SóProvas


ID
1508500
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Os bebés e a TV

Os bebés têm uma necessidade muito grande de interação. É esta que permite um saudável desenvolvimento. Como as cores, os movimentos animados e os sons da televisão captam facilmente a atenção dos bebés, muitas vezes os pais (ou até educadoras nas creches - cerca de 73% das crianças vê televisão na creche, segundo a Deco) usam-nas como “babysitters”

A utilização excessiva da televisão pode comprometer a capacidade do bebé em explorar o ambiente, comunicar, aprender a distrair-se sozinho, acalmar-se de forma autónoma, e aprender a brincar - o que mais tarde pode comprometer o desenvolvimento da capacidade simbólica, fundamental para a saúde mental da criança.

A televisão é uma fonte de hiperestimulação desajustada para os bebés, não só por alguns conteúdos mas principalmente pelos seus ritmos bem mais acelerados e estimulantes que o ritmo da vida real. O seu uso pode deixar o bebé agitado pela quantidade de informação que o seu cérebro terá de processar (pois cada imagem televisiva é constituída por um conjunto de centenas de pontos luminosos). Um bebé pequeno não consegue acompanhar a velocidade da sequência de imagens, nem os cortes constantes de luz e de som, sendo estes ansiogénicos. Os bebés avaliam a sua segurança através dos ritmos, das rotinas, da tranquilidade, assim, qualquer presença disrítmica, como a da televisão, será geradora de ansiedade, aumentando o choro e dificultando o sono. (CAROLINA Albino, Sapolifestyle)

“Os bebés têm uma necessidade muito grande de interação. É esta que permite um saudável desenvolvimento. Como as cores, os movimentos animados e os sons da televisão captam facilmente a atenção dos bebés, muitas vezes os pais (ou até educadoras nas creches - cerca de 73% das crianças vê televisão na creche, segundo a Deco) usam-nas como “babysitters”.”
Esse segmento do texto 2 mostra uma série de elementos coesivos; a opção em que o termo anteriormente referido está indicado INADEQUADAMENTE é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    usam-nas - refere-se à televisão (e não às crianças) que muitas vezes é utilizada como “babysitters”

  • Por sinal, salvo engano, em "usam-nas" está incorreta a concordancia nominal, pois o texto se refere a televisão (no singular) e não televisores, assim seria correto "usam-na"

  • O Termo "nas" não se refere a televisão, mas sim a "movimentos animados e os sons da televisão". Por possuir dois núcleos, o pronome nas (n+as) deveria ser empregado como "nos". Usam-nos (os movimentos e os sons).

  • Uma dúvida: o termo "esta" é usado para apresentar uma idéia a ser introduzida no texto, e não uma já mencionada. 

    Estou certo ou estou falando besteira?

  • Uma dúvida: o termo "esta" é usado para apresentar uma idéia a ser introduzida no texto, e não uma já mencionada. 

    Estou certo ou estou falando besteira?

  • .Embora eu tenha acertado, não concordo com as alternativas A e B.

    "têm uma necessidade muito grande de interação. É esta que permite um saudável desenvolvimento. "

    O que permite um saudável desenvolvimento é a INTERAÇÃO!!! E não a "necessidade de interação"! Esta é necessária, mas é a interação que o autor diz que permite o saudável desenvolvimento..

  • Bruno Rocha


    O termo "esta" geralmente exerce a função a que você se referiu. NO ENTANTO, ele pode retomar termos anteriores, quando estiverem próximos de quem fala.

    EXEMPLO: Cláudio e Marcus são irmãos. ESTE (Marcus) é Administrador; Já aquele (Cláudio) é químico.


    GABA. E

  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    A alternativa (E) é a errada, haja vista que o pronome “nas” tem a intenção de retomar “televisão”, o qual é um substantivo

    feminino singular. Assim, deveria se flexionar no singular: “usam-na”.

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Décio Terror

  • “Os bebés têm uma necessidade muito grande de interação. É esta que permite um saudável desenvolvimento. Como as cores, os movimentos animados e os sons da televisão captam facilmente a atenção dos bebés, muitas vezes os pais (ou até educadoras nas creches - cerca de 73% das crianças vê televisão na creche, segundo a Deco) usam-nas como “babysitters”.”

    nas / crianças.

    -> quem usa televisão como babysitter (exemplo de babá, ajudante) são os pais para com os seus filhos.