SóProvas


ID
1509367
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Trata-se de princípio aplicado ao Direito Administrativo como mais uma das tentativas de impor-se limitações à discricionariedade administrativa, ampliando-se o âmbito de apreciação do ato administrativo pelo Poder Judiciário.

O texto acima refere-se ao princípio da

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Princípio da razoabilidade - Ser razoável é uma exigência inerente ao exercício de qualquer função pública. Sob a vigência do Estado de Direito não se pode admitir a utilização de prerrogativas públicas sem moderação e racionalidade. A própria noção de competência implica a existência de limites e restrições sobre o modo como as tarefas públicas devem ser desempenhadas.


    No Direito Administrativo, o princípio da razoabilidade impõe a obrigação de os agentes públicos realizarem suas funções com equilíbrio, coerência e bom senso. Não basta atender à finalidade pública predefinida pela lei, importa também saber como o fim público deve ser atendido. Trata-se de exigência implícita na legalidade.


    Especialmente nos domínios da discricionariedade, dos atos sancionatórios e do exercício do poder de polícia, o controle sobre a razoabilidade das condutas administrativas merece diferenciada atenção.


  • Atos discricionários são regidos pela - NECESSIDADE E CONVENIÊNCIA - RAZOABILIDADE ---> MÉRITO ADMINISTRATIVO

  • PRINCÍPIOS LIMITANTES DO PODER DISCRICIONÁRIO

    Proporcionalidade

    Razoabilidade

  • Gabarito "C"

    Razoabilidade - conferir limites à discricionariedade do administrador concedida pela lei.