SóProvas


ID
1500208
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Apelo
                        (Dalton Trevisan)

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

O termo destacado corresponde a um:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Objeto Indireto Pleonástico" é semelhante ao do objeto direto, ou seja, o objeto indireto pode vir repetido ou reforçado, por ênfase.

  • Questão difícil. É o seguinte: No Português às vezes temos que trocar as palavras no texto para chegarmos a resposta. Neste caso eu escrevi a frase assim: Às suas violetas, não poupei água para elas e elas murcharam. O para é preposição que acompanha o pronome elas. Pergunta: Poupei água para quem? Para elas! Objeto indireto pleonástico. Letra B. 

  • Na verdade eu nem li  parte alguma do texto. Fui pela ideia que lhe é sempre O.I, enquanto o,a  é O.D. Poderia ter errado na lógica?

  • Letra B
    Um bizu ai que eu sempre guardo para Obj. Direto Preposicionado é lembrar da frase:
    "Comi a torta"   O.D
    "Comi da torta"   - - - > o "da" nesse caso se refere à parte da torta, que continua ser O. D.

    Salvo outras regras, me lembro dessa.

  • Você já deve ter ouvido falar de uma figura de linguagem chamada “pleonasmo”. Ela está expressa na linguagem coloquial, quando as pessoas dizem “subir para cima’, “entrar para dentro”. Pois bem, como pleonasmo significa “superabundância” (do grego), esta figura de linguagem consiste na repetição de palavras, expressões, com o objetivo de enfatizar uma ideia.

    Contextualizando o termo para a análise sintática, um objeto pleonástico, obviamente, estará expresso na frase duas vezes, sob a forma de um pronome pessoal oblíquo átono. Vejamos:

    A correntinha, guardou-a no bolso da camisa de riscado”. (Mário Palmério).

    Observe bem que, quando perguntamos ao verbo: “guardou o quê?”, a resposta que se apresenta é: “a correntinha” (objeto direto). Entretanto, após o verbo existe o pronome pessoal átono “a”, que se remete também à correntinha. Logo, o objeto direto está expresso duas vezes na mesma frase, com o intuito de dar ênfase a esse objeto. Assim, temos um objeto pleonástico, neste caso, um objeto direto pleonástico.

    O objeto pleonástico ocorre só em objetos diretos? Não. Ele pode também aparecer em orações cujo objeto seja indireto. Leia a frase a seguir, de Dalton Trevisan:

    Às violetas, na janela, não lhes  poupei água”.

    O verbo poupar é transitivo direto e indireto, já que fazemos duas perguntas a ele: “não poupei o quê a quem?”. Logo, às violetas respondem a pergunta “a quem?” (objeto indireto). O pronome lhesrefere-se também às violetas. Percebe-se que o escritor teve a intenção de dar ênfase ao objeto indireto. Portanto, tem-se aqui expresso um objeto indireto pleonástico.

    Para se identificar facilmente a presença de um objeto pleonástico, lembre-se sempre de verificar primeiro a presença do objeto. Caso haja um pronome átono que se refira a esse mesmo objeto, trata-se de um objeto pleonástico. Agora, se ele é direto ou indireto, você já sabe! É só verificar a presença (ou não) da preposição.

  • Não li o texto e acertei a questão pela simples leitura das assertivas (não gastei 4segundos, juro)


    Meu raciocínio:


    Não existe Objeto Direto (lhe)....

    Todo complemento nominal é termo preposicionado....

    Um dos usos do pronome oblíquo átono "lhe" é o Objeto Indireto, logo, assertiva correta :))))

  • Galera é o seguinte.... Pronomes Oblíquos como lhe e lhes serão Objeto Indireto (é como se escrevesse A ELE ou A VOCÊ, percebam a preposição, por isso indireto) , já pronomes O, OS, A, AS (lo, la, los, las, no, na, nos, nas) serão objeto direto. Já os pronomes metenos, vos e se tanto podem ser Objeto direto e indireto dependem do contexto. Eu, tu, ele, nós, vós e eles na maioria dos casos é sujeito.

  • lhe é empregado com OI
  • Percebe-se a redundância do período -Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.

    1》 Poupar neste sentido é Bitransitivo ( não poupei água às violetas)

    2》 pronome oblíquo átono "lhe" sempre será objeto indireto.

    LETRA B

    APMBB

  • A RETIRADA DO TERMO LHES, NO CASO, NÃO PREJUDICA A CONSTRUÇÃO DO PERÍODO.

    Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham

    EM ORDEM DIRETA:

    não poupei água Às suas violetas na janela, e elas murcham

    DE MODO QUE O TEMO DESTACADO REFORÇA O SENTIDO DA EXPRESSÃO ÀS SUAS VIOLETAS, CONFIGURANDO UM OBJ. INDIRETO PLEONÁSTICO, PORTANTO.