SóProvas


ID
1499449
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao paciente renal crônico não dialítico, analise as afrmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A recomendação proteica para esses pacientes é de 0,6g/Kg/dia e, em casos de doença renal crônica associada a diabetes, deve-se restringir ainda mais a proteína devido a probabilidade do desenvolvimento da nefropatia diabética.
( ) A anemia é quadro clínico comum nesses pacientes, pois ocorre diminuição da síntese de eritropoitina pelos rins, hormônio envolvido na síntese dos eritrócitos.
( ) A dieta recomendada para esses pacientes é hipossódica, devendo-se incentivar o uso de temperos naturais a base de ervas, além do sal light por possuir menor teor de sódio.
( ) A osteodistrofa renal comum nesses pacientes ocorre em razão do menor consumo de cálcio devido a fontes alimentares de origem láctea.
( ) A restrição de alimentos fontes de potássio deve ocorrer baseada nos níveis de potássio sérico apresentados pelo paciente.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A osteodistrofia renal abrange os tipos de doença óssea
    metabólica encontrados em pacientes em diálise. Muitos
    fatores podem estar implicados como:

    Doença renal de base;
    Duração da IRC;
    Tempo de tratamento dialítico;
    Modalidade dialítica.

  • (F ) A recomendação proteica para esses pacientes é de 0,6g/Kg/dia e, em casos de doença renal crônica associada a diabetes, deve-se restringir ainda mais a proteína devido a probabilidade do desenvolvimento da nefropatia diabética.

    A recomendação nos estágios 1 e 2 é 0,8 A 1g/kg. Em caso de DM associada:

    DM descompensada: 0,8g/kg

    DM com proteinúria >3g/24h - 0,8 + 1g para cada g de proteinúria

    Nefropatia diabética - aí sim é indicado 0,6g/kg

    ( F) A dieta recomendada para esses pacientes é hipossódica, devendo-se incentivar o uso de temperos naturais a base de ervas, além do sal light por possuir menor teor de sódio.

    O sal light não é indicado devido ao teor de potássio.

    (F ) A osteodistrofa renal comum nesses pacientes ocorre em razão do menor consumo de cálcio devido a fontes alimentares de origem láctea.