SóProvas


ID
1508248
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das estratégias para melhor gestão do capital intelectual é o uso do empowerment, que possibilita o rompimento do modelo tradicional de relacionamento chefe-empregado e tem como princípios gerais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D) CHIAVENATO (2010):  Empowerment. A administração deve descentralizar a autoridade em toda a organização tão próxima dos produtos e dos clientes quanto possível.

  • Modelo patriarcal, onde todas as decisões se concentram no monarca ou em 1 apenas. Este modelo não se baseia em empowerment.

  • Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da DELEGAÇÃO de poder.

    Aí vem a questão e fala: Criar modelos PATRIARCAIS(QUE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO) mais afetivos.

  • Resposta: Letra D.
    Modelo Patriarcal concentra o poder na mão de um só.
     

  • LETRA D

     

    Empowerment

     

     

    Empoderar significa compartilhar poder e responsabilidade com os subordinados. É delegar tarefas, mas sempre compartilhando a responsabilidade por elas! Dos vários autores da área, a ideia comum quando se fala em empowerment é a mesma: atribuição ou delegação de poder de decisão ( por isso falammos "empoderar") a outras pessoas da organização para que, ao decidirem sobre assuntos importantes, assumam maior responsabilidade e compromisso perante a organização.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p803

     

    Princípios gerais do Empowerment

     

    - Estimular o trabalho em equipe.

    - Compartilhar a informação com todos.

    - Desenvolver uma atitude de interdependência.

    - Delegar e capacitar.

  • Exceto.. ¬¬

  • Repetindo comentário do colega Cassiano Messias para posterior revisão:

     

     

    Empowerment

     

    Empoderar significa compartilhar poder e responsabilidade com os subordinados. É delegar tarefas, mas sempre compartilhando a responsabilidade por elas! Dos vários autores da área, a ideia comum quando se fala em empowerment é a mesma: atribuição ou delegação de poder de decisão ( por isso falamos "empoderar") a outras pessoas da organização para que, ao decidirem sobre assuntos importantes, assumam maior responsabilidade e compromisso perante a organização.

     

     

    Princípios gerais do Empowerment

     

      - Estimular o trabalho em equipe.

      - Compartilhar a informação com todos.

      - Desenvolver uma atitude de interdependência.

      - Delegar e capacitar.

  • Todo dia é dia de lutar contra o patriarcado! \O/

  • GABARITO: D.

     

    O conceito de empowerment vincula-se à descentralização, delegação, inovação, criatividade. Logo, não se coaduna com o princípios de um modelo patriarcal (centralizado, hierárquico, regras formais, procedimentos rígidos, etc). Daí o erro da letra D.

     

    O empowerment ou empoderamento é o compartilhamento de ideias e objetivos, por meio da delegação. Com o empowerment há liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho e as pessoas participam das decisões, sentindo-se realmente responsáveis por essas decisões. É uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da descentralização do poder decisório.

     

    Em se tratando dessa técnica em equipe, tudo deve ser feito em conjunto. De acordo com Chiavenato (2003), a equipe deve ser coesa, integrada, orientada e apoiada. Segundo o autor, cada gerente deve utilizar intensivamente quatro alavancadores para proporcionar o empowerment à sua equipe: autoridade, informação, recompensas e competências. O empowerment passa por cinco providências fundamentais:

     

    1 – Participação direta das pessoas nas decisões.

    2 – Atribuição de responsabilidade pelo alcance de metas e resultados.

    3 – Liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho, programas de ação, com a ajuda e o apoio do gerente.

    4 – Atividade grupal e solidaria e trabalho em equipe.

    5 – Avaliação do próprio desempenho da equipe. A auto avaliação é um importante meio de retroação e de melhoria constante (CHIAVENATO, 2003).

     

    Fonte: Professor Adriel Sá

  • GABARITO: LETRA D

    Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

    FONTE: https://www.significados.com.br/empowerment/

  • Quando se fala em interdependência tbm não se rompe a relação , o que não faz sentido . Pois a dependência e o modelo chave do empowerment
  • Independência * retificando . O gabarito e até claro , porém , alguém poderia tecer um comentário sobre o que falei