-
Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse
crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e
psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em
pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
-
Segundo Edith Seligmann-Silva: “Pode ser afirmado que o burnout é uma síndrome na qual a sobrecarga psicológica em geral decorre de violência psicológica. Na atualidade, o esgotamento profissional surge, em muitas situações, como evidente decorrência do assédio organizacional, podendo, também, às vezes, derivar de assédio moral pessoal, em que a sobrecarga de trabalho é direcionada, deliberadamente, a uma pessoa em especial, com o propósito de desabilitá-la emocionalmente"
Gabarito: ERRADO
Fonte: Estratégia Concursos - Apostila 07 - Página, 22 - Legislação do trabalho - Professores: Fernando Gallego e Mário Pinheiro.
-
Burnout é caracterizado como uma síndrome crônica, que tem início insidioso.
Principais sintomas:
- Exaustão emocional (Esgotamento)
- Despersonalização (Perde a empatia pelos outros, ocorre um distanciamento afetivo de colegas ou atendidos/ pacientes/ alunos)
- Diminuição da realização no trabalho (Sente que não recebe o retorno adequado, apesar de todos os seus esforços. Como percebe sua exaustão, a desvalorização de seus esforços é ainda mais sentida: empenha-se e não recebe reconhecimento e / ou retorno financeiro à altura - o que a desmotiva ainda mais).
-
Gab.: Errado
Síndrome de Burnout é definida como estado de exaustão total decorrente de esforço excessivo e contínuo.