Conjunto de sistemas de informação e/ou comunicação - descentralizados, intercomunicantes, formados por unidades funcionais independentes, com serviços e funções inter-relacionados - cuja interação é presidida por acordos de cooperação e adoção de normas comuns [Vieira, A. Redes de ICT e a Participalçao Brasileira, 1994]
Objetivos de uma Instituição para participar de uma RI
[Vieira, A. Redes de ICT e a Participalçao Brasileira, 1994]
otimizar a interligação de recursosracionalizar gastos com infra-estrutura computacional, acervo e pessoal técnicoevitar duplicação de esforços para idênticos finsminimizar custos para o usuário, maximizando a diponibilidade e a qualidade de informaçãoaumentar a visibilidade do setor de informação
Fonte: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=215
GABARITO: B
a) Sistemas de informação: conjunto de componentes inter-relacionados que coleciona ou recupera, processa e distribui informação. Pode ser manual ou computadorizado (SILVA, 2018).
c) Repositórios institucionais: "são coleções que capturam e preservam a produção intelectual de uma ou mais universidades ou comunidades (CROW, 2002) ou ainda um conjunto de serviços que uma universidade oferece – aos membros de sua comunidade – a fim de gerenciar e disseminar materiais digitais criados pela instituição e membros da comunidade (LYNCH, 2003)".
d) Portais corporativos: "tem o propósito de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários de sistemas informatizados corporativos a encontrar as informações de que precisam para fazer frente aos concorrentes" (DIAS, 2001).
e) Redes de relacionamento: "[...] contato de pessoas e organizações com interesses similares, cujo propósito é descobrir oportunidades, compartilhar recursos, aprender melhores práticas, dar ou receber auxílio. As chamadas comunidades de prática, comunidades de especialistas, comunidades de práticos ou microcomunidades de conhecimento têm em comum a característica de envolver indivíduos que trocam informações, insights, experiências e ferramentas sobre alguma área de interesse comum" (ROSSETTI et al., 2008).