-
Tinha que ter um "emoji" acertei por exclusão, viu? A IV e I estão absurdamente incorretas conforme à doutrina. Vai cortando.
-
I - Falso. Toda organização é um grupo, assim como cada setor dentro de uma organização. Os grupos não precisam ter o mesmo objetivo;
II - Falso. Um grupo formado para uma tarefa específica é denominado grupo temporário;
III - Não encontrei embasamento teórico;
IV - Falso. Os grupos informais podem ter grande impacto no destino das organizações;
V - Correta. Em grupos maduros já se passou a fase de conhecimento dos integrantes e já foram fechados os pactos de convivência, sendo que as atitudes passam a ser mais espontâneas;
Fonte: Introdução à Administração, de Maximiano.
-
Complementando:
Os grupos formais se subdividem em:
O grupo de comando - é especificado pelo organograma da empresa. O grupo compõe-se de subordinados que dependem diretamente de um supervisor. A relação de autoridade entre o gerente do departamento e os chefes de departamento ou entre uma enfermeira sênior e suas subordinadas é um exemplo de grupo de comando. Ex: departamento financeiro, de marketing, etc.
O grupo de tarefa - compõe-se de empregados, que trabalham juntos para completar um projeto ou uma tarefa particular.
-
Complementando...
Item I está incorreto. Membros de grupo possuem objetivos diferentes, individuais. Membros de equipes possuem os mesmo objetivos. Item II está incorreto. Um grupo para uma tarefa especifíca é uma "força-tarefa". Grupo por afinidade são pessoas que se reúnem porque possuem algo em comum que queiram fazer ou queiram compartilhar. Item III está correto. Um departamento é formado por um chefe e sua equipe, que caracteriza um grupo de comando. Item IV está incorreto. Grupos informais têm grande impacto nas organizações. Eles dão um apoio importante ao grupo formal e influeciam fortemente seus participantes. Muitas vezes, decisões importantes ou informações estratégicas são repassadas em grupos informais, o que demonstra a força dinâmica desse tipo de relação. Item V está correto. Grupos maduros não precisam de supervisão e cobrança. O grupo assume a responsabilidade e se autogerencia.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab.A]
bons estudos
-
Observações:
Diferença entre grupo e equipe em ralação a objetivos:
Grupos: podem apresentar algum objetivo em comum, mas não é necessário que apresente; Equipe: Apresentam objetivos gerais e específicos em comum, compartilhados por todos os membros.
Corretas:
III. O departamento financeiro de uma empresa é um exemplo de grupo de comando.
V. Em grupos maduros, as atividades dos membros são relativamente espontâneas, em vez de se sujeitarem à rígidas restrições estruturais.
sobre a III, fui por eliminação. Pensei que não seria grupo de comando,,,,,
-
Objetivos similares = Equipe.
-
I – Errado, pois os grupos podem ou não ter o mesmo objetivo.
II – Errado, já que o grupo formada para complementar uma tarefa específica é dito grupo tarefa.
III – Correto, pois o grupo de comando é aquele formado por um chefe e seus subordinados, como os departamentos de uma empresa, por exemplo.
IV – Errado. Grupos de interesse e de amizade são realmente grupos informais, mas podem exercem muita influência no ambiente organizacional.
V – Correto, pois o grupo já tem experiência o bastante para saber a forma certa de agir para cada caso.
Gabarito: A
-
A primeira assertiva está errada.
Nos grupos os objetivos são individualizados. Cada membro tem o seu próprio objetivo.
A segunda assertiva está errada.
São os Grupos de Tarefas que são formados para executar uma determinada tarefa específica.
A terceira assertiva está correta.
Os Grupos de Comando são aqueles que encontram-se definidos dentro do organograma da organização. Este grupo é composto por um superior hierárquico (chefe) e seus subordinados. Existe uma relação formal de autoridade. Os subordinados reportam-se diretamente ao superior hierárquico.
A quarta assertiva está errada.
Os grupos informais têm bastante impacto dentro das organizações.
A quinta assertiva está correta.
Os grupos maduros (mais “desenvolvidos”) não precisam de constante supervisão e não precisam se sujeitar a regras rígidas. O grupo maduro já consegue “caminhar sozinho”. Cada indivíduo já sabe o que deve fazer e quais são as regras a serem observadas.
Fonte: Estratégia