticos e selvagens, assim como para os humanos que contactam com água contaminada. Depois de ingeridas são intensamente absorvidas por peixes, pássaros e mamíferos.  Há um número elevado destas toxinas, algumas das quais são hepatotóxicas. São extremamente estáveis e resistentes à temperatura, hidrólise química e oxidação. Embora possam ser quebradas por proteases bacterianas, na maioria dos casos estas não estão presentes, pelo que as microcistinas permanecem intactas nas águas.


ID
545530
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A quantidade de matéria orgânica presente é um importante parâmetro para se conhecer o grau de poluição de uma água residuária, sendo medida pela Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Na prática, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • A função principal do nosso sistema de tratamento é receber o efluente e submete-lo a um processo biológico, tendo como objetivo minimizar a sua quantidade de D.B.O existente. Mas o que é D.B.O?

    D.B.O. significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. O método de tratamento com reator UASB + filtro biológico promove uma diminuição de até 90% do nível de DBO. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.

    Para efeitos comparativos:

    A água pura tem 10ml/L de oxigênio dissolvido;

    Peixes sensíveis precisam de 5 a 6 ml/L de oxigênio para sobreviverem, enquanto que peixes mais resistentes, como o bagre, sobrevivem em 2 a 3 ml/L de oxigênio dissolvidos na água;

    esgoto doméstico precisa, para ser degradado, de aproximadamente 300ml/L de oxigênio (DBO). Após tratamento com o sistema Delta Ambiental, o efluente resultante tem em torno de apenas 30 ml/L de DBO, não causando danos ao meio ambiente se for disposto corretamente e atendendo as exigências legais.

    O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), é usado para estmiar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, com esse valor é possivel identificar a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar essa materia orgânica nas ETE's (Estações de Tratamento de Esgoto).

    Demanda bioquímica de oxigênio é o parâmetro mais utilizado para a medida do consumo de oxigênio na água. Representa a quantidade de oxigênio do meio que é consumido pelos peixes e outros organismos aeróbicos e que gasta de oxidação de matéria orgânica presente na água. É medida a 20º C


ID
545548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Lei no 9.966, de 28 de abril de 2000, os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento nas águas, às substâncias classificadas na categoria de risco

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o Para os efeitos desta Lei, as substâncias nocivas ou perigosas classificam-se nas seguintes categorias, de acordo com o risco produzido quando descarregadas na água:

    I – categoria A: alto risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    II – categoria B: médio risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    III – categoria C: risco moderado tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    IV – categoria D: baixo risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático.

    >>Art. 16 - § 1o Os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento, às substâncias classificadas na categoria "C", definida no art. 4o desta Lei.


ID
545551
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que diz respeito à poluição das águas sob jurisdição nacional, considere os seguintes órgãos: I – Ministério Público Federal II – Órgão Regulador da Indústria do Petróleo III – Capitania dos Portos IV – Conselho Nacional de Recursos Hídricos V – Órgão Ambiental Competente

De acordo com a Lei no 9.966, de 28 de abril de 2000, qualquer incidente ocorrido em portos organizados, instalações portuárias, dutos, navios, plataformas e suas instalações de apoio, que possa provocar poluição das águas sob jurisdição nacional, deverá ser imediatamente comunicado PRIORITARIAMENTE aos órgãos

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. Qualquer incidente ocorrido em portos organizados, instalações portuárias, dutos, navios, plataformas e suas instalações de apoio, que possa provocar poluição das águas sob jurisdição nacional, deverá ser imediatamente comunicado ao órgão ambiental competente, à Capitania dos Portos e ao órgão regulador da indústria do petróleo, independentemente das medidas tomadas para seu controle.


ID
545554
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a categoria de Unidade de Conservação que corresponde a um exemplo de Unidade de Proteção Integral é

Alternativas
Comentários
  • Unidades de Proteção Integral (Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre) 

    Unidades de Uso Sustentável (Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável;  Reserva Particular do Patrimônio Natural.)


ID
545563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de refino e as operações de manuseio do petróleo, bem como o tratamento dos efluentes, geram diversos resíduos sólidos que podem causar risco ao meio ambiente. A lama de cloreto de cálcio da neutralização do ácido clorídrico  (HCl) é é um resíduo gerado pelo processo de

Alternativas
Comentários
  • Isomerização é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais.Reações de isomerização normalmente ocorrem em um equilíbrio em que um isômero é convertido no outro, normalmente catalisado por uma base. Essa reação não gerará subprodutos uma vez que o isômero é constituído dos mesmos átomos do produto de partida. 
    O estudo da isomeria é dividido em:

    * Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana; 

    * Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou ExZ) e a isomeria óptica.

    Por exemplo: Etanol e Éter dimetílico possuem a mesma fórmula (C2H6O).

    A isomerização transforma hidrocarbonetos de cadeia normal em hidrocarbonetos isômeros de cadeia ramificada (de maior octanagem) diante do uso de catalisadores e aquecimento.


ID
545566
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Existem vários processos para reduzir a poluição atmosférica povocada por atividades industriais. A remoção de material particulado das emissões atmosféricas é feita, dentre outros, pelo processo de

Alternativas
Comentários
  • Condensação e adsorção também não estariam certos?

  • Creio que essa questão tenha mais de uma resposta possível, vejam as técnicas apresentadas nesse documento:

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjCnY7f4qjSAhUIQpAKHbA4Bt8QFggaMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.inf.ufes.br%2F~neyval%2FRec_Atm(moduloVI).pdf&usg=AFQjCNFajUqGNzQ4e6MxQDnL5ojT4-txzw&sig2=e85SMglSen6zLJY24OG2Ew&bvm=bv.148073327,d.Y2I

     

     

  • CONTROLE DE MATERIAL PARTICULADO:

    Ciclone (Centrifugação)

    Filtro

    Lavagem

    Precipitador eletrostático

    Coletores Úmidos

    Ainda não existem tecnologias, pelo menos viáveis, de ADSORÇÃO, ABSORÇÃO, COMBUSTÃO ou CONDENSAÇÃO para controle de MATERIAL PARTICULADO.

  • centrifugação é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade.

    Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga


ID
545569
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A indústria do petróleo produz efluentes, tais como águas oleosas, que podem contaminar o meio ambiente caso não sejam tratados de maneira adequada. A flotação é um processo de tratamento utilizado para promover a separação de óleos emulsionados no efluente, sendo um processo classificado como

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Processos primários:

    - Decantação primária ou simples

    - Reatores USAB: anaeróbios com baixa eficiência

    - Flotação

    - Neutralização

    - Precipitação química com baixa eficiência


ID
545572
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um grupo de jovens questionou um engenheiro ambiental sobre os impactos ambientais provenientes das fontes de energia. Qual resposta dada pelo engenheiro relaciona corretamente a fonte de energia com seus respectivos impactos ambientais?

Alternativas
Comentários
  • O álcool é mais limpo do que gasolina então a sua adição na gasolina diminui a poluição

    O gás natural tem um rendimento maior que todos os combustíveis líquidos.

    O Petróleo pesado é mais poluente do que o petróleo leve

    O gás hidrogênio é altamente explosivo


ID
545575
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O biodiesel, apesar de ser um combustível renovável, apresenta como uma das desvantagens a formação de subprodutos dos processos de produção. Qual é a denominação de um processo de produção de biodiesel e seu respectivo subproduto?

Alternativas
Comentários
  • A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio.

    O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO.

    Transesterificação nada mais é do que a separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20% de uma molécula de óleo vegetal é formada por glicerina. A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal, deixando o óleo mais fino e reduzindo a viscosidade.

     

    https://www.biodieselbr.com/biodiesel/processo-producao/biodiesel-processo-producao.htm


ID
545581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O carbono é onipresente na natureza. Seus compostos, como as proteínas, carboidratos e gorduras, por exemplo, são constituintes essenciais de toda a matéria viva e fundamentais na respiração, fotossíntese e regulação do clima. Dos compostos de carbono, o metano é o composto orgânico em nível traço de maior presença na atmosfera, sendo, depois de CO2 e vapor d’água, o gás estufa mais abundante. São exemplos de atividades humanas responsáveis pela emissão de metano, EXCETO a

Alternativas
Comentários
  • Observem que a letra a) e a c) são alternativas que se opõem. Logo, a resposta só poderia ser uma das duas. Só lembrar que os lixões geram metano, por exclusão a correta é a alternativa a).


ID
560914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A degradação física do solo ocorre quando processos naturais ou induzidos pelo homem diminuem a capacidade da terra de suportar a agricultura, a pecuária ou as espécies selvagens. O movimento dos componentes do solo, em especial do lixo da superfície e do solo superficial de um lugar para outro, em que os dois principais agentes são a água corrente e o vento, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b.

     

    Erosão é o transporte do produto da rocha intemperizada.

    Alcalinização é relacionado à elevação do pH, se ficar acima de 7, é alcalino. É uma degradação química.

    Compactação como o nome já diz é compactar o solo, deixando suas partículas mais perto umas das outras (gado, ao pisar no solo e máquinas agrícolas compactam o solo).

    Salinização é o aumento de sais no solo, principalmente o sódio (Na).


ID
564820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O termo efeito estufa diz respeito a um fenômeno reconhecido, amplamente estudado, e refere-se ao aumento da temperatura da atmosfera global. Qual das explicações a seguir expõe fatos verdadeiros relacionados ao efeito estufa?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

     

    a - É sim um fenômeno natural

    b - Os CFC são gases estufa

    c - Existem outros gases que são estufa, por exemplo: vapor de água, óxido nitroso,CFC, entre outros.

    d - O efeito estufa natural tem o efeito de aumentar a temperatura da Terra, não deixando-a muito fria, caso não houvesse tal efeito.

    e - resposta


ID
564826
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O dióxido de enxofre é um dos principais componentes do smog industrial. Qual dos equipamentos a seguir apresenta um dispositivo de controle da emissão de SO2?

Alternativas
Comentários
  • letra b - lavadores de gás


ID
564829
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O albedo é um fator crítico no balanço radioativo, porque determina diretamente a fração da radiação solar que é absorvida pelo sistema Terra-ar. Mesmo uma pequena variação na média do albedo pode afetar a temperatura global. As regiões mais escuras, com os menores albedos, que constituem 70% da área total da Terra, são os (as)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Albedo

    Fração de radiação solar refletida por uma superfície ou objeto, expressada em porcentagem. As superfícies cobertas por neve têm um alto nível de albedo, o albedo dos solos pode ser alto ou baixo; as superfícies cobertas por vegetação e os oceanos têm um baixo nível de albedo. O albedo da Terra varia principalmente devido aos diferentes níveis de nuvens, neve, gelo, vegetação e mudanças na superfície da terra.

    Fonte: https://ipam.org.br/glossario/albedo/


ID
564838
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. O gás indutor do efeito estufa que até agora se estima que tenha produzido cerca de um terço de todo o aquecimento global produzido pelo dióxido de carbono é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

     

    Depois do CO2 e da água, o metano, CH4, é o gás estufa mais importante.


ID
564868
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito definido pela Comissão Brundtland em 1987 que estabelece uma relação harmônica do homem com a natureza como centro de um processo que deve satisfazer às necessidades e às aspirações humanas presentes e futuras denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    "Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”

  • Resposta B

    Homesostase Ambiental, termo utilizado para identificar as relações necessárias para a manutenção de interrelação das muitas variáveis do meio ambiente (pH, concentrações de íons, temperatura, oxigênio dissolvido, dióxido de carbono entre inumeros outros) de forma estática ou em constante condições de renovação e homogeneização, o equilibrio dinâmico.
    De maneira holística, homeostase pode ser definida como equilibrio indispensável para a sustentação da vida.

    Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

    O crescimento ecológico é um conceito relativamente recente, com várias definições e nomes, muitos dos quais se concentram em estabelecer uma ligação entre o crescimento económico e as alterações climáticas (por ex.: Desenvolvimento com Baixas Emissões, Desenvolvimento Compatível com o Clima). Embora as interpretações e a terminologia possam variar, a agenda do crescimento ecológico visa obter certos resultados estratégicos, assim como o desenvolvimento económico. Estes podem incluir a resposta às alterações climáticas (tanto a redução das emissões como a resistência ao clima), a perda do capital natural, a escassez dos recursos e a abordagem dos objectivos sociais ou de desenvolvimento, como a redução da pobreza.

    Pegada ecológica é uma expressão traduzida do inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água (medida em h [hectares]) que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos, gastos por uma determinada população. O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadense da Universidade de Colúmbia Britânica.

    Fonte: https://cdkn.org/wp-content/uploads/2012/06/CDKN_GreenGrowth_Portuguese.pdf
    https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

  • b-

    A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento recomendou uma nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável: Relatório Brundtland- Nosso Futuro Comum. O relatório trouxe à comunidade global o conceito de desenvolvimento sustentável e delineou medidas propostas para integrar a questão ambiental e o desenvolvimento econômico.

  • Candidato (a). Para resolver a questão você precisa saber que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.”

    Resposta: Letra B


ID
564874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O uso descontrolado dos recursos energéticos é um dos principais fatores a afetar o meio ambiente. O excesso da utilização de combustíveis fósseis observado desde a era industrial pode causar o aumento do

Alternativas
Comentários
  • C) nível dos oceanos e do efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis está ligada diretamente a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, causando o acúmulo desse gás na estratosfera e causando o efeito estufa, aumento da temperatura na terra.


ID
564877
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A qualidade do ar é melhorada pelo uso de gás natural em substituição à gasolina ou ao óleo diesel, visto que as moléculas de

Alternativas
Comentários
  • Gab: C 

    O metano corresponde a cerca de 70% da composição do gás natural.


ID
564913
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando-se a Resolução n° 398 do CONAMA, a quem deve ser feita, inicialmente, a comunicação de um incidente de poluição por óleo?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    CONAMA 398/08 ANEXO I

    3. Informações e procedimentos para resposta

    3.2. Comunicação do incidente Esta seção deverá conter a lista de indivíduos, organizações e instituições oficiais que devem ser comunicadas no caso de um incidente de poluição por óleo. A lista deverá conter, além dos nomes, todos os meios de contato previstos, incluindo, conforme o caso, telefone (comercial, residencial e celular), fax, rádio (prefixo ou freqüência de comunicação), etc.

     

    A comunicação inicial do incidente deverá ser feita ao Órgão Ambiental Competente, à Capitania dos Portos ou à Capitania Fluvial da jurisdição do incidente e ao órgão regulador da indústria de petróleo, com base no formulário constante do Apêndice 1 deste Anexo.


ID
756820
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, os desastres relacionados com ecossistemas urbanos e rurais têm como causa a falta de uma política de desenvolvimento sustentável e responsável e podem ser classificados em

Alternativas

ID
767077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

A grande maioria dos incêndios florestais tem como causa principal atividades humanas como a queima de lixo, a limpeza de terreno com queimadas em épocas inadequadas e os incêndios criminosos.

Alternativas

ID
767080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Árvores com cascas espessas e isolantes protegem o xilema, meristema responsável pelo crescimento em diâmetro das árvores, prevenindo assim a morte do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • O xilema, também chamado de lenho, é um tecido de condução que apresenta as traqueides e os elementos de vaso como principais células de condução. Essas células, conhecidas como elementos traqueais, caracterizam-se por serem mortas na maturidade e por possuírem paredes secundárias lignificadas.

    Fonte: Brasil escola

  • O câmbio que é o meristema responsável pelo crescimento em diâmetro das árvores


ID
767083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Com base no triângulo do fogo, que inclui o material combustível, o oxigênio e a energia (calor), a melhor estratégia de manejo para a diminuição da freqüência de incêndios é o controle do material combustível com queimadas periódicas.

Alternativas
Comentários
  •  " Melhor estratégia de manejo para a diminuição da freqüência de incêndios" parece ser muito categórico, o que geralmente indica um erro na questão, mas Cespe é Cespe né pai

  • Isso é vacilação

  • Não entendi..

  • COM QUEIMADAS PERIÓDICAS. ERREI
  • Nossa não entendi


ID
767086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Freqüências elevadas de queimadas favorecem de imediato o estrato arbóreo, que tem pronto acesso aos nutrientes depositados com as cinzas nas camadas superficiais do solo.

Alternativas
Comentários
  • elevada frequência de queimada não favorece nenhum tipo fitológico. Mata a planta, oxida a matéria orgânica e mata os decompositores (responsáveis pela disponibilização dos nutrientes). Tanto árvores como pequenas ervas, todas saem perdendo


ID
767089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Algumas coníferas são espécies resinosas e constituem comunidades altamente inflamáveis. Em seus ambientes naturais, essas comunidades são periodicamente renovadas por incêndios, que estimulam a abertura de seus cones e a germinação das sementes pós-fogo. No Brasil, em plantios artificiais, devem ser implantados esquemas muito eficientes de proteção a incêndios.

Alternativas

ID
767107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A camada de ozônio encontra-se na exosfera — acima de 500 km da superfície da Terra — e é quebrada com a incidência de raios infravermelhos, do que resulta o superaquecimento da mesosfera — entre 50 km e 80 km acima da superfície terrestre —, que é responsável pela manutenção da temperatura nas proximidades da superfície da Terra.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: errado

    A camada de ozônio se encontra na estratosfera, entre 20 e 25 km de altitude.


ID
767110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Gases atmosféricos, especialmente o gás carbônico, causam o efeito estufa, pois funcionam como uma capa protetora que, durante a noite, impede a dispersão total, para o espaço exterior, do calor absorvido pela Terra durante o dia, evitando, assim, o resfriamento excessivo da Terra (troposfera) e tornando possível a vida no planeta.



Alternativas
Comentários
  •  Gases como o gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e o vapor d'água (H2O) funcionam como uma cortina de gás que vai da superfície da Terra em direção ao espaço, impedindo que a energia do sol absorvida pela Terra durante o dia seja emitida de volta para o espaço. Sendo assim, parte do calor fica “aprisionado” próximo da Terra (onde o ar é mais denso), o que faz com que a temperatura média do nosso planeta seja em torno de 15°C. A esse fenômeno de aquecimento da Terra dá-se o nome de efeito estufa. Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na Terra seria em torno de –15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.

    Fonte: http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm

    Foco no Ibama!!


ID
767113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Uma das formas sustentáveis de se promover a fixação de carbono são os projetos silviculturais — florestamento e reflorestamento —, com práticas sustentáveis de manejo florestal, em áreas de florestas temperadas decíduas e de florestas de coníferas, de ocorrência natural nas grandes latitudes do hemisfério norte, onde ocorrem as maiores taxas de fixação de carbono.

Alternativas
Comentários
  • as maiores taxas de fixação de carbono são em ecossistemas mais dinâmicos. Esses ecossistemas se encontram na zona intertropical. A zona intertropical se encontra em latitudes baixas, próximas à Linha do Equador

    errada

  • "florestas de coníferas, de ocorrência natural nas grandes latitudes do hemisfério norte"

    No norte não tem floresta de coníferas, não naturalmente.


ID
767116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorcarbonos (HFCs), os perfluorcarbonos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6) são gases de efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Os principais gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e suas respectivas fontes antropogênicas, são os seguintes:

    CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a propriedade de absorver o CO2 do ar.

    De acordo com o IPCC (1995), as emissões globais de CO2 hoje são da ordem de 7,6Gt por ano. E a natureza não tem capacidade de absorção de todo esse volume o que vem resultando em um aumento da concentração atmosférica mundial desses gases.

    CH4 – Responsável por 15 a 20% do efeito estufa, é.componente primário do gás natural, também produzido por bactérias no aparelho digestivo do gado, aterros sanitários, plantações de arroz inundadas, mineração e queima de biomassa.

    N2O – Participando com cerca de 6% do Efeito-Estufa, o óxido nitroso é liberado por microorganismos no solo (por um processo denominado nitrificação, que libera igualmente nitrogênio – NO). A concentração deste gás teve um enorme aumento devido ao uso de fertilizantes químicos, à queima de biomassa, ao desmatamento e às emissões de combustíveis fósseis.

    CFCs – Responsáveis por até 20% do efeito estufa, os clorofluorcarbonos são utilizados em geladeiras, aparelhos de ar condicionado, isolamento térmico e espumas, como propelentes de aerossóis, além de outros usos comerciais e industriais. Como se sabe, esses gases reagem com o ozônio na estratosfera, decompondo-o e reduzindo, assim, a camada de ozônio que protege a vida na Terra dos nocivos raios ultravioletas. Estudos recentes sugerem que, as propriedades de reter calor, próprias do CFCs, podem estar sendo compensadas pelo resfriamento estratosférico resultante do seu papel na destruição do ozônio. Ao longo das últimas duas décadas, um ligeiro resfriamento, de 0,3 a 0,5ºC, foi medido na baixa estratosfera, onde a perda do ozônio é maior.

    O3 – Contribuindo com 8% para o aquecimento global, o ozônio é um gás formado na baixa atmosfera, sob estímulo do sol, a partir de óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos produzidos em usinas termoelétricas, pelos veículos, pelo uso de solventes e pelas queimadas.

    O vapor d’água presente na atmosfera também absorve parte da radiação emanada pela Terra e é um dos maiores contribuintes para o aquecimento natural do globo. Apesar de não ser produzido em quantidade significativa por atividades antrópicas, considera-se que, com mais calor, haverá mais evaporação d’água e, por conseguinte, um aumento de sua participação no aumento do efeito estufa.

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/


ID
767119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O setor de transportes contribui com quota reduzida de emissão de gases, principalmente em razão da utilização de combustíveis limpos, com baixos níveis de emissão de dióxido de carbono.

Alternativas

ID
1023730
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 4, associe a Coluna A, que apresenta tipos de materiais e seu tempo de degradação no ambiente, com a Coluna B, que apresenta possíveis destinações do lixo, numerando os parênteses.

Coluna A

1. vidro – mais de 10000 anos

2. lata de alumínio – mais de 1000 anos

3. matéria orgânica doméstica – 2 a 12 meses

4. material orgânico em lixo hospitalar – 2 a 12 meses

Coluna B

( ) aterro sanitário

( ) incineração

( ) reciclagem

( ) reutilização

Efetuando a correta associação entre os materiais e o melhor tratamento a ser dado a eles, obtém- se, de cima para baixo, a sequência

Alternativas

ID
1079293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atividades econômicas e industriais têm provocado alterações na biofesra, resultando na quase duplicação da concentração de gases do efeito estufa e, com isso, aumentado a temperatura da Terra. Para tratar do problema do efeito estufa e suas possíveis consequências sobre a humanidade, foi estabelecida, durante a Rio 92, a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que resultou no Protocolo de Kyoto em 1997. Acerca do efeito estufa e do aquecimento global, julgue os próximos itens.

São considerados os mais importantes gases do efeito estufa o hexafluoreto de enxofre (SF6), e as famílias dos perfluorcarbonos, que são composto complementares fluorados, em especial o perfluormetano (CF4) e o perfluoretano (C2F6).

Alternativas
Comentários
  • Principais gases do efeito estufa: CO2,N20, CH4, CFC, HFC, PFC e SF6.

  • Principais gases do efeito estufa: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N20), clorofluorcarbonetos (CFCs), ozônio (O3).

    FONTE: EMBRAPA 

  • Os gases do efeito estufa e o Protocolo de Kyoto:

    O Protocolo de Quioto determina sete gases cujas emissões devem ser reduzidas:

    - CO2 - Dioxido de Carbono

    - N2O - Óxido Nitroso

    - CH4 - Metano

    - CFCs - Clorofluorcarbonetos

    - HFCs - Hidrofluorcarbonetos

    - PFCs - Perfluorcarbonetos

    - SF6 - Hexafluoreto de enxofre

     

    Entre os gases do efeito estufa que estão aumentando de concentração o CO2, o CH4 e o N2O são os mais importantes. Os CFCs também têm a capacidade de reter a radiação infravermelha emitida pela Terra. Contudo, as ações para diminuir suas emissões estão num estágio bem mais avançado, quando comparado com as emissões dos outros gases.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gases_do_efeito_estufa acessado em 27/10/2017

     

     


ID
1134052
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O impacto ambiental decorrente da destruição da vegetação natural, que leva a alterações no ciclo biológico dos seres vivos e a migrações de espécies, é denominado:

Alternativas
Comentários
  •  

    alteração climática

  • ???????????? kd os professores do QC?????

  • Ele quer o impacto e não a ação que o causou. No caso o aspecto ambiental é o desmatamento e o impacto é a alteração do clima.

  • A questão já fala sobre o desmatamento. A questão pergunta qual o resultado disso, que é a alteração climática.

  • Fazendo a reescritura para melhor compreensão:

    A alteração climática constitui um impacto ambiental decorrente do desmatamento - um exemplo de destruição da vegetação natural – sendo aquele caracterizado por alterações no ciclo biológico dos seres vivos bem como pelas migrações de espécies.

    Alternativa D.


ID
1135822
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando que os vazamentos de derivados de petróleo podem causar contaminação de corpos d'água subterrâneos e superficiais, do solo e do ar, a legislação ambiental brasileira determina que :

Alternativas
Comentários
  • B


ID
1135825
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Vários impactos ambientais negativos podem ser observados, tanto na implantação quanto na operação de portos, como, por exemplo,

Alternativas

ID
1135840
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o processo de recuperação de áreas degradadas é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Sucessão Primária: Ocorre em ambientes desprovidos de vida anteriormente, como dunas de areia, rochas varridas pela erosão, um fluxo de lava, um lago recém-formado, etc.

    Sucessão secundária: Ocorre num ambiente que foi anteriormente ocupado por outras comunidades e que sofreu algum tipo de perturbação, como forças naturais (vendavais, inundações, deslizamentos, furacões, etc), ou perturbações provocadas pelo homem ou animais (fogo, áreas cultivadas, corte de florestas, etc)

  • a) a sucessão primária pode ser conceituada como sendo a sequência de processos ecológicos que ocorre em áreas desprovidas de vegetação, na direção da formação de um ecossistema mais complexo.

    b) a sucessão secundária ocorre em áreas não perturbadas, normalmente em abertura de clareiras em florestas, consistindo de um fator de renovação que leva progressivo aumento de biodiversidade. Errado

    c) a sucessão terciária ocorre em áreas fortemente impactadas, como áreas com subsolo exposto ou áreas mineradas, a intervenção antrópica deve ser menos intensa de forma a mitigar os fatores restritivos ao estabelecimento de uma nova comunidade. Errado

    d) a sucessão terciária ocorre normalmente em áreas nas quais ocorreram incêndios florestais de natureza antrópica. Errado

    e) a sucessão primária ocorre em áreas não perturbadas, normalmente em abertura de clareiras em florestas, consistindo de um fator de renovação que leva progressivo aumento de biodiversidade. Errado

     

  • RESPOSTA A

    " Na sucessão primária, o início da colonização ocorre em regiões anteriormente não habitadas."

    #IBAMA


ID
1135843
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a poluição da água é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • A-Errado- A eutrofização é o processo pelo qual um ecossistema aquático adquire alta taxa de nutrientes (principalmente fosfato e nitrato).

    B-Errado- Todos os grupos de seres vivos podem ser potencialmente bioindicadores, entretando os melhores são os macrovertebrados e alguns grupos de insetos.

    C-Correto

    D-Errada- Cólera(foi um problema para os americanos no Vietnã), diarreia infecciosa, Hepatite A( Olho Amarelo, Esquistossomose(Caramujo), Leptospirose (Rato) são doenças que podem ser adiquiridas através da água poluida.

    E-Errada- A poluição difusa é formada em área urbana ou rural a partir de diversos geradores de resíduos sólidos e de sedimentos.


ID
1135849
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos principais poluentes observados nas áreas metropolitanas é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Sulfonamidas ou "sulfas" foram largamente usadas como antibacterianos no início do século XX.


ID
1135864
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei n° 9.985/2000) uma Estação Ecológica tem por objetivos a preservação .

Alternativas
Comentários
  • a) Estação Ecológica;

    b) Parque Nacional;

    c)RVS;

    d) Rebio;

    e) Monumento Natural.

  • A

  • Gabarito: letra A.

    De acordo com a Lei nº 9.985, Art. 9º-A:

    Art. 9º A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.


ID
1182073
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os exames para caracterizar crimes ambientais são muito solicitados aos Institutos de Criminalísticas. O Rio de Janeiro, cidade que vai recepcionar os próximos Jogos Olímpicos, a poluição por esgoto doméstico da Lagoa Rodrigues de Freitas é uma preocupação para a organização do evento. Indique a alternativa que apresenta os parâmetros que devem ser analisados para instruir um laudo pericial cujo objetivo é a verificação de contaminação por esgotamento doméstico:

Alternativas
Comentários
  • DQO (Demanda Química de Oxigênio) => mede o consumo de oxigênio ocorrido em função da oxidação química da matéria orgânica. O teste gasta de 2 a 3 h para ser realizado e envolve a utilização de um agente oxidante forte;

    DBO (Demanda Bioquímica ou Biológica de Oxigênio) => corresponde a quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos sendo expresso em miligramas por litro (mg/L);

    OD (Oxigênio Dissolvido) => indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. A presença de oxigênio dissolvido é de importância vital para os seres aquáticos aeróbios.

    Juntos, esses parâmetros são os mais empregados para medir poluição em meio aquático.

     

  • OD e DBO sao os parametros mais importantes que tem na caracterizacao de agua e esgoto 


ID
1274173
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas subterrâneas são imprescindíveis para a vida e integridade do ecossistema, mas o mau aproveitamento desse bem pode levar a sua contaminação.

São fontes causadoras de poluição nas águas subterrâneas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • cerâmica é a arte ou a técnica de produção de artefatos de objetos tendo a argila como matéria-prima.

  • os aterros sanitários utilizam material impermeável a fim de não contaminar o solo. Questão bem duvidosa


ID
1286035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A fitorremediação engloba um grupo de tecnologias que tem despertado bastante interesse para a recuperação de solos contaminados por orgânicos, como no caso do petróleo, e por inorgânicos, como no caso de metais.
Duas das tecnologias de fitorremediação utilizadas para a remoção de contaminantes inorgânicos do solo são

Alternativas

ID
1286041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual é o processo de biorremediação que ocorre quando as condições das áreas contaminadas atendem a todos os fatores ambientais, primordiais para que a biorremediação ocorra sem a intervenção humana?

Alternativas
Comentários
  • Biorremediação: necessário (1) micro-organismo e (2) contaminante (por exemplo, petróleo ou outro composto orgânico). O micro-organismo metaboliza NATURALMENTE o composto orgânico.

    Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente. Utilizando processos biodegradáveis para tratamento de resíduos este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original.

    Especificamente, a biorremediação atua através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação.

    Biorremediação: ato de remediar, consiste em recuperar águas ou solos contaminados. Emprega-se um produto novo, totalmente natural, provocando a extração para compostos voláteis, este possui o poder da oxidação lenta. Composto formado por bio-reação. Na atenuação natural a possibilidade de saturação do solo é muito ampla em se tratando de Hidrocarbonetos, portanto é bem provável que se utilize outras substâncias. As substâncias inorgânicas são nocivas ao meio ambiente, contaminando o subsolo com outros componentes que não existiram anteriormente.

    A Biorremediação pode ser empregada para atacar contaminantes específicos no solo e águas subterrâneas, tais como a degradação de hidrocarbonetos do petróleo e compostos orgânicos clorados pelas bactérias. Um exemplo mais geral é a limpeza de derramamentos do óleo pela adição dos fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias presentes no meio.




  • d - Atenuação natural


ID
1286065
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Protocolo de Kyoto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Através desse mecanismo, os países desenvolvidos podem implementar projetos que visem à redução ou à captura de emissões de gases, mediante a implantação de tecnologias mais limpas em países em desenvolvimento. As chamadas Reduções Certificadas de Emissões (RCE) serão obtidas por alguns desses projetos.
Dos projetos a seguir, aquele que NÃO é passível de obtenção de RCE é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Atividade de projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo 

     

    - Captura de gás em aterro sanitário

    - Tratamento de dejetos suínos e reaproveitamento de biogás

    - Troca de combustível

    - Geração de energia por fontes renováveis (biomassa, energia eólica, pequenas e médias hidroelétricas, energia solar)

    - Compostagem de resíduos sólidos urbanos

    - Geração de metano a partir de resíduos orgânicos (biogasificação)

    - Pirólise de resíduos

    - Florestamento e reflorestamento em áreas degradadas

     

    Nota: Proteção de áreas de florestas ou desmatamento evitado não são projetos MDL e portanto não podem requerer RCEs.

     

    Encontrei isso no Wikipedia, mas não sei a fonte verdadeira: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mecanismo_de_Desenvolvimento_Limpo

  • Para ter Redução Certificada de Emissões (RCE), é necessário que o projeto tenha como característica a adicionalidade.


    Ou seja, não basta preservar recursos naturais. Tem que fazer algo a mais, tem que incrementar alguma tecnologia.


    Por isso que a proteção de áreas de florestas não se enquadra para obtenção de RCE.

  • Gabarito: letra D.

    É vergonhoso mas é verdade. Foi um momento histórico em que as florestas poderiam ser manejadas de modo sustentável e incluídas nessas políticas mundiais.


ID
1286068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Há um dispositivo que é empregado para a remoção de material particulado de gases. Ele força a fumaça a passar por um duto, na forma de parafuso, fazendo com que a perda de carga gerada permita a deposição do material na sua base.
Tal dispositivo é o

Alternativas
Comentários
  • aos não assinantes alternativa D


ID
1286071
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação aos principais poluentes atmosféricos e a suas origens, verifica-se que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


ID
1286077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Formado basicamente pela emissão de dióxido de enxofre (SO2) e de material particulado (MP), o smog industrial é um tipo de nuvem cinza que ocorre em algumas cidades.

 
Em relação ao smog industrial, constata-se que ele

Alternativas
Comentários
  • A Inversão Térmica e o Efeito Tampão

    A inversão térmica pode ocorrer em qualquer região do planeta, contudo, um ambiente bastante favorável são as Metrópoles, que absorvem grande quantidade de calor durante o dia, devido às elevadas concentrações de áreas construídas, a impermeabilização do solo, com asfalto, cimento e calçadas, desmatamento; sendo que durante a noite, no entanto, perdem calor rapidamente.

    Assim, com a propagação do ar quente, o ar frio se concentra nas camadas mais baixas da atmosfera, que impedido de se dispersar, concentra toneladas de poluentes, provenientes de várias fontes, principalmente das indústrias, agravando a poluição das baixas camadas da atmosfera.

    A cidade de São Paulo é um exemplo típico dessa ocorrência, apresentando ainda o chamado "Efeito tampão", que surge com a chegada do verão, cujas massas de ar quente, provenientes do oceano formam um tampão sobre a cidade, que é cercada de morros.

    Essa camada de ar quente impede a subida do ar frio que está próximo ao solo, resultando numa inversão térmica natural. No entanto, o "efeito tampão", por impedir a subida do ar frio, permite a concentração de toneladas de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera.

    Desse modo, ocorre na cidade de São Paulo a inversão térmica de inverno e a de verão. Durante o inverno, em decorrência do baixo índice pluviométrico, a inversão térmica torna-se muito mais grave dificultando a dispersão dos poluentes.

    Importante frisar que esse fenômeno é muito nocivo aos seres humanos, visto que a concentração de poluentes nas camadas próximas do solo, desenvolve muitas doenças respiratórias(asma, bronquite, renite), irritações na pele e nos olhos e intoxicações.

    Soluções para a Diminuição da Inversão Térmica

    Políticas ambientais favoráveis e eficientes

    Fiscalização das Indústrias

    Diminuição das Queimadas

    Utilização de Biocombustíveis

    Campanhas de conscientização

  • GABARITO C

    a) é mais frequente na primavera e no outono. ERRADA, é mais frequente no inverno.

    b) é um fenômeno típico de regiões quentes e secas. ERRADA, é um fênomeno típico de grandes aglomerados em climas frios

    c) pode ser agravado pelo fenômeno da inversão térmica. VERDADEIRA, o smog industrial ou smog REDUTOR é agravado com a inversão térmica na qual uma camada de ar quente se sobrepõe ao ar frio, deixando a região mais próxima da terra mais densa e com isso os poluentes não se dispersam

    d) pode ser atenuado pela remoção de SO2 obtida com a instalação de filtros de manga em chaminés industriais. ERRADA, o SO2 pode ser atenuado por lavadores de gás

    e) causa problemas respiratórios que, em sua maior parte, têm relação direta com as partículas de tamanho grande do MP. ERRADA, a relação é inversamente proporcional ao tamanho da partícula, quanto menor a partícula maior será os prejuizos à saúde.


ID
1286095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Resolução Conama nº 269/2000 e o seu regulamento anexo, a ocasião em que os dispersantes químicos poderão ser usados em derrames de óleo no mar é:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA Nº 269/2000 - "Regulamenta o uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar." - Data da legislação: 14/09/2000 - Publicação DOU nº 009, de 12/01/2001, págs. 58-61 
    Status: Revogada pela Resolução CONAMA nº 472, de 27 de novembro de 2015. 

     

    Dispõe sobre o uso de dispersantes químicos em incidentes de poluição por óleo no mar.

     

     

    O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, no uso das competências que lhe são conferidas pelo art. 8º, inciso VII da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 e o previsto no art. 29 do Decreto nº 8.127, de 22 de outubro de 2013,

    Resolve:

    Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre o uso de dispersantes químicos para ações de resposta a incidentes de poluição por óleo no mar.

     

    Art. 6º Os dispersantes químicos poderão ser utilizados, sem prejuízo do disposto no art. 5º, nas seguintes hipóteses:

    I - situações nas quais a mancha de óleo estiver se deslocando ou puder se deslocar, conforme indicação meteoceanográfica ou dados pretéritos locais, para áreas designadas como ambientalmente sensíveis;

    II - incidentes com vazamento contínuo ou volumes relevantes, quando as demais técnicas de resposta se mostrarem não efetivas ou insuficientes;

    III - aplicação subaquática somente para possibilitar os procedimentos necessários para a interrupção de vazamento de um poço de petróleo em descontrole; e

    IV - óleo emulsionado, conhecido como "mousse de chocolate", ou intemperizado quando o dispersante químico se mostrar efetivo, com base em testes de campo.

    Art. 7º É proibido o uso de dispersantes químicos:

    I - na área do Complexo Recifal dos Abrolhos, entre os paralelos 15º 45' S e 19º 28' S, limitado à linha isobatimétrica dos 500 m a leste e à linha de costa a oeste;

    II - na área do Parque Estadual Marinho do Parcel Manuel Luís, incluindo os Baixios do Mestre Álvaro e do Tarol, delimitado pelos polígonos definidos pelas seguintes coordenadas geográfica

     


ID
1286122
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O potencial de aquecimento global, (Global Warm Potential – GWP) é uma medida, criada pelo Painel Intergovernamental sobre a Mudança do Clima (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC), de como uma determinada quantidade de gás do efeito estufa (GEE) contribui para o aquecimento global. Ele é baseado na eficiência radiativa e na quantidade removida da atmosfera em um certo número de anos.
Dos gases listados, o que apresenta o menor GWP é o

Alternativas
Comentários
  • O hexafluoreto de enxofre (SF6) é um gás que é usado em equipamento de energia eléctrica. É transparente, inodoro, não inflamável e quimicamente estável. Isto significa que à temperatura de quarto não reage com qualquer outra substância.

    O SF6 puro não é venenoso. O gás não é perigoso ao inalar, uma vez que o conteúdo de oxigénio é bastante alto. Em princípio pode-se inalar sem perigo uma mistura de 80% de oxigénio e 20% de SF6. O SF6 é aproximadamente 6 vezes mais pesado do que o ar. Isso significa que pode concentrar-se em canalizações de cabos ou no fundo de depósitos. O gás não é perigoso ao inalar mas se há uma acumulação importante do gás, há um risco de sufocação devido à falta de oxigénio.

     


ID
1286140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os princípios orientadores do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Respostas Rápidas a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), aquele que tem como fundamento a dificuldade ou a impossibilidade de reparação dos danos causados ao meio ambiente, aplicando-se especificamente às situações de incerteza científica, é o princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • O Princípio 15 - Princípio da Precaução - da Declaração do Rio/92 sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi proposto na Conferência no Rio de Janeiro, em junho de 1992, que o definiu como "a garantia contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados". De forma específica assim diz o Princípio 15: "Para que o ambiente seja protegido, serão aplicadas pelos Estados, de acordo com as suas capacidades, medidas preventivas. Onde existam ameaças de riscos sérios ou irreversíveis, não será utilizada a falta de certeza científica total como razão para o adiamento de medidas eficazes, em termos de custo, para evitar a degradação ambiental"

  • DECRETO Nº 5.098, DE 3 DE JUNHO DE 2004.

    Dispõe sobre a criação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, e dá outras providências. 

    Art. 1o  Fica criado o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.

            Parágrafo único.  O P2R2 será constituído de ações, atividades e projetos a serem formulados e executados de forma participativa e integrada pelos governos federal, distrital, estaduais e municipais e pela sociedade civil, e observará os princípios, diretrizes estratégicas e a organização definidos neste Decreto.

            Art. 2o  São princípios orientadores do P2R2, aqueles reconhecidos como princípios gerais do direito ambiental brasileiro, tais como:

            I - princípio da informação;

            II - princípio da participação;

            III - princípio da prevenção;

            IV - princípio da precaução;

            V - princípio da reparação; e

            VI - princípio do poluidor-pagador.

            Art. 3o São diretrizes estratégicas do P2R2:

            I - elaboração e constante atualização de planejamento preventivo que evite a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos;

            II - identificação dos aspectos legais e organizacionais pertinentes a tais ocorrências;

            III - criação e operação de estrutura organizacional adequada ao cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos no P2R2;

            IV - estímulo à adoção de soluções inovadoras que assegurem a plena integração de esforços entre o poder público e a sociedade civil, especialmente no âmbito dos Estados e Municípios;

            V - definição das responsabilidades respectivas do poder público e dos setores privados em casos de acidentes com produtos químicos perigosos, e dos compromissos a serem assumidos pelas partes de proteger o meio ambiente e a saúde da população;   

     

     

  • VI - desenvolvimento e implementação de sistemas de geração e compilação de informações essenciais à execução eficaz do P2R2, integrando as ações de controle (licenciamento e fiscalização) e de atendimento a emergências, com as atividades de produção, armazenamento, transporte e manipulação de produtos químicos perigosos, bem como assegurando ao cidadão o acesso à informação sobre os riscos de acidentes com produtos químicos perigosos;

            VII - mobilização de recursos humanos e financeiros apropriados e suficientes para assegurar os níveis de desempenho estabelecidos pelo P2R2;

            VIII - fortalecimento da capacidade de gestão ambiental integrada dos órgãos e instituições públicas no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, para o desenvolvimento de planos de ações conjuntas, no atendimento a situações emergenciais envolvendo produtos químicos perigosos, estabelecendo seus níveis de competência e otimizando a suficiência de recursos financeiros, humanos ou materiais, no sentido de ampliar a capacidade de resposta; e

            IX - aperfeiçoamento contínuo do P2R2 por meio de processo sistemático de auditoria e avaliação do desempenho e da revisão periódica das diretrizes, dos objetivos e das metas.   

     


ID
1286143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Plano de Emergência Individual (PEI) contém informações e descreve procedimentos de resposta da instalação a um incidente de poluição por óleo, decorrente de atividades em águas sob jurisdição nacional.
O PEI NÃO deve

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Emergência Individual (PEI) é o documento ou conjunto de documentos que contém as informações e descreve os procedimentos de resposta da instalação (portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares) a um incidente de poluição por óleo, em águas sob jurisdição nacional, decorrente de suas atividades. Seu conteúdo está estabelecido pela Resolução Conama nº 398, de 11 de junho de 2008, que dispõe sobre o conteúdo mínimo do PEI para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional e orienta a sua elaboração.

    O Plano de Emergência Individual deve garantir no ato de sua aprovação, a capacidade da instalação para executar, de imediato, as ações de respostas previstas para atendimento aos incidentes de poluição por óleo, nos seus diversos tipos, com emprego de recursos próprios, humanos e materiais, que poderão ser complementados com recursos adicionais de terceiros, por meio de acordos previamente firmados.

    A apresentação do PEI ocorre por ocasião do licenciamento ambiental e sua aprovação quando da concessão da Licença de Operação (LO), da Licença Prévia de Perfuração (LPper) e da Licença Prévia de Produção para Pesquisa (LPpro), quando couber. Os planos são avaliados pelos órgãos estaduais de meio ambiente e pelo Ibama no âmbito dos empreendimentos por eles licenciados.


ID
1331512
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A necessidade de preservação do meio ambiente é um consenso mundial, assim como a ideia de progresso inserido dentro de um contexto de qualidade de vida, buscando um ambiente seguro, em que a exploração desmedida e irresponsável dos recursos naturais vem sendo cada vez mais coibida. As atividades produtivas na área de química devem ser especialmente observadas, pois são normalmente de risco e potenciais causadoras de poluição, visto que trabalham com substâncias tóxicas e/ou inflamáveis e após um processo químico normalmente geram um “lixo tóxico” que precisa ser tratado, o que é denominado por “resíduo”. A Química Limpa, conhecida também como Química Verde, pode ser considerada um tipo de prevenção de poluição causada por atividades na área de química. A filosofia deste conceito está baseada em alguns princípios.

As alternativas abaixo apresentam esses princípios, EXCETO uma, assinale-a.

Alternativas

ID
1349113
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Numa área afastada da cidade, foi verificada a presença de um lago eutrófico. O lago eutrófico é aquele que

Alternativas
Comentários
  • Lago que contem águas ricas em nutrientes, surgindo como consequência desse facto um crescimento excessivo de algas.

  • Classe de estado trófico e suas características principais.

    Ultraoligotrófico - Corpos d’água limpos, de produtividade muito baixa e concentrações insignificantes de nutrientes que não acarretam em prejuízos aos usos da água.

     

    Oligotrófico - Corpos d’água limpos, de baixa produtividade, em que não ocorrem interferências indesejáveis sobre os usos da água, decorrentes da presença de nutrientes.

     

    Mesotrófico - Corpos d’água com produtividade intermediária, com possíveis implicações sobre a qualidade da água, mas em níveis aceitáveis, na maioria dos casos.

     

    Eutrófico - Corpos d’água com alta produtividade em relação às condições naturais, com redução da transparência, em geral afetados por atividades antrópicas, nos quais ocorrem alterações indesejáveis na qualidade da água decorrentes do aumento da concentração de nutrientes e interferências nos seus múltiplos usos.

     

    Supereutrófico - Corpos d’água com alta produtividade em relação às condições naturais, de baixa transparência, em geral afetados por atividades antrópicas, nos quais ocorrem com freqüência alterações indesejáveis na qualidade da água, como a ocorrência de episódios florações de algas, e interferências nos seus múltiplos usos.

     

    Hipereutrófico - Corpos d’água afetados significativamente pelas elevadas concentrações de matéria orgânica e nutrientes, com comprometimento acentuado nos seus usos, associado a episódios florações de algas ou mortandades de peixes, com conseqüências indesejáveis para seus múltiplos usos, inclusive sobre as atividades pecuárias nas regiões ribeirinhas.

     

    http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-estado-trofico.aspx


ID
1349134
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Existem vários métodos de controle da poluição dos corpos d’água por carga difusa. Assinale a alternativa que indica uma medida estrutural para esse controle.

Alternativas
Comentários
  • As medidas estruturais são aquelas construídas para reduzir o volume e/ou remover os poluentes do escoamento.

    As medidas estruturais mais comuns são: • Remoção eficiente dos poluentes presentes no escoamento superficial • Minimizar os impactos do lançamento da drenagem urbana no corpo receptor • Minimização da área diretamente conectada, isto é, direcionar o escoamento gerado em superfícies impermeáveis como telhados, para áreas gramadas e jardins. • Valetas gramadas: utilizadas para coletar o escoamento superficial urbano ao longo de ruas e estradas, substituindo guias e sarjetas.• Pavimento poroso: substituição da tradicional pavimentação asfáltica ou de concreto por blocos porosos pode ser feita em áreas externas de zonas comerciais, edifícios e áreas de estacionamento, sendo uma forma de diminuir a área diretamente conectada à rede de drenagem.• Bacias de detenção secas: a ideia é que a bacia armazene o escoamento superficial e vá liberando aos poucos, através de pequeno orifício de saída, as vazões a jusante. • Bacias de detenção alagadas: permanecem com a parte inferior inundada constantemente. Quando chove, o escoamento é retido no espaço deixado como volume de espera. A vazão que entra mistura-se com a água ali armazenada, e aos poucos, o excesso vai sendo descarregado.

    Resposta: Substituição da pavimentação asfáltica por blocos porosos.


ID
1358401
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A contaminação do solo é a principal causa da deterioração das águas subterrâneas. Os depósitos de resíduos industriais ou domésticos e de rejeitos ou estéreis de mineração estão entre as principais fontes de poluição do solo e das águas subterrâneas.

Os sistemas de impermeabilização compostos são considerados a melhor solução para a proteção do subsolo e das águas subterrâneas, pois

Alternativas
Comentários
  • Condutividade hidráulica, pode ser entendida como permeabilidade, ou seja, é a taxa de infiltração de um fluido em um meio poroso.

    Desta forma, ao se impermeabilizar o solo a condutividade hidráulica está sendo reduzida. 


ID
1358410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O metano é um gás incolor, de molécula tetraédrica e apolar, com pouca solubilidade em água. Um dos principais problemas do metano é o fato de ele ser um gás de efeito estufa com potencial de aquecimento global muito maior que o do dióxido de carbono.

A atividade antrópica que mais contribui no Brasil para a emissão aérea de metano é a

Alternativas
Comentários
  • Os bovinos, classificados como herbívoros ruminantes, são considerados os maiores emissores de metano no planeta, já que a população de ruminantes, na Terra, é de aproximadamente 1,2 bilhão, com emissão estimada de aproximadamente 80 milhões de toneladas de metano por ano.

    A produção de metano por esses animais ocorre, principalmente, devido à fermentação entérica do alimento ingerido, por meio de um processo anaeróbio efetuado pela população bacteriana existente no rúmen, que é o primeiro estômago do animal.

    Williams Ferreira

    Meteorologista, Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo


    Apesar de contribuírem para a produção de gases de efeito estufa, existem técnicas para coleta do metano para utilização como Biogás. A quem interessar, segue link com imagem da "mochila" utilizada para coleta do gás: http://1.bp.blogspot.com/_t9T_gCeWBy8/SjKn5-PJ47I/AAAAAAAAABM/mW-FjcsywJw/s320/vaca.jpg 



  • PECUÁRIA???? Ia morrer e não ia saber.


ID
1358416
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos poluentes oriundo de atividades antrópicas presente na atmosfera é o dióxido de carbono. O principal problema ambiental desse gás é o chamado efeito estufa.
O CO2 presente na atmosfera é decorrente de diversas atividades realizadas pelo homem, EXCETO a de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E
    Os gases mais utilizados como fluido refrigerante são dióxido de enxofre, amônia, clorofluorcarboneto (CFC), diclorofluormetano, propano em virtude de seu potencial criogênico. Vale apena lembrar que dióxido de enxofre, amônia e CFC não são mais usados em virtude de seu potencial poluidor e tóxico.


    Principais fontes do CO2 na atmosfera:


    Respiração- os animais extraem oxigênio pelo ar que respiram. Ele é combinado com açúcares, produzindo energia, CO2 e água. Peixes e outras criaturas extraem o oxigênio dissolvido da água onde vivem. A respiração também ocorre em plantas. Elas precisam de energia para crescer. Plantas verdes são tanto fontes de CO2, em função da respiração, quanto seqüestradoras de CO2, em função da fotossíntese.

    Queda- quando plantas e animais morrem, eles começam a passar por processos químicos que decompõem os compostos orgânicos dos quais eles são feitos para compostos mais simples, incluindo CO2.

    Vulcões- as erupções vulcânicas produzem emissões sólidas e gasosas que incluem CO2.

    Difusão Para Fora dos Oceanos- o CO2 dissolvido é liberado no ar a partir dos oceanos. Conforme explicado acima, isso é parte de um processo bidirecional no qual o CO2 também é absorvido pelos oceanos. Atualmente, há mais CO2 sendo absorvido que liberado. Os oceanos são sequestradores líquidos de CO2 atualmente.

    Intervenções humanas - as atividades humanas têm efeito sobre o fluxo de CO2 que entra e sai da atmosfera.

    Queima de combustíveis fósseis - O carvão é praticamente carbono puro, e petróleo e gás natural (hidrocarbonetos) são basicamente carbono. Nós queimamos essas substâncias em oxigênio (do ar) para produzir energia para aquecimento, iluminação e transporte. 

    Produção de cimento - Aproximadamente 5% do CO2 proveniente de atividades humanas liberado na atmosfera vem da produção de cimento, que envolve triturar e cozer rochas carbonáticas como calcário e giz.

    Desmatamento - Os seres humanos têm queimado florestas a fim de preparar a terra para agricultura há séculos. Isso afeta o equilíbrio de CO2 de duas formas. Primeiro, a queima libera CO2 na atmosfera. Segundo, o número de árvores capazes de remover CO2 por fotossíntese é reduzido. É verdade que a terra usada para fins agrícolas também atua como seqüestradora de CO2, mas não é tão eficaz quanto as florestas





ID
1358419
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma indústria emite 0,25% de SO2 por volume de gases, a uma temperatura de 500 K. Sabe-se que o volume de gases emitido no tempo é de 2,50 x 102 m3 /s, a pressão no local é de 831 mb, o peso molecular do SO2 é de 64 g e a constante dos gases perfeitos é de 8,31 x 10-2 (mb.m3 )/(g. mol.K).

A taxa de emissão de SO2 em unidades de massa/tempo, isto é, em g/s, é de

Alternativas
Comentários
  • Como é que é???

  • não sabia a formula, fiz por unidades:

    = (pressao * volume por tempo * peso molecular) / ( temperatura * cte dos gases perfeitos)

    = (831 * 2,5*10^2 * 0,25*10^-2 * 64) / ( 500 * 8,31*10^-2)

    = (33240 * 10^2) / 4155

    = 800

    Acho que o lance da questão era mesmo lembrar de multiplicar por 0,25 e notar que é porcentagem.. ou seja, multiplicar por 0,0025 na real.


ID
1358443
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre as emissões atmosféricas oriundas das refinarias de petróleo tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Amônia é um gás incolor, NH3, com um odor forte e picante. É muito solúvel em água e solúvel em álcool.

    O gás Sulfídrico (H2S), também chamado de Sulfeto de Hidrogênio, em nosso organismo são perigosos, ele afeta as mucosas respiratória e ocular provocando fortes irritações e compromete a saúde do indivíduo que tem contato com o gás. 

    Grande parte do enxofre utilizado atualmente é obtida do petróleo, no qual ele é uma substância indesejável, pois em grandes quantidades, quando queimado, produz os chamados SOx. Os combustíveis derivados do petróleo possuem determinadas quantidades de enxofre, que quando queimadas, no motor a combustão, geram compostos, como o SO2 e SO3, que livres na atmosfera, reagem com vapor d'água dando origem a ácido sulfúrico (H2SO4).

    Os principais poluentes lançados na atmosfera pelos veículos são provenientes do processo de combustão incompleta, quando o combustível injetado no cilindro não encontra a quantidade necessária de ar para sua queima. Estes poluentes são chamados de primários, ou seja, são emitidos diretamente pelo escapamento automotivo,como os óxidos de carbono, óxidos de nitrogênio (NOx) e enxofre(SOx),alcoóis,aldeídos,hidrocarbonetos(HC),ácidos orgânicos e material particulado.


  • Gabarito C


ID
1358446
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com o objetivo de reduzir e controlar a poluição atmosférica por fontes móveis, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Entre outras providências, esse Programa estabeleceu, para os motores destinados a veículos pesados, limites máximos de emissão de alguns poluentes.
Entre esses poluentes, encontram-se os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Os vilões: 
    óxidos de nitrogênio (NOx),
    monoxido de carbono (CO),
    dióxido de exofre (SO2), 
    hidrocarbonetos (HC).

  • conama 18/86

    CO

    HC

    NOx

    CO (marcha lenta)


ID
1358470
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Define-se o Passivo Ambiental como

Alternativas
Comentários
  • Passivo ambiental pode ser definido como qualquer obrigação da empresa relativos aos danos ambientais causados por ela, uma vez que a empresa é a responsável pelas conseqüências destes danos na sociedade e no meio ambiente. Letra D


ID
1358476
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os dispersantes químicos podem desempenhar uma função importante em derrames de óleo no mar.
No Brasil, no caso de haver tal derramamento, a aplicação dessas substâncias

Alternativas

ID
1358488
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os recifes de corais resultam de uma simbiose entre pólipos e algas unicelulares e se formam em águas quentes e claras das regiões tropical e subtropical. São ecossistemas antigos, diversificados e de grande produtividade que abrigam, aproximadamente, um quarto das espécies marinhas. Esses recifes são vulneráveis aos danos, pois crescem lentamente e são destruídos com facilidade. Além disso, florescem apenas em águas claras e rasas com salinidade constante e de temperaturas entre 18 e 30 ºC.
Entre os problemas ambientais decorrentes de atividades humanas atuais, NÃO constitui uma ameaça à biodiversidade dos recifes o(a)

Alternativas
Comentários
  • a) Qualquer mudança na temperatura do oceano, causará modificações nos ecossistemas aquáticos

    b) O aumento no nível do mar vai mudar a estrutura da zona eufótica e consequentemente danos ao ecossistema

    c) degradação mecanica

    d) essa não precisa nem comentar, rsss...

  • Resposta: alternativa e

     

    Até onde eu sei, os corais não sobrevivem em águas profundas logo, a pesca em águas profundas não os afetam.


ID
1358500
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um Plano de Emergência Individual, considerou-se o seguinte cenário para o escoamento em um duto:

• Vazão mínima de operação: 2 L/s
• Vazão média de operação: 4 L/s
• Vazão máxima de operação: 6 L/s
• Tempo estimado para detecção do vazamento: 120 min
• Tempo estimado entre a detecção do derramamento e a interrupção da operação de transferência: 20 min
• Volume remanescente na seção do duto, após a interrupção da operação de transferência: 18.000 L

Qual é o volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso (Vpc) desse duto, em L, para o Plano de Emergência Individual?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com CONAMA 293/2001, deverá ser calculado o volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso dentre as hipóteses acidentais definidas: 

    b) no caso de dutos: 

    Vpc = (T1 + T2) x Q1 + V1 onde: 

    Vpc = volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso

    T1 = tempo estimado para detecção do derramamento 

    T2 = tempo estimado entre a detecção e a interrupção do derramamento

    Q1 = vazão máxima de operação do duto 

    V1 = volume de óleo restante na seção de duto após a interrupção do derramamento. 

    Gabarito E.


ID
1358506
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As fontes de energia podem ser renováveis (permanentes) e não renováveis (temporárias).
Todas as fontes de energia apresentadas a seguir são classificadas como renováveis, EXCETO a(o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

     

    Uma energia renovável é uma energia que não se esgotará e cuja captação e uso não resultam na emissão direta de gases estufa ou outros poluentes. Os combustíveis fósseis não são renováveis, eles irão acabar com o uso.

  • Os combustíveis fosseis, alternativa E.

    Entre os combustíveis fosseis estão: petróleo, gás natural, carvão mineral.

    #PMBA2020


ID
1364722
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos estados sólido, gasoso e líquido. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) A incineração é um processo de queima controlada na ausência de oxigênio, no qual os materiais à base de hidrogênio são reduzidos a gases e materiais inertes (cinzas e escórias de metal) com geração de calor.

(  ) Os aterros sanitários são uma alternativa de destinação de resíduos industriais, que se utilizam de técnicas que permitem a disposição controlada destes resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e minimizando os impactos ambientais.

(  ) Para incentivar a reciclagem e a recuperação dos resíduos, alguns estados possuem bolsas de resíduos, que são publicações periódicas, gratuitas, onde a indústria coloca os seus resíduos à venda ou para doação.

(  ) Os processos físicos no tratamento de efluentes são exclusivamente: remoções de sólidos em suspensão sedimentadas e flutuantes por meio de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

Alternativas
Comentários
  • Processos físicos

    São os processos que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

    Os processos físicos também removem a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal e reduzem ou eliminam a presença de microrganismos por meio de processos de filtração em areia ou em membranas (microfiltração e ultrafiltração). Os processos físicos também são utilizados com a finalidade de desinfecção, tais como a radiação ultravioleta.

    http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/338190/Como-funciona-o-tratamento-de-efluentes-industriais


ID
1379347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A utilização de organoclorados na fertilização dos solos pode afetar a fauna, pelo seu acúmulo, através da rede trófica, pelo fenômeno conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Biomagnificação (ou magnificação trófica) é um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivo de substâncias de um nível trófico para outro ao longo da teia alimentar. Assim, os predadores de topo têm maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas.

     

    Fonte: http://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/poluicao/69-portugues/publicacoes/series-divulgacao/poluicao/955-bioacumulacao-e-biomagnificacao

  • Perfeita advertência . Se não tem certeza do tema é melhor ficar silente.


ID
1379356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os helmintos são uma classe de organismos patogênicos que podem ser encontrados na poluição hídrica.
Essa classe é responsável por doenças como a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    equistossomose e a ascaridíase


ID
1379374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) tem como um de seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • Letra A:

    Conforme Art. 4º  O SNUC tem os seguintes objetivos:

    VIII - proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos;



ID
1379398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os veículos automotivos são fontes de diversos tipos de poluentes.
Quais os poluentes atmosféricos que são emitidos pelo cano de descarga dos veículos que compõem a maior parte da frota atual?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Os veículos automotores emitem principalmente compostos orgânicos voláteis (COV - que são compostos orgânicos não totalmente oxidados a CO2), COx, NOx e SO2.


ID
1379401
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A estocagem indevida dos resíduos industriais perigosos pode gerar problemas ambientais como a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito_ C

     

  • Questão idiota, quem fez não tinha idéia do que estava fazendo.


ID
1408672
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida, mas que com a intervenção do homem sobre a natureza, inclusive com a liberação dos gases produzidos pelos veículos automotores, está aumentando, deixando o nosso planeta cada vez mais quente. Esse fenômeno é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Você conhece o efeito estufa natural e seu papel na vida terrestre?

     

    Muito se escuta, mas pouco se sabe sobre o verdadeiro papel do efeito estufa natural. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta Terra adequada para a sobrevivência humana. Imagine o terceiro planeta do sistema solar sem a ajuda desse fenômeno de aquecimento térmico? Não sobreviveríamos em uma eterna era do gelo e muitas espécies não se desenvolveriam.

     

    Vamos entender primeiro como funciona este efeito. Parte dos raios solares que atingem a terra são refletidos para o espaço e outra parte absorvidos e transformados em calor, devido aos gases estufa, que trabalham como isolantes, fazendo com que o aquecimento seja retido no planeta, como se fosse um cobertor. Este fenômeno contribui com a proliferação de vida na terra e com a subsistência humana.

     

    Porém, com o crescimento da industrialização e o consumo exagerado, o homem tem contribuído demasiadamente para o aumento da concentração natural desses gases. O aumento do número de veículos faz com que aumente o consumo de combustível, e, consequentemente, a poluição do ar.

     

    Novas indústrias são implantadas diariamente, contribuindo com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos. O desmatamento também colabora com a emissão de gases nocivos, pois quando as árvores são cortadas, elas liberam uma grande quantidade de CO2 que estava armazenado para o processo de fotossíntese, em que elas purificam o ar devolvendo oxigênio para a atmosfera. Com ações negativas como estas, grande parte dos raios solares acaba esquentando a temperatura do planeta ao invés de voltar para o espaço, causando o aquecimento global. O efeito é exatamente como o de uma estufa.

     

    O superaquecimento do planeta causa danos irreversíveis, como o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível dos oceanos, facilitando o surgimento de desastres naturais como tsunamis, furacões e maremotos. Essas mudanças climáticas também prejudicam a natureza, desregulam ecossistemas e causam a extinção de inúmeras espécies. A previsão é de que a temperatura do planeta aumente em 2°C nos próximos anos, causando ainda mais mudanças desastrosas.

     

    Mesmo com tantas informações em noticiários e formação sobre o assunto nas escolas, o ser humano ainda não se conscientizou totalmente sobre o caos que o efeito estufa ainda pode causar na vida terrestre. Muito podemos fazer para evitar um efeito desastroso para as futuras gerações. Evitar ir de carro para o trabalho, reduzir a emissão de gases poluentes em indústrias e evitar o consumo de produtos que emitam CFC já são atitudes que podem prevenir alguns danos.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-conhece-efeito-estufa-natural-papel-vida-terrestre/


ID
1433911
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O órgão responsável por estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição causada por veículos automotores é

Alternativas
Comentários
  • Conama

  • 8723/93

    Art. 1° Como parte integrante da Política Nacional de Meio Ambiente, os fabricantes de motores e veículos automotores e os fabricantes de combustíveis ficam obrigados a tomar as providências necessárias para reduzir os níveis de emissão de monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, fuligem, material particulado e outros compostos poluentes nos veículos comercializados no País, enquadrando-se aos limites fixados nesta lei e respeitando, ainda, os prazos nela estabelecidos.

    Art. 2° São os seguintes os limites e prazos a que se refere o artigo anterior:

    IV — 08 veículos pesados do ciclo Otto atenderão aos níveis de emissão de gases de escapamento de acordo com limites e cronogramas a serem definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

    § 3° Todos os veículos pesados não turbinados são obrigados a apresentar emissão nula dos gases dos cárter, devendo os demais veículos pesados atender às disposições em vigor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que regulam esta matéria.

    Art. 3° Os órgãos competentes para estabelecer procedimentos de ensaio, medição, certificação, licenciamento e avaliação dos níveis de emissão dos veículos, bem como todas as medidas complementares relativas ao controle de poluentes por veículos automotores, são o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em consonância com o Programa Nacional de Controle de Poluição por Veículos Automotores (Proconve), respeitado o sistema metrológico em vigor no País.

    Art. 12. Os governos estaduais e municipais ficam autorizados a estabelecer através de planos específicos, normas e medidas adicionais de controle da poluição do ar para veículos automotores em circulação, em consonância com as exigências do Proconve e suas medidas complementares.

    § 3o Os programas estaduais e municipais de inspeção periódica de emissões de veículos em circulação, deverão ser harmonizados, nos termos das resoluções do Conama, com o programa de inspeção de segurança veicular, a ser implementado pelo Governo Federal, através do Contran e Denatran, ressalvadas as situações jurídicas consolidadas

  • Lei 6.938/81

    Art. 8º 

    VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

  • D

  • Conama

    Pronar é só um programa


ID
1433914
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Entre os problemas causados pela relação trânsito e meio ambiente, NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • b)


  • Entre os problemas causados pela relação trânsito e meio ambiente, NÃO se inclui:

    incêndios devastadores causados pelos cigarros jogados pelas janelas dos veículos. (há relação trânsito - meio ambiente)

    preservação de vias urbanas, proporcionada pelos pedágios pagos pelos usuários da via.

    poluição atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes. (há relação trânsito - meio ambiente)

    erosão resultante de mau planejamento das estradas. (há relação trânsito - meio ambiente)

    mortes de animais silvestres, provocadas pelo excesso de velocidade dos veículos. (há relação trânsito - meio ambiente)


ID
1464568
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o poluente aquático metais, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.


(01) Os metais podem ser solubilizados pela água, podendo gerar danos à saúde em função da quantidade ingerida, devido a sua toxicidade, ou de seus potenciais carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos.
(02) Exemplos de metais tóxicos no meio aquático: arsênico, bário, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e radônio.
(03) Um organismo aquático pode apresentar dois tipos básicos de comportamento em relação aos metais: ou é sensível à ação tóxica de um determinado metal ou não é sensível, mas o bioacumula, potencializando seu efeito nocivo ao longo da cadeia alimentar, colocando em risco organismos situados no topo dessa cadeia.
(04) Exemplo de problema relacionado com metais em meio aquático: Mal de Minamata, detectado em 1953 na baía de Minamata, Japão. Houve acúmulo de compostos organomercuriais no sistema nervoso humano, principalmente no cérebro e na medula. A presença de metilmercúrio nas águas, com o lançamento de efluentes industriais, atingiu a população local que consumiu peixes, causando grande número de mortes e deformações genéticas. 

Alternativas
Comentários
  • (02) errada.


    Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.


    Radônio é gás nobre.

  • Na 03 deveria ser falsa, pois o fato de bioacumular não impede que esse organismo sofra toxicidade crônica. Logo não é "ou sofre a toxicidade ou não sofre mas bioacumula", pode acumular e mesmo assim ser tóxico a ele.


ID
1464571
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca de alguns poluentes aquáticos e seus principais impactos no meio aquático, analise as afirmativas abaixo:

1. O excesso de nutrientes nos corpos d’água pode levar ao crescimento excessivo de alguns organismos aquáticos, acarretando prejuízo a determinados usos dos recursos hídricos. Esses nutrientes, principalmente os sais de nitrogênio e fósforo, são comumente responsáveis pela proliferação acentuada de algas, que podem prejudicar a utilização de mananciais de água potável. Os nutrientes chegam aos corpos de água por meio da erosão de solos, pela fertilização artificial dos campos agrícolas, pela própria decomposição da matéria orgânica biodegradável existente no solo e na água, pelos esgotos, oriundos das atividades humanas, entre outras.
2. Os sólidos em suspensão aumentam a turbidez da água, isto é, diminuem sua transparência. O aumento da turbidez reduz as taxas de fotossíntese e prejudica a procura de alimento para algumas espécies, levando a desequilíbrio na cadeia alimentar.
3. A temperatura da água não altera a solubilidade dos gases nem a cinética das reações químicas. 


Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • E. Pelo contrário, a temperatura influencia diretamente na solubilidade dos gases na água e também as reações químicas.


ID
1493827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Entre os biomas brasileiros, a Caatinga e o Cerrado são considerados de menor importância para a conservação, pois os regimes de chuvas diferenciados nesses biomas limitam sua biodiversidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Primeiro, a biodiversidade não é limitada pelos regimes de chuva diferenciados, pelo contrário, a biodiversidade desses biomas são bem amplas. Segundo, entre os biomas brasileiros, eles são considerados de grande importância, uma vez que no período de saca, entre agosto e outubro, há grandes riscos de queimadas.

  • ERRADA.

    Cerrado é um hotspot de biodiversidade, sendo um bioma para ser preservado e conservado.

    Além disso, a caatinga é pelo regime de chuvas que a caracterizam.

  • GABARITO: ERRADO.

    - O Cerrado é considerado um hotspot, consequentemente, uma área que é considerada de grande importância ambiental, pois abriga mais de 4,4 mil espécies de plantas endêmicas.

    - A Caatinga, devido ao seu clima semi-árido, com chuvas irregularmente distribuídas e clima seco, aumenta as chances de queimadas na região.

    Portanto, os biomas Cerrado e Caatinga são considerados de maior importância para a conservação.

  • O cerrado é o xodó brasileiro rsrs


ID
1493830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Para a criação de uma unidade de conservação (UC), prefere-se uma grande reserva fragmentada e com corredores ecológicos a uma pequena reserva isolada e não fragmentada.

Alternativas
Comentários
  • Não há  que se falar em hierarquia nessas questões

  • ERRADA.

    Nem sempre é assim. Se for uma reserva sem corredores ecológicos, mas com alto grau de endemismo, não há o que comparar com uma reserva pequena cheia de corredores ecológicos.

  • GABARITO: ERRADO

    Não há como comparar uma área com a outra, haja visto que não é apenas de tamanho que se trata a importância da área. Precisa-se analisar também o grau de endemismo na região. 


ID
1493839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A fragmentação da Mata Atlântica é um dos fatores que podem levar ao desaparecimento de espécies do bioma.

Alternativas
Comentários
  • Deixa a floresta como está

  • CERTA.

    A fragmentação da Mata Atlântica dificulta a dispersão das espécies, que acabarão abandonando o local de origem por falta de alimento e abrigo.

  • GABARITO: CERTO

    A onça-pintada (Phantera onca), é um animal de grande porte, e necessita de grandes áreas para sua sobrevivência. Logo, quanto maior a fragmentação da Mata Atlântica, menor serão suas chances de sobrevivência, pois eles se verão em dificuldades para conseguir alimento, água e abrigo. E se verão ameaçados pelos efeitos de borda da fragmentação (maior luminosidade, aumento de temperatura, maior incidência de ventos e diminuição da umidade), é um efeito cascata.

  • Fragmentar habitat é perder a biodiversidade.


ID
1493851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

Francisco Alves Mendes Filho foi um grande defensor da Amazônia. As suas conquistas incluem a criação do movimento União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar madeireiros, castanheiros e seringueiros da região de Basiléia e a criação de uma reserva biológica.eguintes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    .

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, e ativista político e ambiental brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

  • ERRADA.

    Chico Mendes foi um seringueiro, ativista e ambientalista que defendeu a Amazônia. Ele não expulsou seus colegas seringueiros da região.

  • Gab: e

    Castanheiros e seringueiros utilizam da natureza da forma sustentável. 

     

  • GABARITO: ERRADO.

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

    .

    Suas conquistas incluem sim a criação do movimento da União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar os madeireiros. Porém ele lutava a favor dos direitos dos povos indígenas, castanheiros, seringueiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco e populações ribeirinhas.


ID
1493854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item seguinte.

A preservação da Amazônia passa pela retirada dos madeireiros, seringueiros, castanheiros e ribeirinhos da região, uma vez que suas atividades prejudicam a regeneração da floresta.

Alternativas
Comentários
  • E os nativos?

  • Os ribeirinhos são população tradicional que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência.

  • Gabarito: errado

    A preservação da floresta passa pelo uso sustentável dos recursos naturais, do convívio harmonico entre homem e floresta. 

  • ERRADA.

    Seringueiros e castanheiros fazem do uso sustentável sua sobrevivência na Amazônia. Ribeirinhos fazem pesca artesanal para sobreviver. Logo, não faz sentido retirar estas pessoas para preservar a Amazônia. Deveria retirar os madeireiros ilegais.

  • GABARITO: ERRADO

    A preservação da Amazônia passa pela retirada dos madeireiros, porém seringueiros, castanheiros e ribeirinhos da região, fazem do uso sustentável sua sobrevivência na região Amazônica. Uso sustentável = com equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

  • Aos madereiros existem hoje plano de manejo...a qual pode se retirar 3 a 5 arvores em 1 hectar a cad periodo de 35 anos em media isso nao degrada nada! Nao generelisem a situacao!
  • até os ribeirinhos querem retirar? kkk

ID
1493872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                    Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A girafa é um animal que pode ser encontrado nas savanas africanas, bioma caracterizado por campos herbáceos com árvores esparsas que se espalham sobre grandes áreas dos trópicos secos e com regime sazonal de chuva.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As girafas são das savanas africanas, que é um bioma de campos com vegetação pequena e herbácea e com árvores espalhadas em grandes áreas e possuem regime cíclico de chuvas.

  • pera, a prova pediu bioma africano!?
  • Gabarito: Certo.

    A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.

    Savanas é um tipo de formação vegetal que pode variar de um campo herbáceo até a matriz campestre com árvores esparsas. Esse bioma é característico de locais com clima tropical, quente e úmido, cujo a estação seca é demorada e no período chuvoso o índice pluviométrico pode passar dos 1.

    Riscos Ambientais Por ser uma vegetação que se desenvolve em regiões de climas secos, as queimadas são comuns neste bioma, representando um dos principais riscos ambientais e também para a população. Devido às condições climáticas, os solos são considerados pouco férteis.

    A savanas da África e os leões que vivem ali estão desaparecendo a um ritmo alarmante, com uma redução de dois terços nós últimos 50 anos, segundo estudo publicado está semana. A pesquisa sustenta que menos de 500 leões permanecem na região.

    Fonte: https://treinamento24.com/library/lecture/read/48559-quais-as-caracteristicas-do-bioma-savana

  • serio essa questão?