SóProvas


ID
1505851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a orçamento.

De acordo com o princípio da unidade, o orçamento deve valer para uma unidade de tempo, isto é, para o período de um ano.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Trata-se do principio da Anualidade

  • Gabarito: ERRADO

    Misturou-se os princípios da Unidade com o da Anualidade.

    UNIDADE / TOTALIDADE

    O orçamento deve ser uno (uma só peça - a Lei Orçamentária Anual), isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    ANUALIDADE / PERIODICIDADE: 

    “O orçamento deve limitar-se a um período de tempo. Coincide com o ano civil”.



  • Princípio da Unidade: O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

    Princípio da Anualidade/Periodicidade: O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos adicionais (especiais e extraordinários) autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.


    A questão misturou os dois princípios. 

    GAB: errado.

  • Gabrito: Errado


    Unidade ou totalidade: De acordo com este princípio, o orçamento deve ser uno,ou seja,cada ente governamental deve elaborar UM único orçamento.Este princípio é mencionado no caput do art.2° da Lei n° 4.320/64, e vida evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política.Dessa forma todas as receitas previstas e receitas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada nível federativo:LOA.

    Anualidade ou Periodicidade: O exercício financeiro é o período de tempo ao qual se refere a previsão das receitas e fixação das despesas registradas na LOA. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil(1° de Janeiro a 31 de Dezembro)

    Fonte: Manual Técnico de Orçamento- MTO 2014 

  • A questão conceituou o PRINCÍPIO DA ANUALIDADE .

  • O conceito mencionado é o do princípio da Anualidade, outra questão ajuda, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Planejamento e OrçamentoDisciplina: Administração Financeira e Orçamentária

    O princípio da anualidade estabelece que as autorizações orçamentárias e, consequentemente, o exercício financeiro no Brasil devem corresponder a doze meses e coincidir com o ano civil. Contudo, constitui exceção ao princípio mencionado a autorização para os créditos reabertos.

    GABARITO: CERTA.

    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.

  • Segundo este princípio, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas 
    um orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada 
    exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos. 
    Dizer que um orçamento deve ser uno não significa dizer que este deva durar um ano

    Lei 4.320/1964: 
    Art. 2.° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de 
    forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do 
    Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade

  • De acordo com o princípio da UNIDADE: o orçamento deve ser UNO, ou seja, deve existir apenas UM orçamento e não mais que UM para dado exercício financeiro. Visa- se com esse princípio eliminar a existência de orçamentos paralelos.

    Afirmativa incorreta.


  • Segundo a CF Art 165 , parágrafo 5º. Pelo princípio da unidade prevê a existência de uma única lei orçamentária que irá compreender o orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social e o orçamento das empresas estatais.

  • Que  na lei orçamentária que irá compreender o orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social e o orçamento das empresas estatais conforme os entes federativos.

  • ERRADO

    Periodicidade seria a resposta correta...

  • Errada. Princípio da Unidade ou da Totalidade: 

    Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Fonte: Manual de Contabilidade do Setor Público 

  • Princípio da Unidade: deve existir um único orçamento, uma única peça orçamentária. Portanto, cada ente da Federação (União, Estados, DF e Municípios) deverá elaborar um único orçamento, uma única LOA.

  • Princípio da Anualidade: O orçamento público (estimativas da receita e fixação da despesa) deve ser elaborado por um período determinado de tempo. O princípio da Anualidade, como o próprio nome indica, supõe o período de tempo de um ano. No Brasil, o exercício financeiro coincide com o ano civil (1º de janeiro a 31 de dezembro).

    Princípio da Legalidade: Segundo esse princípio orçamentário, as receitas arrecadadas e as despesas executadas devem estar previstas em lei.

    Princípio da Uniformidade: Este princípio estabelece que os métodos e os dados devam ser homogêneos no decorrer dos anos, mostrando semelhança na metodologia de elaboração do orçamento, o que permite comparações ao longo do tempo.

    Princípio da Clareza: Como o próprio nome diz, por este principio o orçamento deve ser claro e de fácil compreensão a qualquer cidadão.

    Princípio da Não afetação da receita: Segundo a Constituição Federal, é proibida a vinculação de parcela de receita de impostos para atender a certos e determinados gastos, tendo em vista não comprometer a arrecadação da receita para atender apenas a algumas despesas específicas, em detrimento de outras também necessárias.

    Princípio da Universalidade: Todas as receitas e todas as despesas devem constar da lei orçamentária.

    Princípio do Equilíbrio: Os valores autorizados para realização das despesas em determinado ano devem ser compatíveis com a arrecadação das receitas.

    Princípio da Publicidade: A garantia de que os contribuintes possam ter acesso às informações orçamentárias para o pleno exercício da fiscalização sobre a utilização dos recursos arrecadados e aplicados.

    Princípio do Orçamento Bruto: Todas as receitas e despesas devem constar no orçamento anual com seus valores brutos (integrais) e não líquidos, sendo proibidas deduções. A adoção deste princípio reforça a transparência no orçamento público.

    Princípio da Exclusividade: A lei orçamentária deverá conter apenas dispositivos relacionados à fixação das despesas e à previsão das receitas públicas.

    Princípio da Unidade Orçamentária: O orçamento, com todas as suas receitas e despesas, deve constar de uma única lei orçamentária, ou seja, o orçamento é uno.

  • Esta assertiva se refere ao princípio da anualidade.

  • ERRADO

    Segundo o princípio da Anualidade ou Periodicidade, o orçamento deve ser elaborado e autorizado para o período de um ano. Ou seja, o orçamento deve ter vigência limitada a um exercício financeiro.

    (CESPE/ANALISTA/SERPRO/2008) Segundo o princípio da anualidade, as previsões de receita e despesa devem fazer referência, sempre, a um período limitado de tempo. C

    Por sua vez, o princípio da Unidade ou Totalidade estabelece que o orçamento deve ser uno,i.é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da Federação em cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos.

    (CESPE/ANALISTA/CNPQ/2011) O princípio orçamentário da totalidade determina que haja um orçamento único para cada um dos entes federados, com a finalidade de se evitar a ocorrência de múltiplos orçamentos paralelos internamente à mesma pessoa política. C


    Sérgio Mendes
  • Quem tiver interesse em saber mais sobre os princípios da AFO:


    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • Unidade é diferente de Anualidade.... por isso que está errada.

  • povo.. a questão pediu somente pra vc identificar .. saber qual é o princípio.. está ERRADA pois mistura as coisas e deixa a questão sem pé e nem cabeça.. sugestão.. se forem postar aqui coloquem somente as diferenças entre o princípio da Anualidade e  Unidade, não coloquem esses textos "monstros" falando de coisas que não tem nada sobre a pergunta... poupe os outros concurseiros com tempo na leitura... e sejamos mais assertivos. 

  • Errada. Esse é o princípio da anualidade.

  • De acordo m Jorge Porcaro e Reynaldo Lopes, o princípio da unidade diz que o orçamento dever ser único para cada esfera de Governo.Um para União,um para cada estado e um para cada município.O orçamento deve ser usado para autorizar e controla gastos.Se houvesse mais de um orçamento,isso iria atrapalhar o controle e/ou dificultar o acompanhamento dos gastos.

    No Brasil o orçamento é dividido em três suborçamentos,ou seja,três diferentes áreas.Apesar disso,continua sendo um só.Vejamos quais são os suborçamentos:
    1.Suborçamento fiscal;
    2.Suborçamento da seguridade social;
    3. Suborçamento de investimentos.
  • O erro da questão está em afirmar que se trata do princípio da unidade. A questão dispõe sobre o princípio da anualidade. Os termos parecidos podem induzir os candidatos ao erro. 

    O princípio da unidade, diferentemente, estabelece que o orçamento é único. 



  • Anualidade ou periodicidade  => O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente. 

    Unidade => O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.
  • Galera...só a título de informação complementar: o princípio da unidade foi relativamente "esvaziado" pelo da totalidade.

    Veja explicação abaixo:

    Coube à doutrina tratar de reconceituar o princípio da unidade de forma que abrangesse as novas situações. Surgiu, então, o princípio da totalidade, que possibilitava a coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação, de forma a permitir uma visão geral do conjunto das finanças públicas.

    A Constituição de 1988 trouxe melhor entendimento para a questão ao precisar a composição do orçamento anual que passará a ser integrado pelas seguintes partes: a) orçamento fiscal; b) orçamento da seguridade social e c) orçamento de investimentos das estatais. Este modelo, em linhas gerais segue o princípio da totalidade.

    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

    (ACE/2007) O princípio da unidade orçamentária, mais recentemente, foi relativamente esvaziado, passando-se a admitir a existência de orçamentos setoriais, que, afinal, podem ser consolidados em um único documento que permita a visão geral do conjunto das finanças públicas. Diante de tal mudança, hoje já é possível falar-se em um princípio da totalidade.

    gabarito: CERTO

  • Errada.
    Principio da anuidade que está em questão.

  • Principio da anuidade !

  • Princípio da ANUALIDADE consiste no orçamento ser válido por um exercício financeiro.

    Princípio da UNIDADE propõe que cada esfera do governo deverá ter apenas um orçamento.
  • unidade se refere a que o orçamento público é uno, pois engloba todas as instituiçoes e atividades de cada um dos 3 poderes.

    a questão está falando do princípio da anualidade.

  • Questão de interpretação contou mais do que o conhecimento em si sobre o assunto , primordial para realizar uma prova

  • Princípio da Unidade: Cada grupo pertencente ao poder público terá apenas um orçamento de maneira uniforme e baseado em apenas uma política orçamentária. Ou seja, há o orçamento de cada município, de cada Estado e da União.

    http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/129-financas-publicas/1215-orcamento-publico#.VftL-1av1gF

  • PRINCÍPIO DA UNIDADE

    Segundo o princípio da unidade,o orçamento deve ser UNO, isto é deve existir apenas UM orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro.


    PRINCÍPIO DA ANUALIDADE OU PERIODICIDADE
    Segundo o princípio da anualidade, o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um período de um ano.É conhecido também como princípio da periodicidade, numa abordagem em que o orçamento deve ter vigência limitada a um exercício financeiro.No Brasil coincide com o ano civil.

    QUESTÃO ERRADA.
  • 30 comentários iguais... :(

  • Gabarito: ERRADO


    De acordo com o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno para cada ente da federação. A existência dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas não desconfigura o princípio da unidade orçamentária, uma vez que esses orçamentos são consolidados em uma única peça orçamentária, a LOA.


    O princípio que determina que o orçamento deve ser válido pelo período de um ano é o da Anualidade.



  • Segundo o principio da unidade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos.



    fonte: Sérgio mendes , Administração Financeira e Orçamentaria (teoria e questões) , 5º edição.

  • ERRADO

    -------------

    Este conceito é do principio da "Anualidade".

  • A questão faz confusão entre o princípio da UNIDADE e o princípio da ANUALIDADE.

    Princípio da UNIDADE ou TOTALIDADE: receitas e despesas devem constar num único documento legal = LOA (Lei Orçamentária Anual), cada exercício financeiro. Garante-se, dessa forma, que não existam vários orçamentos distintos dentro de um mesmo ente federado.

    Princípio da ANUALIDADE/PERIODICIDADE: estipula que o exercício financeiro orçamentário corresponderá ao perídio de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas serão estabelecidas. A Lei dispõe que exercício financeiro coincidirá com o ano civil.



  • Não erre mais!

    Princípio da unidade/ totalidade:

    "o princípio da unidade ensina que o orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Governo( União, estados e municípios) deve existir apenas um orçamento para um exercício financeiro"

    Princípio da anualidade/ periodicidade:

    "As estimativas de receitas e as autorizações de despesas devem referir-se a um período limitado de tempo, em geral, um ano o chamado exercício financeiro "

  • De acordo com o principio da ANUALIDADE...

  • Gab: Errado

     

    O principio da unidade ensina que o orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Governo (União, Estados e Municípios) deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro. Cada esfera de Governo deve possuir apenas um orçamento, fundamentado em uma única política:a orçamentária e estruturado uniformemente. Assim, existem o Orçamento da União, o de cada estado e o de cada município.

     

    Fonte: Augustinho Vicente Paludo

  • A questão define anualidade. A definição de unidade: Embora a LOA seja composta por 3 tipos de orçamentos (fiscal, de investimento e da seguridade social) e apesar da existência dos três poderes, do ministério público e da DP ela é peça única em cada ente da federação. 

  • MTO 2017

    3.2.3. ANUALIDADE OU PERIODICIDADE
    Conforme este princípio, o exercício financeiro é o período de tempo ao qual se referem a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA. Este princípio é mencionado no caput do art. 2o da Lei no 4.320, de 1964. Segundo o art. 34 dessa lei, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil (1o de janeiro a 31 de dezembro).

  • unidade - um orçamento apenas para cada ente federativo

    anualidade - orçamento limitado a um ano (para efeito de comparação entre exercícios e gestores)

  • Gabarito: ERRADO

     

    PRINCÍPIO DA UN1DADE  -->  O orçamento deve ser UNo --> apenas 1 orçamento  para cada ente da federação.

  • Unidade:orçamento deve ser unificado em uma só peça (lei orçamentária anual – LOA). Logo haverá um único orçamento que consolida todos os poderes e órgão públicos do ente governamental. Isso significa que cada ente da federação (União, Estado, Distrito Federal e Municípios)  deve elaborar o seu próprio orçamento.

     

    Fundamentação: Lei nº 4.320/64 (Art. 2º) e Constituição Federal (Art. 165, § 5º).

  • Anualidade ou Periodicidade

     

    O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano.

     

    A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

  • Errado. É geralmente por um ano não quer dizer que seja necessariamente por um ano.
  • GABARITO: ERRADO

     

    PRINCÍPIO DA ANUALIDADE: duração de I ANO - coincide com o ano civil de 1°  de janeiro a 31 de dezembro.. Também conhecido como Periodicidade.

  • CESPE E AFO JUNTOS NÃO DÁ CERTO. 

  • Eita criatividade nessa questão.

  • Princípio da anualidade
  • De acordo com o princípio da anualidade, o orçamento deve valer para o período de um ano.

     

    Princípio da unidade/totalidade:

    Deve haver apenas um orçamento para cada ente federativo em cada exercício financeiro.

     

    Princípio da anualidade/peridiocidade:

    O orçamento limita-se a um período coincidente com o ano civil.

  • Seria anualidade.

  • Princípio da Anualidade: onde as estimativas de receita e despesas devem referir-se a um período limitado de tempo, em geral, um ano.
  • UNIDADE de tempo kkkkkkkkkk fdp.

  • Princípio da Unidade (Totalidade): deve existir um único orçamento, uma única peça orçamentária (orçamento uno). Portanto, cada ente da Federação deverá elaborar um único orçamento, uma única Lei Orçamentária Anual - LOA.

  • Unidade

    O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

     

    Anualidade ou Periodicidade

    O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

  • É bem comum tentarem confundir ANUALIDADE com UNIDADE.

  • ERRADO

  • Orçamento de unidade será o único, entre de todos os entes públicos que criar seus orçamentos, estes serão consolidados em uma unica lei.

  • Unidade:

    o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    Anualidade ou Periodicidade

    O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um período de um ano.

  • Princípio da anualidade (periodicidade):

    O orçamento público tem vigência para o período de um ano. No Brasil sua vigência coincide com o ano civil que vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

    Fundamentação:  Lei nº 4.320/64 (Art. 2º) e Constituição Federal (Art. 165, III).

    Vale lembrar que os três princípios expressos na Lei 4320/1964 são os princípios de unidade, universalidade e anualidade. (Mnemônico: UAU)

  • Gab: ERRADO

    A questão cita o princípio da Unidade/Totalidade, mas o caracteriza com o Anualidade. São distintos. Aquele se refere à unidade de um único orçamento e este ao período de tempo da LOA, um ano.

    Erros, mandem mensagem :)