SóProvas


ID
1509421
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Ser gentil é um ato de rebeldia. Você sai às ruas e insiste, briga, luta para se manter gentil. O motorista quase te mata de susto buzinando e te xingando porque você usou a faixa de pedestres quando o sinal estava fechado para ele. Você posta um pensamento gentil nas redes sociais apesar de ler dezenas de comentários xenofóbicos, homo­ fóbicos, irônicos e maldosos sobre tudo e todos. Inclusive você. Afinal, você é obviamente um idiota gentil.

Há teorias evolucionistas que defendem que as sociedades com maior número de pessoas altruístas sobrevi­veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.

Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo associar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bem ­sucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.

Não ter tempo para gentilezas é bonito. É justificá­vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo. Não dizer bom ­dia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humilhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. Como se houvesse um lado errado. Porque, se nenhum de nós abrir a boca, ninguém vai reparar que no nosso modelo de felicidade tem alguém chorando ali no canto. Porque ser gentil abala sua autonomia. Enfim, ser gentil está fora de moda. Estou sempre fora de moda. Querendo falar de gentileza, imaginem vocês! Pura rebeldia. Sair por aí exibindo minhas vulnerabilidades e, em ato de pura desobediência civil, esperar alguma cumplicidade. Deve ser a idade.

(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)

As palavras destacadas nas passagens – (I) … as sociedades com maior número de pessoas altruístas sobreviveram por mais tempo… e (II) É justificável diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo… – têm sentido con­textual de

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Altruísta - é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

    (I) … as s ociedades com maior número de pessoas altruístas sobreviveram por mais tempo




    Ambi - ideia de 2 lados (II) ambiguidade

    Ambivalência - é um estado de ter, simultaneamente, sentimentos conflitantes perante uma pessoa ou coisa.

    (II) É justificável diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo

  • Pessoal essa questão não está meio subjetiva? ao meu ver foi pedido o sentido do texto e filantropia e ambivalencia não estão muito coerentes com o gabarito

  • fiz recurso para essa questão, vamos ver o que respondem....ao meu ver quem pratica filantropia pode se dizer que é uma pessoa altruista, mas não necessariamente quem é altruista (se dedica ao semelhante) pratica filantropia (doações a instituições).

  • Quando a autora fala de "sociedade altruísta", EU, fiz relação com GENTILEZA. Em nenhum momento, percebi FILANTROPIA implícita no texto!

  • Gosto da Vunesp porque ela exige do candidato base de leitura...Leitura é tudo!

  • Altruísmo: Amor espontâneo pelo próximo; abnegação, filantropia, proximismo.
    "Há teorias evolucionistas que defendem que as socie­dades com maior número de pessoas altruístas sobrevi­veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão."


    Ambivalência: Qualidade ou condição do que é ambivalente ou do que apresenta simultaneamente valores antagônicos.
    "É justificá­vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo"

    SENTIDO CONTEXTUAL ???

  • Alternativa "a" fala em AMBIÊNCIA e eu li ambiValência.....que chato!

    letra B

  • Ao meu ver cabe recurso nessa questão.

     

     AMBIVALÊNCIA: sentido de dois extremos (bem e mal, fogo e água), Caráter daquilo que possui dois aspectos radicalmente diferentes.(bercebe-se que aqui temos apenas dois sentidos)

     

    AMBIGUIDADE: na "Linguística" Duplicidade de sentidos; característica de alguns termos, expressões, sentenças que expressam mais de uma acepção ou entendimento possívelQualidade daquilo que possui ou pode possuir diferentes sentidos, do que é incerto ou indefinido.(aqui temos multiplos sentidos)

     

  • Questão complicada, visto que “Altruísta”  e “ambivalência” são palavras que não estão presentes no nosso vocabulário diário, porém através das informações do contexto podemos buscar seus sentidos.

     

    No 1° parágrafo a autora do texto apresenta a ideia de que ser gentil é ato de rebeldia, pois está sendo contrário ao comportamento de outros.

     

    No 2° parágrafo ela trouxe informações para defender e reforçar a ideia de gentileza, vejamos:

     

    “Há teorias evolucionistas que defendem que as sociedades com maior número de pessoas altruístas (que praticam a gentileza) sobrevi­veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade”.

     

    Altruísta: “que praticam gentileza”;  a) “dedicadas aos semelhantes”; b) “praticam filantropia”

     

    Na segunda lacuna o texto não contribui de maneira significativamente, assim devemos conhecer o significado das palavras utilizadas:

     

    AMBIÊNCIA - qualidade do que é ambiente, meio físico.

     

    AMBIGUIDADE - aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado.

     

    Percebe-se que na segunda lacuna utilizaremos “AMBIGUIDADE”.

     

    Gabarito: “B”

  • Gente Tira uma dúvida ! Altruistas tambem nao posso relacionar a dedicar ao semelhante ?

     

    Obrigada !

  • altruísta  que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia solidariedade 

    ambivalência = que apresenta dois componentes ou valores de sentidos opostos ou não.

     

    b) (I) praticantes da filantropia e (II) ambiguidade. Correta

     

    a)(I) dedicadas aos semelhantes e (II) ambiência.

    altruísta: É parecido com o amor ao próximo, entao não precisa ser com um semelhante 

    ambiência: qualidade do que é ambiente, do que rodeia os seres vivos.

     

    espero ter ajudado.

  • Thais, altruistas pode ser relacionado a dedicar ao semelhante sim, porém, ambiência é sinônimo de ambiente agradável. Por isso não pode ser o gabarito a alternativa (A) 

  • Rafael Gonzaga

    Eu não disse que não pode  e sim QUE NÃO PRECISA (então pode ser com um semelhante ou não).

  • ESSAS QUESTÕES DA VUNESP SÃO UM CHUTE NO SACO. PQP! SE FUDER

  • Vunesp pega leve no Português. Vai estudar porque aqui não é muro de lamentações. 

     

    Gabarito (B)

     

  • Dava pra ter matado a questão sabendo o significado de ambiência. Porém, não concordo que ambivalência possa ser substituída por ambiguidade, pois esta se refere a palavras que causam duplo sentido ou interpretação duvidosa no campo semântico, e o trecho do texto: "queremos ser bons, mas temos medo" nos passa uma ideia de oposição, de sentimentos antagônicos e simultâneos, e não de duplo sentido...

    Se alguém puder explicar, eu agradeço.

  • Pessoal que usou "ao meu ver" para justificar o gabarito.

     

    Quando o substantivo “ver” tem o significado de “opinião”, não se usa artigo nas expressões. Portanto, não escreva "ao meu ver", mas: a meu ver, a nosso ver e a seu ver.

    Flávia Rita

  • FILANTROPIA FOI FOD....KKKKKK

  • Não concordo com ambiguidade e ambivalência

  • Ambivalência

    ==> estado, condição ou caráter do que é ambivalente, do que apresenta dois componentes ou valores de sentidos opostos ou não.

    ==> existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente.

    Ambiguidade

    ==>  ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.

  • Altruísta é SÓ quem pratica filantropia. Essa restrição na alternativa....fazem o que querem mesmo né.

  • "Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade. " - Wikipédia.

    Sinônimos:

    Que se dedica ao próximo de forma desinteressada: 1 desinteressado, abnegado, altruístico, bondoso, caridoso, caritativo, compadecido, desprendido, filantrópico, filantropo, generoso, humanitário, humanitarista, voluntário.

  • A) (I) dedicadas aos semelhantes e (II) ambiência.

    B) (I) praticantes da filantropia e (II) ambiguidade.

    C) (I) coerentes e (II) dualidade. (?)

    D) (I) afáveis e (II) multiplicidade.

    E) (I) dotadas de autonomia e (II) duplicidade

  • Sentido contextual não fez Sentido, ne? Mas quem manda é a banca, bora conhecer o inimigo!

  • altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

    A ambivalência é a existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente.

  • Resolvi a questão procurando fazer uma interpretação etimológica. É certo que a palavra "filantropia" tem uma aplicação mais específica em sem uso mais popular; mas contextualmente poderia ser aplicada como sucedâneo de "altruísmo". Isto porque é formada por 'filos' e 'antropo' que na origem são AMOR e HOMEM. Assim, ao pé da letra, filantropia é amor ou amizade com o homem - seu semelhante.