SóProvas



Questões de Estilos Arquitetônicos


ID
195982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

A arquitetura pós-moderna de cunho histórico tem uma forte ligação com os espaços comerciais. Em alguns shoppings,sua expressão máxima, nota-se uma abordagem eclética euma clara referência ao passado histórico. Essa ligação,reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais que buscavam uma nova imagem corporativa,fez que o pós-modernismo fosse associado à cultura do consumo, representando valores efêmeros.

Alternativas
Comentários
  • O pós-modernismo na arquitetura tem também uma forte ligação com os espaços comerciais e sua expressão máxima: o centro comercial, como por exemplo o Norte Shopping em Matosinhos, onde se nota uma clara referência eclética ao passado. Esta ligação fez com que o estilo fosse associada à nova cultura do consumo, representando valores passageiros e menores. Esta noção foi reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais, que buscavam uma nova imagem corporativa. O edifício da AT&T de Philip Johnson é o principal exemplo desta tendência.


ID
195988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

O desenho auxiliado por computador é atualmente uma ferramenta essencial em muitos aspectos da arquitetura contemporânea, mas a natureza particular do desconstrutivismo faz o uso de computadores especialmente pertinente. Modelagem tridimensional e animação auxiliam na concepção de espaços muito complexos, enquanto a habilidade em relacionar modelos computacionais para fabricar gabaritos permite a produção em massa de elementos modulares sutilmente diferentes a preços acessíveis. A arquitetura desconstrutivista tem como principais seguidores os arquitetos Peter Eiseman, David Liebskind, Bernard Tschumi e Zaha Hadid. 

Alternativas
Comentários
  • gabarito esta trocado!? A resposta deveria ser "Errado"
  • Entre alguns dos importantes eventos históricos do movimento desconstrutivista estão o concurso internacional parisiense do Parc de la Villette(especialmente as participações de Jacques Derrida, Peter Eisenman2 e o primeiro colocado, Bernard Tschumi), a exposição de 1988 do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova IorqueDeconstructivist Architecture, organizada por Philip Johnson e Mark Wigley, e a inauguração em 1989 doWexner Center for the Arts em Columbus, Ohio, projetado por Peter Eisenman. Na exposição de Nova Iorque foram exibidas obras de Frank Gehry, Daniel Libeskind, Rem Koolhaas, Peter Eisenman, Zaha Hadid, Bernard Tschumi e da Coop Himmelb(l)au. Desde a exibição, muitos dos arquitetos que estiveram associados ao desconstrutivismo distanciaram-se desse termo. No entanto, o termo "desconstrutivismo" perdurou, e seu uso atual, de fato, abarca uma tendência geral dentro da arquitetura contemporânea.

  • Zaha Hadid nunca foi desconstrutivista, mas sim construtivista assim como o seu mentor, Rem Koolhaas. Peter Eiseman e Bernard Tschumi são os únicos dos mencionados que projetam de acordo com a teoria desconstrutivista de Jacques Derrida. A questão foi mal formulada, superficial e deveria ter sido anulada.

  • Eu errei mas Zaha Hadid participou sim do desconstrutivismo, o construtivismo foi um movimento russo no ínicio do século XX, paralelo ao modernismo. O desconstrutivismo se baseia no construtivismo misturando com o modernismo, sendo influenciado também pelo pós modernismo.

    "O desconstrutivismo ganhou mais atenção durante a exposição de arquitetura desconstrutivista de 1988 do , organizada por  e , apresentando projetos desenvolvidos por , , , entre muitos outros."

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/900679/o-que-e-desconstrutivismo

    Mas a banca errou invertendo Daniel Libeskind com David Libeskind.


ID
639196
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os edifícios judiciais, historicamente, apresentaram diferentes partidos e tipologias.
Considere:
1. Victor Dubrugas e Ramos de Azevedo (início do século XX, principalmente no estado de São Paulo).
2. Lúcio Costa, Afonso Reidy, Oscar Niemeyer, outros (meados do século XX, principalmente no Rio de Janeiro).
3. Le Corbusier, outros (início do século XX, Europa).
4. Raul Lino, outros (meados do século XX, Portugal).

I. A arte e arquitetura moderna expressam os ideais de socialização e de construção de um “Novo Mundo”.
II. Iniciativas modernas que atribuem caráter monumental em edifícios nacionais destacados.
III. Incorpora uma linguagem eclética, com utilização de elementos simbólicos derivados da arquitetura Greco-romana.
IV. Estilização tradicional, com elementos monumentalizantes de art-déco.
A correta correlação é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Em São Paulo, o Estádio do Pacaembu, do Escritório Ramos de Azevedo (1940) exemplo Art DéCO

    FONTE:http://novaesferreira.com.br/arquitetura-e-decoracao/


  • Na verdade, segundo o QC, o gabarito é a Letra C.

     

    Bons Estudos! =)

     

  • Gabarito letra C. Segundo o QC! 

    1-III 

    2-II

    3-I

    4-IV


ID
703516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

O prédio do antigo Cine Rex, patrimônio histórico da cidade de Teresina-PI, apresenta traços arquitetônicos típicos do estilo art nouveau, em que predominam linhas retas, rigor geométrico e padrões lineares repetitivos.

Alternativas
Comentários
  • Art Decó


ID
703519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

A Casa da Cultura de Teresina, casarão de porão alto, é exemplo de arquitetura eclética do século XIX, caracterizada como a mistura de estilos arquitetônicos — clássicos, medievais, renascentistas, barrocos, neoclássicos — para a criação de uma nova linguagem arquitetônica.

Alternativas
Comentários
  • O prédio é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas.
    Em 1993, iniciaram-se as obras de restauro do prédio através de convenio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O pavimento superior foi cedido, pelo prazo de vinte anos em forma de comodato, pela Arquidiocese de Teresina à Prefeitura, que alugou o pavimento térreo para complementar a ocupação do edifício. Assim, em 1994, após restaurada, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina no imponente casarão da Praça Saraiva, pelo Governador Guilherme Melo e Prefeito Wall Ferraz.
    Objetivando preservar, promover e divulgar a cultura do Estado e especialmente a do município, a Casa da Cultura proporciona a estudantes, pesquisadores, turistas e a comunidade em geral a oportunidade de ampliar seu conhecimento, através de visitas a seu acervo museológico, de consulta às fontes de pesquisa bibliográficas e arquivísticas, da formação cultural e do lazer por meio de cursos, oficinas de arte e outras atividades culturais.

    fonte:  
    http://www.fcmc.pi.gov.br/pagina/Casa-da-Cultura/60/

ID
703522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

Os princípios da arquitetura clássica, desenvolvida na Grécia Antiga, expressam-se de acordo com as cinco ordens: dórica, jônica, coríntia, toscana e compósita; esta última ordem, que foi desenvolvida pelos gregos, consiste em um estilo misto caracterizado pela inserção, no capitel, das volutas do jônico e as folhas de acanto do coríntio.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA, VISTO QUE AS DUAS ÚLTIMAS ORDENS APRESENTADAS SÃO ROMANAS E NÃO GREGAS.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_arquitet%C3%B3nica

    Uma ordem arquitectónica, dentro do contexto da 
    arquitetura clássica, é um sistema arquitectónico que afecta o projeto de um edifício dotando-o de características próprias e associando-o a uma determinada linguagem e a um determinado estilo histórico. Compreende o conjunto de elementos previamente definidos e padronizados que, relacionando-se entre si e com o todo de um modo coerente, conferem harmoniaunidade e proporção a um edifício segundo os preceitos clássicos de beleza. As diferentes ordens arquitectónicas foram criadas na Antiguidade Clássica, embora elas tenham eventualmente sido alteradas quando de sua reinterpretação em períodos como o do Renascimento

    História

    Estas normas de composição foram desenvolvidas na Grécia e atingiram a maturidade no Período clássico a partir do século V a.C. dando lugar à criação de três ordens: o Dórico, o Jónico e o Coríntio (considerado por alguns autores uma variação do Jónico). A partir do século I a.C. foram reutilizadas e adaptadas no Império Romano dando lugar a outras duas ordens: o Toscano (versão simplificada do Dórico) e o Compósito (combinação entre Jónico e Coríntio).

    O manual de Vitrúvio «cDe Architectura» escrito no século I a.C. foi o único legado escrito sobre a arquitectura na Antiguidade a sobreviver à passagem do tempo. Sendo descoberto no século XV acabou por se tornar autoridade no campo da arquitectura e das ordens clássicas em particular. No século XVI, Giacomo Vignola, escreveu o tratado “Regola delli cinque ordini dell’architettura” apresentando o seu estudo e sistematização das ordens em que definiu as medidas de composição, os cânones, a modularidade e apresentou sistemas geométricos de traçado que puderam ser seguidos e usados pelos arquitectos seus contemporâneos. Neste tratado foram então reconhecidas e nomeadas as cinco ordens arquitectónicas.

  • As ordens gregas

    [editar]Ordem dórica

    Capitel dórico

    A ordem dórica surge nas costas do Peloponeso, ao sul e apresenta-se no auge no século V a.C.. É principalmente empregada no exterior de templos dedicados a divindades masculinas e é a mais simples das três ordens gregas definindo um edifício em geral baixo e de carácter sólido. A coluna não tem base, tem entre quatro a oito módulos de altura, o fuste é raramente monolítico e apresenta vinte estrias ou sulcos verticas denominados decaneluras. O capitel é formado pelo équino, ou coxim, que se assemelha a uma almofada e por um elemento quadrangular, o ábaco. O friso é intercalado por módulos compostos de três estrias verticas, os tríglifos, com dois painéis consecutivos lisos ou decorados, as métopas. A cornija apresenta-se horizontal nas alas, quebrando-se em ângulo nas fachadas de acordo com o telhado de duas águas.

    A versão romana transmite, em geral, maior leveza através das suas dimensões mais reduzidas.

    [editar]Ordem jônica

    Capitel jónico

    A ordem jônica surge a leste, na Grécia oriental e seria, por volta de 450 a.C., adoptada também por Atenas. Desenvolvendo-se paralelamente ao dórico apresenta, no entanto, formas mais fluidas e uma leveza geral, sendo mais utilizado em templos dedicados a divindades femininas. A coluna possui uma base larga, tem geralmente nove módulos de altura, o fuste é mais elegante e apresenta vinte e quatro caneluras. O capitel acentua a analogia vegetal da coluna pela criação de um elemento novo entre o coxim e o ábaco de carácter fitomórfico. Este elemento dispõe de dois “rolos” consideravelmente projectados para os lados, as volutas. O friso passa a ter elemento único decorado em continuidade.

    [editar]Ordem coríntia

    Capítel Coríntio.

    Também denominado como capitel coríntio é característico do final do século V a.C. e, utilizado inicialmente só no interior, é um estilo notoriamente mais decorativo e trabalhado. A coluna possui geralmente dez módulos de altura e o fuste é composto por vinte e quatro caneluras afiadas. O capitel apresenta uma profusão decorativa de rebentos e folhas de acanto tendo-se tornado o capitel de uso generalizado na época romana. O tecto passa a ser horizontal.

  • As ordens romanas

    [editar]Ordem toscana

    A ordem toscana é desenvolvida na época romana e trata-se de uma simplificação de mesmas proporções do dórico. A coluna dispõe de base e apresenta sete módulos de altura, o fuste é liso, sem caneluras, e o capitel simples.

    [editar]Ordem compósita

    capitel compósito

    A ordem compósita é também desenvolvida na época romana, tendo sido até ao renascimento considerada uma versão tardia do coríntio. Trata-se de um estilo misto em que se inserem no capitel as volutas do jónico e as folhas de acanto do coríntio. A coluna tem dez módulos de altura.

    [editar]Bibliografia

    • Janson, H. W., “História da Arte”, 1992, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  • Ordens gregas:

    • Dórica
    • Jônica
    • Coríntia

    Ordens Romanas

    • Toscanas
    • Compósitas

    Gabarito: Errado

    @arquitetamanuprado


ID
703525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

O Palácio Karnac, sede oficial do governo do Piauí, é uma edificação neoclássica, típica de um estilo arquitetônico que replicava os princípios clássicos sem traços contrastantes

Alternativas

ID
772033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho barroco influenciou a proposta de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal, em 1967. O principal representante desse tipo de urbanismo é o Eixo Monumental, mais tarde definido, no Documento de Tombamento pela UNESCO, como escala gregária.

Alternativas
Comentários
  • DA ESCALA MONUMENTAL 
    Art. 3° - A escala monumental, concebida para conferir à cidade a marca de efetiva capital do 
    País, está configurado no Eixo Monumental, desde a Praça dos Três Poderes até a Praça do 
    Buriti.

    DA ESCALA RESIDENCIAL 
    Art. 4° - A escala residencial, proporcionando uma nova maneira de viver, própria de Brasília, 
    está configurada ao longo das alas Sul e Norte do Eixo Rodoviário Residencial.

    DA ESCALA GREGÁRIA 

    Art. 7° - A escala gregária com que foi concebido o centro de Brasília, em torno da intersecção 
    dos eixos monumental e rodoviário, fica configurada na Plataforma Rodoviária e nos setores de 
    Diversões , Comerciais, Bancários, Hoteleiros, MédicoHospitalares, de Autarquia e de Rádio e 
    Televisão Sul e Norte



    DA ESCALA BUCÓLICA 
    Art. 9° - A escala bucólica, que confere à Brasilia o caráter de cidade-parque, configurada em 
    todas as áreas livres, contíguas a terrenos atualmente edificados ou institucionalmente 
    previstos para edificação e destinadas à preservação paisagística e ao lazer. 
  • desenho barroco e 1967

    gabarito Errado

  • Tombamento= IPHAN


ID
772039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sabe-se que a influência do positivismo representa, para a arquitetura brasileira, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e que o ecletismo, como um movimento de conciliação, facilitava a transformação provocada pelo positivismo. Com relação ao ecletismo, julgue os itens subsequentes.


O arquiteto italiano Antonio Landi, autor de projetos para igrejas e reformas de palácios em Manaus, foi o grande representante do período arquitetônico eclético na Amazônia

Alternativas
Comentários
  • Era governador e capitão general do Estado do Grão Pará Francisco Xavier de Mendonça, irmão do conde de OeirasSebastião José de Carvalho e Melo, o futuro marquês de Pombal. Landi atuou como naturalista amador, desenhando pela primeira vez a flora e a fauna amazônica. Somente na pequena vila de Barcelos permaneceria seis anos!

    Ficaria entretanto conhecido pelo plano urbanístico da cidade de Belém, traçando fachadas, prédios, porto, praças e demais desenhos arquitetônicos. Ainda segundo Leandro Tocantins, «jamais representou o abandono dos valores culturais que faziam parte de sua personalidade de homem europeu e, especialmente, de italiano. Ao contrário, sua presença no Brasil - e no Brasil mais tropical que é a Amazônia - significou a introdução de formas e concepções técnicas e artísticas novas para o Brasil daquela época, e a feliz convergência de estilos em voga na Itália e em Portugal, sem esquecer a íntima correlação entre a arquitetura e o meio, fenômeno que Landi teve a sensibilidade de perceber. O que lhe proporcionou a vantagem de construir prédios, palácios e igrejas mais ou menos adaptados às condições climáticas da Amazônia, e nunca a transposição integral dos modelos europeus para os trópicos amazônicos. Neste ponto, Antonio Landi absorveu as constantes culturais nas áreas tropicais. E ainda foi além (...) adotou uma vida totalmente luso-tropical nos hábitos, em ser lusitanamemte membro da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em apreciar as viagens fluviais de exploração científica, no prazer de confraternizar com as populações nativas, na associação franciscana com a natureza e na curiosidade de investigá-la na propensão de fazer ciência experimentalista, dentro das tradições lusas e franciscanas do «saber de experiência feito.»

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Jos%C3%A9_Landi

  • Foi um grande representante do Neoclacissismo, além de levar em conta aspectos regionais em suas obras.

    GAB E


ID
772042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre as grandes obras arquitetônicas representantes do ecletismo no norte do Brasil, pode-se destacar o Teatro da Paz e o Teatro Amazonas, ambos em Manaus.

Alternativas
Comentários
  • Teatro da Paz se localiza em Belém - PA.

  • Um dos principais exemplares de arquitetura neoclássica no Brasil, o Teatro da Paz, em Belém do Pará, tem sua imagem e história bastante marcadas por uma ampla remodelação, realizada entre 1904 e 1905, quando ganhou as feições luxuosas que mantém até hoje. 

    Fonte:


ID
772045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As cidades de Manaus, no estado do Amazonas, e Belém, no estado do Pará, são algumas das principais representantes da arquitetura eclética no Brasil.

Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • A expressão arquitetura eclética refere-se a um período de transição da arquitetura predominante desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica


ID
825886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A cidade de Roma, na Itália, foi a maior representante da lógica espacial barroca. A respeito da lógica espacial barroca, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contra-Reforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação

    Fonte: http://www.macamp.com.br/variedades/Barroco.htm

  • RESOLUÇÃO: A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contrarreforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação.

    Resposta: B

  • A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contrarreforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação.

    Resposta: B


ID
910411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leon Battista Alberti (1404-1472) estudou os monumentos da antiga Roma e compôs tratados no Renascimento sobre escultura, pintura e arquitetura.

Seu legado religioso realça a importância de sua obra, sendo representado pela

Alternativas
Comentários
  • esgotou o meu limite de questões, mas creio que é C, em virtude de Leon Battista Alberti: viver  no periodo  de criação de igrejas góticase  ser renascentista (como afirma o enunciado). Além dele ter nome italiano o que ajuda a eliminar opções.
  • Leon Battista Alberti projertou o Tempio Malatestiano, como é conhecida a Catedrale di Santa Colomba, originalmente uma igreja gótica de uma ordem franciscana.

     

    Esse templo se situa na cidade de Rimili, na Itália.

     

    https://it.wikipedia.org/wiki/Tempio_Malatestiano


ID
910414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto francês Grandjean de Montigny tem grande importância na história da arquitetura brasileira por ter inaugurado o ciclo da arquitetura neoclássica em nosso país.

Em sua permanência na cidade do Rio de Janeiro, realizou muitos projetos, tendo deixado, como legado arquitetônico, os seguintes edifícios:

Alternativas
Comentários
  • A- Museu da republica...ou seja, final do sec xix, o cara chegou no inicio, com a familia real, mais ou menos
    B-alguns sao do estilo ecletico
    c-santa casa, colonial
    d-real gabinete, ecletico
    e-sei lá, vi casa franca brasil e segui a intuicao..
  • GABARITO E

    Grandjean de Montigny conseguiu construir muito pouco do que projetou, e muito de sua obra foi subsequentemente destruída. Sobraram apenas o pórtico da Academia Imperial de Belas Artes, a sua casa particular, a antiga Praça do Comércio e um chafariz, atualmente no Alto da Boa Vista.


    FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Henri_Victor_Grandjean_de_Montigny

  • tu é doente, usou mafronha? roubo circunstanciado é quando tem restrição da liberdade da vítima(majorante). sua desqualificada

  • Primeiramente, ridícula a postura do colega Gabriel Avilla. Espero que nunca consiga ser aprovado em nada, pois quem aqui faz esse tipo de comentário, só demonstra a ausência de caráter, coisa que já temos o bastante em nosso serviço público.

    No mais, à luz do CP e alterações do Pacote Anticrime, temos que o crime de roubo é majorado em 2/3, se praticado com arma de fogo de uso permitido. Caso a arma seja de uso proibido ou restrito, temos que o crime a pena será dobrada.

    Por fim, o crime de roubo mediante emprego de arma de fogo, seja de uso permitido, proibido ou restrito, torna o delito hediondo, conforme previsão no art. 2º, II, "b".

    Para que houvesse concurso com o crime de porte, era necessário a demonstração de circunstâncias fáticas distintas, que demonstrassem a independência das condutas, de modo a mostrar tipificado o delito pelo porte de arma de fogo.

    O porte de arma de fogo, se de uso proibido torna o delito hediondo!!!

    obs: o porte ou posse de arma de fogo de uso permitido ou restrito não tornam o crime hediondo.

    #maisamorPORFAVOR!

  • Concordo plenamente com o colega RF. DELTA. Absurdo esse tipo de comentário agredindo outro colega!

  • Esse gabriel avila é um doente. Denunciado em 3,2,1..


ID
1162231
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Paço Imperial, localizado na Praça XV de Novembro, é um notável exemplo da arquitetura civil colonial brasileira. A respeito do Paço Imperial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A- O monumento tem se mantido conservado e intacto desde a sua inauguração, em 1743, e é um dos mais significativos exemplares da arquitetura neoclássica no Brasil.O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca. (ERRADA)

    "O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca"

    As outras questões podem ser extraídas da continuação do texto:

    Inaugurado em 1743 como lugar de trabalho e residência dos governadores das capitanias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o edifício abrigou também o Tribunal da Relação e a sede central dos Correios e Telégrafos. Em 1763 o local se transforma na sede político-administrativa do Brasil Colônia (Paço Real) e em 1822 do Brasil Império (Paço Imperial), perdendo essa função somente em 1889 com a proclamação da República.

    Após restauro (1985), a arquitetura atual do Paço Imperial recupera suas características do início do século XIX. Elementos estruturais e compositivos visíveis em suas fachadas fazem referência ao estilo empregado à época em Portugal. Entre estes elementos destacam-se os cunhais de cantaria (quinas em pedra) e a sequência ritmada de janelas (simples no piso térreo e avarandas nos pisos superiores) marcadas por vergas e sobrevergas curvas. A relativa uniformidade do exterior do edifício não é seguida, porém, em seu interior cuja planta se desenvolve ao redor de dois pátios internos e cujas alas mais nobres estão voltadas para a Baía e para a Praça.

    Atualmente, o Paço Imperial abriga um centro cultural com espaços para exposições e eventos, além da biblioteca Paulo Santos, com acervo especializado em história da arte, arquitetura e urbanismo, e no Rio de Janeiro.

    (FONTE: http://arqguia.com/obra/paco-imperial/?lang=ptbr )

  • Acho que se equivocaram, a resposta nao é a letra C, não??


ID
1234366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura e do urbanismo, julgue os itens a seguir.

O churrigueresco, estilo arquitetônico dos primórdios do barroco, foi empregado e ficou restrito a países europeus.

Alternativas
Comentários
  • O estilo churrigueresco teve suas origens na Espanha e foi popularmente implementado entre 1680 e 1720, espalhando-se para outros continentes como na América latina, principalmente no México, chegando até nas Filipinas.

  • churrigueresco (também conhecido como barroco mexicano) é um estilo extravagante de arquitetura e decoração, popular naEspanha e na América Latina no século XVIII, também usado algumas vezes para definir livremente, como um todo, o barroco e orococó tardios na arquitetura espanhola.

    Esta designação tem origem na família Churriguera, escultores de Salamanca, a quem se devem as principais contribuições para este estilo, notavelmente José Benito de ChurrigueraManuel de Lara Churriguera e Nicolás Churriguera


  • ERRADO
    O estilo churrigueresco teve suas origens na Espanha, espalhando-se para outros continentes principalmente América latina, com destaque para o México.

  • "O churrigueresco é um estilo extravagante de arquitetura e decoração, popular na Espanha e na América Latina no século XVIII, também usado algumas vezes para definir livremente, como um todo, o barroco e o rococó tardios na arquitetura espanhola."

    • restrito a países europeus (ERRADO).

ID
1334860
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício do Palácio Universitário do campus da UFRJ da Praia Vermelha abrigou no passado o antigo Hospício Pedro II. A Universidade, no final dos anos 1940, sob a direção do Reitor Pedro Calmon, salvou o prédio da destruição e do abandono. Com sua primeira restauração, concluída em 1952, o prédio contou com um valioso mobiliário de época, peças decorativas e obras de arte que passaram a integrar o seu patrimônio.Transferida a sede da reitoria da UFRJ para a Cidade Universitária na Ilha do Fundão, o palácio continuou a abrigar provisoriamente algumas unidades e teve a sua parte nobre destinada ao Forum de Ciência e Cultura Esse importante edifício tem estilo arquitetônico e foi construído segundo o estilo:

Alternativas
Comentários
  • Esqueceu de colocar que fazer uma macumba, também ajuda!


ID
1504861
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre os primórdios da arquitetura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. A arquitetura chinesa teve o Estado como principal incentivador das construções.
II. A arquitetura indiana privilegiava as edificações religiosas, que assumiam uma posição de destaque na arquitetura.
III. A arquitetura egípcia preocupava-se em construir monumentos adequados ao pós-vida dos faraós.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I - Correta. A Dinastia Shang dominou o vale do rio Amarelo, fundiam bronze e havia escrita pictográfica (1766 a.C.). O Estado era o maior incentivador, um exemplo, a grande muralha. Havia duas filosofias na China: Taoísmo - estudo da natureza, abordagem mística - e o de Confúcio - baseado no respeito à autoridade estatal. Apesar disso, o Budismo se tornou uma religião difundida na China, criando complexos de templos dedicados a Buda e os pagodes.

    II - Correta. A Índia também tinha a presença do Budismo, mas eles buscavam lugares remotos para implantar os templos para evitar conflitos. Já o Hinduísmo possuía grandes monumentos, com alusão a montanhas e ornamentos eróticos. Ex: Templo Angkor Wat, Templo do Khmer.

    III - Correta. As pirâmides eram construídas para sepultar os reis, foram 30 dinastias no Egito antigo até a conquista por Alexandre, o grande, em 332 a. C.


ID
1504864
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.
Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

Alternativas
Comentários
  • Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. O termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos surgidos durante o século XIX que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Assim, o ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em íntima relação com a chamada arquitetura historicista, que buscava reviver a arquitetura antiga e gerou os estilos "neos" (neogóticoneo-româniconeo-renascença,neobarroconeoclássico etc). Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.

    Uma das grandes influências da arquitetura eclética foi a arquitetura praticada na Escola de Belas Artes (École des Beaux Arts) de Paris, então a cidade mais importante no campo das artes. O chamado estilo "Beaux-arts", muito ornamentado e imponente, que mesclava o renascimento, o barroco e o neoclassicismo, foi influência obrigatória por todo o mundo ocidental. 

    Além do uso e mistura de estilos estéticos históricos, a arquitetura eclética de maneira geral se caracterizou pela simetria, busca de grandiosidade, rigorosa hierarquização dos espaços internos e riqueza decorativa.

  • Gab: D

  • Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado Ecletismo.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/29893393/teoria-critica-da-arquitetura/4


ID
1643743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue o seguinte item.

A famosa frase “Menos é mais” foi dita pelo modernista Le Corbusier em seu manifesto “Ornamento é crime”, segundo o qual a decoração da arquitetura eclética deveria dar espaço a uma arquitetura mais pura e racional.

Alternativas
Comentários
  • Esse pensamento foi expresso na frase de Mies Vas Der Rohe e nao de Le Corbusier.


  • Além do "less is more" ser de Mies Van Der Rohe; o manifesto "ornamento E (não "é") crime" é de ADOLF LOOS.

    LOOS: Foi precursor do Raumplan, o desenvolvimento da planta em diferentes cotas. Através das variações de altura das divisões, bem como das proporções adotadas e das mudanças de materiais, é estabelecida uma hierarquia entre os diversos espaços; criam-se zonas dentro da casa, definindo também graus de intimidade de cada divisão." 

    Em 1908, escreveu o ensaio/manifesto intitulado "Ornamento e Crime", no qual criticava o uso abusivo da ornamentação na arquitetura européia do final do século XIX. Loos acreditava que "quando uma cultura evolui, ela gradativamente abandona o uso do ornamento em objetos utilitários". Segundo alguns críticos,  "esta guerra contra o ornamento e a decoração esconde uma lacuna ideológica no modernismo: a falta de uma base cultural (...) O modernismo procurou deliberadamente destruir todos os vínculos e reminiscências da arquitetura histórica".


ID
1730551
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na primeira metade do século XX, a arquitetura brasileira apresentou profundas transformações no que concerne a estilos e conceitos. Este também foi o período de constituição do conjunto arquitetônico da Fundação Oswaldo Cruz, no bairro de Manguinhos no Rio de Janeiro/RJ, que hoje integra o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), que reflete, em certa medida, essas transformações.
Assinale a afirmativa que apresenta os tipos de arquitetura presentes no NAHM. 

Alternativas
Comentários
  • "Entre 1904 e 1919 foram erguidas as primeiras edificações do campus, devidamente equipadas para as suas atividades, formando o conjunto eclético e o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM). Na década de 1940, novos edifícios foram erguidos para abrigar as atividades em expansão do Instituto, dando origem ao conjunto modernista. Esses dois conjuntos estão envolvidos por extensa área verde."


ID
1731094
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O evento realizado no Brasil que foi palco de conflito entre as duas tendências principais da arquitetura, a neocolonial e a moderna, foi:

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura Moderna encontra no chamado “Estilo Neocolonial“ seu mais relevante contraponto nesses anos. Nomes como os de José Mariano Filho, Ricardo Severo e Victor Dubugras promovem uma “redescoberta“ da herança colonial brasileira através dessa arquitetura de natureza acadêmica que, independentemente de suas qualidades, perfeitamente adequava-se aos anseios de representação da burguesia ascendente e aos discursos nacionalistas do país, que em 1922 celebrara seu centenário da Independência. Em 1930 ocorre no Rio o IV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, no qual o antagonismo entre o Neo-Colonial e as tendências da Arquitetura Nova chega a seu auge.


ID
1756795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Durante o período do Barroco Romano, que ocorreu no pontificado de Nicolau V, promoveu-se o esplendor exuberante da arquitetura, juntamente com os grandes eixos urbanos monumentais. Entre os arquitetos que contribuíram para esse acontecimento, incluem-se

Alternativas
Comentários
  • Rafael Sanzio - renascimento

    Bruneleschi - renascimento

    Leonardo da Vinci - renascimento

    Alberti - renascimento

    Vitruvius - classica

    Bernini - Barroco

    Borromini - Barroco

     

     

  • PALLADIO- renascimento/maneirismo


ID
1777042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Cidades barrocas são caracterizadas por cinturões de ruas que têm formas tortuosas e orgânicas e que se expandem de maneiras distintas. Em contraste com esse estilo, posteriormente surgiram os projetos e as tentativas de construções de cidades ideais renascentistas, com formas poligonais e estrelares, mais rígidas, com ruas que irradiam diretamente do centro, com formas urbanas influenciadas pelo tema de fortificação e defesa das cidades do Quattrocento.

Alternativas
Comentários
  • No desenvolvimento histórico, o RENASCIMENTO vem ANTES do BARROCO (se vc lembrasse disso já matava a questão). Além disso, "o traçado das cidades barrocas em nada difere do traçado das cidades clássicas, porém, ganha mais riqueza e movimento. Continua a existir o monumentalismo das praças e jardins e dos traçados radiais." 

    http://arquiteturaurb.blogspot.com.br/2009/03/cidade-barroca.html


ID
1777045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Na França, berço da Revolução Industrial, a produção artesanal foi substituída pela industrialização a ponto de se conseguir chegar às peças de ferro com dimensões exigidas para ser construída a primeira ponte de ferro fundido sobre o rio Sena bem como para erguer a célebre Torre Eiffel e o Palácio de Cristal, consagrando-se definitivamente o uso da nova tecnologia francesa na grande exposição de Paris.

Alternativas
Comentários
  • o berço da revolução industrial foi a Grã-Bretanha

  • Como a colega Andrea falou o berço da Revolução Industrial foi a Grã-Bretanha e não a França. Outro erro é induzir o candidato a achar que a Torre Eiffel e o Palácio de Cristal são frutos do desenvolvimento tecnológico da França, quando na realidade são monumentos oriundos de duas grandes Exposições Universais:

    >> Palácio de Cristal: Exposição Universal de 1851, Londres, Inglaterra.

    http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2010/09/palacio-de-cristal-londres-inglaterra.html

    >> Torre EiffelExposição Universal de 1889, Paris, França.


ID
1797952
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a Revista “Fon-Fon” consignava a índole do “Movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas”.

Trata-se do Movimento:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E 

    "No campo da arquitetura se desenvolve nas décadas de 10 e 20 do século passado o movimento neocolonial."

  • "Desenha-se agora na nossa vida artística em geral um forte movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais. Cansados de copiar o que fazem os estrangeiros, chegamos à conclusão que é necessário (fazer) qualquer coisa de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas. Daí o movimento, a cuja frente se pôs José Mariano Filho para restabelecer, pondo-os de acordo com o progresso, os velhos característicos da arquitetura colonial adaptada aos ares do Brasil, por aqueles a quem devemos a força da nossa coesão nacional e o profundo sentimento de nossa personalidade como povo."

    (Arquitetura no Brasil em revolução)


ID
1800700
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício “A Noite” localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, abrigou a Rádio Nacional, a mais importante rádio do país nas décadas de 1940 e 1950, e foi também, durante muito tempo, o edifício de concreto armado mais alto da América Latina. O projeto arquitetônico desse edifício foi de:

Alternativas
Comentários
  • O edificio "a noite" de projeto Joseph Gire e Elisário Bahiano...

  • Considerado o primeiro arranha-céu do Brasil, o Edifício A Noite, no Rio de Janeiro, foi tombado no último dia 3 de abril pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Situada na Praça Mauá, em frente ao novo Museu de Arte do Rio (MAR), a construção foi inaugurada em 1929 e abrigou a sede do jornal A Noite e da Rádio Nacional.

    Com 102 metros de altura distribuídos em 22 andares, o edifício é um autêntico representante do estilo art déco, e tem projeto de Elisário Bahiana em parceria com Joseph Gire, arquiteto francês que também desenhou o Copacabana Palace e do Palácio Laranjeiras, também no Rio de Janeiro. Já o cálculo estrutural foi realizado pelo engenheiro catarinense Emilio Baumgart.

    Durante décadas, o edifício A Noite foi ponto de encontro de notáveis, graças às instalações da Rádio Nacional, mas também por conta dos restaurantes e mirantes que abrigou em sua cobertura pergolada. Desde os anos 1970, porém, o edifício sofreu uma rápida decadência, bem como de toda a região onde se situa.

    No início de 2012, a fachada do prédio foi coberta com telas de proteção e andaimes, a fim de evitar que pedaços caiam sobre os pedestres. Espera-se que, com o tombamento em nível nacional, seja mais fácil para que seu atual ocupante – o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) – realize a necessária reforma para que o edifício A Noite recupere-se de décadas de descaso.

    Fonte: Viutruvius

    http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.187/5885

  • essa eu não sabia


ID
1896700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em arquitetura, a expressão de Stij

Alternativas
Comentários
  • De Stijl , holandês para “o estilo”, foi um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses que fundaram uma associação de artistas e um jornal com esse nome na cidade de Leida em 1917.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/De_Stijl


ID
1896703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de conceitos fundamentais de arquitetura e urbanismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A ) Art Déco,  estilo decorativo de artes aplicadas, desenho industrial e arquitetura caracterizado pelo uso de materiais novos e por uma acentuada geometria de formas aerodinâmicas, retilíneas, simétricas e ziguezagueantes [Lançado em 1925 na Exposição Internacional das Artes Decorativas, de Paris, teve o seu apogeu nos anos de 1930.https://www.google.com.br

     

    B ( PARECE MAS NÃO É)  ERRADO -  Chinoiserie é uma palavra francesa que designa a imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitetura ocidentais. O termo é aplicado particularmente à arte do século XVIII, quando desenhos pseudochineses de inspiração fantástica e extravagante combinavam bem com o alegre estilo rococó que dominava na época. https://pt.wikipedia.org/wiki/Chinoiserie

     

    C ERRADA - O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. 

     

    D CERTO - Gótico flamejante ou estilo flamboyant é a fase final da arquitetura gótica, nomeadamente francesa, assim chamada porque seu aspecto mais característico são os ornamentos florais que lembram a forma de flamas (do francês flamboyant, 'flamejante').


ID
1896709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de evolução urbana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos. Segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

    http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-muralha-china-visivel-no-espaco.htm

  • a) O nazismo fechou as portas da escola em Dessau. Ela se enfraqueceu devido ao estimulo dado pelo diretor aos alunos nas questões políticas. Ele foi obrigado a renunciar, posteriormente, Mies comandou a escola, mas em seguida foi fechada pela gestapo, polícia nazista. (Michael Fazio, História da arquitetura)

    c) correta!

    d) Os portugueses que expulsaram os franceses, que, liderados por Daniel de La Touche, tinham construído a fortaleza de São Luis, após o domínio português, foi implantado um modelo urbano reticulado influenciado pela Espanha, que comandava Portugal à época. Normalmente, os núcleos urbanos formados pelos portugueses seguiam a topografia local.

    e) mudança de Ouro Preto para BH.

    Outras fontes: wikipédia e http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dissertacao_Ellis_Pacheco.pdf

    Feliz 100 anos de Bauhaus!


ID
2313850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.


O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No Brasil, o revestimento das fachadas com azulejos ocorreu, inicialmente, por razões fundamentalmente climáticas e não ornamentais. Nas cidades litorâneas do nordeste e do norte, as chuvas são abundantes e o calor constante, e na construção de suas moradias os habitantes dessas regiões levavam em conta estes fatores. O azulejo, sendo refratário à ação do sol e impedindo a corrosão da umidade nas paredes caiadas, tornou as residências mais frescas, ao mesmo tempo em que reduziu os custos de conservação.

    FONTE: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/30565/30565.PDF

  • GABARITO - ERRADO

     

    Que pegadinha do malandro essa questão. Se eu visse pela primeira vez na minha prova, não marcaria. Mas se o CESPE quiser, agora já pode mandar que eu tô sabendo ;)

  • O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

    O uso de azulejo realmente é transferência de tradições da arquitetura portuguesa, mas o uso desse revestimento nas fachadas foi adaptação brasileira.

    GABARITO: Errado

  • O uso dos azulejos no decorrer da história da arquitetura brasileira passou por alguns períodos distintos, mas permanece presente até os dias atuais. Inicialmente, os azulejos chegaram ao Brasil com a vinda da família real portuguesa e eram aplicados como painéis figurativos no interior de igrejas, conventos e residências. A transferência do interior das edificações para as fachadas aconteceu no início do século XIX, principalmente nas cidades do litoral brasileiro.

    Esta estratégia garantia proteção contra as intempéries como a chuva e a incidência solar, além do asseio e da impermeabilização. É importante ressaltar que, apesar de ser predominante a origem dos azulejos de Portugal, por alguns períodos houve a importação de azulejos de outros países, como França, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Espanha.

    De acordo com Yunes, entre 1920 e 1930, painéis de azulejos e cartões sob a forma de brasões, são incorporados à arquitetura assumindo o papel de ilustração de referência histórica do Neocolonial brasileiro ou luso-brasileiro. Formulado principalmente nas obras Victor Dubugras e Wasth Rodrigues esta estética assume caráter popular sendo disseminada de maneira magnífica por outros arquitetos e construtores nas grandes e pequenas cidades brasileiras.

    Portanto, não é possível afirmar que houve um processo de “transferências das tradições" entre Portugal e Brasil, inclusive porque os azulejos eram originários de outros países também, mas sim um processo de transformação na aplicação e utilidade dos mesmos.  

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    YUNES, Gilberto Sarkis. Os painéis de azulejos na arquitetura brasileira e a identidade moderna. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 


ID
2318377
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações “historicistas”, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:

Alternativas

ID
2318401
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre os arquitetos cujo método de projeto alia preceitos universais da arquitetura moderna e valores da tradição local, o que os insere no contexto definido por Kenneth Frampton como Regionalismo Crítico, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  •  

    "O Regionalismo crítico é diferente do regionalismo puro e simples, o qual tenta alcançar uma correspondência um-a-um dos elementos da arquitetura vernácula, de um modo consciente, mas  sem participar conscientemente do universal. Alvar Aalto, Jørn Utzon, Mario Botta, Charles Correa, Álvaro Siza, Rafael Moneo, Tadao Ando são arquitetos conhecidos que, de alguma forma, ou em algum momento se utilizaram do conceito em seus edifícios."

    https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/05/29/regionalismo-critico/


ID
2366788
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as três grandes linhas projetuais identificadas por Macedo (1999, p. 17-20) na arquitetura paisagística brasileira, relacione adequadamente as colunas. (Os números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. Eclética.
2. Moderna.
3. Contemporânea.  

( ) O programa de usos é bastante diversificado, abrindo-se a oportunidade ao lazer ativo, sem, entretanto, existir o abandono da atividade de contemplação como uma meta a ser implantada.
( ) Denominações como utilitarismo e desconstrutivismo ecológico podem ser atribuídas às diversas facetas projetuais desta linha, que permite toda uma série de experiências.
( ) Tem como característica básica o tratamento do espaço livre dentro de uma visão romântica e idílica, que procura recriar nos espaços a imagem de paraísos perdidos, de campos bucólicos ou de jardins de palácios reais, incorporando no seu ideário toda uma concepção pitoresca de mundo.
( ) Tem como característica básica o abandono de qualquer referência aparente do passado imediato, adotando uma forte postura nacionalista, na qual a vegetação nativa é sobrevalorizada.
( ) Os espaços então criados são destinados à contemplação, ao passear e ao flanar, ao passo que aqueles dedicados exclusivamente às atividades esportivas são raros.
( ) Diretrizes projetuais sofrem uma concorrência de novos posicionamentos que, direcionados, tanto por um viés ecológico quanto por uma tendência de utilização de antigos ícones do passado, possibilitam o surgimento de novas organizações para os espaços livres. 

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2367571
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do que o nome pode sugerir, não se trata de casas rurais (Prairie Houses que dizer “casas da pradaria”) mas de casas urbanas nos subúrbios de diversas cidades nos estados de Wisconsin [Spring Green] e Illinois [Chicago]. O nome reflete a característica de sua implantação horizontal em grande área plana. Nos dez primeiros anos do século XX, Frank Lloyd Wright construiu mais de cem Prairie Houses.

    FONTE : https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2012/04/15/prairie-houses/

  • https://thaa2.wordpress.com/2009/07/24/frank-lloyd-wright-e-as-prairie-houses/

  • Um bom exemplo, projetado por Frank Lloyd Wright, é a casa cascata (Pensilvânia - USA)


ID
2370946
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.
A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:

Alternativas
Comentários
  • A construção, em estilo eclético, é um projeto assinado pelos arquitetos Arquimedes Memória, brasileiro, e F. Couchet (Francisque), franco-suíço, discípulos do mestre Heitor de Melo, arquiteto carioca morto precocemente em 1920. Inaugurado em 6 de maio de 1926, o palácio possui afrescos e vitrais no seu interior, além de esculturas. O Plenário é coberto por um vitral abobadado medindo 120m². É considerado o primeiro vitral desenhado no Brasil. Seu autor é o artista brasileiro de ascendência italiana Gastão Formentti, que também era compositor e chegou a ser parceiro de Noel Rosa. Na frente do palácio, pode-se admirar uma estátua em bronze de Tiradentes e duas colunas, em estilo neogrego, das Victórias. O estilo predominou na Europa e nos Estados Unidos no final do século XVIII e início do século XIX.

    Fonte: http://www.eliomar.com.br/com-estilo-ecletico-predio-da-alerj-e-tombado-pelo-iphan/

  • Art Déco – Art déco é um movimento artístico internacional que começou na Europa em 1910, conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. De forma geral, a arquitetura art déco representa uma certa tendência de passagem entre a arquitetura produzida pelos estilos art nouveau e ecletismo e o modernismo. Assim, observam-se elementos de avanço de estilo, com certos comedimentos em relação aos estilos predecessores. Observa-se, por exemplo, uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, ainda que houvesse ornamentações pontuais e com materiais que representassem modernidade e que os volumes seguissem a composição tripartite clássica - embasamento, corpo principal e coroamento.

    Art nouveau – Um novo estilo, extremamente decorativo, surgiu durante a era conhecida como “La Belle Époque” (de 1880 a 1905, aproximadamente). Inspirado em várias fontes, incluindo o Barroco Tardio e o Rococó, o Historicismo Gótico, o Movimento Artes e Ofícios, o Historicismo Celta e as artes da China e do Japão, foi um estilo muito praticado, que recebeu nomes diferentes em países distintos. Era conhecido como Art Nouveau na França, na Inglaterra e nos Países Baixos; “Stile liberty” ou “Stile Floreale” na Itália; e “Jugendstil” na Alemanha. Independentemente do nome, ele abandonava os múltiplos estilos vitorianos retrógados e tentava produzir algo realmente novo. As sinuosas linhas presentes em obras do Barroco Tardio e do Rococó se transformaram em composições orgânicas vagamente inspiradas em formas vegetais e animais. Na verdade, é possível fazer um paralelo com a arte celta ou o estilo animal da Idade Média, embora as curvas da art Nouveau tenham a liberdade de mudar de largura e direção, o que ultrapassava a prática medieval.

    continuação...

  • Neocolonial – O neocolonial foi um movimento estético dos começos do século XX especialmente associado à arquitetura. O movimento se propunha a resgatar a arquitetura e motivos decorativos típicos da época colonial americana de origem ibérica e empregá-los na arquitetura contemporânea. O neocolonial foi comum em toda a América Latina - incluindo o Brasil - e no sul dos Estados Unidos. Em Salvador, pode-se dizer que o Neocolonial atravessou duas fases de concepção, como movimento e estilo. A primeira, iniciada na década de 20, identificavase como irradiadora do movimento ideológico de caráter nacionalista e preservacionista, reativa ao processo de reformas urbanas que vinham ocorrendo desde a década anterior, no Rio de Janeiro, obras do prefeito Francisco Pereira Passos (1902-1906), o “Bota-Baixo”, como é conhecido popularmente. A segunda fase, nas década de 30 e 40 em diante, os projetos em neocolonial, como os que se vêem exibidos na revista “Técnica”, foram adotados em Salvador, mais como uma opção de estilo acadêmico, um modismo a ser seguido, vale observar, na maioria dos projetos residenciais (e até comerciais) tanto de classe média quanto de classe alta, nos quais se verificará a total ausência de uma proposta estética mais consistente, feitos com a idéia de agradar o cliente e, assim, tornarem-se mais fáceis de comercialização.

    Marajoara – A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. O período conhecido então como a "fase marajoara da tradição policrômica da cerâmica amazônica" (datada de 400 a 1350 de nossa era) caracteriza-se pela ampla e sofisticada quantidade de objetos rituais, utilitários e decorativos produzida por antigos ocupantes da Ilha de Marajó, na época em que se formam os grandes cacicados. São confeccionados vasilhas, potes, urnas funerárias, tangas (ou tapa-sexo), chocalhos, estatuetas, bancos etc., que podem ser acromáticos ou cromáticos e zoomorfizados ou antropomorfizados. De modo geral, a cerâmica marajoara apresenta padrões decorativos com desenhos labirínticos e repetitivos, traços gráficos simétricos, em baixo ou alto-relevo, além de entalhes e aplicações.

    Neogrego – O Neogrego exprime severidade, majestosa simplicidade, pureza, severidade, moderação, moralidade e atemporalidade. Era o estilo preferido para instituições financeiras, monumentos comemorativos, memoriais e Academias. Seu uso em outros programas, sobretudo religiosos, como a Igreja de Madeleine, em Paris, não está ligado à tipologia estilística, mas ao pensamento revivalista neoclássico. Os edifícios típicos desta tendência são o templo retangular períptero, ou apenas o seu pórtico principal, o templo circular períptero, o propileu etc.

    Bons estudos!


ID
2475892
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a designação correta para o movimento arquitetônico que surgiu na Inglaterra em torno de 1950 e que propôs uma visão fenomenológica da cidade e do edifício, temperada por uma forte crítica social.

Alternativas
Comentários
  • O termo novo brutalismo é adotado, primeiramente, por um grupo de arquitetos ingleses no início da década de 1950, que tem o casal Smithson como representantes mais relevantes, contrapondo-se à trajetória na qual a arquitetura moderna se dirigia, e decepcionados com a aplicabilidade das questões defendidas pelas vanguardas modernas do entreguerras.

    Na publicação da casa no Soho, os Smithson pontuam os propósitos iniciais do novo brutalismo: “É nossa intenção que este edifício tenha a estrutura inteiramente exposta, sem acabamentos internos sempre que possível”. Nos anos seguintes, os periódicos arquitetônicos ingleses exploraram essas questões tendo como objetos de estudo a escola de Hunstanton (1950-1954), também de autoria do casal Smithson, e a exposição Parallel of Life and Art (1953), no Instituto de Artes Contemporâneas de Londres.

    Em dezembro de 1955, Reyner Banham (1922-1988) escreve o artigo que organiza histórica e programaticamente o novo brutalismo, atestando ser um movimento arquitetônico de origem inglesa. Para que um edifício se encaixe nessa categorização, sintetiza os três pontos que seriam necessários: “[1] capacidade de ser lembrado como uma imagem única, [2] exibição clara da estrutura, [3] valorização dos materiais por suas inerentes qualidades tais quais encontrada”. O primeiro aspecto diz respeito à ideia de que a edificação deve ser uma entidade visual apreensível imediatamente, sendo que toda experiência arquitetônica de estar no edifício é uma ratificação da primeira imagem compreendida. Já contido na definição introdutória do casal Smithson, o segundo ponto defende como a estrutura deve se diferenciar visualmente dos outros elementos da construção. O último aspecto é ressaltado quando Banham afirma, no mesmo artigo, que um edifício “deve ser feito daquilo de que aparenta ser feito”. Mesmo que essa honestidade material já estivesse contida desde o início do movimento moderno na arquitetura, segundo o crítico inglês, grande parte dos edifícios do período das vanguardas “parecem ser feitos de cal e vidro armado, quando são feitos de concreto e aço”. Em comparação, a Escola de “Hunstanton parece ser feita de vidro, tijolo, aço e concreto, e de fato é feita de vidro, tijolo, aço e concreto.

    http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo338/novo-brutalismo


ID
2475898
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa na qual consta o nome do movimento artístico que teve o mérito da descoberta das possibilidades estéticas da combinação entre ferro e vidro, explorando sua leveza, sutileza, transparência e, principalmente, sinuosidade, fundamental para o nascimento da arquitetura moderna.

Alternativas
Comentários
  • O art nouveau tinha uma preocupação com a forma, para que ela tivesse uma originalidade, e tinha relação com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de materiais como ferro e vidro

  • ART DÉCO - Na década de 1930, durante a , o estilo Art Déco tornou-se mais moderado. Novos materiais chegaram, incluindo , e . Uma forma mais elegante do estilo, chamada , surgiu na década de 1930; apresentava formas curvas e superfícies lisas e polidas. Art Deco é um dos primeiros estilos verdadeiramente internacionais, mas seu domínio terminou com o início da Segunda Guerra Mundial e a ascensão dos estilos de estritamente funcionais e sem adornos e o de arquitetura que se seguiu.

    ART NOVEAU - Art nouveau (pronúncia em francês: ​) ou arte nova é um estilo internacional de e de – especialmente o início da à – que foi muito apreciado de 1890 até os . Antes da (1914-1918), o estilo mudou para um estilo mais , uma característica do movimento artístico (1910-1939).

    A expressão art nouveau é a expressão para "arte nova", e é também conhecida como [ˈjuːɡn̩tʃtiːl ], termo para "estilo da juventude", que recebeu o nome devido à revista . A art nouveau é uma reacção à do . É inspirado principalmente por formas e estruturas , não somente de e , mas também de linhas .

    O art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de . O estilo art nouveau conheceu várias formas com tendências localizadas.

    ARTS E CRAFTS - Defendia o criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o e o . Fez frente aos avanços da e pretendia imprimir em e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como . Foi influenciado pelas ideias do e liderado pelo e .

    Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do no , e .


ID
2475901
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos grandes tratadistas da história, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

                                                                              (   ) Andrea Palladio.

                                                                              (   ) Andrea Pozzo.

                                                                              (   ) Giacomo Barozzi da Vignola.

                                                                              (   ) Guarino Guarini.

                                                                              (   ) Leon Battista Alberti. 

1. Primeiro grande teórico da arquitetura renascentista, defendeu em De re aedificatoria (séc. XV) a busca por uma harmonia calcada em bases científicas.

2. Considerado o maior arquiteto maneirista da Itália, teve sua influência duradoura graças ao seu tratado, Regola delli cinque ordini d’architettura (séc. XVI).

3. Arquiteto italiano de vasta experiência construtiva, cuja obra I quattro libri dell’architettura (séc. XVI) influenciou enormemente o neoclassicismo inglês.

4. Autor de decorações em perspectiva ilusionista que parecem dilatar o espaço, por meio de Perspectiva pictorum et architectorum (séc. XVII), exerceu forte influência sobre o barroco germânico.

5. Arquiteto que manipulou formas geométricas para criar cúpulas com arcos entrecruzados, marcou o barroco italiano através do tratado Architettura civile (séc. XVIII).

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 


Alternativas
Comentários
  • Andrea Palladio: 3. Arquiteto italiano de vasta experiência construtiva, cuja obra I quattro libri dell’architettura (séc. XVI) influenciou enormemente o neoclassicismo inglês.

    Andrea Pozzo: 4. Autor de decorações em perspectiva ilusionista que parecem dilatar o espaço, por meio de Perspectiva pictorum et architectorum (séc. XVII), exerceu forte influência sobre o barroco germânico.

    Giacomo Barozzi da Vignola: 2. Considerado o maior arquiteto maneirista da Itália, teve sua influência duradoura graças ao seu tratado, Regola delli cinque ordini d’architettura (séc. XVI).

    Guarino Guarini: 5. Arquiteto que manipulou formas geométricas para criar cúpulas com arcos entrecruzados, marcou o barroco italiano através do tratado Architettura civile (séc. XVIII).

    Leon Battista Alberti: 1. Primeiro grande teórico da arquitetura renascentista, defendeu em De re aedificatoria (séc. XV) a busca por uma harmonia calcada em bases científicas.


ID
2528152
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em seu trabalho Documentação Necessária, publicado em 1937 no primeiro número da revista do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − SPHAN, Lúcio Costa chama atenção para o ponto que se refere à relação dos vãos com a parede:


Nas casas mais antigas, presumivelmente nas dos fins do século XVI e durante todo o século XVII, os cheios teriam predominado, e logo se compreende por quê; à medida, porém, que a vida se tornava mais fácil e mais policiada, o número de janelas ia aumentando; já no século XVIII, cheios e vazios se equilibram, e no começo do século XIX, predominam francamente os vãos; de 1850 em diante as ombreiras quase se tocam, até que a fachada, depois de 1900, se apresenta praticamente toda aberta, tendo os vãos, muitas vezes, ombreira comum.


A figura que melhor ilustra o primeiro exemplo citado por Lúcio Costa é:

Alternativas
Comentários
  • É só olhar a fachada que tem mais cheios e menos janelas.

    Alternativa B

  • Letra A: 1900

    Letra B: Século XVI, XVII

    Letra C: Século XVIII

    Letra D: 1800

    Letra E: 1860


ID
2666170
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas décadas 1970 e 1980, surge uma demanda mundial pela renovação na concepção do projeto arquitetônico. Benevolo (Op. Cit.) confirma a utilização do conhecimento da tecnologia avançada por vários arquitetos. Segundo esse autor, é CORRETO afirmar que:  

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura high-tech

     

    A Arquitetura High-Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica. No Design, também, teve forte marcação. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High-Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidou em Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.

  • a) Mies van der Rohe, pela invenção de métodos construtivos flutuantes para o revestimento de fachadas, tornou-se o principal representante da arquitetura high tech do século XX. (ERRADA)

             Além de ter construído obras como a Casa Urbig (1917) e o edifício Afrikanischestrasse (1927), em 1929 recebe o projeto mais emblemático de sua carreira, o Pavilhão Nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de Barcelona, onde alcançou a máxima expressão de seu estilo. Logo após ter dirigido a Bauhaus até 1933, assumiu a faculdade de arquitetura do Illinois Technology Institute em Chicago, a qual viria a remodelar, tornando-se mais uma de suas importantes obras. Mies, um arquiteto vanguardista, obcecado pela simplicidade, pelos detalhes e pela elegância da arquitetura, nos deixou em 1969.

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/01-185940/feliz-aniversario-mies-van-der-rohe

    b) Os expoentes da arquitetura em estrutura metálica (MODERNISTA - CONCRETO ARMADO BRUTO!!!) são Le Corbusier e Niemeyer. (ERRADA)

    c) Nem precisa comentar!

    Bons estudos!

  • a)  ( errada) O estilo dele era estilo internacional caracterizado por ''menos é mais'' 

    b) (errada) eles são expoentes da arquitetura moderna ( arquitetura racionalista, que faz uso do concreto)

    c) ( errada) A torre eiffel é do século XIX, surgiu devido as comemorações do centenario da revolução francesa

    d) ( correta) high- tech ou modernismo tardio, como é conhecido


ID
2762431
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O casarão da Fazenda Santa Maria, uma das maiores fazendas do século XIX na região de Campinas, foi:


I. uma construção do ciclo do café, geratriz de outras, vindas com o grande progresso que o chamado ouro verde assumiu naquelas terras de excepcional produtividade.

II. um edifício cujo porão foi construído com taipa de pilão, sobre embasamento de pedra.

III. uma edificação com dois anexos mais estreitos, um em cada lateral, contendo, em um lado, a zona de serviços e, no outro, dormitórios e capela.


Está correto o que consta de

Alternativas

ID
2764174
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A forma final de uma edificação sempre é resultante de um processo complexo de tomada de decisões no qual muitos fatores têm seu papel. A forma deve adequar-se suficientemente bem ao uso previsto. No entanto, outros fatores, como o contexto e as características do local, o tempo de construção, as condições sociais, a moda e as restrições jurídicas e econômicas têm forte influência. Além disso, a edificação deve cumprir mais do que as funções exigidas pelo uso; há funções climatológicas, culturais e econômicas. Tudo isso aumenta a complexidade da relação entre forma e função.


Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O arquiteto alemão Adolf Loos (1870-1933) considerou o uso da arquitetura pura como um critério importante e em formas simples adequadas ao uso prático. Em Ornament und Verbrechen [ornamento e delito], escrito em 1908, ele rejeitou com veemência o uso de ornamentação com propósitos puramente decorativos.

( ) O edifício Seagram (1954-1958), em Nova York, de autoria do arquiteto Mies van der Rohe, foi considerado a suprema expressão do estilo internacional. O projeto baseia-se na produção industrial de elementos pré-fabricados em concreto armado.

( ) Em 1959, a revista Forum, editada por Aldo van Eyck, Herman Hertzberger, Jaap Bakema e Joop Hardy, publicou a “história de outra ideia” (Van Eyck, 1959). O chamado grupo Forum criticava a grandeza de escala e a monotonia das edificações do pós-guerra e a separação de funções exigida pelo CIAM (Congresso Internacional da Arquitetura Moderna).

( ) Um movimento recente que deu muita atenção à função da forma foi o pós-modernismo. O nome deriva da teoria literária e foi aplicado pela primeira vez ao campo de arquitetura por Charles Jencks (1977), em meados da década de 1970.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) O arquiteto alemão Adolf Loos (1870-1933) considerou o uso da arquitetura pura como um critério importante e em formas simples adequadas ao uso prático. Em Ornament und Verbrechen [ornamento e delito], escrito em 1908, ele rejeitou com veemência o uso de ornamentação com propósitos puramente decorativos.

    Considerada Falsa, acredito que seja pelo "puramente decorativos" já que ele condenava qualquer tipo de ornamentação.

    ( )O edifício Seagram (1954-1958), em Nova York, de autoria do arquiteto Mies van der Rohe, foi considerado a suprema expressão do estilo internacional. O projeto baseia-se na produção industrial de elementos pré-fabricados em concreto armado.

    Falsa. Estrutras de aço e não pré-fabricado em concreto


ID
2784712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e com determinada intenção. [...] A intenção plástica é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.

Lúcio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 246 (com adaptações).

É razoável pensar que as criações do homem se realizam em função de seu corpo, e aí está o princípio a que chamamos utilidade, ou tendo em vista sua alma, e aí está o que ele persegue sob o nome de beleza. Mas, por outro lado, aquele que constrói ou cria, atento ao resto do mundo e ao movimento da natureza, deve reconhecer um terceiro princípio: este o obriga a tentar comunicar às suas obras a resistência que ele quer que elas oponham ao seu destino de perecer. Procura então a solidez ou a duração.

Paul Valéry. Eupalinos ou o arquiteto. São Paulo: Editora 34, p. 137-9 (com adaptações).

Considerando os textos precedentes, julgue o item a seguir.

Os dois textos apresentados abordam aspectos que remetem à tríade enunciada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: utilitas, venustas e firmitas.

Alternativas
Comentários
  • A Tríade vitruviana foi apresentada por Vitrúvio como os três elementos fundamentais da arquitetura: a firmitas (que se refere à estabilidade, ao carácter construtivo da arquitectura), a utilitas (que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo) e a venustas (associada à beleza e à apreciação estética).


    Desta forma, e segundo este ponto de vista, uma construção passa a ser chamada de arquitetura quando, além de ser firme e bem estruturada (firmitas), possuir uma função (utilitas) e for, principalmente, bela (venestas). Há que se notar que Vitrúvio contextualizava o conceito de beleza segundo os conceitos clássicos. Portanto, a venustas foi, ao longo da história, um dos elementos mais polêmicos das várias definições da arquitetura.

  • A edificação como sistema arquitetônico inserido em um contexto, ou ambiente, exige interação constante com o meio. A tríade vitruviana é composta por três pontos propostos por Marcus Vitruvius Pollio, autor de um conjunto de 10 livros De Architectura (século I a.C.). Os três pontos fundamentais da tríade vitruviana são: utilitas (utilizade), venustas (beleza) e firmitas (estabilidade). Estes elementos materializados na arquitetura referem-se à suas características estruturais, funcionais e estéticas. Esta última, baseada em conceitos clássicos.
    Gabarito: Item Certo.

ID
2820232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos estilos históricos de arquitetura brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Escola Álvares Penteado, o Teatro São José e a Maternidade São Paulo são exemplos de arquitetura neocolonial no Brasil. Alvares Penteado - Art Noveau

    B) Lucio Costa projetou o monumento comemorativo do centenário da Independência do Brasil, o qual representa o estilo art nouveau.  o monumento comemorativo do centenário da independência do Brasil, conhecido popularmente como “Pirulito”, teve autoria do arquiteto Antônio Rego, sendo inaugurado em sete de setembro de 1924. 

    C) A arquitetura brutalista teve início no Brasil com a construção de Brasília, paralelamente ao modernismo. Apesar de ter se destacado em São Paulo, a arquitetura brutalista brasileira teve seu início no Rio de Janeiro com a construção do MAM – RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). O início da arquitetura brutalista brasileira coincide com o período de construção de Brasília.

    D) O arquiteto Granjean de Montiny foi fundador da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e exerceu grande influência para a introdução do estilo neoclássico no Brasil. 

    E) A nova Catedral de São Paulo, cujo projeto é de Max Hehl, possui estilo neorromano. projeto neogótico do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, a nova Catedral da Sé começou a ser construída em 1912

  • Vírginia, acredito que você tenha se enganado na alternativa A e B, com relação às justificativas. Veja esse resumo dos estilos de Yves Bruand:

    chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://docgo.net/document/doDownload/link_rand/NSUvF9fWTy4Ifs8KutMAOx7ZrKLsRBmuj6PP5VCPjwooOmZ9GCAl0yai8MAPdNanJP2FB

  • Com relação ao Theatro São José: após o incêndio que destruiu o edifício do teatro no Largo São Gonçalo, foi ordenada a construção de uma nova sede para o São José no começo do século XX, porém desta vez em outro local: ao lado do . Projetado em  pelo arquiteto , o novo teatro foi inaugurado em 28 de dezembro de 1909. 


ID
2829667
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia. Atente ao que se diz a seguir acerca desses tipos de colunas na Grécia Antiga.


I. As colunas dóricas, que são simples e não possuem base, geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo. A ordem dórica é a mais antiga, supostamente definida em suas características principais entre 600 e 550 a.C.

II. As colunas jônicas são mais baixas do que as dóricas e sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo. A base de uma coluna jônica se parece com uma pilha de anéis, e o capitel em seu topo parece ser um pergaminho gigante.

III. A Ordem Coríntia é uma evolução da ordem jônica, no sentido de uma maior valorização da ornamentação, tendência marcante entre o final do século V e o início do século IV a.C. A diferença mais marcante da ordem coríntia para a jônica é o capitel das colunas, muito mais elaborado. Tinha a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto, uma planta da região.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I) Correta

    II) Errada - As colunas jônicas são mais altas que as dóricas 

    III) Correta


ID
2829676
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura barroca está entre as principais formas de manifestação da Contrarreforma Religiosa Católica por meio da arte. Esta manifestação integra o movimento barroco, que começou em Roma em 1600 e espalhou-se por toda a Europa e América Latina. Além de sua contribuição para a arte, a arquitetura barroca representou uma verdadeira revolução urbanística. Considerando as características da arquitetura barroca, atente aos itens apresentados a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas;

( ) preocupação com simetria e formas rígidas;

( ) jogo de luz e sombra;

( ) presença de frontões compostos ou interrompidos, que reforçam o movimento ascensional das fachadas.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a simetria rigorosa se aplique melhor ao Renascimento, o frontão interrompido é bem característico do barroco, assim como as arquitraves curvas. Fiquei na dúvida sobre a coluna torsa, achei que seria uma característica mais maneirista, mas jogando no googs a primeira que apareceu foi a do baldaquino da Basílica de São Pedro.

  • As colunas torsas e também as duplas e triplas são características do Barroco tardio e do Maneirismo, as colunas torsas também são conhecidas como colunas salomônicas, como as do Baldaquino como citou a colega Corbusiana. (verdadeira)

    Apesar de o Barroco se preocupar com a simetria, as formas não eram tão rígidas, como é visto nas obras de Borromini como a igreja San Carlo alle Quattro Fontane que tem uma planta elíptica, o que difere muito das formas rígidas ortogonais do Renascimento. (falsa)

    O jogo de luz e sombra é uma característica muito forte da dramaticidade do Barroco. (verdadeira)

    Os frontões interrompidos também são característicos do período Barroco e também trazem essa dramaticidade para a estética barroca. (verdadeira)


ID
2829697
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atente à seguinte descrição: Este prédio, inaugurado no dia 31 de dezembro de 1931, foi o marco de um novo tempo que chegava à Fortaleza. Além de ser pioneiro em relação à altura, com seus sete andares e um terraço, também foi um dos primeiros hotéis da cidade. É o edifício mais antigo ainda de pé na capital cearense. Foi erigido no cruzamento das ruas Major Facundo e Guilherme Rocha, no local onde havia sido construído, em 1825, o sobrado do Comendador José Antônio Machado. Em outubro de 2014, completaram-se 50 anos do fechamento definitivo do prédio como hotel, fato que se deu em 1964. Recebeu autoridades, artistas do cinema e cantores nacionalmente conhecidos, como a aviadora Amélia Earhart, o presidente Juscelino Kubitschek e o cineasta Orson Welles.

Essa descrição se refere

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação dá pra ficar entre a alternativa C e D

  • https://www20.opovo.com.br/app/acervo/noticiashistoricas/2018/01/02/noticiasnoticiashistoricas,3681152/excelsior-hotel-u2013-o-gigante-de-sete-andares.shtml


ID
2829700
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O prédio do Cine São Luiz foi construído no ano de 1958 no melhor do estilo arte Déco do começo da segunda metade do século passado. O prédio encravado no meio do centro comercial da cidade, na Praça do Ferreira, passou por uma grande restauração que durou quatro anos. Patrimônio histórico tombado, finalmente foi entregue como presente de natal à população Cearense. O novo equipamento das artes, traz a possibilidade de ser cinema e teatro ao mesmo tempo com seus novos equipamentos, e a conservação geral dos seus ricos detalhes de ornamentação, iluminado com seus cintilantes e apoteóticos lustres de cristais Tchecos e seu piso e escadarias revestidos com os nobres mármores cararás. Esse prédio foi projetado pelo arquiteto

Alternativas
Comentários
  • Projetado pelo engenheiro civil e arquiteto cearense Humberto da Justa Menescal, formado pela conceituada Escola de Trabalhos Públicos de Paris.

    Fonte: https://cineteatrosaoluiz.com.br/cineteatro-sao-luiz/


ID
2835277
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura é o conjunto de características técnicas, construtivas e formais que estão diretamente relacionadas com o local e com o momento histórico nos quais está inserida.


Acerca deste assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) a Art Noveau (1890 a 1920) está diretamente relacionada com a produção em série, o crescimento da burguesia industrial, a valorização da lógica e do conhecimento; usava as formas retas e cores com tonalidades quentes. FALSA

    A Art Noveau realmente foi criada como uma resposta às descobertas da era industrial, de forma a empregar os novos materiais e as novas técnicas. Entretanto, as formas eram exuberadas e sinuosas, assemelhando-se às formas da natureza.

    b) o estilo Barroco (sec. XV até meados do XVIII), influenciado pela consolidação das Monarquias Absolutistas e pela Contrarreforma, caracteriza-se pelo contraste, dramaticidade, realismo, esplendor e exuberância e, na arquitetura, pode ser representada pelas plantas axiais ou centralizadas. VERDADEIRA

    c) o Neoclassicismo (meados do sec. XVIII) tem como base as ideias iluministas com valores de racionalismo, modéstia, equilíbrio e harmonia e, na arquitetura, é marcado por sistemas construtivos complexos, assimetria, contornos, frontões e as colunas fazem parte dos elementos decorativos das fachadas. FALSA

    A arquitetura neoclássica é marcada por sistemas construtivos simples, simetria, formas retas, frontões e colunas, dentre outras características.

    d) o Pós-modernismo (auge na década de 1950) recebeu influência da Revolução Industrial, foi marcado pelo capitalismo da era contemporânea e teve o papel de atenuar a hegemonia da arquitetura moderna; são suas característica as formas retas, minimalistas, as repetições e o uso de panos de fachadas de vidro, principalmente em arranha-céus dos grandes centros urbanos. FALSA

    O pós-modernismo começa na década de 60, renegando tudo aquilo que era considerado moderno. Ele não é considerado capitalista, mas sim pós-capitalista. Sim, teve o papel de quebrar a monotonia estabelecida pelas construções modernas, em virtude disso, as formas são sinuosas, exuberantes, há liberdade criativa.

  • Complementando...

    a) O Art Nouveau é justamente o oposto a produção em série, ele é um resultado do Arts & Crafts, que defendia a criação genuína, artesanal, em detrimento da crescente economia de produtos em série.

    b) A Igreja perdeu muita hegemonia com a ascensão de Lutero e escândalos ligados à cúpula. O barroco se encaixou perfeitamente ao que ela precisava, reconquistar sua hegemonia. O mesmo se aplica aos reis, neste momento há o crescimento do absolutismo, tempo da memorável frase do rei francês "O estado sou eu".

    c) O neoclassicismo foi muuito utilizado nos Estados Unidos, veja essa obra ícone de Thomas Jefferson:

    https://www.gazetadopovo.com.br/ra/mega/Pub/GP/p4/2016/11/18/VidaCidadania/Imagens/Vivo/uva2004.jpg

    d) Eis o pós modernismo, Piazza d'Italia, Charles Moore:

    http://commonedge.org/wp-content/uploads/2017/01/blog-moore-charles-piazza-ditalia-e1425616912970-2-1000x430.jpg


ID
2917273
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em “Os pilares da terra”, Ken Follet descreve que as paredes de uma catedral gótica não precisam ser apenas boas, mas perfeitas: a construção era tão grande que a menor obliquidade nas paredes enfraqueceria a estrutura.


I - Arcos góticos, mais pontiagudos, possuem como consequência uma redução dos empuxos dos arcos em aproximadamente 95%.

II - Pode-se encontrar o formato da catenária que corresponde a curvatura em que a uma carga fica distribuída igualmente ao longo da curvatura elaborada.

III - O material de construção mais utilizado nas catedrais góticas era a madeira e a terra, que permitiam a formação dos arcos góticos existentes até hoje.

IV - A ideia de verticalidade era procurada por estruturas pontiagudas tendendo sempre ao céu. Arcos ogivais e abóbadas compunham as catedrais.


Considerando os elementos estruturais e características das catedrais góticas, está correto:

Alternativas
Comentários
  • Que vacilo, se resolvesse 95%, não precisaria de arcobotante.

    GAB C

  • http://felipeschmitzhaus.blogspot.com/2015/06/arcos-na-estrutura-metalica.html

    http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/arcos.htm

    https://www.todamateria.com.br/arquitetura-gotica/

  • LETRA C

    I) O uso do arco ogival e da abóbada de cruz representa uma nova flexibilidade na estrutura, que permitiu reduzir o volume de alvenaria. Para balancear a força horizontal que o telhado exerce no topo da parede e que tende a empurrar as paredes para fora são usados arcobotantes, que ajudam a conter as paredes.

    III - Os materiais de construção mais utilizados nas catedrais góticas eram o calcário branco e a pedra.


ID
3210175
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O movimento estético que emergiu no fim do século XIX, em reação ao academicismo então dominante, é denominado Art Nouveau. Ele foi fortemente influenciado por novas técnicas de metalurgia, embora ao nível do desenho de mobiliário tenha se expressado também por meio da madeira. O art decó (arts décoratifs) nasce na Europa por volta de 1910 e atinge seu ápice na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes realizada em Paris, em 1925. Juntos, polarizaram uma época que muitos autores caracterizam como proto moderna ou pré moderna.

Neste contexto, e do ponto de vista compositivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O art nouveau recusava toda a geometria e formas de simetria e baseava suas composições nas formas orgânicas da natureza, em particular nas vegetais. Deste ponto de vista, era uma arte representativa, isto é, representava elementos da natureza. É considerado moderno ou proto-moderno.

( ) O art decó se expressava por meio da geometria e das formas de simetria. No entanto, embora grande parte de sua estética se expresse por meio de suas estruturas, adotava amplamente adornos sobrepostos à estas, em alto e baixo relevo. Deste ponto de vista, e considerando a recusa ao ornamento que marcou a direção geral em que se moveu a arte até o movimento modernista, pode ser considerado um avanço histórico em relação ao art nouveau.

( ) A composição modernista de corte racionalista e funcionalista se caracterizava pelo rigor geométrico, pelo abstracionismo e pela recusa ao ornamento. A forma é associada à função e sua estética à expressão da verdade dos materiais.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (A)

    O incorreto está na recusa a ornamentação. Uma das características é a tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, ainda que houvesse ornamentações pontuais com materiais que representassem modernidade e que os volumes seguissem a composição tripartite clássica (base, corpo principal e coroamento).


ID
3260704
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre História da Arte do Egito, leia as afirmações abaixo:
I. Sabemos que as pirâmides tinham sua importância prática aos olhos dos reis e seus súditos. O rei era considerado um ser divino que tinha completo domínio sobre eles e, ao partir deste mundo, voltava a ascender para junto dos deuses donde viera. As pirâmides elevando-se para o céu ajudá-lo-iam provavelmente a fazer sua ascensão. Em todo o caso, elas preservariam seu corpo sagrado da decomposição. Pois os egípcios acreditavam que o corpo deve ser preservado para que a alma possa continuar vivendo no além. Por isso impediam a desintegração do cadáver mediante um método elaborado de embalsamação e enfaixamento em tiras de pano. Era para a múmia do rei que a pirâmide tinha sido erigida, e seu corpo era colocado exatamente no centro da gigantesca montanha de pedra, num esquife de pedra.
II. Os egípcios sustentavam a crença de que a preservação do corpo não era o bastante. Se a fel imagem do rei também fosse preservada, não havia dúvida alguma de que ele continuaria vivendo para sempre. Assim, ordenavam aos escultores que esculpissem a cabeça do rei em imperecível granito e a colocassem na tumba onde ninguém a via, para aí exercer sua magia e ajudar sua alma a manter-se viva na imagem e através desta. Uma expressão egípcia para designar o escultor era, realmente, “Aquele que mantém vivo”.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3260707
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre a História da Arte na Grécia, leia as afirmações a seguir:
I. O Partenon fora construído no estilo dórico, mas, nos edifícios subseqüentes da Acrópole, foram introduzidas as formas do chamado estilo jônico. O principio desses templos é o mesmo dos dóricos, mas, em seu todo, a aparência e o caráter são diferentes.
II. As colunas do templo jônico são muito menos robustas e fortes do que o dórico. São como hastes mais esguias e o capitel ou remate da coluna deixou de ser uma simples almofada sem ornatos para se tornar ricamente decorada com volutas laterais, as quais parecem também expressar a função da parte que suporta a viga transversal em que o telhado assenta.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3302353
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Lucio Costa é um dos principais representantes da Arquitetura brasileira e teve seu nome consagrado com o projeto de Brasília na década de 1950. No entanto, no âmbito residencial, ele tem diversas obras referencias da arquitetura residencial brasileira, um bom exemplo é a Residência Barão de Saavedra na cidade de Petrópolis, RJ. Nessa edificação, é possível identificar características dessa fase da obra de Lucio Costa. Sobre o tema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O desenho da edificação demonstra a busca do arquiteto em atualizar ao contexto do modernismo o uso dos materiais tradicionais.
( ) A edificação é um exemplo da releitura que Lúcio Costa faz do estilo colonial brasileiro com a utilização de telhas tipo capa/canal, de janelas com treliças tipo muxarabi e de assoalhos de madeira.
( ) O formato em L da residência delimita o seu relacionamento com o entorno imediato e cria privacidade aos moradores, sendo a face voltada para a rua tomada em grande parte por zonas de circulação.
( ) A releitura do estilo colonial feita nessa residência pode ser vista em outras obras do arquiteto, como o Hotel São Clemente de Nova Friburgo, o Museu de Missões, ou, ainda, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A releitura do estilo colonial feita nessa residência pode ser vista em outras obras do arquiteto, como:

    o Hotel São Clemente de Nova Friburgo (correto)

    o Museu de Missões (correto)

    ou, ainda, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. (incorreto) Preceitos racionais da arquitetura corbusiana: a adoção de formas simples e geométricas, o térreo com pilotis, os terraços-jardim, a fachada envidraçada, as aberturas horizontais, a integração dos espaços interno e externo, o aproveitamento da ventilação e luz naturais por meio do uso de lâminas móveis e o trabalho com volumes puros, a partir do cruzamento de um corpo horizontal e de um vertical.

    Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br

  • LETRA E

    Residência Barão de Saavedra:

    http://www.casasbrasileiras.arq.br/csasaavedra.html

  • Lembrando que o Palácio Gustavo Capanema tbm é conhecido como Ministérios da educação e Saúde.

    Esse projeto recebeu consultoria do Le Corbusier e quem participou foi:

    Oscar N.

    Afonso Eduardo Reidy

    Lucio Costa

    Carlos Leão

    Ernani Vasconcelos

    Jorge Machado


ID
3338344
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O objetivo da arquitetura é a criação de espaços arquitetônicos mediante a compartimentação e articulação do espaço, estabelecendo adequadas relações para facilitar sua função e uso. Existem elementos que relacionam e compartimentam espaços arquitetônicos interiores com espaços urbanos, ou com a natureza, como pórticos, varandas, mirantes, janelas, portas e escadas. Na linguagem clássica da arquitetura, há inúmeros elementos arquitetônicos, alguns mais conhecidos e utilizados, outros menos conhecidos e aparentes. Considerando a linguagem clássica da arquitetura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    PILASTRA Pilar de quatro faces onde, uma delas está anexada ao bloco construtivo. A pilastra é um elemento arquitetônico da arquitetura clássica usada para dar a aparência de uma coluna de suporte e articular uma extensão da parede, com apenas uma função ornamental. Consiste em uma superfície plana levantada da superfície da parede principal, geralmente tratada como se fosse uma coluna, com uma capitel no topo, plinto (base) na parte inferior e vários outros elementos. Em contraste com uma pilastra, uma coluna ou pilar pode suportar a estrutura de uma parede e teto acima.

    Capitel é a parte superior da coluna e sua parte inferior se chama plinto (essa eu morria e não sabia)

  • Em seu livro A Linguagem Clássica da Arquitetura, o autor Summerson defende que “um edifício clássico é aquele cujos elementos decorativos derivam direta ou indiretamente do vocabulário arquitetônico do mundo antigo – o mundo 'clássico' [...] são facilmente reconhecíveis, como, por exemplo, os cinco tipos padronizados de colunas que são empregados de modo padronizado, os tratamentos padronizados de aberturas e frontões, ou, ainda, as séries padronizadas de ornamentos que são empregadas nos edifícios clássicos". Para responder a questão, que trata sobre elementos da arquitetura clássica, é necessário fazer a análise dos itens, a seguir.

    A) Item incorreto. Pedestal é o corpo sólido, ou suporte em formato de prisma destinado a sustentar outro suporte maior de uma escultura, coluna ou objeto decorativo, colocando-os em evidência.

    B) Item incorreto. Frontão é um tipo de empena de uma edificação, em formato triangular, que coroa a parte central da fachada principal.

    C) Item correto. A pilastra é um elemento vertical saliente somente decorativo, sem função estrutural.

    D) Item incorreto. Capitel é a parte superior da coluna ou o seu coroamento, geralmente esculpida, que transfere esforços do entablamento ao fuste e também faz a transição dos elementos dentre os quais está localizado.

    Portanto, a alternativa correta é a letra “C".

    Gabarito: Alternativa C.

    FONTE: SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. Tradução Sylvia Ficher; revisão da tradução Monica Stahel. – 5ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. – (Coleção mundo da arte)
  • a) Pedestal: é um elemento arquitetônico que é colocado, ou fica situado na parte alta de uma coluna. (ERRADA - Denomina-se pedestal o suporte prismático destinado a suster outro suporte maior, formando a parte inferior de uma coluna)

    b) Frontão de uma edificação: é a fachada frontal. Independente da sua forma geométrica, retangulares, quadradas, ou até mesmo trapezoidais, as fachadas frontais também poderão ser denominadas de frontão. (ERRADA - Frontão: coroamento em forma triangular sobre uma parede externa e que é uma característica arquitetônica de muitas ordens clássicas. Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/termos-da-arquitetura/)

    c) Pilastra: é uma representação em relevo sobre uma parede de uma coluna. Às vezes, a pilastra é considerada a parte visível de uma coluna quadrada parcialmente embutida em uma parede. As pilastras são sempre decorativas, ainda que possuam função estrutural.

    d) Capitel: é a parte baixa de toda coluna. As colunas, elementos arquitetônicos responsáveis por estruturar os pavimentos de uma edificação, conforme os estilos clássicos da arquitetura, apresentam em suas bases os capitéis, como se fossem uma base reforçada. (ERRADA - Capitel: parte superior e mais larga de um pilar ou coluna. Fonte:https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/termos-da-arquitetura/ )


ID
3547069
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O pós-modernismo é considerado como uma:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão tenha dois gabaritos já que a letra e não está errada.

    A partir da década de 1990, houve uma divisão no movimento, surgindo inúmeras outras tendências como a arquitetura high tech, desconstrutivismo, neoclassicismo, entre outros. Entretanto, vale ressaltar que definir com precisão o que é a arquitetura pós-moderna, enquadrando e classificando uma série determinada de atributos, vai contra o próprio ideário pluralista do movimento que recusava o universalismo, defendendo a multiplicidade de discursos. Por isso, hoje em dia, ele é usado como um termo genérico que designa uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo principal é estabelecer uma crítica à arquitetura moderna.

    https://www.archdaily.com.br/br/964283/o-que-e-pos-modernismo


ID
3742255
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O reconhecimento do contexto histórico como valor − incluindo aí significativas tradições e especificidades de grupos sociais, assim como tipologias construtivas preexistentes − , em oposição ao entendimento do homem ideal e à supervalorização do racionalismo tecnológico, caracteriza-se como fundamento para a corrente arquitetônica e urbanística, surgida em meados do século XX, denominada

Alternativas
Comentários
  • O movimento Pós-Moderno surgiu em meados da década de 1960, a partir de questionamentos de arquitetos sobre a nova arquitetura, ou, Arquitetura Moderna, por seu estilo rígido, racional, sistêmico e, de acordo com Glancey (2001), um estilo “comercial" e sem personalidade.

    Em 1966, o arquiteto americano Robert Venturi, figura importante do pós-modernismo, publicou um manifesto intitulado Complexity and Contradiction in Architecture – e que marcou o inicio de uma nova época da arquitetura -  onde manifestava sua posição a favor da vitalidade caótica da arquitetura, diferente da Arquitetura Moderna que tornava-se insensível às vidas e aos valores daqueles a quem supostamente servia. A arquitetura pós-moderna traria vitalidade e riqueza aos edifícios. Portanto, pode-se considerar a resposta da questão a alternativa “Pós-moderna".


    Gabarito: Alternativa E.


    FONTE:
    GLANCEY, Jonathan. A história da arquitetura. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
  • Gabarito E

    O Pós-Modernismo foi um movimento de crítica aos pontos fracos da arquitetura moderna.

    • Jane Jacobs critica o urbanismo setorizado empregado por Le Corbusier, por afastar as pessoas, em seu livro: Morte e vida de grandes cidades.
    • Kenneth Frampton diz que a arquitetura precisa se adaptar ao seu contexto, conversar com seu local (regionalismo crítico) em seu livro: História crítica da arquitetura moderna.
    • Robert Venturi critica o rompimento dos modernistas com a história, defendendo que a história tem um papel significativo quando vamos projetar uma nova edificação. Em seu livro: Aprendendo com Las Vegas: a importância da ornamentação.

ID
3752677
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as assertivas a seguir sobre as características da Arquitetura Barroca Brasileira e marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    a) Da mesma forma como ocorreu na Europa, o barroco mineiro também influencia no desenvolvimento do planejamento urbano. Também nesta época há a criação de parques e jardins a circundar prédios residenciais importantes. Em consequência da disposição desses edifícios, o reordenamento urbano começa a exigir um planeamento ainda não existente. Para os arquitetos barrocos, os edifícios eram uma espécie de escultura.

    b) A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã.

    c) Entre as cidades que mais receberam essa influência estão Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais.

    d) Entre os exemplos do barroco mineiro estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João Del Rei, e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

    e) Principais características:

    Extravagância;

    Incomum e irregular;

    Uso do movimento;

    Proximidade do real;

    Aplicação da curva em oposição à ideia estática dos prédios;

    As igrejas do período barroco são marcadas por abóbadas, arcos e contrafortes;

    Tentativa de levar o observador a se imaginar no infinito;

    Efeitos cenográficos teatrais;

    Mistura da pintura e da escultura;

    Manipulação da luz.

    Fonte: www.todamateria.com.br/arquitetura-barroca/


ID
4114723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a linguagem diferenciada da arquitetura e as várias idades do espaço durante a história, julgue o item que se segue.


A história da arquitetura das acrópoles gregas é essencialmente uma história urbanística que exalta o espaço externo. Toda a atenção dos escultores-arquitetos foi dedicada a transformar as colunas em sublimes obras-primas plásticas.

Alternativas

ID
4114726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a linguagem diferenciada da arquitetura e as várias idades do espaço durante a história, julgue o item que se segue.


A arquitetura romana adotou as colunas que rodeavam o templo grego e as transportaram para o espaço interior. O espaço interior passou a estar presente de maneira grandiosa, e se os romanos não tinham o sensível requinte dos escultores-arquitetos gregos, tinham o gênio dos construtores-arquitetos.

Alternativas

ID
5150080
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura evolui junto com a humanidade, tanto no aspecto tecnológico, quanto no aspecto social e cultural. Considerando a história da arquitetura assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
5468503
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São expoentes do movimento Art Nouveau:

Alternativas

ID
5468509
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Qual é o monumento característico das civilizações da Mesopotâmia?

Alternativas
Comentários
  • O Zigurate é uma forma de templo, criado pelos sumérios, e comuns para babilônios e assírios. Era uma estrutura maciça em forma de pirâmide com vários andares sobrepostos, com um templo no topo. O interior era feito de tijolos queimados, mais resistentes, enquanto o exterior era feito com tijolos cozidos ao sol, mais fáceis de serem produzidos porém menos resistentes. O acesso ao templo, no topo do zigurate, era feito por rampas ou escadarias.

    GABARITO: B


ID
5468605
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Praça Dom Pedro II, localizada na cidade de Belém – PA, é um exemplar do estilo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito A

    Segundo registros históricos, a praça foi a primeira construída em Belém, no ano de 1772, e abrigou as primeiras mangueiras plantadas na cidade. Por estar localizada no Largo do Palácio, onde ocorreram grandes eventos públicos em torno do poder nos séculos XVIII, XIX e XX, a Praça Dom Pedro II possui grande valor histórico à capital paraense.

    Urbanizada no início do século XX, na administração do intendente Antônio Lemos, o espaço faz parte do conjunto arquitetônico do centro histórico de Belém.

    O paisagismo, com caminhos internos sinuosos, remete ao modelo de jardim inglês e contrasta com a flora amazônica. O calçamento, que fica ao redor do monumento central em homenagem ao General Gurjão, militar paraense que lutou na Guerra do Paraguai, e ao redor da praça, é constituído por mosaicos de pedras portuguesas.

    Além do monumento central, a praça abriga o marco balizador luso-hispânico e a charmosa edificação da Casa da Guarda.


ID
5468614
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Conjunto Residencial Pedregulho, no Rio de Janeiro, e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da universidade São Paulo são obras pertencentes a quais movimentos da arquitetura brasileira, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy em 1947, para abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal. Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a fase social da arquitetura de Reidy, ao lado da Unidade Residencial da Gávea (1952) e do Teatro Armando Gonzaga (1950), em Marechal Hermes. Um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, Reidy tem grande atuação como urbanista, participando de diversos projetos para a cidade do Rio de Janeiro, desde 1929.

    -

    O projeto do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU / USP) é de autoria do arquiteto Vilanovas Artigas. O projeto se destaca pela racionalidade construtiva, pela riqueza espacial e pelo aspecto didático com o qual os elementos construtivos são mostrados aos usuários do edifício, predominantemente estudantes de arquitetura. O projeto de 1961, foi executado entre 1966 a 1969. O concreto é usado em quase todo o edifício, fundações, vigas e pilares, e também no telhado e nas paredes. Externamente, o edifício se apresenta como um volume retangular, suspenso no chão, sustentado pelos pilares esculturais, marcando as características do Brutalismo Paulista.

    GABARITO: A

  • GAB-A

    Modernismo e brutalismo.


ID
5543824
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na arquitetura clássica são encontradas cinco ordens, três delas têm origem Grega e duas delas são romanas. Sobre as ordens romanas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 5 ordens:

    Dórica: mais antiga e simples. Com linhas rudimentares e estética ligada à proporção do corpo masculino e seu arquétipo robusto, foi empregada em edifícios gregos em homenagem a divindades masculinas. O capitel é composto por duas partes, o équino e ábaco.

    Jônica: Com linhas orgânicas, leves e fluídas, alude às linhas do corpo feminino, caracterizando a “esbelteza feminina” [6], como pontua Vitrúvio. Capitel: influências orientais são vistas, como entalhes de folhas de palmeira, papiros e folhas vegetais, possivelmente inspirados pela arquitetura egípcia. As colunas têm cerca de nove módulos de altura – um módulo maior que a Ordem dórica.

    Coríntia: estilo mais rebuscado dos três modelos baseados no desenho grego, uma série de detalhes e desenhos altamente pensados e elaborados de modo a imitar a “figura delgada de uma menina”, como pontua Vitrúvio. Brotos e folhas de acanto caracterizam o grafismo tridmensionalizado pelo esculpir na pedra. Possui dez módulos em altura, sendo a coluna mais esguia das três.

    Toscana: Concebida pelos romanos, denota uma reinterpretação da ordem dórica. Com sete módulos em altura – um módulo a menos que a coluna dórica apresenta simplificação formal e consequentemente estrutural. Para Vitrúvio, é “adequada para fortificações e prisões”. O fuste nesta ordem é liso.

    Compósita: Desenvolvida a partir da união das ordens clássicas jônica e coríntia, detém a mais rebuscada das cinco ordens arquitetônicas. Com volutas jônica e brotos e folhas de acanto coríntios, desdobra uma sobreposição de ornamentos. Apresenta dez módulo em altura.

    FONTE: https://www.archdaily.com.br/br/891364/capiteis-da-antiguidade-classica-entenda-a-diferenca-entre-as-cinco-ordens


ID
5543827
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A expressão máxima do desenvolvimento de cúpula durante o Império Romano é encontrada do Pantheon de Roma, construído entre 118 e 128 d.C. Sua cúpula de 43m (metros) de diâmetro está apoiada sobre um cilindro composto de quais materiais e componentes. Sobre o mencionado, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5647564
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando-se a história da arquitetura, associe corretamente o edifício ao seu respectivo período histórico.


EDIFÍCIO

(1) Vila Savoye, Poissy

(2) Pont du Gard, Nimes

(3) Pirâmides de Gisé, Egito

(4) Casa Schroeder, Utrecht

(5) Catedral de Chartres, França

(6) Zigurate de Ur, Mesopotâmia

(7) Catedral de São Paulo, Londres


PERÍODO


( ) 1924

( ) 1929-31

( ) 20-16 a.C.

( ) 1194-1230

( ) 1675-1709

( ) Cerca de 2100 a.C.

( ) Cerca de 2550-2460 a.C.



A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha puxada essa! Deu para matar sabendo que as pirâmides são as construções mais antigas e que a Villa Savoye de Le Corbusier é da década de 1930.

    Gabarito D

    Vamos juntos na trilha da aprovação em concursos de arquitetura?

    Siga @arquitetamanuprado @dicasdearq