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À semelhança das questões de números 1 e 3, a de número 5
também tem fundo doutrinário, designadamente no magistério de Catherine Walsh,
professora da Universidade Andina Simón Bolivar. Do que consignado no opúsculo
“La interculturalidad en la Educación”, resultam acertados todos os enunciados
I- Cf. WALSH,
Catherine.La interculturalidad en la Educación, Lima: Ministério de Educación, 2005, página 4:
“Como concepto y práctica, la interculturalidad significa “entre culturas”,
pero no simplemente un contacto entre culturas, sino un intercambio que se
establece en términos equitativos, en condiciones de igualdad”.
II - Idem, página 5: “La multiculturalidad es un término
principalmente descriptivo. Típicamente se refiere a la multiplicidad de
culturas que existen dentro de un determinado espacio, sea local, regional,
nacional o internacional, sin que necesariamente tengan una relación entre
ellas”.
III-Idem, páginas 6 e 7.
IV - Idem, página 6: “además de obviar la dimensión relacional, esta
atención a la tolerancia como eje del problema multicultural, oculta la permanencia
de las desigualdades e inequidades sociales que no permiten a todos los grupos
relacionar-se equitativamente y participar activamente en la sociedad, dejando
así intactas las estructuras e instituiciones que privilegian a unos sobre
otros”.
Fonte: http://www.conjur.com.br/2015-mar-26/toda-prova-resolucao-prova-28-concurso-mpf-parte
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coisa mais inútil isso...certamente um Procurador da República vai utilizar muito o 'conhecimento' que esta questão traz
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Edson, fora a forte conotação ideológica dessa prova...
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Gabarito D.
Questão doutrinária.
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O cargo é interessante. O problema deste concurso é a banca.
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Eu ate acredito que e muito util...o problema que vejo é como um estudante no Brasil vai saber que precisa ler um artigo de uma professora de uma universidade que fica no Equador? Não lembro se esse artigo aparecia no edital, mas acho que não. Ta na hora dessas bancas terem o minimo de noção e colocar uma relação de livros e artigos, mesmo que seja extremamente longa.
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Tá de brincadeira o MPF hehehe. Gente, essa banca é fora dos padrões, não? Concordo com o colega. Tá na hora de se estabelecer padrões e critérios bem definidos para aplicação das provas, e não deixar ao bel prazer de bancas de concursos. Eu sempre achei, por exemplo, que toda prova de concurso deveria ter resposta e fundamentação para cada questão por parte da banca, mesmo nas objetivas.
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Essa parece ser mais uma daquelas questões voltadas mais para avaliar se o candidato sabe "pular" e marcar a alternativa "e". É claro que a banca sabe ser impossível responder a todas as 120 questões durante as 5 horas da prova. Então, já prevê questões inadequadas e virtualmente "impossíveis" para medir o senso de decisão do candidato. Para mim, é a única explicação para uma indagação como essa.
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A interculturalidade significa, em sua forma mais geral, contato e intercâmbio entre culturas em condições de igualdade. Tal contato e intercâmbio não devem ser pensados apenas em termos étnicos, mas também a partir da relação, comunicação e aprendizagem permanente entre pessoas, grupos, conhecimentos, valores, tradições, lógicas e racionalidades distintas;
II - A multiculturalidade é um termo principalmente descritivo e basicamente se refere a multiplicidade de culturas dentro de um determinado espaço;
III - A essencialização de identidades refere-se a uma tendência de ressaltar diferenças étnicas, de gênero, de orientação sexual, entre outras, como se fossem identidades monolíticas, homogêneas, estáticas e com fronteiras sempre definidas;
IV - A noção de tolerância como eixo do problema multicultural oculta a permanência das desigualdades sociais que não permitem aos diversos grupos relacionar-se equitativamente e participar ativamente na sociedade.
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Uma boa base em direito das minorias resolve tranquilamente esta questão. O único problema é o acesso ao material, que é escasso.
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Pelos artigos que foram cobrados até agora como se vê nesta questão e naquela do Prof. Gustavo, nota-se que o candidato deve contar com a sorte nesses casos, porque certamente ninguém jamais estudou algo relacionado ao que foi cobrado. Temos que saber que será normal errar tais questões e devem estar dentro da previsão da banca. Nada mais me assusta em concursos do nível do MPF e Magistratura Federal, sobretudo no MPF.
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Eu achei bacana a questão, óbvio que conta com sorte, raciocínio, capacidade de dedução, para estudar é ótimo, na hora talvez não gostasse hahaha
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Acertei por análise, mas nunca vi no cursinho nem ouvi fala, sobre esse assunto.
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O problema de responder questoes assim sem jamais ter lido sobre é levar conceitos de berço à resolução. Exclui a II de rimeira por entender que culturas não dividem espaço, mas povo. Um território sem ação humana não é dotado de qualquer manifestação de cultura, logo, não vejo como analisável para fins de multiplicidade cultural a presença de varias culturas em um "espaço", mas a presença de varias culturas em um determinado grupo de pessoas. Não vou agora atras do respaldo para essa afirmação porque é um conceito que todos sabem e, em caso de recurso seria facilmente levantado. Resultado, uma vez que a questão não pediu o ponto de vista de uma pessoa específica, deveria ser passível de anulação
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Fala sério! A gente se arrebenta de estudar controle de constitucionalidade e os constitucionalismos da vida, incluindo desde Konrad Hesse, Peter Harberle e cia ltda, pra cair na prova o multiculturalismo e interculturalismo lá da casa do chapéu. Deixo aqui meu protesto também! Bons estudos a todos!!!
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Essa banca do MPF sempre querendo aparecer com essa tipo de texto... cobre doutrina clássica e letra de lei! Um texto mais filosófico do que de direito. Isso não seleciona os melhores candidatos!
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Todas as assertivas foram baseadas na obra “La
interculturalidad en la Educación”, de Catherine Walsh, professora da
Universidade Andina Simón Bolivar.
Análise das assertivas:
Assertiva I: está correta. Conforme o texto
supracitado, página 4, “Como concepto y práctica, la interculturalidad significa
“entre culturas”, pero no simplemente un contacto entre culturas, sino un intercambio que se establece em términos
equitativos, en condiciones de igualdad. Además de ser una meta por alcanzar,
la interculturalidad debería ser entendida como un proceso permanente de relación,
comunicación y aprendizaje entre personas, grupos, conocimientos, valores y
tradiciones distintas, orientada a generar, construir y propiciar un respeto mutuo,
y a un desarrollo pleno de las capacidades de los individuos, por encima de sus
diferencias culturales y sociales. En sí, la interculturalidad intenta
romper con la historia hegemónica de
una cultura dominante y otras subordinadas y, de esa manera, reforzar las identidades
tradicionalmente excluidas para construir, en la vida cotidiana, una convivencia de respeto y de legitimidad entre todos
los grupos de la sociedad (Walsh,
1998)” (Destaque do professor).
Assertiva II: está correta. Conforme o texto
supracitado, página 5, “La
multiculturalidad es un término principalmente descriptivo. Típicamente se refiere
a la multiplicidad de culturas que existen dentro de un determinado espacio, sea local, regional, nacional o
internacional, sin que necesariamente tengan uma relación entre ellas. Su uso mayor se da en el contexto de países
occidentales como los Estados
Unidos, donde las minorías nacionales (negros e indígenas) coexisten con varios grupos de inmigrantes,
minorías involuntarias como los puertorriqueños y chicanos, y los blancos, todos descendientes de otros países
principalmente europeos; o como en
Europa donde la inmigración se ha ampliado recentemente” (Destaque do
professor).
Assertiva III: está correta. Conforme o texto
supracitado, página 7, “En este contexto, “esencializar identidades” se refiere
a la tendencia a resaltar las diferencias étnicas de indígenas o negros, (o las
diferencias de mujeres, de homosexuales, etc.) como si fueran identidades
monolíticas, homogéneas, estáticas y con fronteras siempre definidas. El
problema con esta tendencia es que niega la multiplicidad, fluídez y carácter
dinámico y múltiple de la identidad, es decir, que cada individuo no tiene una
sola identidad sino identidades, cada uno con diversas dimensiones y
expresiones”.
Assertiva III: está correta. Conforme o texto
supracitado, página 6, “Pero, además de obviar la dimensión relacional, esta
atención a la tolerancia como eje del problema multicultural, oculta la permanencia
de las desigualdades e iniquidades sociales que no permiten a todos los grupos
relacionarse equitativamente y participar activamente en la sociedad, dejando así
intactas las estructuras e instituciones que privilegian a unos sobre otros”.
Portanto, todas as assertivas estão corretas. O
gabarito é a letra “d”.
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acertei na cagada.
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Segundo o comentário do professor a assertiva III: está correta. Conforme o texto supracitado, página 7, “En este contexto, “esencializar identidades” se refiere a la tendencia a resaltar las diferencias étnicas de indígenas o negros, (o las diferencias de mujeres, de homosexuales, etc.) como si fueran identidades monolíticas, homogéneas, estáticas y con fronteras siempre definidas. El problema con esta tendencia es que niega la multiplicidad, fluídez y carácter dinámico y múltiple de la identidad, es decir, que cada individuo no tiene una sola identidad sino identidades, cada uno con diversas dimensiones y expresiones”.
Considerei-a errada porque fala em "fronteiras sempre definidas". Note-se que no trecho acima citado a autora se refere a uma tendência, a qual ela critica porque nega a multiplicidade etc. É uma questão muito, mas muito específica.
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Concordo com a tese do Alexandre Albino !
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Eu achei estranha a alternativa III, especificamente a parte final dela. Os valores descritos lá são ESTÁTICOS e DELIMITADOS NO ESPAÇO? Alguém pode me dar uma luz, por favor?