SóProvas


ID
1506823
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as estruturas organizacionais, considere:

I. O grupamento das atividades de uma entidade em órgãos é efetuado de acordo com critérios de departamentalização que, entre outros, podem ser: por produtos, por clientes ou por área geográfica.
II. Dentre as relações formais verificadas na estrutura organizacional de uma instituição, pode-se citar a autoridade de linha, ou seja, aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados.
III. A denominada estrutura matricial, descrita por Fayol, pressupõe, no primeiro nível de departamentalização, as funções de produção, comercialização, finanças e administração.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.

  • estrutura matricial - modelo misto que comporta estrutura funcional e uma horizontal.

  • estrutura matricial combina uma estrutura vertical FUNCIONAL com uma outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.

  • A alternativa III está errada pelo fato de dizer que a estrutura matricial é descrita por Fayol, quando na verdade não o é.

    '

    A diferença é a seguinte: Fayol considera que um dos princípios da administração é a unidade de comando (cada empregado recebe ordens de apenas um superior), enquanto que, na estrutura matricial, não há unidade de comando, ou seja, há autoridade dual (empregado recebe ordem de dois superiores).

    '

    Estudar até passar, cara pálida!!

  • Gabarito C


    I. CORRETA.

    II.CORRETA.

    III. ERRADA.

    Fayol tinha uma visão de “cima para baixo” das empresas. Através dos estudos da departamentalização, via os departamentos como partes da estrutura da organização. 

    Ele definiu seis funções empresariais que as empresas em geral devem conter. As funções seriam: a técnica, a comercial, a financeira, a de segurança, a contábil e a administrativa. Essa última seria a responsável pela coordenação das outras funções.


    Administração Geral - Rodrigo Renno - 2013

  • Segue uma dica de site maravilhoso para entender este tópico:

    http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/
    Bons estudos :)
  • III - Errada.


    Estrutura matricial tem 2 bases operando simultaneamente = Funcional + Projeto


    E Fayol "defendia" a Unidade de Comando = Linear = Estrutura em Linha
  • Obrigada, Larissa Morais. Adorei a explicação do site. 

  • Departamentalização trata de como os departamentos ou setores de determinadas organizações serão divididos. Tipos de departamentalização: por clientes, por produtos ou serviços, geográfica/territorial, por processos, por projetos e matricial.


    Autoridade de linha ou linear possui uma linha única de autoridade e responsabilidade, utilizada em exercito e igrejas, para ambientes estáveis. Possui como principal vantagem a unidade de comando e como principal desvantagem a falta de especialização.


    Departamentalização matricial - utiliza um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos). Aproveita as vantagens das duas estruturas, menos estática, permite inovação  porém possui autoridade dual e problemas de comunicação. Há três possibilidades diferentes:

    ·  funcional + por projetos;

    ·  funcional + por processos;

    ·  funcional + geográfica.


    Fonte: http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

    Dica da nossa colega Larissa.

  • acertei, mas confeço que achei a redação confusa

  • A Estrutura Matricial foi desenvolvida na Escola Contigencial e  não segue o princípio da unidade de comando sugerido por Fayol, que pertencia à Escola Clássica.


  • I) Certo. Existem diferentes critérios de departamentalização, e os critérios mencionados são todos corretos.


    II) Certo. Um dos pontos importantes na estrutura é a autoridade em linha, corretamente descrita pela questão.


    III) Errado. Essa alternativa exige que você conhecesse também o princípio da autoridade única de Fayol (unidade de comando), que está relacionado com a Teoria Clássica da Administração (assunto de Teoria Geral da Administração). Para este princípio não é possível haver dupla subordinação (como acontece na estrutura matricial).

     

    GABARITO: C.

     

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

  • Fayol = Funcional

     

  • Estrutura Linear: ela tem o nome “linear” porque é extremamente verticalizada: começa com alguém da alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um “setor”. As principais características deste tipo de estrutura são a hierarquia e a unidade de comando. O exemplo clássico de organização linear é o exército. 

    Desvantagens:

    o líder costuma ter maior carga de trabalho (e há muita centralização das decisões);

    equipes preparadas para seguir ordens, não para inovar;

    comunicações demoradas, com possíveis distorções (a ordem parte de um chefe e, até chegar ao receptor, acontece o fenômeno do ‘telefone sem fio’)

     

    Estrutura Funcional: sugerida por Fayol, que pertencia à Escola Clássica. Essa estrutura defendidaagrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização. A maior característica desta estrutura é a especialização das funções. Fayol = Funcional

    Vantagens: maior especialização dos funcionários (eles sabem mais sobre suas respectivas áreas)

    Desvantagens: diminui a visão global da empresa; dificulta a tomada de decisão.

     

     

    Estrutura Matricial: é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial. Foi desenvolvida na Escola Contigencial e  não segue o princípio da unidade de comando sugerido por Fayol. Fayol considera que um dos princípios da administração é a unidade de comando (cada empregado recebe ordens de apenas um superior), enquanto que, na estrutura matricial, não há unidade de comando, ou seja, há autoridade dual (empregado recebe ordem de dois superiores). 

    [FCC/2012/Q263338] Além de violar o princípio da unidade de comando, a adoção de uma estrutura matricial possui, ainda, como desvantagem, c) requerer habilidade especial de gerentes de projetos em negociar recursos com gerentes funcionais. [C]

    [FCC/2010/Q66982] O tipo híbrido de departamentalização no qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados é denominado a)matricial.[C]

     

    Estrutura Linha-staff: a estrutura linha-staff combina a autoridade hierárquica (estrutura linear) com as funções especializadas (estrutura funcional).

     

  • Vamos analisar cada uma das afirmações:

    I. Correto. Existem vários critérios que podem ser utilizados para a departamentalização. Produtos, clientes e área geográfica são alguns desses critérios.

    II. Correto. Existem dois tipos de autoridade hierárquica (linear, de linha) e autoridade funcional (assessoria). A autoridade de linha é aquela exercida em decorrência da hierarquia de um chefe a seu subordinado.

    III. Errado. A estrutura matricial contraria um dos princípios clássicos propostos por Fayol, que é o da unidade de comando. Assim, está totalmente errado atribuir a esse autor a concepção da estrutura matricial.

    Gabarito: C