SóProvas


ID
1495381
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A publicação Estratégia de Serviços do ITIL v3 apresenta algumas medidas relacionadas ao impacto dos negócios. As medidas que dizem respeito à confiabilidade e manutenibilidade, conforme apontadas pelo ITIL v3, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • MTBF e MTRS estão relacionados ao processo Gerenciamento da Disponibilidade em Desenho de Serviços. Porque ele relaciona com Estratégia de Serviços?
  • Não entendi o porque foi mencionado Estratégia de Serviços sendo que confiabilidade e manutenibilidade estão relacionados ao Gerenciamento de Disponibilidade do Service Design e outra até onde eu sei à confiabilidade é (MTBSI) e manutibilidade é (MTTR) e por que a questão não citou os dois? Ele citou a disponibilidade (MTBF) e sustentabilidade (MTRS), olha admito a vocês que acertei essa questão por questão de eliminação das alternativas porque dentre as opções aí não tem nada haver. 

  • São métricas também utilizadas na Estratégia. Vemos isso no próprio livro.

  • Carlos Bezerra poderia mencionar o nome do livro e a edição ? 

  • essa foi do tipo:

    ... uma criança brinca com uma laranja em suas maos e a sombra se projeta a uma distancia de 2 metros. Calcule a massa do sol
  • Errei, estudei, agora vou acertar...

    Tempo Médio Entre Falhas (TMEF)

    É uma métrica que ajuda a mensurar o nível de confiabilidade do serviço.

    É o tempo médio em que um serviço fica disponível sem interrupção. É medido a partir do momento em que o serviço começa a funcionar, até sua próxima falha.

    Tempo Médio Para Reparo (TMPR)

    Esta métrica ajuda a medir a sustentabilidade do serviço.

    É o tempo médio levado para reparar um serviço de TI após uma falha.

    É medido a partir de quando o serviço falha até que seja reparado.

    Tempo Médio Para Restaurar o Serviço (TMPRS)

    É o tempo médio entre o início do incidente e o momento em que o serviço volta a estar disponível.

    Não devemos confundir com a métrica TMPR, pois existe uma diferença - que pode ou não ser sutil - entre o momento em que a falha é reparada até o instante em que o serviço já está disponível para ser utilizado pelo usuário.


    Fonte: http://www.portalgsti.com.br/2013/08/TMEF-TMPR-TMPRS-TMEIS.html

  • Muito bom o comentário de Nobre Nobre, mas quando vi estratégia de serviço eliminei essa alternativa de primeira rs

  • Gerenciamento da Disponibilidade: Visa assegurar que os serviços de TI possuam nível de disponibilidade compatível com os níveis acordados, a um custo justificável. Destacam−se :

    I) Medium Time To Repair ou Tempo Médio Para Reparo : o tempo médio que se leva para reparar uma falha, desde o momento que ela é detectada.

    II) Medium Time to Restore Service ou Tempo Médio Para Restaurar o Serviço: compreende o tempo que o serviço leva para voltar a funcionar.

    III) Medium Time Between Failures ou Tempo Médio Entre Falhas : tempo médio entre falhas ( serviço funciona normalmente)

    IV) Medium Time Between Service Incidents ou Tempo Médio Entre Incidentes de Serviço : tempo médio entre a ocorrência de um incidente e outro.