-
A documentação de um caso de uso costuma descrever, por meio de uma linguagem bastante simples, informações como, a funções em linhas gerais do caso de uso, quais atores interagem com ele, quais etapas devem ser executadas pelo ator e pelo sistema para que o caso de uso execute suas funções, quais parâmetros devem ser fornecidos e quais restrições e validações o caso de uso deve ter. Porém, não existe um formato específico de documentação para casos de uso definidos pela UML, o que está de acordo com a característica do próprio diagrama, isto é, o formato de documentação de um caso de uso é bastante flexível, permitindo assim que o mesmo seja documentado da forma que se considerar melhor, até mesmo por pseudocódigo ou da utilização do código de uma linguagem de programação propriamente dita, embora isso não seja aconselhável ,pois como foi dito antes esta parte das diagramações será apresentada muitas vezes para o usuário final, o cliente.
Fonte: http://algaravias.com.br/uml-diagrama-de-caso-de-uso-documentacao-ii/
-
"Essencialmente
um caso de uso conta uma estória estilizada sobre como o usuário
final interage com o sistema sob um conjunto de circunstâncias
específicas. A história poderia ser um
texto narrativo, uma descrição geral de tarefas ou interações,uma
descrição baseada em gabaritos ou uma representação esquemática.Independentemente de sua forma, um caso de uso representa o software ou o sistema do ponto de vista do usuário final."
Fonte: Engenharia de Software, Roger Pressman, 7ª ed. pg.138
-
tá, mas porque a letra D está errada?
-
Mozer, acredito que, conceitualmente, a D também está correta. Mas o "apenas" limita a afirmação.
-
Letra d está errada por causa da palavra apenas.
Como o Lucas Righetti disse antes:
"A documentação de um caso de uso costuma descrever, por meio de uma linguagem bastante simples, informações como, a funções em linhas gerais do caso de uso, quais atores interagem com ele, quais etapas devem ser executadas pelo ator e pelo sistema para que o caso de uso execute suas funções, quais parâmetros devem ser fornecidos e quais restrições e validações o caso de uso deve ter."
Não se limitando a "descrever apenas, em linhas gerais, a função do caso de uso".
-
Sim.Temos que ter muito cuidado com essa palavra "APENAS".De fato, comcordo agora que a letra D esteja errada mesmo
FCC aprendendo as manhas com a tia Cespe
-
Uma outra observação da letra D, é o seguinte: "em linhas gerais". Caso de uso é o mais detalhado possível. Não é o "apenas" que invalida a letra D. Com relação a resposta da questão, realmente não existe um formato definido pela UML de como devemos escrever um caso de uso. Normalmente o formato é feito no projeto, definido como será estruturado o documento...
-
Pessoal, ainda estou em dúvida....
Tudo bem que um Caso de Uso não possui um formato específico. Como o Pressman diz (valeu pela citação "Luiz BH"!), pode ser um texto, por exemplo. Mas, na UML 2.0, essa documentação (como consta no enunciado) tem sim um formato específico, não tem? Não é justamente esse o propósito dos Diagramas de Casos de Uso?
http://www.omg.org/spec/UML/2.0/Superstructure/PDF/
-
Osmar Ramon,
Nesse contexto, documentação é diferente de diagrama. Embora, o diagrama faça parte, naturalmente, da documentação.
No enunciado, temos que "a documentação de um" diagrama de "caso de uso costuma descrever, por meio de uma linguagem simples, informações sobre" esse diagrama. "Na UML 2.0, essa documentação" do diagrama de caso de uso "não possui um formato específico definido".
O diagrama EM SI, por sua vez, possui as suas convenções e formas definidas pela OMG ( http://www.uml.org/ ).
Abs,
mauriciorochabastos@gmail.com
-
Dizer que escreve apenas as funções é o mesmo que dizer que só escreve o fluxo principal, o caminho feliz do CSU. E não é só isso, é descrito também os fluxos alternativos e, se tiver, a descrição dos relacionamentos de include e extends.
então letra D incorreta por está limitada ao "apenas"
-
"Casos de uso bem-estruturados denotam somente o comportamento essencial do sistema ou subsistema e não são amplamente gerais, nem muito especifícos."
Fonte: UML Guia do usuário, BOOCH, Rumbaugh, Jacobson, pg.227
ou ainda,
"Não existe nenhuma maneira padronizada para escrever o conteúdo de um caso de uso e diferentes formatos funcionam bem em diferentes casos."
Fonte: UML Essencial, Martin Fowler 3 edição pg.105
Obs: Esse texto não foi utilizado pela banca para elaborar a questão, nem o Pressman. Infelizmente, a fcc apenas copiou de um site ordinário, como o colega apontou no primeiro reply. Porém, creio que seja útil como complemento...
-
Existe uma diferença entre Documentação (Modelo) e Diagrama de Caso de Uso.
Documentação (Modelo): De modo informal, são narrativas que mostram como utilizar o sistema para atingir objetivos;
Diagrama de Caso de Uso: Apresentar uma visão externa geral das funções e serviços que o sistema vai oferecer aos usuários que, por sua vez, possui as suas convenções e formas definidas pela OMG ( http://www.uml.org/ ).
-
a-
Diagrama de casos de uso é uma ferramenta entre usuários e desenvolvedores para definirem as funcionalidades. Logo, a documentacao deve ser simples tb
obs.:
Casos de uso não chamam outros casos de uso ou se comunicam com outros.