SóProvas


ID
150280
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São protocolos de tunelamento da VPN entre usuários remotos e corporações, sem intermediação de provedor de acesso:

Alternativas
Comentários
  • PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) é um protocolo de nível 2.L2F (Layer Two Forwarding) é um protocolo de nível 2 desenvolvido pela Cisco
  • Pode ser que eu esteja equivodaco, mas temos três protocolos de tunelamento da VPN, são eles:
    PPTP: point-to-point tunneling protocol, da microsoft
    L2TP: layer 2 tunneling protocol, da IETF
    L2F: laye 2 forwarding, da CISCO utilizado em VPN Discada.

    Na minha opinião esta questão está errada.
  • O princípio do protocolo PPTP (Point To Point Tunneling Protocol) é criar tramas sob o protocolo PPP e num datagrama IP.

    Assim, neste modo de conexão, as máquinas distantes das duas redes locais são ligadas por uma conexãoponto a ponto (que compreende um sistema de codificação e de autenticação), e o pacote transita num datagrama IP.

     

    le protocole PPTP

     

    Desta maneira, os dados da rede local (bem como os endereços das máquinas presentes no cabeçalho da mensagem) são encapsulados numa mensagem

    PPP

    , que está ela própria encapsulada numa mensagem

    IP

    .

  • O protocolo L2TP

    O protocolo L2TP é um protocolo standard de tunelização (estandardizado num RFC) muito próximo do PPTP. Assim, o protocolo L2TP encapsula tramas protocolo PPP, que encapsulam por sua vez outros protocolos (como IP, IPX ou ainda NetBIOS).

    Fonte:http://pt.kioskea.net/contents/initiation/vpn.php3

  • PPTP

    Neste modelo, um usuário disca para o provedor de acesso á rede, mas a conexão PPP é encerrada no próprio servidor de acesso. Uma conexão PPTP é então estabelecida entre o sistema do usuário e qualquer outro servidor PPTP, o qual o usuário deseja conectar, desde que o mesmo seja alcançável por uma rota tradicional e que o usuário tenha privilégios apropriados no servidor PPTP.

     

    L2F

    Foi um dos primeiros protocolos utilizado por VPNs. Como o PPTP, o L2F foi projetado como um protocolo de tunelamento entre usuários remotos e corporações. Uma grande diferença entre o PPTP e o L2F, é o fato do mesmo não depender de IP e, por isso, é capaz de trabalhar diretamente com outros meios como FRAME RELAY ou ATM.

    A grande vantagem desse protocolo é que os túneis podem suportar mais de uma conexão, o que não é possível no protocolo PPTP. Além disso, o L2F também permite tratar de outros pacotes diferentes de IP, como o IPX e o NetBEUI por ser um protocolo baseado na camada 2 do modelo OSI.

     

    L2TP

    Este protocolo foi criado pela IETF (Internet Engennering Task Force) para resolver as falhas do PPTP e do L2F. Na verdade, utiliza os mesmo conceitos do L2F e assim como este, foi desenvolvido para transportar pacotes por diferentes meios, como X.25, frame-relay e ATM e também é capaz de tratar de outros pacotes diferentes de IP, como o IPX e o NetBEUI (protocolo baseado na camada 2 do modelo OSI .

    O L2TP é porém, um modelo de tunelamento "compulsório", ou seja, criado pelo provedor de acesso, não permitindo ao usuário qualquer participação na formação do túnel (o tunelamento é iniciado pelo provedor de acesso). Neste modelo, o usuário disca para o provedor de acesso á rede e, de acordo com o perfil configurado para o usuário e ainda, em caso de autentificação positiva, um túnel L2TP é estabelecido dinamicamente para um ponto pré-determinado, onde a conexão PPP é encerrada.

  • Acredito que a questão esteja querendo saber quais protocolos é controlado pelo usuário ou pelo provedor. Atualmetne apenas o L2TP é do tipo compulsório. Uma breve explicação:
    Túneis "iniciados pelo cliente" são também chamados de "voluntários", onde os túneis são criados por requisições do usuário para ações específicas e túneis "iniciados pelo provedor de acesso" são chamados de "compulsórios", já que são criados pelo provedor não proporcionando ao usuário nenhuma escolha e/ou intromissão.
  • PPTP e  L2F são eminentemente voluntários (criam o túnel/vpnna máquina cliente)
    L2TP admite os modos voluntário e compulsório.
    São de camada de enlace