SóProvas


ID
1504864
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.
Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

Alternativas
Comentários
  • Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. O termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos surgidos durante o século XIX que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Assim, o ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em íntima relação com a chamada arquitetura historicista, que buscava reviver a arquitetura antiga e gerou os estilos "neos" (neogóticoneo-româniconeo-renascença,neobarroconeoclássico etc). Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.

    Uma das grandes influências da arquitetura eclética foi a arquitetura praticada na Escola de Belas Artes (École des Beaux Arts) de Paris, então a cidade mais importante no campo das artes. O chamado estilo "Beaux-arts", muito ornamentado e imponente, que mesclava o renascimento, o barroco e o neoclassicismo, foi influência obrigatória por todo o mundo ocidental. 

    Além do uso e mistura de estilos estéticos históricos, a arquitetura eclética de maneira geral se caracterizou pela simetria, busca de grandiosidade, rigorosa hierarquização dos espaços internos e riqueza decorativa.

  • Gab: D

  • Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado Ecletismo.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/29893393/teoria-critica-da-arquitetura/4