SóProvas


ID
1494514
Banca
DPE-PE
Órgão
DPE-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A proposta de emenda constitucional, depois de aprovada por três quintos dos votos, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:


    § 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

  • CF, Art. 60, § 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

  • Lembrando que não há sansão presidencial em PEC.

  • Essa questão pode gerar dúvida, pois tal proposta deve ser aprovada em dois turnos em cada casa. Como as outras alternativas são totalmente erradas, fica fácil a escolha.

  • A emenda constitucional não vai à sanção do Presidente da República.

  • * Processo legislativo ordinário (Lei ordinária; lei complementar) ---> PROMULGAÇÃO: Presidente da República (Se não o fizer em 48h o presidente do Senado Federal promulgará, se o mesmo não fizer o vice-presidente do Senado) 

    * Processo legislativo especial (Emenda constitucional) ---> PROMULGAÇÃO: Mesas da Câmara dos deputados e do Senado Federal.
  • Art. 60, §3º da CF: "A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal..."

  • Vejamos.

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    § 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    § 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

    OBS: Processo legislativo ordinário (Lei ordinária; lei complementar) ---> PROMULGAÇÃO: Presidente da República (Se não o fizer em 48h o presidente do Senado Federal promulgará, se o mesmo não fizer o vice-presidente do Senado) 

    OBS: Processo legislativo especial (Emenda constitucional) ---> PROMULGAÇÃO: Mesas da Câmara dos deputados e do Senado Federal.

    OBS: Lembremos, outrossim, que PEC não necessita de sanção presidencial bastando a promulgação pelas respectivas mesas componentes do CN.

  • LETRA C CORRETA

     ART.60° § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

  • A questão exige conhecimento acerca de poder constituinte originário e emendas à Constituição Federal. Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a alternativa Correta:

    a) Incorreta. O Presidente da República apenas é legitimado para propor Emenda à Constituição. (art. 60, II, CF)

    “Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    [...] II - do Presidente da República;”

    b) Incorreta. Não há previsão nesse sentido na Constituição.

    c)  Correta. Aprovada por 3/5 dos votos dos membros de cada casa do Congresso, em dois turnos, a emenda será promulgada. (art. 60, §3°, CF)

    “Art. 60. [...] § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.”

    d) Incorreta. Não há previsão nesse sentido na Constituição.

    e) Incorreta. Não há previsão nesse sentido na Constituição.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA “C”

  • GABARITO C

    As EMENDAS CONSTITUCIONAIS NÃO passarão por veto ou sanção presidencial.

    bons estudos!