SóProvas


ID
1500703
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma entidade do setor público firmou uma parceria público- privada (PPP) para construir e manter postos públicos de acesso à internet, cuja remuneração é de exclusiva responsabilidade da entidade pública. De acordo com as orientações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) errado. Patrocinada tem de haver tarifa além do adicional pago pelo poder público.

    B) gab. Lei 11079/04 art. 9

    C) Errado. Somente concorrência.

    D) errado. Não poderá ser inferior a cinco anos.

    E) Errado. Podem vincular receitas sim.

  • Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Parte III 
    03.02.01.02 CONTRATAÇÃO    
    O contratante de uma PPP é o parceiro público, que pode ser órgão da Administração Pública direta, fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O parceiro privado contratado é sempre uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), constituída por uma empresa privada vencedora do processo de licitação da PPP.  

  • Vamos relembrar primeiramente quais as modalidades possíveis de PPP:

    Agora, vamos relembrar os conceitos de cada uma dessas modalidades:

    Concessão patrocinada: seu objeto é a concessão de serviços públicos ou obras públicas de que trata a Lei nº 8.987/1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado;

    Concessão Administrativa: seu objeto é a prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens. A forma de remuneração do concessionário é feita apenas pela contraprestação paga pelo concedente, não há cobrança de tarifa, já que o usuário direto dos serviços é a Administração Pública.

    Agora vamos analisar as alternativas.

    A alternativa A) está errada, pois, como se pode inferir dos conceitos acima, trata-se de uma concessão administrativa.

    A alternativa B) está certa, pois está em perfeito acordo com o disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 276.

    A alternativa C) está errada, pois as obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas, conforme previsto na Lei nº 11.079/2004, art. 8º, I (MCASP, 8ª ed., pgs. 284/285).

    A alternativa D) está errada, pois a PPP é adequada à implantação e gestão de serviços de grande vulto, que seriam economicamente inviáveis sem a participação do Governo, conforme disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 278.

    Gabarito: LETRA B

  • E as obrigações pecuniárias do contrato de PPP não poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas. (pode, desde que não seja de impostos).

  • Sobre a letra E:

    (Lei 11.079/2004) Art. 8º As obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante:

    I – vinculação de receitas, observado o disposto no inciso IV do art. 167 da Constituição Federal;

    Bons estudos!