SóProvas


ID
1502419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O capitalismo contemporâneo, marcado pela mundialização, pela reestruturação produtiva e pelo neoliberalismo, é mais um momento de sono da razão na história da humanidade, em nome da fantasia do consumo, como se o mercado fosse a única possibilidade de plena realização da felicidade.

E. Behring. Acumulação capitalista, fundo público e política social. : Boschetti et al. (orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue o  item..

Nessa época, o Estado, ao reduzir a prestação direta de serviços sociais, mantém-se como regulador e provedor, configurando uma administração gerencial e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • O Estado era mínimo e pontual neste período e dividiu a responsabilidade com a soc. civil através das parcerias público privadas.

    Estato mínimo para o capital e máximo para o trabalho. (Gontran).

  • Provedor?

    Acredito que no referido contexto o Estado assume o papel de REGULADOR E GESTOR (Estado Mínimo)... passando para a sociedade civil a responsabilidade de prover o serviço sociais.

  • "E o Estado adquire a forma hibrida que SADER (1996) chamou de mini-max, ou seja, mínimo para atender as necessidades do trabalho e do trabalhador, e máximo na realização dos objetivos de centralização e acumulação do capital

  • Analisando a questão:

     

    A reforma do Estado direciona-se como uma estratégia adotada para que o Estado se desviasse de suas funções básicas, ampliando sua intervenção no setor privado, deixando de ser o responsável direto das políticas sociais para se tornar promotor e regulador,  por meio de um processo de privatização e desresponsabilização sob a orientação neoliberal, com um reducionismo quanto às questões democráticas do país, a despolitização da sociedade civil e corte aos gastos sociais.

     

     

    Gabarito: Errado.

  • Estado mínimo para social e máximo para capital (WG)

  • o Estado deixa de ser o responsável direto das politicas sociais para ser  promotor e regulador das mesmas, ou seja, tem-se um Estado Mínimo.