SóProvas


ID
1507639
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo de Lewin, a mudança é um processo sistemático de transição entre os modos antigo e novo de fazer as coisas. A etapa em que ocorre a passagem dos procedimentos antigos para os novos é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Ação? A doutrina de Lewin não fala isso, FCC. Não inventa. 

    Mudanças Planejadas

    Como as pessoas são naturalmente resistentes às mudanças, as organizações precisam desenvolver uma estratégia para implementá-las. Um desses métodos foi desenvolvido por Kurt Lewin:

    Esse método de mudança planejada tem três fases: o descongelamento, a mudança e o recongelamento. A seguir vemos cada uma delas em detalhes:

    Descongelamento – Lewin acredita que a empresa deve primeiro tornar a necessidade da mudança evidente a todos. Ou seja, comunicar os motivos das mudanças, envolver as pessoas no “problema” e buscar reduzir as resistências iniciais ao processo de mudança. Assim, a mudança poderia ser alcançada de modo mais fácil.

    Mudança – nessa fase, a mudança em si seria executada. Entre os aspectos que podem ser mudados estão: as tarefas, as pessoas, a cultura organizacional, a tecnologia e as estruturas organizacionais.

    Recongelamento – não adianta mudar as coisas para, após o esforço inicial, tudo voltar a ser como era antes. O processo deve ser consolidado. Assim, Lewin indica que deve ser feito um trabalho de reforço para que a mudança se estabilize. Para que a mudança se consolide, os novos hábitos devem ser reforçados, seja através de treinamento como através de incentivos.

    Fonte: Lewin apud Schermerhorn Jr., 2008.

  • Objetivamente e resumidamente, o modelo de Lewin tem três fases:

    Descongelamento: há a conscientização da necessidade da mudança;
    Mudança: fase em que, de fato os processos, valores e demais elementos são modificados.  Nessa fase acontece a passagem dos procedimentos antigos para os novos.
    Recongelamento: os novos processos, procedimentos e valores precisam ser solidificados para se manterem perenes (pelo menos até que a organização, em face das alterações em seu ambiente, precise modificá-los).
  • Foda ter que conhecer 1 milhão de autores da administração! Afff

  • Ação, mudança e movimento... eu já vi estes três nomes.
    FCC não inventa nada amiga Vanessa, FCC copia e cola tudo...
    Fundação Copia e Cola!! kkk

  • O descongelamento, primeiro passo no modelo de mudança de KurtLewin, acontece quando o status quo anterior é questionado e posto em
    xeque. O objetivo nessa fase é quebrar os paradigmas inadequados à nova realidade e abrir caminho para as mudanças. 


    A mudança, segunda etapa do modelo, é o momento no qual a situação anterior é modificada mediante novos valores, praticas, paradigmas,
    etc.. É aqui que se caminha para o objetivo desejado de mudança.


    O recongelamento, terceiro e último passo do modelo de Kurt Lewin, acontece quando o processo de mudança atinge o seu objetivo e precisa
    ser consolidado. Só nessa fase é que o novo status quo passa a ser tido como consolidado na organização. É aqui que os novos comportamentos se integram completamente ao indivíduo, se tornando o seu padrão. É importante que a organização preste todo apoio possível aos indivíduos, para que eles internalizem a mudança.

     

    Prof Carlos Xavier

  • Concordo com a Vanessa... existe isso de ação não. o nome é apenas e unicamente "Mudança" 

  • Vish, essa de ação é novidade para mim também.

     

    Movimento/Mudança/Ação

  • Já vi falando em aprendizado (= mudança) também. Anotem mais essa rsrs

    GABARITO: D

     

    Bons estudos!!!

  • 1 Descongela 

    2 MUDA

    3 REcongela

     

  • Kurt Lewin foi um psicólogo alemão (1890-1947), que fugiu da Alemanha em 1933, por ser judeu, e se radicou definitivamente nos Estados Unidos. Se especializou em psicologia social. Um de seus trabalhos mais difundidos é a teoria do campo psicológico, porém iremos abordar aqui o modelo proposto por Lewin para o gerenciamento de mudanças.

    Em sua abordagem mais simples, como exemplo, imaginemos um cubo de gelo ao qual se queira dar uma outra forma, por exemplo, piramidal. Obviamente, o primeiro passo é descongelar o cubo de gelo. A massa de água obtida é amorfa, porém moldável, adaptável a qualquer recipiente. Esta seria a fase de mudança. Porém, após se realizar a mudança, é necessário que esta mudança se consolide, o que seria obtido congelando o novo formato.

    Portanto, o modelo de mudança organizacional de Lewin é também conhecido pelas etapas Descongelar – Mudar – Congelar (Unfreeze – Move – Freeze).