SóProvas


ID
1506289
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A respeito de lógica proposicional e de argumentação, julgue o item.

Considere as seguintes proposições hipotéticas. P: Mário cumpre pena em regime fechado na penitenciária da Papuda. Q: Mário está de férias com a família nas praias do Ceará.
Nesse caso, sendo Mário, tanto na proposição P quanto na proposição Q, a mesma pessoa, independentemente das valorações V ou F de P e Q, a proposição P∧Q é sempre falsa.

Alternativas
Comentários
  • P^Q

      V V = V /
      V F = F /
      F V = F /
      F F = F /
      Logo independente da posição (V F ou F V) sempre será falso.
      Resposta CERTA.
  • Essa resposta não faz sentido pra mim... Porque eu estou excluindo a combinação V V e F F? Alguém poderia me ajudar? Obrigado e bons estudos!

  • Giancarlo meu brother, não é só você. Porra meu... foi a Funiversa que fez... É CLARO QUE DEPENDE DOS VALORES, PORQUE SE FOR V E V, DARÁ V, OU SEJA, NEM SEMPRE SERÁ FALSA.

  • Acredito que o que a questão quis dizer é:  Se Mário cumpre regime fechado, não tem como estar de férias no Ceará. E se está no Ceará, não tem como estar cumprindo regime fechado.  
    Então se P é verdadeiro, Q é falso ou vice-versa, fazendo com que a proposição P∧Q sempre seja falsa. 
  • Essa questão não é para ser analisado o V e F, pede-se que seja analisado o fato de Mário estando preso em regime fechado ele não pode estar de férias no Ceará.

    Ou seja P^Q, sempre será falsa.
  • O gabarito está certíssimo.


    1º: Mario é a mesma pessoa nas duas proposições, consoante o próprio enunciado.

    2º:  Se Mário cumpre pena em regime fechado, logo ele não pode estar de férias.

    3º: Se Mário está de férias, logo ele não cumpre pena em regime fechado.


    Ciente desses detalhes, estamos seguros a concluir que a proposição composta P ^ Q é sempre falsa, pois nunca poderemos ter P = V e Q = V, em um mesmo momento. A verdade de uma leva à falsidade da outra.

  • Certo. A proposição composta P^Q é uma contradição. Será sempre falsa.

  • Fiz e refiz a tabela da verdade, e ainda continua dando VV e FF peço desculpas aos amigos que acharam o valor e postaram aqui, mais enquanto o gabarito oficial não sai eu ainda continuarei com essa dúvida.

  • Paulo Castiel, fazendo a tabela verdade da proposição P^Q tem-se o seguinte: para o resultado ser verdade tanto a primeira proposição quanto a segunda necessariamente precisam ser verdadeiras para que o resultado seja (V) ok?!? Colocando os possíveis valores para P: VVFF e para Q: VFVF resolvendo a tabela teremos como resultado de P^Q VFFF! Verificamos até então que a alternativa correta seria (errada), pois não são todas as proposições falsas, existe uma verdadeira... porém, a questão não termina aí, a única alternativa para que ela se torne verdade seria a 1a e a 2a proposições sendo Verdadeiras, e o enunciado diz que Mário é a mesma pessoa para as duas, portanto, esse comando da questão exclui exatamente essa alternativa, onde as duas são (V), pois ele não pode estar ao mesmo tempo preso e viajando ok! Portanto a resposta da questão é (certo) Espero que tenha elucidado sua dúvida!!! Grande abraço a todos e bons estudos!

  • Não se trata da combinação V ou F, e sim de duas afirmações que são contraditórias, Mário não pode estar de férias se ele está preso.


    Poderia ser verdadeira se fosse P^~Q ou ~P^Q


  • OBSERVEM O QUE DIZ A QUESTÃO:


    Independentemente das valorações V ou F de P ou Q. Ou seja, é pela análise e interpretação da questão (apenas) que mataremos a questão.


    A questão deixou bem clara que não devemos fazer tabela verdade ou outra coisa a fim de descobrir.

  • Boa questão, verdade, não tem como Mário estar em dois lugares ao mesmo tempo.

  • Essa questão foi pra pegar o concurseiro que está no modo AUTOMÁTICO. Nós muitas vezes acostumamos fazer questões de RL de forma mecanizada, menosprezando assim, uma interpretação dos dados oferecidos. 

    A questão está certa porque é IMPOSSÍVEL Mário estar em mais de um lugar ao mesmo tempo ("sendo  Mário,  tanto  na  proposição  P  quanto na  proposição  Q,  a  mesma  pessoa") ou seja, o que a banca exigiu nesta questão foi uma interpretação lógica dos dados disponibilidados, de tal forma que devemos DESPREZAR na tabela verdade quando das proposições P e Q como verdadeiras.

       P ^ Q 

    1ª) V ^ V = V   (DESPREZAR! Impossível Mário estar em mais de um lugar ao mesmo tempo!)

    2ª) V ^ F = F   (VÁLIDO!)

    3ª) F ^ V = F   (VÁLIDO!)

    4ª) F ^ F = F   (VÁLIDO!)

    Ou seja, pode-se inferir que independente dos valores de P e Q (desprezando a 1ª opção), a proposição P ^ Q será sempre FALSA!

     

  • Ando descobrindo uma nova profissão na área dos Concursos Públicos..."Elaboradores de Teorias Pós-Gabarito".

    A gente estuda RLM a vida inteira sabendo que não se pode levar ao pé da letra o que diz a proposição, pois, realmente as palavras podem não fazer sentido, mas, é preciso levar sempre em conta os valores Verdadeiros ou Falsos e, se compostas, o conectivo. Isso é o que importa. Aí, depois que tem o gabarito na mão, fica fácil elaborar texto concordando com gabarito da banca!

     

  • Mas dizem que há férias na prisão...

     

    Resolvendo pela tabela verdade:

    V V = V

    V F = V

    F F = F

    FV = V

    O que deixa a questão errada é a primeira linha da tabela verdade.

  • Para mim a questão se torna errada ao citar a palavra "independentemente", pois, se não o fizesse, aí sim poderíamos inferir pelo enunciado que não há nenhuma possibilidade das duas proposições serem verdadeiras ao mesmo tempo, ou seja, se uma uma é falsa, a outra é verdadeira, e vice-versa. 

  • Questãozinha cretina...

    Não há elementos para concluir que "cumprir regime fechado na Papuda" seja incompatível com "férias no Ceará". A questão é de logica, não de regime de cumprimento de pena. E se o Mário tiver um problema hospitalar grave e tiver que ser internado em hospital?  Neste caso aconteceria um "regime fechado na Papuda" com "internado em hospital"

    Para piorar, ainda acrescentam um "independentemente das valorações V ou F de P e Q,"

    Por isso, P^Q poderia ser V ^ V sim... Enfim. quem manda é a banca.

     

     

  • * Princípio da não contradição: uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

    * Princípio da Identidade: uma proposição tem seu valor definido, sendo que uma proposição verdadeira sempre será verdadeira e uma falsa sempre será falsa.

    * Princípio do terceiro excluído: uma proposição tem apenas dois valores lógicos possíveis: ou verdadeiro ou falso; um terceiro valor está excluído. 

  • Atentar para o fato do que diz a questão: Em ambas as proposições trata-se da mesma pessoa, o Mário de P é o mesmo Mário de q. Daí, se a primeira (p) for V, então obrigatoriamente a segunda (q) será F, e vice-versa, de forma que fica: VeF=F, ou o oposto, dando valores diferentes as proposições (...não pode esquecer que se trata da mesma pessoa), que fica: FeV=F. Correta a questão.

  • Certo.

    P∧Q: F

    Não tem como as duas ideias serem verdadeiras.

    Questão comentada pelo Prof. Márcio Flávio

  • Uma pessoa NÃO pode está em dois lugares ao mesmo tempo.

  • Muito boa questão. ..

  • P∧Q: F

    Não tem como as duas ideias serem verdadeiras, já que como ele está preso na penitenciária da Papuda não tem como ele ta na praia.