SóProvas


ID
1493902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da conservação e degradação do solo, julgue item que se segue.

O fator de práticas conservacionistas de solo (P) da equação universal de perda de solo é definido pela razão entre a perda de solo que ocorre em uma área com determinada cobertura e a perda que ocorre em uma área mantida continuamente descoberta.

Alternativas
Comentários
  • “Universal Soil Loss Equation” (USLE), modelo que estima a perda de solo por erosão hídrica.

    “Revised UniversalSoil Loss Equation” (RUSLE) que é um modelo de base empírica que calcula a erosão do solo através de valores determinados por índices que representam os principais fatores, tais como chuva, solo, topografia e uso do sol.

    Equação: A = R x K x LS x C x P

    A - perda de solo por unidade de área no tempo;

    R - fator erosividade da chuva;

    K - fator de erodibilidade do solo;

    LS - fator topográfico;

    C - fator uso e manejo, isto é, a relação entre perdas de solo de um terreno cultivado em dadas condições e as perdas correspondentes de um terreno mantido continuamente descoberto;

    P - fator de prática conservacionista, entendido com o a relação entre a perda de solo de um terreno cultivado com determinada prática.


    Fonte: https://www.abrh.org.br/sgcv3/UserFiles/Sumarios/92d68e628e893ebf92c119cd18f30876_709b84efb8c6f760cfdcb95cb2a4ccd2.pdf


  • O fator de práticas conservacionistas representa a relação entre as perdas de solo esperadas de um terreno que foi cultivado adotando-se determinada prática conservacionista e as perdas quando se planta no sentido do declive, ou seja, morro abaixo.

  • Gabarito.: Errado.

    O fator de práticas conservacionistas de suporte (P), por sua vez, representa o efeito de práticas de conservação do solo como preparo e plantio em contorno (nível) e terraceamento e plantio em faixas em contorno, expressando a relação entre a perda de solo com determinada prática conservacionista e a correspondente perda quando a cultura está implantada no sentido do declive (morro abaixo) (Wischmeier & Smith, 1978).

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/VkyPqGf8MmrJP8wnn7YdRJK/

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.