SóProvas


ID
1507339
Banca
FCC
Órgão
TJ-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Os alimentos serão devidos

Alternativas
Comentários
  • A- se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, pelo outro cônjuge, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.



    Código Civil
    Art. 1.704. Se um dos cônjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, será o outro obrigado a prestá-los mediante pensão a ser fixada pelo juiz, caso não tenha sido declarado culpado na ação de separação judicial.
    Parágrafo único. Se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, o outro cônjuge será obrigado a assegurá-los, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

  • Assertiva D: ERRADA

    Art. 1.694...

    § 1o Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.

    § 2o Os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia


  • Não entendi o erro da alternativa E... Existe alguma exceção ao binômio possibilidade/necessidade?

    E sobre a alternativa D: O grau de proximidade de um ascendente (por exemplo, um pai) influencia no dever de prestar alimentos?

    = Me perdoem se a dúvida foi boba, mas fiquei um pouco perdida nessa questão. Me ajudem! rs

  • Gabriela. entendo que o erro está na palavra sempre. Só atentarmos ao § 2º do art. 1.694 "os alimentos será apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleteia". E não só ao caso do § 1º do 1.694. 

  • Marquei a alternativa A, por ser letra de lei, porém, não entendi o erro de letra E!

  • Sempre e concurso público não combinam

    Abraços

  • § 1o Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada....



    QUAL ERRO DO E?

  • A alternativa E está errada porque nem sempre os alimentos decorrem de obrigação alimentar, mas podem também decorrer do poder familiar. Situação em que o dever será incondicional, não se sujeitando aos pressupostos do binômio necessidade/possibilidade. Então, em resumo:


    OBRIGAÇÃO ALIMENTAR

    É recíproca entre os elencados na lei (art. 1694, CC) e os alimentos que dela decorrem são condicionados à possibilidade do devedor e à necessidade do credor, cujo binômio representa seus pressupostos de existência.


    PODER FAMILIAR

    De pais para filhos menores, origina o dever de sustento INCONDICIONAL, do qual decorrem os alimentos. Tal dever não pode ser elidido pela falta de possibilidades do pai, nem mitigado por ausência de necessidade do filho.



  • acredito que o erro da "E" seja a expressão SEMPRE, pois, as vezes os alimentos são fixados como forma de manter o padrão de vida do alimentado, a exemplo desses filhos de famosos que recebem 100, 200 mil de pensão, ultrapassa e muito a necessidade do alimentante, contudo, são fixados para manter o padrão de vida que a pessoa teria se tivesse junto do alimentante.

  • A questão é de 2008... Hoje não se discute mais a culpa, ainda que o artigo esteja mantido no Código Civil, não possui aplicação prática. Ou seja, essa questão serve apenas para letra de lei, é possível afirmar que uma alternativa como a) e uma prova de concurso atualmente, geraria, no mínimo, muita discussão.

  • Em relação a LETRA E :

    Existem os alimentos chamados de Civis ou Côngruos, aqueles que possuem o objetivo de manter o padrão de vida, ou seja, status quo ante. Por este motivo nem todos os alimentos devidos são proporcionais a necessidade.

  • Sobre o erro da letra E:

    Regra § 1 Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.

    Excecão § 2 Os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.

    Logo, não é SEMPRE

    Essa culpa aqui não tem nada a ver com sociedade conjugal. Ou você acha que quem torra tudo com jogos de azar deve ser sustentado por cônjuge ou ascendente? Essa culpa continua plenamente em vigor.

  • Sobre o erro da letra D:

    Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros.

  • Os alimentos serão devidos: se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, pelo outro cônjuge, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

    Gabarito: A

  • O erro da "alternativa E" se encontra na leitura conjugada dos §§ 1º e 2º do artigo 1.694 do CC:

    § 1º Os alimentos devem ser fixados na PROPORÇÃO DAS NECESSIDADES do reclamante e dos RECURSOS da pessoa obrigada.

    § 2º Os alimentos serão APENAS os INDISPENSÁVEIS à SUBSITÊNCIA, quando a situação de NECESSIDADE resultar de CULPA de QUEM OS PLEITEIA.

  • Todas as respostas são encontradas no Código Civil. Gabarito: A

    Os alimentos serão devidos:

    A - se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, pelo outro cônjuge, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência. CERTO.

    Fundamento: Art. 1.704, parágrafo único, do CC. Se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, o outro cônjuge será obrigado a assegurá-los, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

    Os alimentos serão devidos:

    B - somente entre pais e filhos ou entre cônjuges. ERRADO.

    Fundamento: Art. 1.694 do CC: Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

    Os alimentos serão devidos:

    C - entre irmãos germanos, mas não entre os unilaterais, nos casos previstos em lei. ERRADO.

    Fundamento: Art. 1.697 do CC: Na falta dos ascendentes cabe a obrigação aos descendentes, guardada a ordem de sucessão e, faltando estes, aos irmãos, assim germanos como unilaterais.

    Os alimentos serão devidos:

    D - pelos ascendentes, recaindo a obrigação independentemente do grau de proximidade. ERRADO.

    Fundamento: Art. 1.696 do CC: O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros.

    Os alimentos serão devidos:

    E - sempre na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. ERRADO.

    Fundamento: Art. 1.694 do CC. § 1 Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. § 2 Os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.

    Espero ter ajudado

    ; )