SóProvas


ID
1494544
Banca
DPE-PE
Órgão
DPE-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A estabilidade dos servidores públicos, nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, dar-se-á após três anos, contados a partir:

Alternativas
Comentários
  • Diferença da C e D?

    thanks

  • > A posse ocorre 15 dias antes do servidor entrar em exercício e é por meio dela que ocorre a investidura do servidor (onde a pessoa efetivamente vira servidor público).


    > Após a posse, o servidor entra em exercício, ou seja, começa realmente a trabalhar. A partir daí então começa a ser contado o prazo do estágio probatório (3 anos).

  • A diferença Júlio Lopes da letra c para d é que depois de tomar posse o servidor terá até 15 dias para entra em exercício. Sendo que para contagem só começará quando o servidor entra em exercício. Sendo que a publicação da nomeação em diário oficial é importante para contar os prazos da posse (30 dias após a nomeação), caso não tome neste período a nomeação será tornado sem efeito e o ato é extinto, caso ele tome posse neste período terá o prazo de 15 dias para entrar em exercício, caso não entre neste prazo, será exonerado.

    Espero que tenha ajudado. Bons estudos!!!
  • Lembrete: 

    Algumas licenças e afastamentos são permitidos, mas eles suspendem o prazo do estágio probatório, que voltará a ser computado a partir do retorno do servidor. São hipóteses de suspensão do estágio probatório:

    - licença por motivo de doença em pessoa da família ou dependente (art.83)

    - licença por motivo de afastamento do cônjuge (art.84)

    - para candidatura de cargo eletivo (ar.86, § 1º)

    - afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere (ar. 96)

    - afastamento para participação em curso de formação (art. 20, §4°

  • NOMEAÇÃO - POSSE - EFETIVO EXERCÍCIO

  • GABARITO: D

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da estabilidade dos servidores públicos. Vejamos:

    Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Portanto, a estabilidade do servidor público é conquistada através de:

    - Aprovação em concurso público;

    - Nomeação para cargo de provimento efetivo;

    - Execução das funções pelo prazo de três anos, e

    - Acompanhamento de avaliação de desemprenho.

    Dito isso:

    D. CERTO. De efetivo exercício.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.