SóProvas


ID
1509442
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras, percebemos, são pessoas. Algumas são sozinhas: Abracadabra. Eureca. Bingo. Outras são pro­ míscuas (embora prefiram a palavra “gregária”): estão sempre cercadas de muitas outras: Que. De. Por.

Algumas palavras são casadas. A palavra caudaloso, por exemplo, tem união estável com a palavra rio - você dificilmente verá caudaloso andando por aí acompanha­ da de outra pessoa. O mesmo vale para frondosa, que está sempre com a árvore. Perdidamente, coitado, é um advérbio que só adverbia o adjetivo apaixonado. Nada é ledo a não ser o engano, assim como nada é crasso a não ser o erro. Ensejo é uma palavra que só serve para ser aproveitada. Algumas palavras estão numa situação pior, como calculista, que vive em constante ménage (*) , sempre acompanhada de assassino, frio e e.

Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen - quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério. Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena - sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato)

Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas. Tem sempre uma palavra que ama mais. A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com vá­ rias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho - e caudaloso fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato.

Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resol­ veu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta. O abraço caudaloso deu tão certo que ficaram perdidamente inseparáveis. Foi em Manuel de Barros. Talvez pra isso sirva a poesia, pra desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos. (Gregório Duvivier, Abraço caudaloso.

Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 02 fev 2015. Adaptado)

(*) ménage: coabitação, vida em comum de um casal, unido legitima­ mente ou não.

No segundo parágrafo, o autor aponta combinações de palavras que geram as expressões “erro crasso" e “aproveitar o ensejo". Os termos nelas destacados significam, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Crasso: Que se apresenta de modo denso; cerrado ou fechado. Figurado: Que tende a ser grosseiro ou rude; 
    Sinônimo de crasso: denso, espesso, fechado, gordo, grande, grosseiro, grosso e suculento
    Ensejo: Ação ou efeito de ensejar. Circunstância vantajosa; ocasião oportuna; oportunidade. 
    Sinônimo de ensejo: aberta, conjuntura, lance, ocasião e oportunidade
    LETRA (A)
  • Matando a questão em .. 3 ... 

     "Ensejo é uma palavra que só serve para ser aproveitada"

  • CRASSO -> Enorme, grande, grosseiro: Erro crasso. Ignorância crassa.
    ENSEJO -> Momento propício para se realizar algo.

    Gabarito -> [A]

  • Pessoal, um pouco de História, já que talvez ajude na memorização para quem, eventualmente, não saiba o significado da palavra "crasso"

     

    Crasso compôs o Primeiro Triunvirato juntamente com Júlio César e Pompeu na Roma Antiga. Em certa ocasião, partiu para uma missão militar contra os partos no atual Oriente Médio e, com toda sua pompa e arrogância aristocrática, negligenciou a capacidade militar do inimigo "bárbaro" e investiu as legiões romanas, imprudentemente, contra os partos. Foi um massacre. Crasso pagou por seu ERRO com a própria vida, morreu engolindo ouro derretido em uma zombaria pela sua ganância por dinheiro, além de ter perdido seu filho durante a batalha. Desse episódio histórico nasceu a expressão "erro crasso", isto é, aquele erro que pode custar a própria vida, suas legiões, seu prestígio, honra e etc.. Um erro colossal, grandioso, notório, custoso, grave, memorável e, a meu ver, clássico. Tendo em vista que esse erro que originou a expressão literal ocorreu, de fato, na Antiguidade Clássica.

     

    Confesso que errei a questão. Pensei que pudesse ser "grosseiro" e a letra A, mas daí tive mais afinidade pela letra D, até mesmo por causa da origem literalmente clássica da expressão e por achar que grosseiro servia, mas não era o ideal. Acho que foi um pouco inocência da minha parte, já que a banca estava fazendo pegadinha com um erro muito comum de substituir a expressão "erro crasso" por "erro clássico" na linguagem falada, já que foneticamente "clássico" e "crasso" se confudem quando mal pronunciadas ou pronunciadas rapidamente. Mas, também, talvez seja discutível, tendo em vista a origem da palavra.

     

    Só pra complementar, desse episódio histórico surgiu outra expressão famosa que pode, por ventura, cair em prova: TIRO PARTO

     

    Os partos tinham como principal tática militar a arquearia à cavalo. Nesse sentido, a expressão "tiro parto" significa tiro certeiro, tiro mortal, tiro impiedoso e etc. fazendo referência à fama militar-arqueira do povo parto.

  • Lucas Freiria muito obrigada pela história! Eu não fazia idéia do significado :/

    Boa sorte!

  • Só não responde essa quem não sabe o significado das palavras, que foi meu caso, acertei por "achômetro" :( hauhau

  • Excelente o comentário do colega Lucas Freiria!

  • Erro crasso” – é uma expressão popular. Nesse caso o adjetivo “crasso” enfatiza o substantivo “erro”, portanto, pode ser interpretado com

     

    sinônimo de: grosseiro, absurdo, enorme.

     

    “Aproveitar o ensejo” – Pode-se dizer que também é uma expressão popular, ensejo nesse caso significa ocasião, momento ou oportunidade.

     

    Gabarito: “A”

  • Galera ta copiando muito do google em, vamos cair na real um pouco.
     

     

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • Dica para resolver este tipo de questão:

    Crasso realmente não é uma palavra que costumamos ver por ai! Então pegue a segunda (ensejo) e imagine numa conversa formal com um chefe.

    Cairia melhor falar:

    Aproveitando a ocasião pode assinar este documento?

    Ou

    Aproveitando a oportunidade pode assinar este documento?

    Obs: Sempre se imagine com chefe pois se trata de uma conversa formal, não tem como imaginar com amigos e/ou parentes devido a linguagem coloquial e costumeira.

    Espero ter ajudado! Abraços.