SóProvas


ID
1507438
Banca
FCC
Órgão
TJ-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, relativas às sociedades anônimas:

I. As ações preferenciais são aquelas que conferem a seu titular determinados direitos especiais, previstos em lei, embora não lhe confiram, como regra legal, o direito de voto.
II. O acionista que violar deveres estatutários poderá, por decisão da Assembléia Geral, ter o seu direito de voto suspenso.
III. O estatuto poderá prever que determinadas classes de ações ordinárias e de ações preferenciais tenham direito de voto restrito.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • I) Errada. ...regra legal..., na verdade é regra geral.

    II) Art. 120. A assembléia-geral poderá suspender o exercício dos direitos do acionista que deixar de cumprir obrigação imposta pela lei ou pelo estatuto, cessando a suspensão logo que cumprida a obrigação.


    II) Errada

     Art. 110. A cada ação ordinária corresponde 1 (um) voto nas deliberações da assembléia-geral.

      Art. 111. O estatuto poderá deixar de conferir às ações preferenciais algum ou alguns dos direitos reconhecidos às ações ordinárias, inclusive o de voto, ou conferi-lo com restrições, observado o disposto no artigo 109.


  • Pelo que vi, são três as modalidades de ações: ordinárias, preferenciais e de fruição (esta emitida pela companhia em substituição às ações ordinárias ou preferenciais que tiveram o seu valor amortizado; amortização é a operação pela qual a companhia, a título de antecipação e sem redução do capital, paga ao acionista o valor que este só teria acesso caso a companhia viesse a ser dissolvida).

    Abraços

  • Erro da assertiva I está no trecho "previstos em lei", sendo que na verdade esses privilégios devem estar previsto no estatuto da companhia!!

  •   Art. 111 da Lei de SA: O estatuto PODERÁ DEIXAR DE CONFERIR às AÇÕES PREFERENCIAIS algum ou alguns dos direitos reconhecidos às ações ordinárias, INCLUSIVE o de voto, ou conferi-lo com restrições, observado o disposto no artigo 109.

    O erro do item I é que a previsão deve ser no ESTATUTO e não em LEI, como descrito.

  • Em relação à I, a regra geral é que as preferenciais possuem direito de voto, sendo que o estatuto pode restringir ou retirar este direito:

    Art. 111. O estatuto poderá deixar de conferir às ações preferenciais algum ou alguns dos direitos reconhecidos às ações ordinárias, inclusive o de voto, ou conferi-lo com restrições, observado o disposto no artigo 109.

    Ora, se o estatuto nada mencionar acerca do direito de voto das ações preferenciais, ele poderá ser exercido plenamente.

    A assertiva, todavia, traz que as ações preferenciais não possuem direito de voto, como regra geral, invertendo a lógica.

  • O comentário de Pierre Henriques está equivocado sobre o erro do item I, como já corrigido pelos demais colegas.

    I. As ações preferenciais são aquelas que conferem a seu titular determinados direitos especiais, previstos em lei, embora não lhe confiram, como regra legal, o direito de voto.

    As ações preferências podem sim ter direito a voto. Inclusive a regra é que tenham esse direito.

    Como ensina o jurista Miranda Valverde, no silêncio do estatuto, as ações preferenciais terão direito a voto pleno!

    As ordinárias sempre terão direito a voto!!!

  • AVÉEEE AVÉEE, ave maria!

  • Somente depois de errar a questão é que consegui enxergar a incorreção da assertiva "I".

    Com efeito, embora a praxe seja a existência de ações preferenciais sem direito a voto, o art. 111 da LSA descreve que "O estatuto poderá deixar de conferir às ações preferenciais algum ou alguns dos direitos reconhecidos às ações ordinárias, inclusive o de voto, ou conferi-lo com restrições, observado o disposto no artigo 109".

    Não se trata, portanto, de regra geral ou de imposição legal, devendo a restrição ao direito de voto estar expressa no estatuto da companhia.

    Cumpre ressaltar que a emissão de ações preferenciais pressupõe a existência de preferências ou de vantagens em relação às ações ordinárias (art. 17), sendo que, para que sejam admitidas à negociação, precisam conferir direitos específicos (art. 17, § 1°).

    Por último, as ações preferenciais sem direito a voto podem adquirí-lo se a companhia, pelo prazo previsto no estatuto, não superior a 3 (três) exercícios consecutivos, deixar de pagar os dividendos fixos ou mínimos a que fizerem jus, direito que conservarão até o pagamento, se tais dividendos não forem cumulativos, ou até que sejam pagos os cumulativos em atraso (art. 111, § 1°).

    Resposta correta: B.

  • GABARITO - B