SóProvas


ID
1496713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência em urgências e emergências nos incidentes com múltiplas vítimas, julgue o item subsequente.

Caso, em incidentes com múltiplas vítimas, o número de pacientes e a gravidade das lesões excedam a capacidade de atendimento, deve-se atender prioritariamente àqueles pacientes que apresentarem risco imediato de vida.

Alternativas
Comentários
  • Risco imediato de MORTE.

  • A forma mais precisa é "risco de morte" ou, melhor ainda, "correr o risco de morrer". Mas a expressão "risco de vida" não está incorreta, já que se associa à ideia de colocá-la em perigo. Seu uso está previsto no dicionário Houaiss, que cita a expressão "risco de vida" e é comumente encontrada em textos jornalísticos e literários. O psicanalista Contardo Calligaris, em artigo no jornal Folha de S.Paulo, por exemplo, escreve: "Não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida"

  • Primeiramente deve-se voltar o atendimento para as vítimas que possuem EXPECTATIVA DE VIDA, não significando neglicenciar atendimento para as vítimas que estejam gravemente feridas, porém na impossibilidade de atender a todos o atendimento deverá ser voltado à quem possui melhores prognósticos.

    AUTORIA: Própria
  • Deve se utilizar o método START
  • EXPECTATIVA DE MANTER A VIDA, A IDEA DO STAR É SALVAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS VIÁVEIS.

  • Atualmente, com o surgimento de ataques terroristas e catástrofes naturais, o atendimento pré-hospitalar tem a triagem como ferramenta imprescindível, uma vez que um incidente com múltiplas vítimas apresenta recursos em proporção incompatível para atendimento e transporte de todos envolvidos no sinistro. Ou seja, se os RECURSOS (humano, infraestrutura, materiais, transporte) disponíveis são ESCASSOS, há necessidade de se realizar uma triagem a fim de classificar e categorizar as vítimas de acordo com a gravidade, utilizando a lógica “MAIOR CHANCE DE SOBREVIVÊNCIA". 
    https://www.iespe.com.br/blog/o-que-e-o-metodo-start/