SóProvas


ID
1494064
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A idosa Isaura sofre maus tratos praticados por seu filho. Os vizinhos, ao perceberem o comportamento violento do rapaz, fizeram uma denúncia ao Ministério Público, que designou um Assistente Social para avaliar o caso.

Ao receber a denúncia, o Assistente Social construiu um plano de intervenção que tinha como primeira ação clarificar a situação, considerando o caso na particularidade de seu contexto sociocultural, objetivando complementar dados, observar relações sociais em sua singularidade, no ambiente de convivência da idosa.

Com base nessa descrição, assinale a opção que indica a ação realizada.

Alternativas
Comentários
  • Escreva se

    A partir das demandas inciais os assistentes sociais devem realizar uma visita domiciliar para complementar dados e tornar os fatos mais concretos.

    u comentário...

  • Sobre a visita domiciliar...

    A visita domiciliar propende para a realização do estudo social através da investigação no espaço do individuo em seu âmbito familiar. Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários.


  • VISITA DOMICILIAR

    Trata-se de um instrumento que tem como principal objetivo conhecer as condições e modos de vida da população usuária em sua realidade cotidiana, ou seja, no local onde ela estabelece suas relações do dia a dia: em seu domicílio. A visita domiciliar é um instrumento que, ao fi nal, aproxima a instituição que está atendendo ao usuário de sua realidade, via Assistente Social. Assim as instituições devem garantir as condições para que a visita domiciliar seja realizada (transporte, por exemplo). Como os demais instrumentos, a visita domiciliar não é exclusividade do Assistente Social: ela só é realizada quando o objetivo da mesma é analisar as condições sociais de vida e de existência de uma família ou de um usuário – pois é esse “olhar” que determina a inserção do Serviço Social na divisão social do trabalho. Contudo, a visita domiciliar sempre foi um dos principais instrumentos de controle das classes populares que as instituições utilizavam. Uma vez que o usuário está sendo atendido na instituição, ele está acionando um espaço público: quando a instituição se propõe a ir até a casa do usuário, ela está adentrando no terreno do privado. A residência é o espaço privado da família que lá vive. Ter essa dimensão é fundamental para que o Assistente Social rompa com uma postura autoritária, controladora e fi scalzadora10. Porém, é de suma importância que o pro- fi ssional que realiza a visita tenha competência teórica para saber identifi car que as condições de moradia não estão descoladas das condições de vida de uma comunidade onde a casa se localiza, e que, por sua vez, não estão separadas do contexto social e histórico. Assim, o profi ssional consegue romper uma mera “constatação” da singularidade, mas situá-la no campo da universalidade, ou seja, no contexto sócio-econômico vigente.

  • Escreva seu comentário..

    A visita é um instrumental de avaliação considerado por muitos como característico do Serviço Social e não raras vezes ela é sugerida por outro profissional. O objetivo da visita é clarificar situações considerando o caso na particularidade de seu contexto sociocultural e das relações.

    .

  • A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional (Charles Toniolo de Sousa)
    Visita domiciliar trata-se de um instrumento que tem como principal objetivo conhecer as condições e modos de vida da população usuária em sua realidade cotidiana, ou seja, no local onde ela estabelece suas relações do dia a dia: em seu domicílio. (pág. 

  • "As visitas tem o objetivo de clarificar situações,considerar o caso na particularidade de seu contexto sociocultural e de relaçoes sociais(escola,lar,outros)"...(Avaliação e Linguagem-MAGALHÃES.Selma Marques)