Como todo serviço prestado pelas bibliotecas, o serviço de referência virtual também possui suas limitações e seus problemas de implantação e que devem ser considerados para se alcançar o sucesso.
1) pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração.
VERDADEIRA
Por conta do desenvolvimento experimental do serviço de referência virtual é que se tem pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração, assim como sobre questões relacionadas ao seu planejamento, execução e avaliação.
2) pequeno número de pedidos recebidos pelas bibliotecas, denunciando mais um grave problema: a falta de marketing.
VERDADEIRA
Outro problema relatado pelas bibliotecas se deve ao pequeno número de pedidos recebidos por elas, denunciando mais um grave problema: a falta de marketing.
3) Falta de treinamento do pessoal escolhido para atuar no serviço de referência virtual.
VERDADEIRA
Outra carência relatada é a falta de treinamento do pessoal escolhido para atuar no serviço de referência virtual. Muitas vezes, a própria empresa proprietária do software oferece treinamento após a compra, porém limitado às funções operacionais do programa. São necessários outros treinamentos voltados para o processo de referência em si, como, por exemplo, a execução da entrevista e a negociação da pergunta em meios virtuais.
4) Custo demandado pelo serviço de referência virtual.
VERDADEIRA
Outro fator que acaba sendo negligenciado e que, a médio ou longo prazo, pode tornar-se um grande problema é o custo demandado por esse serviço. Um modelo de custo deve ser desenvolvido para que se tenha noção dos reais gastos em operar o serviço da maneira mais eficiente possível e determinar como dividir os seus custos quando se está participando de um modelo colaborativo de referência. É nesse momento que deve ser decidido também se o serviço será pago ou não, pois isso altera todo o plano financeiro.
Falta de planejamento e falta de privacidade de usuários e bibliotecários devem ser acrescentados.
Bons estudos!!!