SóProvas


ID
1508806
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

“Numa esquina perigosa, conhecida por sua má sinalização e pelas batidas que lá ocorrem, há um acidente de automóvel. Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado, o guarda a ele se dirige propondo abertamente esquecer o caso por uma boa propina. O homem fica indignado e, usando o “Você sabe com quem está falando?”, identifica-se como promotor público, prendendo o guarda”. (DaMatta, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990)


“Numa esquina perigosa, conhecida por sua sinalização e pelas batidas que lá ocorrem, há um acidente de automóvel. Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado, o guarda a ele se dirige propondo abertamente esquecer o caso por uma boa propina.”

Nesse segmento do texto 1 os termos sublinhados NÃO podem ser considerados antônimos; o mesmo ocorre na frase abaixo:

Alternativas
Comentários
  • Não consegui enxergar, alguém pode me explicar por favor?!

    Agradeço

  • No texto destacado, a palavra BOA tem o sentido de grande ( uma grande propina), por isso não pode ser considerada antônima de .(sinalização "ruim"). Dentre as opções apresentadas, a única combinação que não apresenta antônimos é a da letra C, pois a palavra MÁ está com o sentido de "errada", enquanto a palavra BOA está indicando intensidade (tem o mesmo sentido que o da frase "vou lhe dar uma boa surra").

    abs.
  • Errei por que não consegui entender o enunciado.

  • eu acho que erro esta mais pela coerencia do texto, e nao pelo emprego do "Má" e "Boa"

  • Muitos não entenderam... O que não pode ocorrer é inverter os vocábulos dentro das frases e alterar o significado, ocasionando contradição.

    Exemplo: a alternativa "c" é a resposta. Se eu disser: uma BOA conduta é sempre seguida de uma MÁ repreensão, o significado é ilógico... Nas demais alternativas, cabe a inversão.

  • Letra C

    Temos que buscar os sinônimos e ir comparando...

    a) Uma boa fiscalização reprime a má conduta de motoristas.----- boa: de qualidade / má: ruim - Antônimos

    b) Uma  sinalização não indica uma boa administração ----- boa: de qualidade / má: ruim - Antônimos

    c) Uma má conduta é sempre seguida de uma boa repreensão. ----- boa: considerável / má: ruim - não são Antônimos

    d) Um bom motorista não dá maus exemplos. ----- boa: de qualidade / maus: ruins - Antônimos

    e) Um bom automóvel não pode ter maus freios. ----- boa: de qualidade / maus: ruins - Antônimos

  • FGV abordando semântica.

    No termo acima má se referia a qualidade da sinalização e boa a quantidade da propina. Levei um tempo pra perceber, mas ao ver a preposição seguida de um pronome indefinido percebi que a qualidade era descaracterizada. Na letra C isso se repete má ligado a qualidade e boa a quantidade, uma boa repreensão, uma repreensão enorme.

  • QUESTÃO COLOSSAL!! KK

  • Mais uma  extrapolação da banca. O antônimo de Mau é Bom, bem como foi sublinhado. Contudo a banca pede a semântica, mais uma questão mal elaborada, de adivinhação. Acertei porque em alguns casos fica evidente a má formulação da questão.

  • Eu deduzi pelo seguinte raciocínio: propina nunca pode ser algo bom pois é crime; Repreensão nunca pode ser boa, pois quanto mais intensa pior foi o motivo.

  • concordo com o comentário do Josemar Ferreira

  • Também se pode perceber que propina e repreensão não são palavras "favoráveis", portanto é necessário perceber o contexto em que se é empregado o adjetivo bom com esses substantivos, já que não poderia ser usado de forma literal como nas outras alternativas.

    Propina e repreensão não remetem a atitudes boas, geralmente.

  • Excelente questão de semântica!

    Vejamos novamente o trecho selecionado:

    “Numa esquina perigosa, conhecida por sua  sinalização e pelas batidas que lá ocorrem, há um acidente de automóvel. Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado, o guarda a ele se dirige propondo abertamente esquecer o caso por uma boa propina.”

    O adjetivo "má", em "má sinalização", está empregado no sentido de "inadequada, inapropriada".

    Já "boa", em "boa propina", carrega consigo um sentido associado à quantidade. Poderíamos substituir por "grande" ou "vultosa". Ademais, dentro do contexto, esse adjetivo é empregado com tom irônico.

    Por isso, não devemos considerar no contexto "má" - associado a inadequação - e "boa" - associado a quantidade - palavras antônimas.

    É esse mesmo raciocínio que utilizaremos nos itens a seguir:

    Letra A - Os vocábulos "boa" e "má" podem sim ser considerados antônimos. Note que os seus sentidos são, respectivamente, "adequada" e "inadequada". Pode-se reescrever a frase, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma: Uma adequada fiscalização reprime a inadequada conduta de motoristas.

     Letra B - Os vocábulos "má" e "boa" podem sim ser considerados antônimos. Note que os seus sentidos são, respectivamente, "inadequada" e "adequada". Pode-se reescrever a frase, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma: Uma inadequada sinalização não indica uma adequada administração.

     Letra C - Os vocábulos "má" e "boa" NÃO podem sim ser considerados antônimos. Note que os seus sentidos são, respectivamente, "inadequada" e "forte" (ou "intensa", ou "grande", ou "veemente"). Pode-se reescrever a frase, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma: Uma inadequada conduta é sempre seguida de uma forte repreensão.

     Letra D - Os vocábulos "bom" e "maus" podem sim ser considerados antônimos. Note que os seus sentidos são, respectivamente, "correto" e "incorretos". Pode-se reescrever a frase, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma: Um motorista correto não dá exemplos incorretos.

     Letra E - Os vocábulos "bom" e "maus" podem sim ser considerados antônimos. Note que os seus sentidos são, respectivamente, "adequado" e "inadequados". Pode-se reescrever a frase, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma: Um adequado automóvel não pode ter inadequados freios.

    Resposta: C

  • Boa propina = Grande propina (enunciado)

    Boa repreensão = Grande bronca (alternativa)

  • As questões da FGV são surreais. Fico espantada q são constantes as questões q resolvo certo por intuição, mas não tenho "firmeza/certeza" da resposta.