SóProvas


ID
1502425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O capitalismo contemporâneo, marcado pela mundialização, pela reestruturação produtiva e pelo neoliberalismo, é mais um momento de sono da razão na história da humanidade, em nome da fantasia do consumo, como se o mercado fosse a única possibilidade de plena realização da felicidade.

E. Behring. Acumulação capitalista, fundo público e política social. : Boschetti et al. (orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue o  item..

O ponto positivo das atuais políticas sociais, como o programa Bolsa-Família, apesar do seu amplo retrocesso, é a responsabilização da família na ação da assistência e na inserção nos programas sociais.

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que o erro, é esse: "apesar do seu amplo retrocesso."

  • não é um ponto positivo a responsabilização da família na ação da assistência

  • Eu acho que o erro é "responsabilização da família", apenas se tem uma centralidade na ATENÇÃO à família nessas políticas de assistência social.

  • A "Responsabilização da família" constitui um retrocesso histórico, fundamentadas no voluntariado, cooperação e solidariedade (perspectiva do Welfare Pluralism) visa à substituição das políticas públicas, ou seja, a desresponsabilização do Estado (Estado Mínimo).

  • A matricialidade sociofamiliar tem por objetivo justamente fortalecer o caráter protetivo da família. O avanço está compreensão de que para a família proteger precisa ser protegida. Então em princípios n seria a transferência de responsabilidade do Estado para a família, mas o Estado ampará-la para que ea possa exerceu seu caráter protetivo. Muito embora o PBF tenha critérios de condicionalidades que expressam a lógica histórica de penalização dos assistidos pela assistência social, visto que ao longo da história (desde a Lai dos Pobres que exigia o trabalho para a Igreja e o Estado em contrapartida) foram colocados requisitos para a concessão de benefícios.

  • Quando se coloca a resposanbilidade na família tem-se a ideia de familismo: retirar a responsabilidade do Estado e colocar na família.

  • Responsabilidade é do Estado.