SóProvas


ID
1495417
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de três monopolistas M, N e O, que atuam em mercados totalmente distintos, analise as afirmativas a seguir.

• O monopolista M consegue maximizar lucros ao escolher um nível de produto onde a curva de demanda é inelástica.
• O monopolista N consegue maximizar lucros em um ponto da curva de demanda onde a variação no custo, devido a alterações infinitesimais no produto, é igual ao preço.
• O monopolista O consegue maximizar lucros em um ponto da curva de demanda onde as variações no custo e na receita, devido a alterações infinitesimais no produto, são iguais.

Assinale a alternativa que indica o(s) monopolista(s) que está(ão) operando de acordo com o objetivo de maximização de lucro.

Alternativas
Comentários
  • Monopolista maximiza o lucro onde P > Rmg = Cmg.


    M não maximiza lucro, pois só maximiza se estiver na zona elástica


    N não maximiza lucro, o item II é de maximização em concorrência perfeita


    O maximiza lucro. O item III se traduz como receita marginal = custo marginal


    Gab E


  • Regra de ouro:

     

    No monopólio

    P < Rmg

    Rmg = Cmg

  • Se o monopolista M está operando na parte inelástica da curva de demanda, ele certamente não estará maximizando seu lucro. Isso porque a otimização necessariamente se dará em algum ponto da parte elástica da curva de demanda.

    O monopolista N também não está sendo racional! “Variação no custo, devido a alterações infinitesimais no produto” é o nosso famoso custo marginal. E note que a firma N está igualando o custo marginal ao preço. No entanto, sabemos que a condição de ótimo do monopolista vem antes disso, quando há igualdade entre o custo marginal e receita marginal.

    O monopolista O sim está otimizando lucro! Note que o enunciado coloca que ele atua em “um ponto da curva de demanda onde as variações no custo e na receita, devido a alterações infinitesimais no produto, são iguais”. Em outras palavras, o que se está dizendo aqui é que o monopolista está atuando num ponto da curva de demanda em que receita e custo marginais são iguais. Bingo!

    Resposta: E

  • GABARITO: Letra E

    I. ERRADO. O monopolista jamais atua na parte inelástica da demanda. Logo, é impossível maximizar o lucro nessa situação.

    II. ERRADO. O monopolista atinge o lucro máximo no ponto em que P > cmg, e não quando são iguais.

    III. CERTO.