SóProvas


ID
1507642
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o processo de mudança planejada e de melhoria da organização, chamado de Desenvolvimento Organizacional - DO, considere:

I. É obtido por meio da aplicação de conhecimento das ciências comportamentais.

II. Apesar dessa mudança ter efeitos comportamentais, trata-se de uma reforma exigida pela tecnologia e não pelo comportamento das pessoas.

III. A resistência à mudança pode ser usada em benefício da organização e não precisa ser completamente eliminada.

IV. O tipo mais abrangente de mudança organizacional envolve uma reorganização na divisão de tarefas e relações de autoridade e subordinação, chamada de mudança estrutural.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a II está correta?

  • Alguém sabe por que a II está correta? [2]

  • Não ninguém sabe. Nem a fcc

     

  • Novas abordagens da administração... opsss... da FCC

  • "Gestão de Pessoas" na FCC está igual a "informática" e "atualidades" na VUNESP: não compensa estudar, pois na hora pedem um monte de conceitos vagos e voce se ferra. Melhor usar o exíguo tempo de estudos com outras matérias.

  • Vai entender a FCC...


  • Gostaria muito que um professor comentasse essa questão

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Depois de ter errado a questão tentei achar alguma coerência... Ficou assim:

    I. É obtido por meio da aplicação de conhecimento das ciências comportamentais. 

    Certo - A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. Por isso, fala-se em processo de mudança e melhoria da organização.

    II. Apesar dessa mudança ter efeitos comportamentais, trata-se de uma reforma exigida pela tecnologia e não pelo comportamento das pessoas. 

    Certo - Vejam que a primeira parte confirma a afirmação anterior (efeitos comportamentais - ciência comportamental). Por se inserir num contexto mais amplo (ciência comportamental) faz sentido que os fatos externos sejam os precursores da mudança. Sejam eles: tecnologia, economia, política internacional.  

    III. A resistência à mudança pode ser usada em benefício da organização e não precisa ser completamente eliminada.

    Certa - Uma coisa que eu aprendi nesta disciplina é cuidado com as afirmações radicais. "Completamente eliminada" é impossível. Pode-se atenuar, mas eliminar algo completamente somente da Reengenharia (que me veio agora na cabeça, rsrsrs). Não quer dizer que todas as mudanças que vierem a acontecer toda e qualquer empresa deve mudar. Não! Cada caso é um caso ;)

    IV. O tipo mais abrangente de mudança organizacional envolve uma reorganização na divisão de tarefas e relações de autoridade e subordinação, chamada de mudança estrutural.

    Certo - Lógico né gente! Imagina você mudar toda a estrutura de uma empresa? 

    Os fatores que são gerenciáveis para a mudança são: Estrutura, Tecnologia, Pessoas e Arranjo Físico. Quais desses pontos é mais abrangente? Estrutura!


  • Alguém sabe por que a II está correta? [3]

  • II. Apesar dessa mudança ter efeitos comportamentais, trata-se de uma reforma exigida pela tecnologia e não pelo comportamento das pessoas. 

    Entendo o que a Leila quis dizer e ela de fato QUASE explicou porque a II está correta...

    ...no entanto, não se pode afirmar que a mudança é sempre exigida por causa do surgimento de uma nova tecnologia (e foi isso que a FCC quis afirmar).

    Querida FCC, saiba que a mudança pode ser exigida também por:

    1)Natureza da força de trabalho
    2)Variações na economia
    3)Concorrência
    4)Tendências sociais
    5)Política mundial
    6) Etc...

    Ao meu ver a II não está correta, está errada simplesmente por ser taxativa.

  • Alguém sabe por que quanto mais eu estudo ADM, menos eu sei ADM?

  • TRUUUUUUUCO!!!!!

  • I. É obtido por meio da aplicação de conhecimento das ciências comportamentais. (v), mudança interfere na motivação, clima, liderança...

    II. Apesar dessa mudança ter efeitos comportamentais, trata-se de uma reforma exigida pela tecnologia e não pelo comportamento das pessoas.(V) somente há mudança se houver impacto, independente de qualquer coisa; A tecnologia exige novas técnicas, novos métodos, logo, mudanças em curso.  Comportamento é consequencia.

    III. A resistência à mudança pode ser usada em benefício da organização e não precisa ser completamente eliminada.(v) mudança é processo, nunca é finalizada.

    IV. O tipo mais abrangente de mudança organizacional envolve uma reorganização na divisão de tarefas e relações de autoridade e subordinação, chamada de mudança estrutural. (v) o nome já fala por si só.

    Eu estava com um sono, essa questão despertou-me! essa fcc...

  • Para Robbins (2010) é possível resumir os fatores que impulsionam a Mudança Organizacional em seis forças específicas:

    1) Natureza da força de trabalho 2) Tecnologia

    3) Choques econômicos 4) Competição

    5) Tendências sociais 6) Política internacional

    Material Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.

     

  • Pessoal,

    Quanto ao item II, também achei estranho, mas procurei no livro Administração nos Novos Tempos do Chiavenato e na pág 169 traz o conceito de Desenvolvimento Organizacional assim:

    "Para minimizar os problemas relacionados com a introdução de mudanças nas organizações, existe uma variedade de TECNOLOGIAS baseadas na aplicação de conhecimentos das ciências comportamentais à administração. Essas TECNOLOGIAS são conhecidas pelo nome Desenvolvimento Organizacional."

  • Na verdade, o único item que trata realmente do Desenvolvimento Organizacional é o item I, os demais tratam do processo de mudança de uma forma geral. Vamos às alternativas:

    I – Correta, pois o modelo de mudança do desenvolvimento organizacional vem das ciências comportamentais.

    II – A banca considerou esse item correto, acredito que porque o Desenvolvimento Organizacional se dê através de um processo incremental de melhoria nas tecnologias da empresa. Por tecnologias entenda processo produtivo, ferramentas, métodos e modelos, etc. O comportamento seria consequência. Vou ser sincera, não sei se marcaria correta no dia da prova, rsrs, mas vamos dançar conforme a música!

    III  – Correta, às vezes, com a resistência à mudança e os seus argumentos levantados, descobre-se que realmente a mudança não iria trazer benefícios e que o melhor mesmo é continuar do jeito que está. Então, em alguns casos pode até ser positiva. É necessário ouvir os funcionários. Sempre!

    IV – Correta. Vimos na teoria que a mudança mais abrangente é a estrutural, que consiste naquela que afeta toda a estrutura da organização, como seus departamentos, níveis hierárquicos, redes de informações e comunicações, cadeias de comando, etc. Temos ainda as mudanças tecnológicas, que afetam máquinas, equipamentos, instalações e processos empresariais; as mudanças nos produtos de serviços, que envolvem transformações nos resultados ou saídas da organização; e as mudanças culturais, que agem nos comportamentos das pessoas, suas atitudes, expectativas, aspirações e necessidades.

    Gabarito: A

  • A questão solicita conhecimentos sobre Desenvolvimento Organizacional - DO


    O DO  são as mudanças ocorridas na organização que acontecem de forma democrática e participativa. Isso significa que as organizações vão direcionar mais esforços às pessoas (colaboradores)  do que as técnicas e recursos da empresa, por exemplo. A prerrogativa é que mudar pessoas possibilita maiores chances de mudanças positivas na organização.


    Vamos as afirmativas:


    I - VERDADEIRA


    A teoria do desenvolvimento organizacional é originada através dos conhecimentos teórico-práticos oriundos da Teoria Comportamental e da abordagem sistêmica. Nesse sentido, considera dois fenômenos acoplados, a estrutura da organização e o comportamento humano dentro da organização, em um tratamento sistêmico.


    II VERDADEIRA (com ressalvas)

    A banca considerou essa alternativa correta, mas pode haver divergências de opiniões. Ao meu ver, ambos - tecnologia e comportamento - são essenciais para o desenvolvimento organizacional, já que é uma teoria baseada na ciência comportamental, como bem vimos na primeira afirmativa. Na minha opinião, essa afirmativa seria INCORRETA, mas a banca pode ter se baseado em entendimento divergente de algum teórico.


    III VERDADEIRA


    A partir da resistência de uns, é possível que as discussões saudáveis sejam propulsoras de novas ideias. Podemos fazer um paralelo com os conflitos organizacionais positivos. A troca de ideias a partir de diferentes comportamentos, modos de pensar e experiências, permite maior riqueza de ideias e consequentemente à mudanças.


    IV VERDADEIRA


    Partindo do pressuposto que cada organização difere em estrutura, modos de pensar, tarefas e objetivos, as mudanças estruturais são as mais indicadas para realizar a readequação organizacional de acordo com sua cultura. A mudança estrutural compreende alterações quanto a chefias, tarefas, hierarquia, política, dentre outros.



    Gabarito da Professora: Letra A (com ressalvas na afirmativa II).