SóProvas


ID
1502929
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa americana de grande porte do setor de varejo, a Giga S.A., que já possui unidades em diversos países, está pensando em expandir suas operações para a Índia. Para acelerar o processo de entrada no mercado desse país, porém, ela decide comprar uma rede de varejo local, a Guru S.A.. Ao negociar essa compra, a Giga S.A. oferece um preço inferior à avaliação de mercado apresentada pela empresa, e ameaça, caso sua proposta não seja aceita, praticar uma política de preços baixos que a Guru S.A. dificilmente conseguirá acompanhar. Esse é um exemplo de negociação:

Esse é um exemplo de negociação:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Em Negociações Distributivas, existe apenas uma questão em pauta, relacionada a valores: um produto ou serviço deve ser trocado por um valor X. Esse valor é dividido entre duas ou mais partes, de forma que se uma ganha, as outras necessariamente perdem. Negociações distributivas são também conhecidas como ganha-perde ou de disputa de valor. Se não há concordância a respeito do montante desse valor, o clima predominante é de competição.

  • Negociação distributiva: Consiste em acordos inversamente proporcionais no que se refere a ganhos e perdas, ou seja, o que uma parte perderá é o mesmo que a outra parte ganhará (http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/publicacoes/RelatFinal_NegDistributiva.pdf)


    http://asotero.wix.com/andrecsotero


  • Uma negociação tem características distributivas quando é caracterizada pela quantidade fixa de valor. O seu objetivo principal é reivindicar o máximo de valor possível.

    Para este tipo de negociação distributiva é usada uma abordagem competitiva, a qual não privilegia o relacionamento, ou seja, o foco da negociação é na sua substância e não no relacionamento. Este tipo de negociação distributiva não maximiza os ganhos potenciais e o valor ganho por uma das partes torna-se indisponível para as outras.

    As negociações integrativas procuram criar e reivindicar o valor. Os participantes da negociação têm uma abordagem colaborativa, com troca de informações. A negociação é focada em cima dos interesses e da satisfação das necessidades dos envolvidos no processo negocial.

    Este tipo de negociação integrativa fortalece o relacionamento entre as partes, facilitando a implementação e aumentando a possibilidade de manutenção do acordo firmado. Ela foca o processo de negociação, o relacionamento entre as partes e o desfecho, maximizando os ganhos potenciais.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/33392/negociacoes-distributivas-e-integrativas#ixzz3fCFMXn8v


  • A barganha distributiva tende a ser mais competitiva. Algumas táticas comuns incluem:

    tentar ganhar vantagem;ter mais negociadores em um mesmo lado da mesa de negociação;usar truques e decepções para fazer com que o outro lado conceda mais do que você;fazer ameaças e dar ultimatos;forçar o outro lado a se render mostrando um poder maior e sendo mais “esperto” que eles; não discutir o problema de igual para igual.

    O principal objetivo não é assegurar que todos as partes saiam ganhando. É assegurar que o seu lado ganhe o máximo que puder, resultando em um acordo de ganha-perde ou perde-perde, ou seja, acordos em que os negociadores falham na capitalização dos interesses compatíveis.

    Interativo - um acordo integrativo gera um resultado negociado que não desperdiça recursos e tem como objetivo último um acordo ganha-ganha. Ganha-ganha é um termo frequentemente utilizado para descrever negociações entre pessoas que estão interessadas no bem estar das partes. Ter um forte interesse no bem estar do outro é importante, mas não garante que a negociação tenha, necessariamente, um excelente resultado.

    BENEFÍCIOS:

    1. Traz benefícios para todas as partes envolvidas.

    2. Traz benefícios para o relacionamento dos negociadores, uma vez que um acordo mutuamente recompensador fortalece o relacionamento entre as partes.

    3. Os constituintes dos negociadores também tiram proveito dos acordos integrativos.

    4. As corporações cujos funcionários/negociadores atuam de forma integrada se beneficiam, de um modo geral, dessa abordagem, pois os departamentos ajustam as suas diferenças de forma eficaz.

    5. Outras empresas também se beneficiam dessa abordagem quando adotada pelos negociadores.

    Na maioria das negociações, os interesses das partes não são completamente opostos nem totalmente compatíveis, mas sim mistos – o que é um incentivo para alcançar um acordo lucrativo entre as partes, e aponta para o desejo de maximizar os próprios ganhos. A barganha integrativa está intimamente relacionada à negociação distributiva: você precisa expandir o bolo a medida em que pensa em seus próprios interesses. É isso que significa ser estrategicamente criativo.

    Fonte: http://lcmtreinamento.com.br/as-abordagens-integrativa-e-distributiva-na-negociacao/


  • Negociação distributiva é aquela em que as partes manifestam interesses opostos em relação ao objeto da negociação, como, por exemplo, duas partes que visam os mesmos bens de uma herança. Além disso, nesse tipo de negociação cada uma das partes tenta levar o máximo de vantagem na distribuição do objeto, pois, naturalmente, pretende levar a maior fração possível.
     Negociação integrativa trata-se daquela negociação realizada em torno de vários objetos, ou de vários pontos de debates, onde os negociadores, nesse caso, nem merecem serem chamados de oponentes, pois a intenção aqui será a somatória de interesses e não a divisão deles. E temos como exemplo o caso em que dois empresários parceiros, para conquistarem um cliente, precisam somar forças operacionais e intelectuais, de modo que, ao tratarem de aspectos instrumentais, ou seja, sobre quem vai fazer o que, quando e de que forma, os interesses mútuos [de conquistarem o cliente] deverão levar prioridade sobre os interesses individuais.  
  • Pelas informações do enunciado, temos uma quantidade fixa de recursos fixa de recurso (varejo local da India) a ser dividida entre as partes (Giga S.A e Guru S.A), sendo que a Giga S.A usa do seu poder econômico para restringir as opções da Guru S.A e, assim, criar uma negociação pautada pelo efeito “ganha-perde”. Perceba que, nesse cenário, a Guru S.A perderá mercado no varejo local, enquanto a Giga S.A ocupará o respectivo espaço.

    Todas essas circunstâncias caracterizam o que denominamos de negociação distributiva (negociação competitiva, negociação ganha-perde).

    Gabarito: A

  • negociação

    Negociação Distributiva:

    • ·        Partes competem pela distribuição de um valor fixo
    • ·        GANHA – PERDE
    • ·        Alta Assertividade x Baixa Cooperatividade
    • ·        Cada lado busca seus objetivos ao máximo 

    Negociação Integrativa

    • ·        Partes cooperam entre si
    • ·        GANHA-GANHA
    • ·        Alta Assertividade x Alta Cooperatividade
    • ·        Ambos os lados abrem mão de algo para conseguir seus objetivos, ou seja, a alternativa escolhida será aquela que melhor trouxer benefício para ambos os lados.

    Fonte: Outro comentário no qconcursos.

  • O nome deveria ser negociação coercitiva ou chantagista.