SóProvas


ID
1500013
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O CNMP deseja realizar cópias de segurança de seus dados corporativos periodicamente. Ele pretende adotar a política de backup incremental dos dados. Sobre essa política é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2014

    Banca: FCC

    Órgão: TRT - 13ª Região (PB)

    Prova: Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

    Resolvi certo

    O administrador do servidor com sistema operacional Windows Server 2008 R2 do TRT da 13ª Região configurou o backup do sistema para ser realizado da seguinte forma: o primeiro backup é do tipo normal e o restante, do tipo diferencial. Nessas condições, a restauração do sistema, a partir do(s) backup(s), deve ser feita utilizando

    a

    apenas o backup normal.

    b

    o backup normal e apenas o último backup diferencial.

    c

    apenas o último backup diferencial.

    d

    o backup normal e todos os backups diferenciais.

    e

    apenas os backups diferenciais.

    letra B




    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: TC-DF

    Prova: Analista de Administração Pública - Sistemas de TI

    Resolvi errado

    Julgue os seguintes itens, acerca de sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBD) e de cópias de segurança de dados. 

    No caso de a atualização de dados ocorrer com frequência e de esses dados serem considerados de alto valor, recomenda-se a implementação de becapes diferenciais.

    certa


  • Backup Incremental:


    - Modifica o marcador


    - Somente os arquivos modificados desde o último backup incremental ou completo


    - Necessita de um backup total para o primeiro incremental


    - Recuperação parcial é mais rápida que a total


    - Recuperação total é mais demorada: total + todos os incrementos


    Bons estudos!

  • Essa questão devia ser anulada já que para restauração do Backup incremental é necessário todos os incrementais mais o total
    Marquei letra D pensando no tempo de restauração, que realmente é maior que o total.

  • Eu marquei a letra A mas penso como o Arian Meneses, acho que a questão deveria ser anulada.

    Para a restauração de todos os arquivos, deve-se ter à disposição todos os backups incrementais realizados DESDE O ÚLTIMO BACKUP TOTAL e não todos os backups incrementais já realizados.

  • A redação do item A é péssima. Tive que ir por eliminação. Olhando as estatísticas parece que a grande maioria conseguiu chegar a resposta por esse método.

  • Para restaurar um becape incremental voce precisa do becape full+ todos oss becapes incrementais..

    Eu marquei a b,  realmente o becape incremental oferece mais risco de erro , já que são diversos arquivos separados e interdependentes entre si , se um estiver conronpido, dependendo do caso, os outros se tornam inúteis e perco todo o becape ...

  • realizada/ o q seria isso/ apra executar ou para recuperar? essa fcc chega a da pena

    a letra D é a mais proxima de estar certa, por nao saber o q o item quer dizer

     

     

    a letra A falta o total

  • Gustavo, a letra D não pode ser a resposta porque o tempo de realização pode ser igual (a primeira rodada) ou menor (rodadas seguintes) que o do backup completo. Sobre a letra A, faltou mesmo falarem que a primeira rodada é feita com um backup full, mas dá para entender que se o incremental pega só os arquivos marcados e ainda não houve nenhum backup, ele pegaria todos, resultando no full.

  • Essa questão não cabe anulação? Pois para recuperar o backup incremental é necessário o backup Completo + os incrementais e não só os incrementáis como diz a questão.

  •  a) para a restauração de todos os arquivos, deve-se ter à disposição todos os backups incrementais já realizados.

     b) apresenta um risco de falha muito alto, quando comparada com o backup total e o backup diferencial. Incorreta. O risco diminui. Pois, com o incremental teremos as diversas versões dos arquivos distribuídas.

     c) exige mais espaço de armazenamento, quando comparada com o backup total e o backup diferencial. O espaço é menor para o armazenamento em relação ao diferencial, que é menor em relação ao total. Logo, do maior pro menor é full (completo ou total), diferencial e incremental.

     d) exige sempre um tempo maior para a sua realização do que um backup total. O tempo é maior na sua recuperação. Não na extração.

     e) não é possível restaurar um arquivo específico, pois ela só permite a restauração completa. É possível extrair as diferentes versões dos arquivos backupeados em um backup do tipo incremental. Nos incrementos encontram-se as diversas versões dos arquivos, por isso é o modo de backup mais seguro.

  • Hesitei inicialmente entre A e B, mas, estudando um pouco, concluo que a A realmente é a correta. Meu argumento:

    a) para a restauração de todos os arquivos, deve-se ter à disposição todos os backups incrementais já realizados.

    Questão sutil de lógica (quem estudou bem isso em Filosofia, Matemática ou Raciocínio Lógico compreenderá logo o que digo): o fato de que "todos os backups incrementais" sejam necessários para a "restauração de todos os arquivos" não anula a seguinte verdade: restauração total no backup (bk) incremental = todos os bk incrementais + último bk total. Em verdade vos digo: não a ameaça, mas integra.

    .

    b) apresenta um risco de falha muito alto, quando comparada com o backup total e o backup diferencial.

    Segundo muitos especialistas (procurem no Google...), o risco de falha é relativo, contextual, situacional, ou seja: dependendo do caso, do tipo de empresa, empreendimento ou natureza de arquivo, os bks incremental, diferencial ou total devem ser julgados mais ou menos ARRISCADOS. Exemplos claros: para fazer backup caseiro de arquivos word acadêmicos (menos de 50), o método incremental talvez seja menos arriscado que o total; contudo, em se tratando de uma multinacional que opera com mais de 1000 arquivos de diversas naturezas, evidentemente, o método incremental é muito mais arriscado do que o diferencial... etc.

    .

    Que vençam os melhores!

  • O risco de perda dos dados do backup incremental é o maior de todos. Não sei se a banca se referiu à falha na realização do backup (neste caso, o backup incremental teria o menor risco). De qualquer modo, a alternativa A também é um pouco dúbia, embora correta.