SóProvas


ID
1495885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao elaborar um diagnóstico de um acervo arquivístico, o arquivista deve procurar saber qual a data do documento mais antigo e qual a data do documento mais recente. Isso significa descobrir a(o)

Alternativas
Comentários
  • ex; 2010-2020, data - limite

    letra B

  • São essas as explicações que encontrei sobre os tópicos das questões.


    Datas-Limite

    Elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção.

    Data Tópica

    Elemento intrínseco de um documento , correspondente ao local de sua produção.



  • a) Data cronológicanão possui no discionário de terminologia arquivística (DBTA), o que mais se aproxima disso é a Data Crônica que é o elemento de identificação cronológica tendo por base o calendário. Ex: 07/11/2017

    b) Data-limite - Gabarito é o elemento de identificação cronológica, em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de descrição.

    c) Data tópica é o elemento de identificação do lugar de produção de um identificação documento. 

    d) Não tem no DBTA.

    e) Não tem no DBTA.

    http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • De acordo com Marilena Leite Paes, "datas-limite é um elemento de identificação cronológica de uma unidade de arquivamento, em que são indicadas uma data de início e término do período abrangido."

  • uma das identificações necessárias para entender o acervo arquivístico é encontrar as datas-limites dos documentos, quais os documentos mais antigos e quais os documentos mais recentes. Essa identificação favorecerá o processo de aplicação da tabela de temporalidade.

    Resposta: B