SóProvas


ID
1496677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Toxicologia ocupacional é a área da toxicologia em que são identificados e quantificados as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que elas oferecem, com o objetivo de prevenir riscos à saúde do trabalhador. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

A maioria das intoxicações ocupacionais é causada pela aspiração de substâncias tóxicas contidas no ar. O efeito tóxico pode ser decorrente da permanência da substância tóxica no aparelho respiratório ou, de forma secundária, da absorção dessa substância pelas membranas alveolares.

Alternativas
Comentários
  • Ocupacionalmente as vias de penetração são a pulmonar e a cutânea. A primeira é a mais importante, pois, ao volatilizar-se, os solventes podem ser inalados pelos trabalhadores expostos e atingir os alvéolos pulmonares e o sangue capilar. Havendo penetração e, conseqüentemente, biotransformação e excreção, os efeitos tóxicos dessas substâncias no nível hepático, pulmonar, renal, hemático e do sistema nervoso podem manifestar-se, favorecidos por fatores de ordem ambiental (temperatura), individual (dieta, tabagismo, etilismo, enzimáticos, peso, idade, genéticos, etc.), além da comum interação dos diversos solventes na maioria dos processos industriais.

    Fonte: Caderno de atenção básica  n5 Saúde do Trabalhador

  • 90% dos casos de intoxicação é feito por inalação, pois o pulmão adulto tem uma grande capacidade de absorção de x metros quadrado. (é um valor grande.)

  • vale lembrar que quando citar agrotóxicos a via principal será a dérmica e não a aérea.