SóProvas


ID
1497886
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, de acordo com o art. 1º da Lei nº 8.842/1994. Em relação aos princípios que regem a Política Nacional do Idoso, marque V para as afirmativas verdadeiras F para as falsas.

( ) A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida.
( ) O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
( ) O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
( ) O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.
( ) As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil são irrelevantes, na aplicação desta lei.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • LEI N 8.842, DE 04-09-1994

    CAPÍTULO II
    Dos Princípios e das Diretrizes

    SEÇÃO I
    Dos Princípios

     Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:

      I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;

      II - o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;

      III - o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;

      IV - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política;

      V - as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei.

  • Na hora da prova lendo a primeira afirmativa não precisa nem terminar de ler as demais, passa para a próxima questão afim de não cansar lendo demais e otimizar o tempo 

  • A banca FCC,até hoje,já publicou 905 questões ótimas pra entendermos melhor questões de Serviço Social vale apena acompanhar,Galerinha,pois se dependermos somente dessa banca,estaremos ferrados.Força Guerreiros!E que venha o TRF.

  • (V) A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida. (PRINCÍPIO)

    (V) O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos. (PRINCÍPIO)

    (V) O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza. (PRINCÍPIO)

    (V) O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política. (PRINCÍPIO)

    (F) As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil são irrelevantes, na aplicação desta lei.

    V - as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei. (PRINCÍPIO)

  • GABARITO A