SóProvas


ID
1497268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

            O Congresso Nacional, após longa discussão, elaborou projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho dos caminhoneiros. Estudos com motoristas de caminhão mostram que cerca de um terço deles já cochilou no volante, número que aumenta para 80% quando se refere a motoristas que trabalham em horários não usuais. Para esses trabalhadores, pode-se dizer que a sonolência e os baixos níveis de alerta estão entre as principais causas de acidentes.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item a seguir.

Em face da possibilidade de extensão da nocividade do trabalho para além do posto de trabalho, caso um motorista de caminhão que transporte carga perigosa cochile ao volante e provoque acidente com grandes repercussões, as vítimas terão direito ao benefício acidentário do INSS, decorrente de um acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A cobertura previdência prevê nexo de causalidade entre a lesão e a atividade laboral, demanda cobertura pelo pagamento de prestação. Um terceiro envolvido não teria nexo de causalidade, exceto se este fosse também segurado estivesse a caminho, voltando do trabalho ou a serviço da empresa.

  • O segurado da previdência é o próprio contribuinte e não terceiros