SóProvas


ID
1505131
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Itabirito - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O mensalão: Em 2007, o STF aceitou denúncia feita pela Procuradoria Geral da República por formação de quadrilha e corrupção ativa contra 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 por um deputado federal e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo.
O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto por um empresário e seus sócios, além de funcionárias da agência SMP&B. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
A então presidente do Banco Rural e os diretores desse banco foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Um publicitário e sua sócia respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-presidente da Câmara responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares de outros partidos políticos, entre eles o do próprio delator. Em julho de 2011, a Procuradoria Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social e o irmão do ex-tesoureiro de um partido, ambos por falta de provas. A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012.

No dia 17 de dezembro de 2012, após mais de quatro meses de trabalho, os ministros do STF encerraram o julgamento do mensalão. Dos réus, 25 foram condenados. A Suprema Corte agora precisa publicar o acórdão do processo e julgar os recursos que devem ser impetrados pelas defesas dos réus. Só depois de transitado em julgado, os condenados devem ser presos”. .

(Disponível em www.terra.com.br (Adaptado). Acesso em 12/10/2013.)

Os políticos condenados no processo conhecido como mensalão foram inicialmente denunciados porque

Alternativas